Grécia Míconos Milos Santorini Roteiro Tips Trips

As melhores ilhas da Grécia

Quando fomos à Grécia ficamos apenas 10 dias, e por ser nossa lua de mel, optamos por fazer poucas ilhas e Atenas, pois queríamos fazer tudo sem pressa. Confesso que depois me arrependi e gostaria de ter ficado um pouco mais para conhecer pelo menos mais umas quatro ilhas.

Acabamos optando pelas mais famosas e para muitos, as mais bonitas, mas cada ilha se desenvolveu com características próprias, combinando paisagem, clima e herança cultural. Nós vamos colocar aqui nosso Top 10 de ilhas da Grécia para que você se convença a ficar um pouco mais por lá.

Motivos para conhecer esse país incrível não faltam: além daquela imagem das casinhas brancas e praias lindas, o país é berço de vários filósofos famosos, poetas, e conhecido pela sua culinária e bons vinhos. Foi aqui que conhecemos uma das nossas culinárias preferidas do mundo, impossível ela não te surpreender.

No final desse post fizemos um passo a passo de como escolher quais ilhas visitar, mas antes de falar de cada uma, vale explicar que elas são divididas nas seguintes regiões:

  • Ilhas Jônicas: Paxos, Lefkáda, Ítaca, e as mais famosas, Kefallonia, Zakynthos e Corfu.
  • Ilhas Argo-Sarônicas: Salamina, Egina, Póros, Hidra, Spétses e Citera.
  • Espórades e Eubéia: Skópelos, Alónnisos, Skyros, Eubéia e a famosa Skiáthos.
  • Ilhas do Nordeste do mar Egeu: Thásos, Samotrácia, Limnos, Lesbos, Chíos, Ikaría, Sámos.
  • Dodecaneso: Pátmos, Lipsí, Léros, Kalymnos, Astypálaia, Nísyros, Tílos, Symi, Chálki, Kastellórizo, Cárpato, e as famosas Rodes e Cós.
  • Cíclades: Ándros, Tínos, Delos, Syros, Kéa, Kythnos, Sérifos, Sífnos, Páros, Amorgós, Íos, Síkinos, Folégandros, Milo, e as famosas Náxos, Santoríni e Míkonos,
  • Creta: Chaniá, Réthymno, Irákleio, Lasíthi.

Antes de escolher as Ilhas, você deve escolher a região das Ilhas. Dê uma colada na descrição de cada uma aí em baixo e depois volte e veja quantas você consegue fazer no tempo que você tem disponível e tente escolher o máximo na mesma região.

As regiões mais famosas são: Ilhas Jônicas, Ilhas Cíclades e Creta. Pra vocês terem ideia das distâncias delas e como elas se posicionam geograficamente, fizemos esse mapinha interativo abaixo com as ilhas mais famosas com símbolo de estrela e cada cor significando uma região.

Considerando apenas as regiões mais famosas: Ilhas Jônicas, Ilhas Cíclades e Creta, qual região ir? Dividimos as ilhas pelas áreas e falamos um pouco mais de cada uma aí embaixo.

Ilhas Jônicas

As Ilhas Jônicas são muito espalhadas e o transporte entre elas não é dos melhores. Há poucos remanescentes arqueológicos e os museus se concentram no folclore, na cultura e nas conexões históricas com a Europa. O grande atrativo mesmo, são as praias, pois foi colonia do império Romano e possui influência Italiana, diferentemente das Cíclades, que possuem as casinhas brancas e azuis. Devido ao clima, é uma ilha verde com atrações que vão de balneários à praias selvagens, enseadas insoladas e aldeias na encosta dos morros, uma paisagem totalmente diferente das ilhas Cíclades.

Corfu

Em Corfu você verá uma mistura de arquiteturas e culturas, pois ela sofreu influências francesas, britânicas e gregas. Você também encontrará fortalezas Venezianas e Bizantinas, além de uma vegetação lindíssima e águas bem verdes e claras, justificando o apelido de Ilha de Esmeralda.

A ilha é riquíssima em história, então alugue uma motinha, uma bike ou um carro e vá explorar! Claro que as praias não decepcionam. Se pretende ver lojinhas, vá à vila de Kassiopi.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Corfu para você.

 

Zaquintos ou Zakynthos

É em Zaquintos que fica a praia considerada mais bonita do mundo, a Navaggio. Esse título foi dado em função do seu cenário paradisíaco. Além dos tons azulados e jeitinho de paraíso pouco explorado, há um resto enferrujado de um barco contrabandista que encalhou na areia da praia por tantos anos que já faz parte da paisagem.

Mas Zakynthos é muito mais do que Navaggio, com vegetação abundante, praias paradisíacas e vida noturna mais calma, Zanquintos é o destino ideal para muitos turistas. Outro ponto turístico famossérrimo é o Blue Caves, uma caverna com águas extremamente claras.

A ilha possui seu próprio aeroporto e tem uma boa estrutura de transporte. Lugares imperdíveis na ilha: Vila de Agrassi (bem calma), Vila de Laganas (animadinha), Marathonissi (ou Turtle Island) e Vila Tsilivi (Ruínas de mirante veneziano e praias).

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Zakynthos para você.

Cefalônia

Com vegetação abundante, praias paradisíacas e vida noturna mais calma, Cefalônica ainda é um destino barato, quando comparado com as demais da Cíclades. De natureza montanhosa, com cavernas, grutas, baías, enseadas tranquilas e praias de areia branca e fofa.

A praia super famosa daqui é a Aghia Elenis, e a baía de Myrtos tem visitação obrigatória. As prais de Makrys Gialos e Platys Gialos são comumente usadas para prática de esporte aquático. Outros pontos a se conhecer são o museu arqueológico de Argostolip e as cavernas de Drogatari.

Ela é considerada a casa de Odisseu, o rei de “Homer’s Odyssey”. Há uma árvore aqui que não se acha em nenhum outro lugar do mundo, o Pinho Negro.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Cefalônia para você.


Ilhas Cíclades






As Cíclades são as Ilhas mais visitadas da Grécia. Com sua típica arquitetura grega de casinhas brancas e tetos azuis, ruas estreitas, igrejas de domos azulados, moinhos e praias deslumbrantes, é aqui que você vai ver tudo que se imagina quando se pensa em Grécia. Santorini, Míkonos e Íos são os destinos mais buscados aqui, então se tiver que escolher 3 opções, sugiro essas. Se for adicionar mais, coloque nessa ordem: Náxos, Paros, Milo e seguintes.

O nome vem da disposição das ilhas formando um círculo em redor da ilha sagrada de Delos. De acordo com a mitologia Grega, Poseidon, deus do mar, em um momento de fúria com as ninfas Cyclades transformou-as em ilhas.

Myconos

Míconos/ Myconos ganhou meu coração, apesar de não ser tão glamurosa quanto Santorini, foi onde nos sentimos mais à vontade. A ilha é menorzinha e super aconchegante, é costume alugar quadriciclos e rodar pra conhecer as praias, dá pra conhecer a ilha toda. Aqui foi onde achei as praias mais bonitas.

Aquelas famosas fotos de casinhas brancas, igreja de Panagia Paraportiani e moinhos é aqui, e tenho certeza que ela vai te encantar também. Conhecida também por sua vida noturna e badalação, muitos dizem que ela é muito melhor que a ilha de Ibiza, por causa da quantidade enorme de estrelas de cinema, astistas e cantores que passam férias lá.

Famosa por atrair o públicos GLS, a ilha é cheia de festas, que acontecem nos Beach Clubs que ficam nas praias, há vários super famosos. Durante o dia esses clubes funcionam como bar e restaurante e de noite que acontecem as festas. Elia é considerada uma das praias mais bonitas da ilha, e se você gosta de sossego e gastronomia, aqui também é o seu lugar.

Ponto negativo: preço. Mykonos é uma ilha cara. Se você quer economizar, vá para Ios.

O que diferencia Myconos da linda Santorini aqui em baixo: (Myconos = Praias) x (Santorini = cidade e luxo). Vamos falar dela ai embaixo.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Myconos para você.



Booking.com

Santorini

Sabe aquelas fotos da cúpula azulada com as construções brancas super clichê da Grécia? É aqui!

Santorini é a ilha mais importante das Cíclades. É a mais famosa ilha grega e por muitos considerada a mais belas de todas. Apesar de não ser a mais indicada para quem quer curtir praia, pois as praias não são tão bonitas quanto Myconos, ainda assim ela possui umas praias suuuper diferentes, como uma de areia vermelha (Akrotiri), outra com areia cinza escura (Perissa e Kamari), umas só de pedras grandes…bem interessante.

A ilha em forma de meia lua foi o que restou de um antigo vulcão, que explodiu ha mais de três mil anos e causou a forma da caldeira do vulcão, que é claramente visível a partir do alto. , a ilha tem 73km e 14 mil habitantes.

A arquitetura é impressionante e se você só ficará feliz depois de ver casinhas branquinhas do alto de um penhasco, aqui é o lugar, é possível ver casinhas brancas e azuis em várias ilhas gregas, mas é aqui que elas ficam inclinadas, pois a ilha possui um paredão imenso do lado do porto, onde muitas construções foram feitas nas falésias, complicando a vida dos engenheiros, mas criando mirantes de tirar o fôlego. A capital de Santorini, Fira, recebe vários cruzeiros diariamente e fica de frente para o vulcão.

Foi aqui que comemos o melhor doce grego da viagem e visitamos vários restaurantes de comer rezando. A ilha é super romântica, cheia de florzinhas coloridas que contrastam com o brancão das construções. Eles são detentores do por do Sol mais famoso da Grécia, na vila de Òia (Fala-se: Ía), que é a parte mais badalada e famosa da ilha, juro que não consegui ficar de olho aberto de tão branca e reluzente as ruas, leve um óculos de Sol. Aqui é possível fazer um passeio de barco pela ilha, visitar o vulcão e mergulhar no mar azul-turquesa ao redor do vulcão.

Um bônus histórico de Santorini, o Sitio Arqueológico de Akrotiri, onde você poderá ver ruínas em ótimo estado de conservação de uma civilização data de de 1613 a.C., quando houve a ultima erupção que pode ter sido a causa da destruição do povoado pré-histórico da localidade de Akrotiri, em Santorini. Lá dentro você verá afrescos, cerâmica, móveis, e incríveis sistemas de drenagem, como um tipo de tubulação, além de edifícios de TRÊS andares e princípios construtivos que respeitam posição solar, dos ventos e vários fatores naturais. Lembrem da data: 1613 antes de Cristo coleguinhas, com canos e casas de andares! Duvido você não achar que assim como os egípcios, eles tiveram interferência extra terrestre…kkkk

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Santorini para você.



Booking.com

Náxos

A maior ilha das Cíclades faz a junção do melhor de dois mundos: montanhas e praia. Naxos fica na região montanhosa do arquipélago de Cíclades, abrigando uma riquíssima fauna e flora a serem exploradas pelos mais aventureiros. Por esta maior concentração de natureza no local, muitas praias são sinônimo de paz e tranquilidade, ideal para quem quer férias longe do agito.
Esta ilha no mar Egeu, é a maior ilha das Cíclades, a casa de ningúem menos que Zeus, o Deus dos Deuses. A capital se chama Náxos e assim como outras ilhas também tem praias lindas e onde esculturas podem ser admiradas.

O símbolo da ilha é o portão de pedra de Portara, que pode ser considerado o cartão postal da ilha. Também existem ruínas de um templo milenar por lá. Por trás do portão de pedra é possível admirar o belo pôr do sol. Uma boa opção de passeio é a ilha de Agios Prokopios. Assim como outras ilhas gregas, existem várias opções de esportes aquáticos, e nas tabernas ou mesmo perto do porto, você encontrá ótimos restaurantes. Explore as pequenas ruas também, pois lá você encontrará tabernas onde os moradores frequentam e assim poderá curtir um lugar típico longe dos turistas.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Naxos para você.

Paros

Linda, bem localizada e com cara de cidadezinha pequena. Paros é uma das mais belas ilhas da Grécia, tem ruas com paralelepípedos e casas tradicionais, gastronomia local inigualável saboreada em pequenos bares e restaurantes, além do porto da cidade de Paroikia e, claro, as praias de areias douradas e o pôr do sol digno de Hollywood.






Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Paros para você.

Milos

Tanto as águas quanto as construções em Milos exibem uma bela combinação de cores. A ilha tem um formato de ferradura, o que colabora para um visual único.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Milos para você.

Ios

Ilha Cíclade, com construções típicas da Grécia, casinhas brancas com teto azul. Essa ilha possuiu um centro histórico que ferve a noite. Tem muitos jovens que ficam de bar em bar dançando e se divertindo. Também tem o Far Out Beach, que tem pool party todo fim de tarde do verão.
Se você quer um destino animado, cheio de jovens, barato (por enquanto!) com praias lindas, vá para Ios. Ela fica entre as 2 ilhas mais famosas das Cíclades: Mykonos e Santorini, por isso é bem fácil chegar até lá.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Ios para você.


Creta

Creta é uma ilha somente, mas por ser a maior delas e a quinta maior do Mar Mediterrâneo, ela sozinha é considerada uma região. Ela é dividida em quatro prefeituras: Chania, Rethymno, Íraklion e Agios Nikolaos, como na imagem ao lado. Dominada por montanhas altas e agreste, Creta destaca-se por seus sítios arqueológicos. É possível alternar passeios históricos, admirar vestígios de civilizações, fazer mergulhos em praias turquesas e conhecer paisagens montanhosas.

Por ser tão grande, a grande variedade de paisagens chama visitantes de todos os tipos, inclusive escaladores e excursionistas que buscam aventura na área central, onde fica a alta montanha.

É aconselhavel alugar um quadriciclo, motinho ou carro mesmo, não é nada caro. A ilha se caracteriza por colinas no leste, enormes falésias na parte oeste, rochas no sul e praias no norte, onde ficam as famosas praias de Elafonissi, Baloos e Lagoon.

Uma das atrações da ilha é a antiga vila de Knossos, que fica no norte, pois há várias excavações arqueológicas que revelaram partes importantes da história antiga da Grécia.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Creta para você.


Outras

Rodes

Lindas praias cercam um interior montanhoso que guarda tesouros da Grécia Antiga e até uma cidade medieval. A ilha é famosa por causa do Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Com mais de 3.000 horas de sol durante o ano, Rodes está localizada em uma das regiões mais ensolaradas da Europa. Do meio de maio até Setembro quase não chove. A alta temporada vai de Maio a Outubro.

Rodes é a quarta maior ilha da Grécia e está localizada na parte sudeste do mar Egeu. A parte principal da cidade também é chamada de Rodes e também é o centro turístico ao norte da ilha!! Mais para o oeste é onde se concentram a maioria dos muitos hotéis, bares e baladas. Em 1988 a centro antigo de Rodes foi declarado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade, que a propósito é incrivelmente bonito, muito bem conservado além de ser todo cercado por uma bela fortaleza medieval.

Existe muita coisa para ser admirada em Rodes. Duas delas são: o Castelo do Grão Mestre e a bela Acrópole de Lindos. Também tem a praia de Lindos e A baía de St. Paul’s. A praia de Tsambika também é sensacional e o parque aquático de Faliraki’s também são muito procurados. Se voce curte snorkeling Anthony Quinn Bay é a melhor opção. Assim como várias outras ilhas gregas, faça um passeio de Saveiro. ?

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Rodes para você.

Kos

Ko ou Cós é indicada pra quem curte uma balada, e a maioria dos bares estão na parte principal da ilha, que também se chama Kos. Ela fica pertinho de Rodes e da costa oeste da Turquia, então é possível fazer passeios diários para esses lugares.

Aqui há também um museu arqueológico, igrejas, monastérios e fortalezas, como a Asclepeion, onde dizem que o filósofo Hipócrates recebeu seu treinamento de medicina. Recomendamos uma visita à Asclepeion, porque também é possível ter uma visão incrível da cidade de Bodrum na Turquia.

Não vá embora sem experimentar a “possa cheese”, que é a especialidade gastronômica da ilha.

As praias mais famosas por aqui são “Cavo Paradiso” e “Agios Stefanos”.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Kos para você.

Esquíato/ Escíatos/ Skiathos

Praias paradisíacas

Uma pequenina ilha mas com mais de 60 praias a sua escolha! Kokounaries é uma das mais populares e por lá voce encontrará uma variedade de tabernas e bares tradicionais. A praia de Vromolimnus também vale a pena conferir, a areia é bem branquinha e a água tranparente. Mais uma vez a prática de esportes aquáticos por lá é super indicada. Alguns passeios de barco param na praia de Lalaria que é simplemente maravilhosa! Se quiser praticar mergulho a praia de Kokounaries é uma boa opção.

Em Esquíato voce também pode conferir as belas igrejas e monastérios da região. O Monastério Evangelistra por exemplo está a apenas 30 minutos da capital Esquíato, e voce pode chegar lá de ônibus. Se quiser também pode fazer passeios para outras ilhas como por exemplo: Skopelos, Alonissos e Meteora.

O famoso musical “Mama Mia!” foi rodado na ilha. O escritor Alexandros Papadiamantis residiu na ilha também.

Clique aqui para ver os melhores ofertas de hotéis em Skiathos para você.


Como escolher as ilhas para visitar

O país tem mais de duas mil ilhas, nem todas são habitadas, mas mesmo assim são muitas. Como decidir quais conhecer?

Depois de pesquisas decidimos ir para duas das ilhas mais famosas: Mykonos e Santorini. Pois queríamos fazer com calma, mas com certeza voltaria para fazer outras.

Pra você escolher as suas preferidas, siga esses passos:

  1. Vejam as fotos das ilhas: Com as fotos você consegue criar as expectativas certas e ver se as fotos das praias e vilas são o que você espera das ilhas.
  2. Leiam sobre o perfil delas: Umas atraem baladeiros, outra o publico LGBT, outras são mais tranquilas, Algumas são mais tranquilas, e não atraem horrores de turistas, mas podem ser belíssimas. Outras atraem mais jovens baladeiros, algumas atraem casais, e há ainda as ilhas preferidas pelo público GLS.
  3. Escolham ilhas de uma mesma região para visitar: Vejam as categorias que colocamos no inicio do post e tente escolher ilhas dentro da mesma região, pois elas são bem espalhadas e ir de uma ilha de uma região para outra dá bastante trabalho, perde tempo e sai bem mais caro.
  4. Analise a opção de Cruzeiro: Saiba que se você optar por um cruzeiro, conhecer as ilhas pode ser um pouco corrido. Normalmente ficam menos de um dia e às vezes não dá tempo de conhecer as praias ou ver o pôr-do-sol. Se você quiser tranquilidade, talvez essa não seja a melhor opção.

Como ir de uma ilha a outra

Sempre busque e compare ferries e vôos, as vezes a diferença de valor não é tão grande e ir de avião pode te economizar um tempo, mas considere o tempo que tem que chegar antes para check-in. Fizemos um post falando apenas sobre como chegar e se deslocar nas ilhas, clique aqui pra ver.

Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!







  :: Se você curte as nossas dicas, segue o @cincocantos no Instagram pra acompanhar as viagens e promoções em tempo real!

Depois de toda essa informação, você já tem uma ideia das ilhas e já dá pra escolher as que quer conhecer na próxima viagem. Leia os demais artigos sobre lá e termine de montar sua viagem! ;)

 

Sua opinião é muito importante - Deixe uma resposta


 Hotéis: Reserve online com o Booking :: Reserve com Hotéis.com :: Clique aqui pra receber R$40 de bônus após a sua próxima reserva pelo Booking, clique e salve pra depois. :: Clique aqui pra ganhar um cupom de R$100 no Airbnb para sua primeira aventura :: Nas próximas férias, alugue uma casa no Alugue Temporada
 Câmbio: Melhor cotação do Rio de Janeiro, compra online simplificada. Use cupom de desconto '5cantos' na DG Cambio
 Ingresso antecipado: Fuja das filas e não perca tempo comprando seus ingressos antecipadamente pela Tiqets
 Transporte: Compare valor de aluguel de carro em todas as agências ao mesmo tempo pela RentalCars ou clicando aqui pela RentCars :: Cupom de desconto de R$10 para sua primeira viagem de Uber :: Cupom de desconto de R$15 na primeira viagem de Cabify
 Passagens aéreas: Submarino Viagens - A melhor comparadora online :: Latam Airlines com desconto