No alto da Cordilheira dos Andes fica a cidadela sagrada, que foi “descoberta” em 1911 por um professor de Yale chamado Hiram Bingham. Ele foi levado à cidade antiga, que foi construída em torno da década de 1450, por um menino local e ficou compreensivelmente atordoada pela beleza e grandeza do site abandonado.
Na edição de abril de 1913 da National Geographic, Bingham compartilhou a existência de Machu Picchu com o mundo moderno. Desde então o espetacular sítio arqueológico atraiu visitantes, pesquisadores e exploradores de todo o mundo determinados a desvendar o mistério do sitio.
A cidade agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO, mas os cientistas estão estudando o retiro sagrado da montanha há décadas, e ainda assim existem muitos segredos sobre Machu Picchu e as pessoas que o construíram.
Site oficial
Direto e objetivo, clique aqui para realizar a compra de ingressos diretamente com o governo. Mais em baixo colocamos o passo a passo pra te ajudar a comprar.
OBS: Se o site aparecer com erro, habilite o Flash e atualize. Isso tem acontecido com muitas pessoas, mas se atualizar, ele volta a funcionar.
Disponibilidade de ingressos por dia
Há alguns anos o Governo Peruano tomou algumas medidas que limitam o acesso à Machu Picchu. Os ingressos para subir a Huayna Picchu e Montanã, são mais limitados ainda. Então o ideal é não deixar para comprar os ingressos durante a viagem, principalmente na alta temporada.
As disponibilidades de ingresso para acesso são:
- Machu Picchu: 2.500 pessoas/dia
- Machu Picchu Vespertino, a partir das 13h: 1.000 pessoas/dia (mais barato)
- Machu Picchu + Huayna Picchu
- Grupo 1 (7h as 8h): 200 pessoas/dia.
- Grupo 2 (10h as 11h): 200 pessoas/dia.
- Machu Picchu + Montanha
- Grupo 1 (7h as 8h): 400 pessoas/dia.
- Grupo 2 (9h as 10h): 400 pessoas/dia.
É possível visitar todos os dias, inclusive domingos e feriados.
Conseguir ingressos disponíveis para Machu Picchu é bem tranquilo, já para quem quer subir a Huayna Picchu, a situação é mais complicada, se você deixar para comprar no dia, pode ser que não consiga.
Passo a passo pra comprar
Há basicamente duas formas de comprar os ingressos:
- Pelas agências de turismo
- Pela Internet
- Ás vezes é possível comprar no Hotel ou com algum “cambista”, um dia antes da viagem (dependendo até no dia), mas não aconselho, a gente costuma planejar pois não consigo nem pensar na possibilidade de pagar trem, hotel e chegar lá e não conseguir entrar no parque e voltar para o Brasil sem ter ido!
Esses são os tipos de ingressos disponíveis:
- Machu Picchu
- Apenas para a entrada na cidade Inca. É o ingresso mais comum.
- Machu Picchu + Huayna Picchu
- Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu.
- Grupo 1 (7h as 8h): Deve-se subir obrigatoriamente entre 7 e 8 da manhã.
- Grupo 2 (10h as 11h): Deve-se subir obrigatoriamente entre 10 e 11 da manhã. (Se você só tem um dia em Machu Picchu, este é o melhor horário, para poder conhecer Machu Picchu mais vazio, pois a maioria das pessoas por volta das 10h vindo de Cusco)
- Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu.
- Machu Picchu + Montanha
- Entrada para a cidade Inca e subida à montanha Machu Picchu que é a montanha do lado contrário de Huayna Picchu.
- Essa é mais longe da cidade Inca e o caminho é mais longo. Interessante para quem já foi a Machu Picchu e já subiu Huayna Picchu.
- Grupo 1 (7h as 8h): Deve-se subir obrigatoriamente entre 7 e 8 da manhã.
- Grupo 2 (9h as 10h): Deve-se subir obrigatoriamente entre 9 e 10 da manhã.
Como comprar pelas agências de turismo
Talvez essa seja a forma mais cômoda, porém mais cara, afinal, as agências vivem de comissão. É possível comprar pelas agências do Brasil ou Peru. Nas agências do Brasil costuma ser mais caro, pois algumas compram de outras agências ou operadoras do Peru. Confira o preço pelo site oficial antes de pagar, para avaliar se está justo.
Como comprar direto pela internet
- Vá na página oficial clicando aqui.
- Clique em Comprar bilhetes.
- Selecione a data, a rota pretendida e a quantidade de ingressos.
- Escolha a janela de horário de entrada. Note que na parte de baixo do horário mostra a disponibilidade de ingressos para esse dia. Depois é só selecionar a quantidade de ingressos de adultos você deseja comprar.
- Clique em Continuar com a reserva
- Preencha as informações do visitante. Os ingressos são nominais. Preencha os nomes, sobrenomes (Apellidos), sexo, País de Origem, Idade (Edad), Tipo de documento que utilizará pra entrar no parque e o numero desse documento do lado.
- Leia e aceite os termos
- Clique em gerar reserva
- Atenção aqui! Sugiro que imprima essa reserva, ou salve em pdf.
A próxima tela após clicar em ‘enviar’ é para preenchimento dos dados do cartão. Preencha e clique em ‘Pagar’ para aparecer a tela ao lado:
Atenção: Para entrar no monumento devem apresentar o cartão Visa utilizado na compra do bilhete e uma identificação oficial com fotografia (passaporte ou outro documento de identidade). Se eles não forem apresentados ou não corresponder ao comprador, a entrada não será permitida. Note-se que a utilização fraudulenta de um cartão Visa ou roubo de identidade, constituem atos criminosos e serão denunciados.
Utilize um cartão de crédito que levará durante a viagem, pois será necessário apresentá-lo.
Quero comprar para ano que vem e está dando disponibilidade zero. Por quê?
Se você tentar comprar ingressos para datas muito distantes talvez não seja possível. Eles liberam o ano seguinte conforme encerramento do ano anterior.
Ingressos para Estudantes e Crianças
Crianças até 7 anos não pagam pelo ingresso para Machu Picchu. Se elas têm mais de 7 e menos de 18 anos pagam como estudantes.
Se você é estudante e tem a carteirinha internacional de estudante da ISIC poderá comprar os ingressos para Machu Picchu com desconto.
O ingressos com desconto não podem ser comprados pela Internet, apenas nas agências credenciadas ou no hotel. Para achar as agências credenciadas, entre no site oficial, clica lá em cima na aba Consulta e depois clica lá em baixo no botão Agencias. Destaquei os dois na imagem aqui do lado. É possível consultar os guias credenciados também por ali.
Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?
Há três opções:
1 – Comprar com uma agência (caso queira programar com antecedência),
2 – Comprar quando chegar ao Peru. Em seu hotel ou uma agência será possível comprar o ingresso. Você pode fazer a reserva pela Internet e pagar em algum dos locais abaixo, cuidado com o prazo para pagamento.
- Agentes Autorizados de Cobrança
- AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco) – Endereço: Calle Nueva Baja N° 424 – Horário: Segunda a Sexta das 9 às 17h
- DirCetur – Endereço: Calle Mantas S/N (a meia quadra da Plaza de Armas) – Horário: Segunda a Sexta das 9 às 20h | Sábado das 9 às 13h
- IncaRail – Endereço: Portal de Panes N° 105, Plaza de Armas, Cusco – Horário: Segunda a Domingo das 9 às 22h
- Libreria del Museo de la Casa Garcilazo – Horário: Segunda a Sexta das 8 às 14h
- Dirección Regional de Cultura de Cusco – Endereço: Av. La Cultura, 238, Cusco – Horário: Segunda a Sexta das 7:15 às 18:30
- Agências do Banco de La nación – Endereço: Esquina Avenida El Sol e Almagro s/n, Cusco
3- Comprar com o cartão de crédito de outra pessoa
Já ouvi relatos de pessoas que compraram com cartão de crédito de outra pessoa, mas foi preciso levar, junto com o ingresso, a cópia do cartão de crédito, e cópia do documento do titular do cartão.
Então se você não tem cartão de crédito, ou não tem Visa, ou seu cartão não funcionou, pode pedir a alguém para comprar para você. Leve o ingresso impresso, a cópia do cartão da pessoa e uma cópia do documento de identidade dela.
- Se seu cartão não funcionar de início, entre em contato com seu gerente para saber se é possível habilitar a opção Verified by Visa. Talvez seja preciso uma autorização especial do cartão.
- Não feche a tela que diz aguardando confirmação, pois a transação pode sumir. Só feche a tela depois que aparecer se a transação foi confirmada (pago exitoso) ou negada (operacion denegada).
- Se você achar que algo não está igual ao passo a passo mostrado aqui ou alguma tela não está aparecendo, tente realizar a compra com outro navegador como o Internet Explorer.
Depois da confirmação do pagamento, volte para a página principal, clique na aba Check-In lá em cima, preencha o código de Reserva e clique em ‘Buscar’ para aparecer a tela ao lado:
O que levar para entrar em Machu Picchu:
- Seu passaporte: E ganhe um carimbo de Machu Picchu
- O documento usado na hora da reserva: Se você usou a carteira de identidade, é preciso levá-la também.
- O ingresso impresso;
- O cartão de crédito usado na compra online;
- Filtro Solar;
- Capa de chuva.
Tem algo à acrescentar? Escreve pra gente e Boa Viagem!
Outros posts sobre o Peru que podem te ajudar:
:: 10 motivos para conhecer o Peru
:: Peru: Sugestão de Roteiro 11 dias
:: Peru: Levar Dólar ou Real – Troco aqui ou lá?
:: Peru: Onde trocar o dinheiro – Melhores cotações
:: Como comprar ingresso para o Machu Picchu sem intermediários
:: Cusco: Onde ficar – Melhores bairros, regiões e hotéis pra se hospedar
:: Cusco: Quanto custam os passeios aos sítios
:: Como evitar o mal de altitude: Soroche
:: 10 segredos de Machu Picchu que você não sabia
4 comentários em “Como comprar ingresso para o Machu Picchu sem intermediários no site oficial”
Estava aflita pois não conseguia acessar para comprar para 2024. Sua informação me ajudou muito. Vou esperar virar o ano. obrigada!!
Olá, adorei as dicas, parabéns está ajudando muito, mas tenho uma dúvida, tenho tentado comprar desde dezembro de 2022 até hoje 09/01/2023 ingressos para o mês de abril,porém aparece como ‘cerrado ‘ sempre, tem alguma informação?
Desde já agradeço
Olá, seu post tem informação muito boa que vai me ajudar sem dúvida a comprar meu ingresso para Machu Picchu. Porém tenho uma dúvida: encontrei outras opções para comprar meus ingressos e este site https://www.ingressosmachupicchu.com/ é uma delas. Você acha que seria correto comprá-los por aqui ou terei problemas? Abraços e obrigado.
Olá Sofi!
Creio que você não terá problemas por esse link, é um operador de turismo, um terceirizado.
Pelo que olhei, parece ser uma empresa bem séria e a plataforma é muito mais amigável que a oficial.
Comparou se não fica mais caro? Porque o problema de terceiros é que as vezes aumenta o preço, mas se estiver similar, não vejo problema algum.
Espero ter ajudado.