Pernil com Queijo da Serra da Casa Guedes – Sanduíches pelo Mundo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Pernil com Queijo da Serra da Casa Guedes – Sanduíches pelo Mundo

A primeira vez que escrevi esse post foi em 2016, e já nessa época eu era fascinada pelo sande dessa casa. Quis o destino que um dia eu viesse cá morar e ter o privilégio de poder ir lá a qualquer hora para somar mais um à minha contagem de sandes do guedes comidos.

Sobre a Casa Guedes

Apesar de se chamar Casa Guedes, os irmãos César e Manuel Correia não possuem Guedes no nome. Há 30 anos atrás o real sr. Guedes vendeu essa antiga casa de pasto para eles, e naquela época o pernil já era o forte, mas segundo o Sr. César, era afiambrado e não cativava muito.

Com isso eles foram obrigados a se adaptar para o sucesso, e acharam a fórmula perfeita, mas só em 2004 que ela caiu de vez nas graças do povo, quando eles serviam-as nas noites de sexta e sábado no Maus Hábitos. Depois de cair na boca do povo, a casa nunca mais ficou vazia.

Da última vez que eu perguntei ao Sr. César quantos pernis estavam saindo por dia, ele me informou que era uma média de 10. Os pães costumavam vir da Padaria Paulista, na Batalha, mas isso eu não confirmei se mantinha.

Em 2019 um grupo de brasileiros conseguiu comprar o direito de franquiar a Casa Guedes e leva-la para outros sítios, então esperem que já já eles se espalham por todo Portugal.

Sobre o sande

Mas esse post foi escrito com o objetivo de falar mais sobre esse sanduiche a fim de tentar reproduzi-lo em terras brasilis para quem não pode estar aqui o tempo todo. Mas esse talvez seja impossível reproduzir.

Um de seus ingredientes principais é o queijo da serra da estrela e creio que a melhor forma de você provar um autêntico Sande da Casa Guedes seja seguindo para o Norte, atravessando o Atlântico, pedir para descer no Porto, em Portugal, e ir direto para a Praça dos Poveiros, 130. Pode ser um pouquinho longe, mas vale a pena.

Ok, existem vários sanduíches de pernil espalhados pelo mundo, mas acredite, esse é o melhor! Um tradicional bar da cidade que mais parece um botequim, mas com ambiente familiar, que acaba nos passando a sensação de que o pai te serve, a mãe cozinha, o filho cobra, a tia limpa…e por aí vai.

O Sande é montado na sua frente, o pernil fica inteirinho no balcão e é fatiado ali mesmo para cada sanduíche comprado, igual a imagem aqui em baixo. Acompanhar o preparo é indispensável à visita, além de divertida: o Sr César fatia o pernil, pega as fatias e mergulha no caldo do pernil com um molho escuro, e depois recheia aquele pão crocante que os Portugueses sabem bem como fazer.

O Sandes de Pernil com Queijo da Serra da Estrela é o mais famoso na casa, e sugiro fortemente que você peça ele, mas existem variações com embutidos, sem queijo, e outras. Em 2019 custava 4,50 Euros o de Pernil com queijo.

Peça com o espumante da casa, ou um fino (Chope).

Se você quiser tentar fazer, pode tentar substituir por outro queijo, mas eu, sinceramente, acho que é impossível achar um que combine tão bem quanto o queijo da Serra da Estrela.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »