Dicas para alugar casa em Portugal

Dicas para alugar casa em Portugal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Escrevemos um passo a passo e algumas dicas sobre alugar casa em Portugal, mas achei necessário fazer um conteúdo mais completo sobre algumas dicas não tão óbvias e que só se descobre estando aqui em Portugal.

Existem algumas diferenças e informações que eu gostaria que tivessem me contado antes de eu mudar, a primeira delas é que Alugar um apartamento em Portugal é “arrendar” – Espero que essas dicas te contem o que ninguém me contou.

Dicas para alugar casa em Portugal

Listei algumas dicas iniciais, a seguir algumas outras mais explicadas pra você entender o porquê.

  • Se você for estudante, procure algo próximo à universidade para economizar com o transporte público;
  • Informe-se sobre a cidade escolhida em grupos de brasileiros em Portugal no Facebook;
  • Registre o seu contrato na Junta de Freguesia do seu bairro.

Tenha tempo

Tempo é o fator decisivo para que a casa que você escolha para alugar/comprar seja um bom negócio. Se você pretende escolher sua casa apenas quando estiver já na cidade, o tempo mínimo que recomendo de é de um mês em um alojamento local ou hotel.

Além de ser um tempo necessário para aparecer bons negócios, se você não contar com o auxilio de uma empresa de relocation, é um tempo útil para conhecer as regiões e saber quais quer e não quer viver.

Não escolha com pressa, as boas oportunidades não estão disponíveis o tempo todo e escolher o primeiro imóvel que aparecer pode te fazer gastar algumas centenas de euros a mais por mês.

Saiba que o tempo médio entre o anúncio e o efetivo aluguel de uma moradia tem sido menos de uma semana, as vezes até em um dia, então não adianta tentar agendar visitas ainda não estando no país.

Uma alternativa que pode ser mais econômica e segura, é contratar um serviço de relocation, além de resolver a parte burocrática, serve como uma consultoria e orientação para que nenhuma particularidade diferente do seu país de origem seja ignorada.

Você saberia avaliar a qualidade de um caixilho, aquecimento ou identificar um contrato abusivo? Uma empresa de relocation possui serviço especializado para isso.

Alugar mobiliado ou não?

A maioria dos imóveis vem com cozinha mobilada: fogão, forno, geladeira e as vezes microondas. Algumas casas vem até com máquina de lavar.

Mas em geral, não passa disso, porém é possível achar moradia mobilada nos demais cômodos. Definir se vale a pena alugar assim depende do que você pretende e das opções.

Vai pagar mais por ser mobilada? Considere um ano de aluguel o valor extra pago e veja se não é possível usar o mesmo valor para comprar móveis à seu gosto e que no fim continuam seus.

Possui pets ou o caução é alto? Saiba que é uma prática comum não devolver cauções por qualquer dano mínimo. Então se danificar uma mobilia pode te fazer perder um caução inteiro de um aluguel, vale considerar comprar seus próprios móveis.

Pensa em comprar uma casa? Se vai morar temporariamente e pensa em brevemente comprar sua moradia, talvez seja preferível alugar mobiliado para não gastar com mobilia que pode não servir na casa nova. Ou aproveitar pra já comprar o que vai querer usar na sua próxima casa.

Outro fator a considerar é o estado dos móveis da moradia. Em alguns casos a mobilia é do seu gosto e vai te dar uma casa confortável, mas se for para alugar uma casa com móveis que não te agradam em nada, considere pedir para retirarem pelo menos os que menos te agradam, isso pode tornar seu dia a dia mais agradável.

Na minha primeira casa alugada veio tudo da cozinha e a geladeira nunca foi boa suficiente para nós. Se a casa não tivesse vindo com nada, eu teria comprado um fogão de indução (a conta de luz fica mais barata) e uma geladeira maior. Não veio máquina de lavar e eu agradeci por isso, porque gosto de lava e seca e aqui não é comum. Da mesma forma os armários eram embutidos e eu amava. Em geral, prefiro que não seja mobilada, isso vai de gosto pessoal, mas não ligaria se já existissem as camas, por exemplo.

Fiador

O procedimento padrão é solicitar um fiador, mas a muitas pessoas, principalmente os imigrantes, não possuem ninguém com quem contar em solo português que aceite ser fiador.

Quando não há fiador, o senhorio pode aceitar substituir por mais meses de aluguel de adiantamento, mas há alguns que não abrem mão de fiador.

+ Você pode se interessar também: Cupom de desconto em Chip pra viajar

Adiantamento do aluguel

Quando pedem um ano adiantado, você ficará praticamente um ano sem pagar mais nada. Mas se o aluguel será pago mensalmente, eles podem pedir algumas rendas adiantadas como segurança e o normal é de 2 a 6 meses.

Não ache que só vai voltar a pagar depois desses meses adiantados, não funciona assim. Os adiantamentos são jogados para os últimos meses de aluguel, quando você decidir sair do imóvel.

Exemplificando: Se você aluga pra iniciar em janeiro e sair em dezembro, e paga 4 rendas adiantadas e 2 cauções, uma dessas rendas pode ser usada como pagamento de janeiro (confirme com o senhorio), e no começo de fevereiro você já deve pagar a renda de fevereiro. Considerando que você sairá da moradia em dezembro, as 3 demais rendas adiantadas tornam-se o pagamento de outubro a dezembro, se fosse sair depois, elas continuam sendo jogadas para os últimos meses de aluguel.

Caução

Além das rendas adiantadas, é costume pedir também cauções, que diferente do adiantamento, é realmente devolvido no final caso não haja danos na residência.

A experiência que tenho aqui é que a maioria dos senhorios por fim “caça” dano na casa pra não ter que devolver esse valor, então o ideal é que consiga negociar pra que seja apenas uma caução, ou seja, o equivalente a um aluguel.

Confirme suas visitas

Poucos minutos antes do horário agendado, ligue e confirme.

A procura é tão grande que é possível chegar e ter sido alugado pelo visitante anterior. Para não perder tempo confirme antes de sair de casa.

Quando for visitar um imóvel vá preparado para fechar ali mesmo o negócio caso goste. Se deixar pra pensar ou responder depois, pode perder a prioridade.

Exposição solar

Verifique se bate sol dentro da casa, isso combate um problema frequente que é a umidade e mantem a casa mais aquecida.

O frio em Portugal pode ser bem rigoroso, principalmente no norte. Enquanto no Brasil a gente busca o Sol nascente para fugir do calor, aqui você pode procurar casas com o máximo de iluminação natural possível.

Em Portugal o Sol nasce a Este e se põe a Oeste, então a melhor posição são janelas e fechadas viradas para o Sul. Quem tem casa virada para o Norte, tem uma casa mais fria. – É super real! A minha é virada pra Sul e já tive dias de sair de casa de short e meu vizinho virado para o norte saindo de casaco. Quando perguntei, ele explicou que a casa dele não era tão quente quanto a nossa.

É claro que a melhor orientação vai variando pela latitude, começando no Algarve e acabando no Gerês. Em algumas regiões, como no Alentejo, as temperaturas são mais elevadas, e nesse caso é melhor que seja mais protegido so Sol. No norte é sempre mais fresco, apesar do verão ser bem intenso, o ideal é aproveitar o Sol do sul.

  • Influência da latitude: o Sul é mais quente do que o Norte;
  • Influência do mar: o litoral não é tão frio no Inverno, nem tão quente no Verão;
  • Influência do relevo: as áreas mais montanhosas do Norte e Centro são mais frias;
  • Influências dos vales: nomeadamente no Douro, onde os Verões são muito quentes.

Em alguns anúncios essa informação consta na descrição do imóvel, isso vai influenciar na umidade e mofo da sua moradia – cuidado com a salubridade.

A vedação da moradia também influencia muito na temperatura. Valorize portas e janelas novas, que já possuem sistemas de vedação e isolamento térmico mais modernos. Vidros duplos são quase como obrigatórios e caixilhos com corte térmico são um diferencial.

Se quer saber mais sobre exposição solar em uma moradia, sugiro esse artigo aqui que está bem completo.

Localidade

Você veio pra Portugal sonhando com uma vida nova e para fugir de alguns problemas, aposto que um deles seja a violência. Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, e apesar da violência existente ser basicamente passional, há sim um índice de criminalidade que não pode ser desprezado.

Na primeira vez que vim à Portugal, fomos furtados, quebraram o vidro do carro em Nazaré e levaram tudo que dava, perdi um dia na delegacia. De lá pra cá já aconteceu isso mais uma vez em Amarante, já furtaram meu carro novinho no Porto, já tive amigos com casa invadida que levaram tudo, batedores de carteira e por aí vai. Furtos são muito comuns, o que não é comum é a violência.

Dito isso, vocês entenderão que existem zonas mais perigosas que outras, assim como zonas mais pobres, desvalorizadas, marginalizadas e por aí em diante. É claro que o preço dos arrendamentos se refletem, mas não se engane, estar mais perto do centro nem sempre significa morar melhor, apesar dos preços serem elevados.

Considere locais com acesso de transportes público, caso você não pense em comprar carro, ou se vai ter carro, pense em locais mais distantes do metro, pois quanto mais perto, mais caro. Pra que pagar mais caro por um serviço que você utilizará tão pouco?

No começo a gente pensa como turista e acha que apenas morando em certas regiões é que teremos uma boa qualidade de vida, mas quando você chega aqui ou tem orientação de uma empresa específica pra isso, percebe que existem ótimas regiões para moradia e que podem custar muito menos.

Aquecimento da água

O mais comum é o termoacumulador, que nada mais é que um tanque que esquenta água e mantêm, é o mais fácil de instalar. A parte ruim é que não é tão barato quanto gás e se o tanque não for de tamanho compatível, pode não dar vazão e alguém sempre tomar banho frio.

O aquecimento à gás aqui é chamado de esquentador, é o mais eficiênte e econômico, mas nem todas as moradias possuem gás.

Classificação Energética

É obrigatório ter certificação energética em imóveis para venda ou arrendamento. Ele classifica a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente).

O certificado é uma maneira de avaliar o Isolamento térmico, eficiência da fiação elétrica, qualidade dos caixilhos, eletrodomésticos e iluminação. Quanto melhor, mais economia na conta de luz.

Conforto térmico

Alugue uma casa planejada para conforto térmico, visando a gestão da temperatura de forma inteligente, sem pesar muito na conta de luz.

Os aquecedores mais comuns são à gás, óleo, eletricidade e o ar condicionado. Busque moradias com energia eficiente, boa exposição solar e vedação ao vento. Cuidado com mofos.

Olhe se as janelas possuem boa vedação ao vento e vidros duplos para não sofrer com o inverno. Verifique também se bate Sol.

Cuidados com Golpes

Não pague sem antes ver o imóvel e conhecer o proprietário. Realize o pagamento na hora de assinar o contrato.

Leia todo o contrato e veja as condições do caução e de reparo da casa. Atenção à cláusula de tempo do contrato e condições de quebra – a vida de um imigrante pode ter muitas surpresas e mudanças.

Checklist de cuidados ao alugar uma moradia em Portugal

Além do que falamos nos pontos, fizemos essa lista resumida do que você vai olhar durante a visita ao apartamento.

  • Vá ver a casa ou mande alguém de confiança antes de alugar;
  • Pergunte para moradores se é uma região segura;
  • Olhe os cantinhos e os banheiros.Verifique se há pontos pretos, infiltração, umidades ou mofo. Isso pode acabar com sua saúde;
  • Cheque o estado dos móveis, eletronicos e eletrodomésticos existentes e faça registros para que danos pré existentes não sejam cobrados;
  • Janelas, aquecimento da água e da casa (Falei lá em cima)
  • Veja se tem comércios próximos como padarias, mercados e transporte público (falei lá em cima)
  • Só pague com o contrato assinado. Quer fazer antes de se mudar? Contrate uma empresa de Relocation.

Espero que tenha ajudado. Pra ver mais conteúdos sobre morar em Portugal, clique aqui.

Planeje sua viagem conosco

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email