Como alugar casa em Portugal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Como alugar casa em Portugal

Esse é um dos temas mais relevantes no planejamento e orçamento de quem pensa em morar em Portugal.

Nos últimos anos, a demanda por aluguéis tem se mantido bem alta, visto que a população portuguesa tem voltado a crescer e o país tem recebido muitos imigrantes de diversos países.

Portugal passou por alguns anos de crise em que a construção civil esteve sem força, justamente por não haver demanda, já quase não havia novos lançamentos de moradias e aos poucos os profissionais e empresas desse ramo foram migrando para países próximos onde havia possibilidade de trabalho.

Com a recuperação da economia portuguesa e seu reconhecimento sucessivo como melhor destino Europeu, como um dos melhores lugares para se viver e um dos lugares mais seguros do mundo, houve uma explosão na procura de imóveis e a transformação de muitos existentes em hotéis, para atender a demanda do turismo.

O que se nota atualmente é que há poucas ofertas de imóveis para arendar, e quando disponíveis, encontram-se em preços bem elevados quando comparados a alguns anos atrás, o que é condizente com a reestruturação da economia e a lei da oferta e procura.

Apesar disso, há ainda boas ofertas de imóveis para venda, que quando comparados aos preços dos aluguéis, são um investimento com melhor retorno, principalmente considerando as taxas de financiamento praticadas no mercado.


Se você busca mais informações sobre morar em Portugal, clica aqui pra ver todas as dicas como ‘Primeiros passos ao chegar em Portugal‘; Perguntas frequentes de quem quer morar sobre PB4, NIF, NISS‘; e outros.


Procedimento para Alugar casa em Portugal

  1. Primeiro passo é encontrar um imóvel disponível: Pra isso você pode usar os sites mais utilizados pelos locais.
  2. Verifique todas as exigencias do aluguel: Verifique a tipologia, se é mobiliado ou não e todos os seus pré requisitos – não faça visitas à toa. Pergunte antes de ir ver, pois muitos proprietários exigem IRS (imposto de renda daqui), 3 últimos recibos e as vezes até um fiador. Quem está chegando no país não costuma ter tais comprovativos, então pode complicar concorrer com quem tenha e acabar te jogando para o final da fila nas prioridades. É bom você estar ciente que há proprietários pedindo um ano adiantado para arrendar a casa, e uns que até pedem isso tudo de caução, mesmo sendo ilegal.
  3. Ligue e mande email para o contato: Só faça isso quando já estiver em solo Portugues, eles costumam agendar para o mesmo dia ou dia seguinte, então se viu um anuncio que gostou, ligue na mesma hora, pois se calhar, ele já foi até alugado. Fique atento as pegadinhas, golpes e ligado nas dicas de como alugar imoveis em Portugal. Caso queira fazer isso antes de se mudar e já chegar com a casa alugada, contrate um serviço de relocation.
  4. Visite: Se optou por fazer por conta e não através de uma empresa de relocation, seja pontual na visita, chegue com 10 minutos de antecedencia pelo menos. Vá com boa aparencia e seja educado, eles consideram muito a postura do inquilino nesse primeiro contato. Vale ressaltar que as visitas podem ser feitas com mais outros pretendentes juntos ou antes/depois. Eles costumam agendar todas para o mesmo dia e não costumam ser poucas pessoas.
  5. Pegue o contato por email e faça sua proposta, junto com todos os documentos que possam te ajudar a comprovar que você possui meios de arcar com esse aluguel. Minha sugestão é que se você realmente quer o imóvel, não ofereça abaixo nem ofereça menos renda. Analise se o preço esta condizente com o mercado e se a demanda não está muito alta. Há muitos que te eliminam dos concorrentes ao fazer isso. A sua proposta deve ser sempre o que foi solicitado ou mais. Você não precisa pagar mais caro na renda, mas oferecer um mês ou dois a mais de renda adiantada pode ajudar a conseguir o imóvel desejado em tempos que a demanda tem sido maior que a oferta, foi o que fez a gente conseguir alugar a nossa depois de tentar algumas e não conseguir. Eles haviam solicitado os dois meses de caução como a lei manda e um mês de renda adiantada que seria descontada no ultimo mês que usássemos a casa. Oferecemos 5 no total e ganhamos prioridade entre todos.
  6. Se aceito, as chaves são suas.

Sites úteis de imóveis

Além das recomendações a seguir, fique atento também as placas de ruas fixadas nas casas, aos quadros de aviso de grandes estabelecimentos como mercados, eles costumam colocar o anuncio lá e aos quadros de avisos nas universidades. Entre também nos grupos de facebook de brasileiros em Portugal ou na cidade específica que busca, sempre há anuncio de imóveis, nos anuncios do facebook também.

Existem opções de lugares temporários, pra quem vem por poucos meses e sites de grandes imobiliárias que nem sempre inserem tudo nos sites de buscas gerais. Fizemos um artigo que informa todos os ‘melhores sites para alugar apartamento em Portugal’, mas nessa lista a seguir informamos apenas os mais usados.

Classificados de Jornais


Documentos necessários para alugar um apartamento em Portugal

Os documentos exigidos podem variar dependendo da exigência da imobiliária ou do senhorio. Esses são os documentos mais comumente solicitados:

  • Documento de Identificação – Passaporte, cartão cidadão ou título de residência;
  • NIF – Similar ao CPF no Brasil, caso queira tirar antes de vir, contrate um serviço de Relocation.
  • Comprovativo de meios de subsistência – Podem pedir o IR, contra cheques, ou qualquer comprovante de que possuem rendimento compatível com o aluguel. Caso esteja vindo para procurar emprego, talvez seja solicitado o adiantamento de um ano.
  • Fiador – O procedimento padrão é solicitar um fiador, mas a muitas pessoas, principalmente os imigrantes, não possuem ninguém com quem contar em solo português que aceite ser fiador. Quando não há fiador, o senhorio pode aceitar substituir por mais meses de aluguel de adiantamento, mas há alguns que não abrem mão de fiador.
  • Adiantamento do aluguel – Quando pedem um ano adiantado, você ficará praticamente um ano sem pagar mais nada. Mas se o aluguel será pago mensalmente, eles podem pedir algumas rendas adiantadas como segurança e o normal é de 2 a 6 meses. Não ache que só vai voltar a pagar depois desses meses adiantados, não funciona assim. Os adiantamentos são jogados para os últimos meses de aluguel, quando você decidir sair do imóvel. Exemplificando: Se você aluga pra iniciar em janeiro e sair em dezembro, e paga 4 rendas adiantadas e 2 cauções, uma dessas rendas pode ser usada como pagamento de janeiro (confirme com o senhorio), e no começo de fevereiro você já deve pagar a renda de fevereiro. Considerando que você sairá da moradia em dezembro, as 3 demais rendas adiantadas tornam-se o pagamento de outubro a dezembro, se fosse sair depois, elas continuam sendo jogadas para os últimos meses de aluguel.
  • Caução – Além das rendas adiantadas, é costume pedir também cauções, que diferente do adiantamento, é realmente devolvido no final caso não haja danos na residência. A experiência que tenho aqui é que a maioria dos senhorios por fim “caça” dano na casa pra não ter que devolver esse valor, então o ideal é que consiga negociar pra que seja apenas uma caução, ou seja, o equivalente a um aluguel.

Apesar de o senhorio muitas vezes dispensar o contrato, o que exige menos documentação, fique atento aos riscos. Pode parecer um bom negócio por ser mais barato, mas pode trazer muita dor de cabeça e você acaba perdendo seus direitos como inquilino.


Cuidado com golpe!

Veja aqui uma matéria inteira falando sobre isso.

Há um golpe bem comum praticado aqui e na Europa. São pessoas que dizem não estar em Portugal, que compraram a casa com fim de estudo e que voltaram para seu país. Ela te induz a pagar via depósito e depois a pessoa some. Então a dica é, sempre vá no imóvel, e só pague depois do contrato na mão, se conseguirem fazer o aluguel por intermédio de imobiliária melhor ainda.

Você acha um anuncio de uma casa linda na internet, por esses sites mesmo que informei e ao realizar o contato eles pedem pra seus dados para preparar um contrato e solicitam que faça o depósito da caução para que um agente te entregue a chave. Você tem 3 dias para inspecionar o imóvel e confirmar o arrendamento o receber seu dinheiro de volta.

Eles estão utilizando o nome do Airbnb para negociar o arrendamento. Usam um e-mail com @airbnb.com e um @europe, escrito Airbnb antes do @ só pra confundir.

As fotos geralmente são tiradas de outro anuncio, as vezes até do próprio Airbnb. Se ver algum desses anuncios, denuncie para o site que está hospedado. Use o Tineye para buscar a mesma imagem na internet e veja se ela não esta sendo usada por outro anuncio.


Contrate uma empresa de Relocation

Se você está vindo legalizado, com tudo direitinho, pode procurar também serviços de relocation, caso tenha interesse, escreve pra gente.

Um serviço de relocation é ideal para quem quer morar em Portugal, com ele você fica muito mais tranquilo no processo de CHEGAR E MORAR.

Com esse serviço o desafio de encontrar apartamento para arrendar se torna muito mais fácil e seguro. São selecionados os melhores imóveis de acordo com seu perfil e você seleciona alguns para visita.

Nessa visita o imóvel será vistoriado, fotografado e filmado, mostrando todos os detalhes, se há algo não funcionando, se há detalhes que podem trazer desconforto ou insalubridade como mofo e umidade, se há aquecimento e vários outros detalhes que são importantes em uma habitação em Portugal.

Há alguns prós a serem considerados em um serviço como esse. Além da segurança de saber que não está caindo em um golpe, você conta com a experiência de quem já vive nos arredores e sabe as diferenças burocráticas, e também as necessidades habitacionais, como aquecimento, aquecimento da água, transportes públicos, iluminação solar, barulho e vários outros detalhes que são super relevantes e não profissionais podem deixar escapar por ser diferente do seu país de origem.

Há também serviços como ASSESSORIA DOCUMENTAL, para obtenção do número de identificação fiscal (NIF), CONTRATAÇÃO DE INTERNET, RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS, TRANSFERS, MATRÍCULA ESCOLAR, TOUR DO MORADOR e outros mais.


Espero ter ajudado, se tiver algo mais a acrescentar, deixe ai nos comentários.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »