Dicas da Grécia: O que saber antes de viajar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Dicas da Grécia: O que saber antes de viajar

A Grécia é um país incrível com atividades para todos os gostos, mas com algumas coisinhas diferentes de nossa terrinha, então pra você não viajar desprevenido, fizemos um resuminho do que você deve saber antes de viajar.


Informações Importantes sobre a grécia

Antes de viajar na Grécia, é aconselhável ter em mente o seguinte:

  • A corrente elétrica na Grécia é 230V AC (50Hz). Os aparelhos da América do Norte exigem um transformador e os britânicos um adaptador.
  • Como consumidor, você está protegido pela lei grega de proteção ao consumidor para todas as transações que você faz enquanto viaja no país.

Que roupas usar na Grécia

Para as cidades, no verão, recomendamos roupas leves, bermudas, vestidinhos, ombros de fora, mas sem nunca esquecer de chapéus, óculos e protetor para se proteger do Sol. O Sol de lá não é igual Brasil não, ele pode ser um grande inimigo e estragar o restante da sua viagem, sério!

Experiência própria de quem passou mal em Myconos depois de um dia no sol e calor andando. Take it easy.

Roupas que não precisam ser passadas são super práticas, recomendo. Não esqueçam do casaquinho para a noite, os dias são quentes, mas as noites podem ser bem fresquinhas e a pele queimada de sol fica mais sensível.

Para os pés, tênis, sem dúvida. Nos sítios arqueológicos, o terreno é irregular e cheio de pedras no caminho. Nas cidades e ilhas, há muita terra, calçamento irregular ou de pedras e minha sugestão é que nem levem salto alto, uma sapatilha dá para o gasto.

Vale por na mala um traje esporte chique, caso queiram ir à noite em alguma festa à bordo de cruzeiros, bares, restaurantes, ou ainda em algum evento em hotel ou local mais sofisticado.

E o que não pode ser esquecido de forma alguma: Roupa de banho! Para os adeptos, nas ilhas há várias praias de nudismo, outras com top-less liberado e os fio dentais não são mal vistos.


Imperdíveis na Grécia

A capital, Atenas, hospedeira de anos de história, deve ser explorada.

Das Ilhas Cíclades: Santorini e Mykonos. Se puder, vá também à Milos, Rodes e Creta.


Gorjetas na Grécia

Como na Grécia os salários não são altos, o pessoal ligado a serviços em geral, sempre espera receber gorjetas e caixinhas.

Na chegada nos hotéis, dependendo da categoria, 1 a 2 euros são o suficiente para o carregador das malas. Para os taxis, corridas de médio percurso 1 é o bastante. Para os guias turísticos, geralmente 2.

Nos restaurantes e tavernas, quase sempre 10% de serviço já vem na conta. É comum deixar o troco miúdo que o garçom traz de volta. Este trocado fica para o garoto que serve o pão e as bebidas.

Deixe sempre alguma coisa, que você será bem atendido, principalmente se pretende voltar ao local.


É necessário Visto para Grécia?

Dependendo do seu país de origem, você pode precisar de um passaporte e um visto, que pode ser obtido através do consulado grego mais próximo da sua residência.
Turistas brasileiros não precisam de visto, o passaporte válido para o período da viagem é suficiente.


Como me deslocar na Grécia – Melhor meio de transporte

Chegando pelo aeroporto de Atenas, você pode usar o metrô que liga o porto de Pireus até o bairro de Kifissiá, passando pelo centro da cidade, onde estão as estações de Monastiráki e Omónia.

Pode usar o ônibus, mas compre antes um bilhete que vale para várias viagens e carimbe-o em máquina própria ao entrar no veículo.

Há taxis e uber em Atenas, mas sugerimos usar Uber, pois os taxis estão sempre lotados e vão te tomar mais tempo para conseguir um, além de que é comum eles aceitarem outros passageiros dentro da mesma corrida que você, no caminho. Cada um paga o trecho que andou e o motorista ganha um pouco mais.

Para saber como se deslocar para as ilhas, clique aqui.


Clima na grécia

:: Março a Maio (Primavera): Fim da temporada de chuvas, o clima é seco e começa a esquentar, o sol ainda não é muito forte e as flores desabrocham.

:: Junho a Agosto (Verão): Alta temporada. A temperatura passa fácil dos 35ºC. As ilhas estão repletas. Para se refrescar, o mar, piscinas dos hotéis e particulares abertas ao público com serviço de bar e restaurante. Não deixe de tomar bastante líquido.

:: Setembro a Novembro (Outono): Ainda faz calor, não tem muito turista, pois já começaram as aulas no hemisfério norte, e os serviços em geral nos hotéis e restaurantes melhoram.

:: Dezembro a Fevereiro (Inverno): Temperaturas entre 10ºC e 15ºC durante o dia e perto de 5ºC a noite. É raro nevar em Atenas, quando acontece é dia de festa, mas há muita neve na Grécia central e do norte, onde existem muitas possibilidades de esportes de inverno.

Veja aqui a melhor época pra conhecer a Grécia.


Distâncias e tempos de vôos para Grécia

  • São Paulo – Atenas: 10.039 Km – 12:20h*
  • Rio de Janeiro – Atenas: 9.726 Km – 12:00h*
  • Atenas – Mykonos: 152 Km
  • Atenas – Rodes: 588 Km
  • Atenas – Santorini: 233 Km

Vocabulário Básico do turista para Grécia

O inglês é a segunda língua do país, também são bastante falados o francês, italiano, alemão e mais recentemente o espanhol. Clique aqui pra ver um basicão do que você pode aprender antes de ir.


Lembrancinhas e Souvenirs na Grécia

Rua Pandrássu: Em Atenas, passa pela estação do metrô Monastiráki e vai até a base da Acrópole. É a rua dos bazares, uma loja ao lado da outra.

Em vielas próximas é possível encontrar tavernas para descansar um pouco e matar a sede e a fome. Não compre na primeira loja, os preços podem variar bastante.


Embaixadas e Consulados na Grécia


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “Dicas da Grécia: O que saber antes de viajar”

Deixe um comentário

Translate »