golpe aluguel portugal

Golpe do Aluguel em Portugal – Como Evitar

Há um golpe de aluguel bem comum praticado aqui em Portugal e na Europa.

São pessoas que dizem não estar em Portugal, que compraram a casa com fim de estudo e que voltaram para seu país.

Você acha um anuncio de uma casa linda na internet, pelos sites de aluguel reais e ao realizar o contato eles pedem pra seus dados para preparar um contrato e solicitam que faça o depósito da caução para que um agente te entregue a chave.

Você tem 3 dias para inspecionar o imóvel e confirmar o arrendamento o receber seu dinheiro de volta. Mas não, você não terá o imóvel e seu dinheiro nunca mais voltará.

Esse golpe não é novo, tem noticias dele desde 2016 – mas ainda hoje imigrantes estão se deixando enganar por tais golpistas.

Você verá esse artigo


Golpe em Imagens

Aqui está um anúncio de golpe que acabei de encontrar. Ele parece com um imóvel qualquer, mas sempre com fotos bem tratadas e preços abaixo do padrão.

Inclusive, eu encontrei esse em um dos sites que indico e utilizo pra encontrar imóveis.

Golpe aluguel portugal

Mas basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar ‘Pesquisar imagem no Google‘ que o anuncio real aparecerá. Esse específico era de uma moradia em Baltimore (USA), como podem ver na imagem seguinte.

Golpe aluguel portugal

Modelo de mensagem que enviam

Nós testamos um e vamos mostrar aqui as mensagens recebidas, pra que você possa identificar. O endereço de email é real, foi o que o golpista usou.

Enviamos uma mensagem, como interessados no imóvel anunciado e recebemos as seguintes respostas.

———- Forwarded message ———
From: Lea Katharina Jochheim <[email protected]>
Date: dom, XX de XXX de 20XX às 13:49
Subject: Re: Nova mensagem sobre o teu imóvel, Apartamento T2 , rua da Boavista, 774, Cedofeita – Boavista, Cedofeita
To: Lea Katharina Jochheim <[email protected]>

Olá,

Escrevo-lhe a respeito do apartamento na ua da rua da Boavista, 774, Cedofeita. Meu nome é Katharina e eu sou a filha do proprietário. Minha mãe comprou o apartamento para mim quando comecei os estudos em Portugal. Eu vou cuidar do processo de arrenda. O apartamento está em perfeitas condições, só eu morava lá e eu cuidei bem, então tenho certeza que você vai se sentir como em sua casa. O arrenda é 390 euros /mês com todas as contas incluídas (calor, água, electricidade, internet e TV, 1 parking estão incluídos no arrenda mensal).  Agora estou na Alemanha, mas se você estiver interessado em alugá-lo, por favor me escreva e eu vou explicar-lhe como vamos continuar a fazer as coisas rápido, porque eu acho que você precisa de uma casa para viver.
PS: Será ótimo se você falar inglês para uma melhor comunicação.

Obrigado,Katharina

Demos assunto e falamos que tínhamos interesse, pra ver até onde iria e recebemos mais uma mensagem.

Oi de novo,

Desculpe minha mensagem longa, mas leia com atenção todas as etapas. Para concluir este acordo, usaremos a maior agência imobiliária do mundo, Airbnb (www.airbnb.com)

Eu escolhi essa opção porque gostaríamos de contar o que aconteceu no mês passado, uma história ruim. Estivemos em Portugal no mês passado porque tivemos que nos encontrar com uma família que queria alugar o apartamento, mas quando chegamos lá, essa família nunca atendeu o telefone. Como você pode imaginar, perdemos muito dinheiro (passagem aérea, táxi … etc …).

Nas próximas palavras, explicarei como funciona o Airbnb (www.airbnb.com/trust). Eles ajudarão a lidar com o pagamento e a entrega do aluguel. Com este procedimento, você poderá verificar o apartamento antes de eu receber o pagamento.

1. (VOCÊ NÃO PRECISA TER UMA CONTA PARA ALUGAR A LONGO PRAZO) Para registrar uma transação no Airbnb, preciso do seu:

– seu nome completo e endereço completo (endereço, cidade, CEP, país);
– uma cópia do seu ID (carteira de identidade) (o Airbnb precisa verificar seus dados)
– número do seu telefone (um número de celular válido onde o Airbnb pode entrar em contato com você)
– whatsapp para uma comunicação mais rápida;
– a data em que você deseja se mudar para lá
– Quantas pessoas morarão lá? EU TAMBÉM PRECISO DESSAS INFROMAÇÕES PARA SABER QUEM VIVERÁ EM MINHA CASA.


2. Vou publicar a propriedade no Airbnb e fornecerei o link.

3
. Depois disso, enviarei o link da listagem privada do Airbnb. Lá você pode reservar meu apartamento. Para reservar, solicitarão um depósito de segurança igual a 3 meses de aluguel. O próximo pagamento é após esses 3 meses. Não voltarei a Portugal nos próximos 5 anos, para que você possa morar lá sem problemas.

4. O depósito é apenas uma formalidade e não o obrigará a alugar o apartamento, é um depósito de segurança, apenas para ter certeza de que isso não é uma piada e que eu não pago as taxas do Airbnb por nada. E, dessa maneira, garantiremos os dois, porque o dinheiro permanecerá sob a custódia do Airbnb até você visitar o apartamento, e somente depois disso, se você gostar do apartamento e assinar o contrato, eu receberei o dinheiro.
O Airbnb não trabalha com dinheiro; portanto, o agente poderá ligar para você para agendar a visita somente depois que o airbnb confirmar sua reserva. Se você assinar o contrato quando o visitar, já poderá começar a morar lá no mesmo momento.

5. O Airbnb confirmará o pagamento e um agente entrará em contato com você para agendar a visita do apartamento.

7. Depois disso, você irá com este agente para ver o apartamento e, se tudo estiver bem, você assinará o contrato.

8. Se algo estiver errado, e você não quiser alugar o apartamento, o agente do Airbnb devolverá todo o seu dinheiro e eu receberei as chaves.

Let me know if everything is clear ?
Thank you 

Texto traduzido de Inglês pra Português

Na nossa resposta seguinte, talvez ela tenha notado que já tínhamos percebido o golpe e parou de enviar mensagens.


Como funciona o Golpe

Ou seja, eles contam uma história triste pra justificar o procedimento não tradicional, usam o nome do Airbnb que é uma empresa já consolidada.

Com este procedimento, você poderá verificar o apartamento antes de eu receber o pagamento“: Dizem como você poderá ver o apartamento antes de realizar o pagamento (Olha o nível do Golpe!)

Vou publicar a propriedade no Airbnb e fornecerei o link“: Eles publicam um anúncio na hora no airbnb e usam as fotos de um Airbnb/Alojamento Local real, existente naquele lugar, mas que não é propriedade deles, mas até aí, você acha que é. Usam o nome do Airbnb para negociar o arrendamento. Usam um e-mail com @airbnb.com e um @europe, escrito Airbnb antes do @ só pra confundir.

+ Você pode se interessar também: Cupom de desconto em Chip pra viajar

Para reservar, solicitarão um depósito de segurança igual a 3 meses de aluguel“: É aqui que você perde seu dinheiro, é isso que eles ganham. Eles inserem o valor relativo a 3 meses de aluguel e justificam como sendo um caução.

O dinheiro permanecerá sob a custódia do Airbnb até você visitar o apartamento, e somente depois disso, se você gostar do apartamento e assinar o contrato, eu receberei o dinheiro“: Te passam uma falsa sensação de segurança, de que seu dinheiro está sendo cuidado pelo Airbnb.

O Airbnb confirmará o pagamento e um agente entrará em contato com você para agendar a visita do apartamento“: Dizem que um agente do airbnb irá recebe-lo, mas provavelmente será o dono real do imovel, não existem agentes do Airbnb.

Você irá com este agente para ver o apartamento e, se tudo estiver bem, você assinará o contrato“: Esquece, não há contrato, você já perdeu seu dinheiro.

O agente do Airbnb devolverá todo o seu dinheiro“: Diz que te pagarão o dinheiro de volta, mas nessa altura você não consegue mais recuperar seu dinheiro de forma alguma.


Dicas para evitar cair no golpe

Então as minhas dicas básicas que podem evitar que você caia nesse golpe são:

Vá pessoalmente ao imóvel

Ou peça alguém de confiança pra ir antes de qualquer pagamento. Alugar casa em Portugal é competido, então ninguém aceitará um depósito ou valor pra segura-lo para uma visita, para o proprietário não vale, eles estão alugando em um dia de anúncio. Se você não tem como ir pessoalmente ou não conhece ninguém na sua futura cidade, tem a Living Porto, explico mais à frente.

Não pague renda, caução nem nada adiantado

Só pague depois do contrato assinado na mão, se conseguirem fazer o aluguel por intermédio de uma imobiliária ou alguma empresa mais experiente como a Living Porto, melhor ainda. (Tem cupom de desconto! Coloquei no final)

desconfie

Antes de fechar qualquer imóvel pesquise bastante, tenha noção do preço médio. A maioria dos sites informa o preço médio da região em que o imóvel está, então se o valor de algum imóvel estiver muito abaixo da média, desconfie! Ninguém vai deixar de ganhar dinheiro alugando muito abaixo do preço de mercado, quem coloca anuncio online tem acesso aos demais e sabe precificar bem.

Não tem milagre, não se iluda achando que encontrou uma pérola. Desconfie de anúncios que dizem já incluir nos alugueis as contas da casa, isso é praticamente impossível, acontece apenas onde são alugados os quartos separadamente.

Quando a esmola é muita, o Santo tem que desconfiar!

Pesquise as imagens

Você sabia que é possível pesquisar imagens no Google?

As fotos desses golpes geralmente são tiradas de outro anuncio real, do próprio Airbnb ou de outro anúncio normal. Se ver algum desses anuncios, denuncie para o site que está hospedado.

Use o Tineye para buscar a mesma imagem na internet e veja se ela não esta sendo usada por outro anuncio.

Ou clique na imagem com o botão direito e selecione ‘Pesquisar imagem no Google‘ – Olhe todos os links, pra ver se a foto não aparece em outro anúncio.

Contrate uma empresa de relocation

Se você está vindo legalizado, com tudo direitinho, pode procurar também serviços de relocation como da Living Porto.

A Living Porto oferece serviços para quem quer morar em Portugal, e um deles é o CHEGAR E MORAR.

Com esse serviço o desafio de encontrar apartamento fica muito mais fácil e seguro. São selecionados os melhores imóveis de acordo com seu perfil e você seleciona alguns para visita.

Nessa visita o imóvel será vistoriado, fotografado e filmado, mostrando todos os detalhes, se há algo não funcionando, se há aquecimento, se há detalhes que podem trazer desconforto ou insalubridade como mofo e umidade, e vários outros detalhes que são importantes em uma habitação em Portugal e que morando em outro país a gente nem imagina que seja importante, pois o clima e os possíveis problemas são diferentes

Há alguns prós a serem considerados em um serviço como esse. Além da segurança de saber que não está caindo em um golpe, você conta com a experiência de quem já vive nos arredores e sabe as diferenças burocráticas, e também as necessidades habitacionais, como aquecimento do imóvel e da água, transportes públicos, iluminação solar, barulho e vários outros detalhes que são super relevantes. A maioria dos imigrantes não possem experiência em civil ou imobiliária, não são profissionais, e podem deixar escapar detalhes importantes por ser diferente do seu país de origem.

Além do ‘Chegar e Morar’, há serviços como ASSESSORIA DOCUMENTAL, para obtenção do número de identificação fiscal (NIF), CONTRATAÇÃO DE INTERNET, RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS, TRANSFERS, MATRÍCULA ESCOLAR, TOUR DO MORADOR e outros mais que podem facilitar sua mudança e evitar erros.

Tem cupom de desconto para leitor se usar o código: 5CANTOS

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições, deixa nos comentários ai no final 🙂

Deixe um comentário