Grécia: Vocabulário básico do turista

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Grécia: Vocabulário básico do turista

Opa! Aprenda estas palavras e frases básicas em grego para a sua próxima viagem à Grécia e não será ‘tudo grego’ para você.

Se você reservou uma viagem para a Grécia, inclua na lista de coisas a fazer: tire poeira de sua câmera para capturar as imponentes ruínas e deslumbrantes pores-do-sol no rochedo, encontre as roupas de ilha perfeitas para fotos elegantes do Instagram em frente a casas caiadas de branco cobertas de buganvílias e prepare-se para voltar alguns quilos a mais de todo o feta e azeite que com certeza serão comidos em muitas tavernas pitorescas.

Na parte inferior da lista de prioridades pode estar ‘aprender algumas frases gregas para conversar com os habitantes locais‘ enquanto você estiver lá.

Mesmo que a Grécia esteja vendo um número recorde de turistas, poucas pessoas consideram tentar aprender grego como parte de suas viagens.

Porque aprender Grego é difícil

O culpado é provavelmente o alfabeto grego. Se você não estiver familiarizado, pense nas formas angulares usadas pelas fraternidades e irmandades da faculdade em todos os lugares do mundo.

Ao contrário do alfabeto latino das línguas românicas, as letras gregas são indecifráveis ​​para os falantes de português e inglês, tornando a língua mais difícil de aprender do que as línguas românicas, como espanhol, italiano e francês.

Mas não deixe que isso te impeça de tentar aprender um pouco de grego, especialmente antes de sair para sua viagem.

Porque aprender antes e não somente durante

Michaela Kron do popular aplicativo móvel de aprendizado de idiomas Duolingo, contou sobre uma pesquisa que eles fizeram de seus usuários: “Uma descoberta interessante… foi que muitos cometem o erro de não aprender uma língua antes de uma viagem internacional, mas em retrospectiva, eles teriam feito isso. Na verdade, descobrimos que muitos de nossos usuários pegam o Duolingo depois de uma viagem, provavelmente porque eles são inspirados por suas viagens para aprender um novo idioma.”

Posso falar só inglês na Grécia?

Você descobrirá que quase todo mundo fala um nível básico de inglês nos destinos turísticos mais populares, os gregos são pessoas muito amigáveis ​​e sociais, e vão adorar se você puder trocar um pouco de brincadeira com eles em seu próprio idioma – mesmo se eles zombarem de você por tentar.

Quando eles te trouxerem uma fatia grátis de bolo halva ou uma dose de ouzo no final da sua refeição, você saberá que você marcou pontos por tentar.


Então, faça antes pra não se arrepender depois, e tente aprender um pouco de grego antes de partir. Nós asseguramos que tentar as frases mais básicas com os habitantes locais tornará a viagem mais memorável – e talvez até leve a uma amizade duradoura.

Abaixo, você encontrará frases escritas em grego e a pronúncia fonética entre parênteses, com ênfase nas sílabas em letras maiúsculas. Use o Google Tradutor para reproduzir um áudio de como essas frases são pronunciadas para que você fale certo.

Cumprimentos em Grego

  • Olá: ειά σου (YAH-soo) – A maneira menos formal de dizer “Oi” seria apenas “Γεια” (Yah). Se endereçar um grupo, diga “YAH-sas”.
Oi!
  • Bom Dia: Kalí iméra – Καλημέρα (kah-lee-MER-ah)
Bom Dia
  • Boa Tarde/ Boa Noite: Kalí espéra – Καλησπέρα (kah-lee-SPER-ah)
  • Boa noite (Quando se vai embora): Kalí níchta – Καληνύχτα (kah-lee-NEEKH-tah)
Boa Noite
  • Como vai?/ Tudo bem?/ Tchau/ Até logo/ Saúde: Yássu
  • Prazer em conhecê-lo: άρηκα πολύ (HA-ree-ka po-LEE)
  • Como você está?: Tι κανείς (tee-KAH-nis)?
  • Adeus: ειά σου (YAH-soo) – A maneira mais informal de dizer adeus seria apenas “Yah”. Lembre-se de que isso é o mesmo que dizer olá (semelhante a “ciao” em italiano ou “aloha” em havaiano ). Se estiver falando com um grupo, diga “YAH-sas”.
Adeus
  • Você fala inglês? Αιλάτε αγγλικά (Mee-LAH-teh ag-li-KAH)?
  • Oops!: Ωπα (OH-pa)

O básico da educação e cortesia

Lembre-se que um bom turista é um turista educado

  • Obrigado: Efharistó polí – Ευχαριστώ (eff-kha-ri-STOE)
Obrigado
  • Por favor/ De nada: Sas parakaló – Παρακαλώ (para-kah-LOE) – Em grego, a palavra “por favor” e “de nada” é a mesma, facilitando ainda mais a aprendizagem. É educado dizer “para-kah-LOE” depois de pedir direções ou o preço de alguma coisa. Pode até ser usado para significar “eu imploro seu perdão” ou “Huh?” Quando você entendeu mal ou quer que alguém repita algo.
Por Favor
  • Com licença/ Desculpe: Συγνώμη (Ver-GHNO-mee) – Diga isso para chamar a atenção de alguém, peça para passar por alguém ou peça desculpas se você esbarrou em alguém.
Desculpe
  • Qual é o seu nome? πως σε λένε? (pos-oh LEH-neh)
  • Meu nome é …: Με λένε (may LEH-neh) …
  • Felicidades!: Στην υγειά μας! (STIN-eh YAH-mas)
  • Eu amo a Grécia: Αγαπώ την Ελλάδα (Ah-gah-POH adolescente Eh-LAH-tha)

Vocabulário de Sobrevivência

  • Pos to léne?: Como se chama isto?
  • Quanto custa?: Pósso káni? – Πόσο κάνει αυτό (POH-soh KAH-nee af-TOH)? – Você pode conviver perguntando “POH-soh KAH-nee” (quanto?). Adicionando o “af-TOH” significa apenas “Quanto custa?”
Quanto custa?
  • Muito caro: Polí akrivó
  • Ok/ Está bom: Endáksi
  • Sim: Ναί (neh); Não: πχι (OH-hee) – Tenha cuidado para não confundir sim e não – é fácil associar erroneamente “neh” com “no” em inglês, e “oh-hee” com “ok” quando na verdade é exatamente o contrário! Um neumônico fácil é lembrar que eles são na verdade o inverso do que você pensaria inicialmente.
  • Dica útil: “Poh-EE-nay” significa “Onde está?” Assim, você pode pedir ajuda para localizar algo dizendo isso ao apontar para um local específico em seu guia ou em um mapa.
  • Socorro! Voοήθεια (voh-EE-te-yah)
  • Onde está o banheiro?: Πού είναι η τουαλέτα (Poh-EE-nay ee tua-LEH-tah)?
  • Eu não entendo: Δεν καταλαβαίνω (Então Kah-tah-lah-VEH-noh)

Opa!

Se há uma palavra grega que você pode ter ouvido antes, é provável que ‘opa‘.

Originalmente significando “oops” ou “whoops”, agora também é usado frequentemente como uma exclamação de entusiasmo ou alegria nas celebrações ou para mostrar apreciação pela música, dança, comida e bebidas.

Por exemplo, quando você impressionou completamente seu garçom com suas novas habilidades gregas, e ele lhe oferece uma rodada de tiros de ouzo na casa, você pode dizer: “Opa!” Em apreciação. 😉


Pra ouvir mais pronúncias, clique aqui.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “Grécia: Vocabulário básico do turista”

Deixe um comentário

Translate »