8 Curiosidades de Santorini você (provavelmente) não sabia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

8 Curiosidades de Santorini você (provavelmente) não sabia

Se você teve o privilégio de visitar Santorini – uma das ilhas mais românticas do mundo – ou não, você provavelmente sabe o que parece.

As fotos de águas azuis, com vista para casas de pedra caiadas de branco acima de praias intocadas. Mas, como com muitos outros destinos ao redor do mundo, Santorini é mais do que apenas um cartão postal bonito.

A ilha tem muito a oferecer no caminho, de fatos peculiares e curiosidades geográficas que apenas os locais conhecem. Já trouxemos-lhe os segredos das pirâmides de Gizé, no Egito e segredos de Machu Picchu, no Peru.

Agora leia alguns dos fatos pouco conhecidos por trás de uma das ilhas favoritas do mundo (ou pelo menos mais fotografadas):

Não há muitos telhados azuis na ilha

Os mesmos telhados azuis brilhantes aparecem em todas as fotos de Santorini, o suficiente para fazer você pensar que toda a ilha está cheia deles.

Na realidade, essas fotos são todas as variações em uma única vista. Você pode encontrar os telhados azuis mais famosos na cidade de Oia, você os conhecerá quando os vir. Veja aqui como encontrar esse angulo, pois não é tão fácil.


Atlântida pode estar em torno de Santorini

Muitos acreditam que você pode encontrar as ruínas míticas da Atlântida enterradas debaixo do mar em torno de Santorini – e que o ponto agora turístico já foi conhecido como a localização fabulosa que muitos exploradores procuram.

As histórias dos dois destinos são estranhamente semelhantes – Santorini foi arruinado por uma série de erupções há milhares de anos. A Atlântida supostamente mergulhou profundamente debaixo do mar depois que seu povo irritou os deuses.

Não importa onde a sua crença resida, você pode encontrar seu “paraíso perdido” em Santorini.

Encontrar seu hotel pode levar horas

Santorini está cheio de escadas – não há uma construção melhor que possa suportar o teste do tempo e obter visitantes aos hotéis com as melhores vistas.

Muitos dos hotéis enviam convidados a um centro turístico na base da ilha, que os recebe e depois vão juntos e carregam suas malas. Encontrar seu hotel pode ser um verdadeiro desafio de labirintos, e carregar malas nas infinitas escadas pode ser bem cansativo.

Ainda há efeitos de um tsunami há milhares de anos

Você ainda pode ver alguns dos efeitos posteriores do super tsunami que criou o sistema do arquipélago que é Santorini.

Os cientistas descobriram recentemente uma camada de fundo do mar a 65 pés abaixo da superfície da água que apresenta pedras, pedras com moluscos e outros organismos orientados na mesma direção (provando fortes correntes de água passando por uma área).

A ilha inteira é uma rocha vulcânica

Santorini existe por causa de um evento gigante chamado Erupção Minoana – uma das maiores erupções vulcânicas na história da Terra.

Santorini e suas ilhas circundantes foram criadas após uma série de erupções que atravessaram várias centenas de milhares de anos. O vulcão original entrou em erupção, preencheu lentamente com magma e criou um novo vulcão que entrou em erupção e repetiu o processo.

Esses fragmentos que sobraram da paisagem vulcânica agora constituem Santorini e suas ilhas vizinhas.

Os primeiros santorínios dormiram em ‘Casas de caverna’

Para melhor suportar o tempo, Santorini criaria casas diretamente dentro das paredes vulcânicas da ilha. Você ainda pode ficar em algumas das estruturas tradicionais mas com tendências modernas – fique tranquilo, eles são muito mais luxuosos do que milhares de anos atrás.

O vinho local, supostamente, é melhor graças à paisagem vulcânica da ilha

A paisagem vulcânica oferece um ambiente interessante para a agricultura, e seu vinho local é conhecido em todo o mundo pelo seu sabor único. A terra em Santorini é chamada de “aspa”, e é composta de cinzas vulcânicas, pedra-pomes e pequenos pedaços de areia solidificada e lava.

Esta combinação deixa para fora a maioria dos nutrientes que estamos acostumados a esperar no solo, mas é rico em minerais. A precipitação é muito mínima, tornando esses vinhos relativamente difíceis de obter.

Além da chuva, as áreas em crescimento recebem umidade de um fenômeno estranho chamado névoa do mar – uma mistura de ar do vulcão ativo e a área circundante.

Santorini tem Hot Springs secretas

Bem, elas podem não ser inteiramente secretas, considerando que toda a ilha é uma rocha vulcânica, mas as águas termais daqui não são tão conhecidas como as lagoas de primavera quente da Islândia, com certeza.

Você saberá quando você está nadando nas águas mais quentes da ilha pela mudança de cor – o azul vibrante se transforma em um marrom turvo.


Aproveite para ver também Como Organizar Uma Viagem Para A Grécia: Passo A Passo, O Que Saber Antes De Viajar, Vocabulário Básico Do Turista, As Melhores Ilhas Da Grécia, Como Se Deslocar, Melhores Praias e muitas outras informações sobre a Grécia.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »