Porto: Onde comer – Comida Tradicional e Restaurantes Gerais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

O Porto é um dos melhores lugares de Portugal para comer. Digo isso porque por aqui você vai encontrar várias opções de restaurantes tradicionais, com vários preços, e também vai achar toda sorte de restaurantes diferentes, caso você queira variar. Fizemos uma seleção segmentada pra facilitar a busca, então nesse post aqui colocaremos apenas as nossas sugestões de restaurantes tradicionais, mas se você quiser saber sobre outros tipos, use o linkodromo a seguir:

Agora sim, nossa lista dos melhores restaurantes de comida tradicional no Porto.

Melhores restaurantes do Porto

Taberna d’Avó

Esse é o meu restaurante preferido no Porto. Um achadinho em pleno centrão do Porto, perto da cordoaria, na rua da igreja da Vitória. Preços justos e definitivamente pratos de comer rezando. De entrada, prove as moelas, bolinhos de bacalhau, polvo, Prove o bolinho de bacalhau e o bacalhau a Zé do Pipo.

Escondidinho do Barredo

Bolinhos de bacalhau de qualidade em uma localização super estratégica, na Ribeira. Prove também o polvo ao molho verde.

Resultados com Charme

Em Matosinhos, coma como um local, prove a moela de entrada e um frito, peça um vinho da casa;

Brasão

Coma a melhor (na nossa opinião) francesinha do Porto, acompanhado de boas cervejas da casa. Se quer saber todos os melhores lugares pra comer francesinha, nós fizemos um ranking, clique aqui pra ver.

Canto Doce

Prove um bacalhau com broa de lamber os beiços. Peça o vinho verde da casa pra acompanhar.

Locanda

Coma uma francesinhas deliciosa, feita no forno à lenha. As massas são uma delicia também, prove a lasanha.

Veleiros

Vá provar um polvo acompanhado de arroz de polvo maravilhoso, é sério, muito bom!

Bacalhoeiro

Se estiver a buscar um lugar pra comer bacalhau, um dos mais famosos é o Bacolhoeiro, em Vila Nova de Gaia.

Tabafeira

Vá pra comer tradicionais e não tradicionais Alheiras. Eles reinventaram as receitas da tradicional alheira e tornaram o restaurante um dos meus lugares imperdíveis pra levar amigos pra provar a renomada receita. Prove o Scottish e o Risoto, não tem errada.

Capa Negra

Além de uma ótima francesinha, eles tem os Rissóis mais famosos da cidade. Os pregos também são bons e o cachorrinho é excelente. Guarde esse restaurante na manga quando quiser comer mais tarde ou fora de horas, pois ele abre ao meio dia mas fecha apenas a uma e meia da manhã, apenas no domingo ele fecha meia noite. Durante o dia você consegue comer a qualquer hora também.

Hard Rock Porto

Restaurante novo que foge bem do tradicional do Porto. Bem turistão e preços bem elevados, mas se você é fã da rede e quer testar o lugar, vá e peça uma costela que serve dois muito bem e não saia tendo que deixar um rim. Aliás, falando em costela, ela concorre bem com o Outback.

Comer muito barato

Se você estiver na vibe de economizar bem, mas ainda assim quiser provar a culinária local sem apelar aos fast-foods, esses lugares aqui vão te ajudar. São restaurantes onde os locais mesmo comem, então tem a comida de dia-a-dia, sempre com o tempero de Portugal e com preços realmente muito baixos.

Mercado Pingo Doce

Alguns supermercados do Pingo Doce possuem restaurante e as refeições são sempre muito gostosas e ridiculamente baratas. Sempre há o prato do dia e um menu que inclui sopa, bebida, sobremesa, etc. O prato do dia sempre será muito barato e tenha a certeza de serem feitos com produtos frescos, pois eles usam tudo do próprio mercado. Aproveite pra dar uma olhada nos vinhos e produtos de marca branca que são sempre honestos.

IKEA

Eu já perdi a conta de quantas vezes almocei, jantei ou lanchei no Ikea. As refeições são muito bem servidas, com porções generosas e geralmente muito baratas. Eles possuem um prato diferente por dia, que são sempre mais baratos (2,95 euros), e os pratos fixos. Dos fixos, a almondega é famosa e sempre muito honesta, pois é padrão em todas as lojas Ikea pelo mundo. Dos diários, pelo menos aqui no Porto, o hambúrguer (Sexta), o peixe (Quinta) e o bacalhau espiritual (Terça) são uma delícia.

Restaurantes Raíz

Pela cidade você vai encontrar vários restaurantes onde praticamente só entram moradores. Esses possuem normalmente possuem menu diário, com pratos dos dia, e alguns até escrevem o cardápio do dia ainda em máquina de escrever e colam na porta/janela (Tão fofos e vintages). Muitos oferecem também um menu almoço que inclui sopa, prato, sobremesa e bebida e giram em torno de 5 euros, mas se você pedir só o prato, paga menos ainda. Comer nesse tipo de restaurante é certeza de comer barato, e se ainda tiver um balcão pergunte se tem diferença de preço, normalmente comer no balcão, sem atendimento de mesa, sai mais barato ainda. Você vai economizar uns bons trocados comendo em lugares assim, e ainda vai se sentir vivendo como um local.

Planeje sua viagem conosco

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “Porto: Onde comer – Comida Tradicional e Restaurantes Gerais”

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email