Te dar 10 motivos para conhecer o Peru é fácil, não é preciso muito esforço pra que qualquer curioso queira viajar pelo menos uma vez para esse país incrível.
E não é pra menos, todo mundo quer conhecer os mistérios do povo Inca, e se não tem curiosidade pelos mistérios, aposto que querer conhecer a famosa ‘Machu Picchu’ todo amante de viagens quer!
Mesmo sabendo que não são necessários muitos motivos além desses, nós decidimos te dar 10 justificativas (Poderíamos escrever 100) pra você começar hoje a planejar sua viagem ao Peru.
1. É Barato
Nossa moeda se equipara com a deles, quando fomos, o Real estava até fraco quando comparado com o Novo Sol, mas o custo de vida é muito menor. O valor das coisas é muito inferior ao que estamos acostumados a pagar nas grandes capitais.
Nós moravamos no Rio e sabemos que é impossível não gastar uma quantia razoável em qualquer barzinho que se pare.
Qualquer coisa que você for comprar será mais barato, de restaurantes à mercados, compra de artesanatos, presentes, roupas, e qualquer outra coisa. Realmente o dinheiro rende bastante por lá.
Os passeios com agências são super baratos também. Pra você ter ideia, no Egito pagávamos uma média de $100 (Equivalente a R$350, na época) por pessoa pelo passeio de dia inteiro, nem sempre com almoço, enquanto no Peru, pagamos S/50 (equivalente a R$50, na época) em um passeio de dia inteiro com almoço buffet incluso.
Esse foi o passeio mais caro que fizemos, os demais custavam de 20 a 30 Soles por dia. Isso tudo com guia, transporte… tudo incluso.
2. É pertinho
Do Brasil tem voo direto pra Lima, são 5 horinhas e passa rápido. De lá, é possível pegar vôos para Cusco, Arequipa, Juliaca, Puerto Maldonado e outros destinos.
Até a presente data, a Avianca faz vôos de RJ pra Lima e as demais companhias saem de SP para Lima.
3. A Gastronomia vai te surpreender!
Vais comer e beber muito bem!
Confesso que eu não fazia ideia da quantidade de pratos típicos que os peruanos tinham, e não é pra menos, já ouviu falar de como aquela terra é boa pra plantar? Não é a toa que os Incas se estabeleceram por ali, eles sabiam disso também.
E os peruanos sabem aproveitar essa diversidade. Só pra vocês terem noção, eles possuem mais de 5 mil tipos de batata! Pra você comparar, no Brasil a gente consome no máximo uns 5 tipos. Falamos mais disso no post sobre os sítios arqueológicos que serviam de laboratórios agrícolas… Pasmem.
Além da variedade de pratos típicos, o Peru abriga vários dos melhores restaurantes do mundo, o que já dá uma ideia do capricho da culinária deles. Fizemos uma lista com os restaurantes que recomendamos por onde passamos e separamos por alta gastronomia até restaurantes menos turísticos, naquele esquema bom e barato.
Duvido que algum deles não cative o seu coração estômago.
Veja aqui nosso artigo de melhores restaurantes, bares e lanchonetes em Lima.
4. Paisagens incríveis
Da floresta aos picos nevados andinos, do lago Titicaca à costa de 863 mil km, o Peru tem 84 dos 114 ecossistemas identificados no Planeta. Todos eles nos dão visões de tirar o fôlego.
Uma informação para os futuros estudiosos e curiosos da cultura Inca: Muitas construções eram feitas no alto, principalmente os locais sagrados. Cusco mesmo, que era a terra dos incas, está a 3.399 metros do nível do mar.
Ousados engenheiros, os incas construíram cidadelas espetaculares no alto de montanhas e desenvolveram elaborados terraços de cultivos. Eles adoravam o Sol, a Lua, a Terra, as Montanhas e também o Condor, o que nos dá uma boa ideia do porque construíam suas cidades e templos tão elevados e ‘perto do Sol’.
Ótimo pra nós, que podemos chegar nesses locais atualmente com automóveis (E não a pé, como eles), e apreciar essas paisagens incríveis.
5. Arquitetura
É evidente que o maior legado arquitetônico do Peru está nas ruínas Incas, principalmente em Machu Picchu, mas há vários outros estilos históricos.
Há sítios arqueológicos de civilizações pré-incaicas! Simmmm… existiam povos não incas antes do império. Há itens datados de antes de 2.500 a.C. e construções remanescentes dessas épocas.
Além de toda arquitetura Inca observada nos sítios e espalhadas pelo país, é possível observar também construções coloniais super conservadas e lindas!
A chegada dos espanhóis trouxe influências arquitetônicas europeias e a construção de mansões coloniais e igrejas ornamentadas que continuam dominando vários centros urbanos no país.
A Catedral de Lima, inaugurada em 1.538 em estilo barroco, e a Catedral de Cusco, cuja obra começou em 1559, conservam histórias do passado colonial.
Se quiser passear um pouco em mais de 5 mil anos história, basta bater perna pela cidade e sítios arqueológicos.
Outra forma incrível de conhecer mais sobre a arte do Peru e sua evolução arquitetonica e cultural é visitando alguns dos 20 melhores museus em Lima.
6. Aventura
Pra quem gosta de aventura, esse é o seu lugar.
O Peru entra em praticamente todas as listas de lugares dos sonhos para praticar esportes e se conectar com a natureza. Até em Lima, é possível voar de paragliding. O caminho Inca é considerado uma das melhores trilhas do mundo.
No Peru há locais procurados para fazer trilha de bike, trekking, rafting, paragliding, sandboard e surfe. Pra quem não sabe, as praias de Lima são cheias de surfistas, muitos deles brasileiros.
No mar, no ar, na duna, na montanha ou na floresta, há atrações para todo aventureiro.
7. Infraestrutura
O turismo é a terceira maior força do PIB no Peru. Cientes disso, os Peruanos se prepararam com hotéis para todos os gostos e bolsos, além de restaurantes, estradas, parques, e pontos à serem conhecidos.
Lima, Cusco e Puno possuem as melhores estruturas para turistas no País. Nessas cidades, tudo é pensado no turismo. Pode ir que eles estão prontinhos pra te receber.
8. Machu Picchu
É claro que uma das atrações mais famosas da América do Sul não poderia ficar de fora. A cidade perdida dos Incas, redescoberta em 1911, sobreviveu ao tempo e à colonização espanhola por nunca ter sido encontrada, diferente dos demais sítios.
No colo da montanha Machu Picchu, acabou sendo mundialmente conhecida pelo mesmo nome, pois o nome original nunca foi descoberto. Sua função continua incerta, mas sua beleza foi acertada em cheio!
Chegar em Machu Picchu não é tão trivial, mas uma vez estando lá é incrível andar por essa cidade e viajar no tempo imaginando como viviam os Incas. Esse é um motivo dos grandes pra você começar agora a planejar sua viagem pra lá!
Veja aqui como comprar o ingresso para o Machu Picchu sem intermediários e também a melhor época para ir e como se aclimatar.
Se não sabe onde se hospedar por lá, fizemos uma lista de indicações.
9. Histórias inacreditáveis
Apesar de maravilhoso, o Peru é muito mais que o Machu Picchu. Há sítios arqueológicos espalhados por todo país. Estando em Lima, é possível visitar pelo menos dois dos sítios arqueológicos mais importantes do Peru.
Em Lima são cinco sítios arqueológicos visitáveis: Cajamarquilla, Puruchuco, Huaca Pucllana, Pachacamac e Caral.
Em Cusco então, haja história a ser descoberta! Com pouquíssimo deslocamento do centro é possível visitar locais como Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Puca Pucara.
Alguns desses, possuem mais de 5 mil anos de existência. E não, não é chato, é super interessante ver ao vivo as técnicas de sobrevivência utilizadas por povos que viviam em condições tão diferentes das nossas.
Além dos sítios, vale lembrar que um dos maiores enigmas do planeta está lá: os desenhos geométricos das linhas de Nazca. Eu duvido que você não volte desse país com pelo menos uma leve desconfiança da existência de ET’s. Rs
10. Povo
Confesso que no fim, o que me encanta são sempre as pessoas. É um privilégio conhecer a cultura de um povo tão trabalhador e que supera dificuldades diversas.
Um destaque aqui para as mulheres. Nunca vi igual! Como trabalham! Pegam peso, carregam as crianças juntos, vendem, compram, plantam… fazem de tudo para somar no sustento da casa enquanto seus maridos trabalham na cidade. E não reclamam! Foi inspirador. Nós brasileiras temos muito o que aprender com elas, reclamar menos e fazer mais.
O Peru é uma mistura racial, uma mescla de nativos, descendentes de Incas, mestiços, imigrantes africanos, chineses e japoneses, cuja influência cultural é evidente em todo país.
Em todos os lugares onde fomos, sempre nos receberam com muito carinho, muito gentis, sempre queriam saber a nossa história, de onde viemos, pra onde iríamos, sempre dispostos a dar uma dica, uma orientação em troca de um obrigada.
Conhecemos muitas pessoas e a história de vida de vários. Um padrão entre eles: a honestidade e bom coração.
Vá confiante, pois um sorriso e um seja bem vindo é sempre de graça e farto por lá.