Antes de escolher o hotel, vamos te situar geograficamente em Santiago para que você entenda o que fica perto do que e quais são os bairros mais indicados para turistas.
+ Clique aqui para participar de grupos de whatsapp do Chile
Santiago possui 26 distritos que possuem características diferentes entre si, porém vamos listar aqui os mais indicados para hospedagem turística e algumas opções de hotéis em cada um.
- Bellas Artes e Lastrarria
- Bellavista
- Providencia
- Vitacura e Las Condes
- Centro de Santiago
- Paris Londres
- Barrio Brasil
- El Golf
- NÃO Recomendados
+ Você pode se interessar por: Chile – Comidas típicas, O que comer e beber
As quatro melhores regiões
:: Bellas Artes e Lastrarria
Na região central da cidade, fica em volta do Cerro de Santa Lucia, bem próximo ao centro, o que agiliza o deslocamento de metro para as outras regiões.
É uma área mais residencial, mas é possível encontrar hospedagens via Booking ou Airbnb por aqui.
Essa é uma das regiões mais agradáveis e indicadas para se hospedar. Escolha hotéis próximos ao cruzamento da Padre Luis de Valdivia e Jose Victorino Lastarria.
- Pontos turísticos: Parque Florestal, Mercado Central, La Vega, Pátio Bellavista, prédios do governo, Museu Bellas Artes, Barrio Paris-Londres, Museo de Artes Visuales, Museu de Arte Contemporânea e outros.
- Pontos Positivos: Possui oferta de diversos restaurantes, bares e cafés. É possível se deslocar facilmente de metro. Apreciado por estrangeiros, possui artistas e pintores de rua.
- Melhores hotéis:
- $: La Casona Hostel, Rukaza Lastarria, Hotel Montecarlo, Hotel Foresta, Lastarria Santiago Apartments, Lastarria Bellas Artes Apart, Lastarria 43/61 e SC Departamentos Amoblados.
- $$: Altiplânico Bellas Artes, Hotel Sommelier Express, Hotel Boutique Su Merced, Hotel Altiplanico Bellas Artes, Soho Santiago Apart, Lastarria Santiago Suite, Trivento Apparts.
- $$$: Lastarria Boutique Hotel, The Singular Santiago, Hotel Cumbres Lastarria,Gran Piso, Boulevard Bellas Artes Suites.
+ Você pode se interessar por: 11 razões pra você conhecer Santiago no Chile
:: Bellavista
Esse é o bairro mais descolado e jovem, onde morava o poeta Pablo Neruda (Casa Museu de La Cascona – a 2ª das 3 casas). Possui um clima boêmio com direito à intervenções artísticas e graffitis coloridos pelas ruas.
- Pontos turísticos: Cerro San Cristóbal, La Chascona, o Pátio Bella Vista, Casa de Pablo Neruda, San Guinés, Centro Mori, teatro Bellavista, feirinhas de rua e outras atrações.
- Pontos Positivos: Jovem, muitas opções gastronômicas, barzinhos, vida noturna, principalmente em Pio Nono.
- Pontos Negativos: Não há estações de metro próximas, a mais próxima é na estação Bellas Artes e na estação Baquedano.
- Melhores hotéis:
- $: Suites Bella 269, Hotel Don, Hotel Monteverde, Bellavista Apartments.
- $$: Luciano K Hotel, Hotel L’Ambassade Bellavista, Hotel Loreto, Bellavista Home Bed & Breakfast, Norus Apartments Bellavista, San Cristobal Apartment.
- $$$: The Aubrey Boutique Hotel, Hotel Boutique Castillo Rojo, Lib Hotel Bellavista, Nativa Hotel Boutique,
- Para ver todas as opções todas opções em Bellavista, clique aqui
+ Você pode se interessar por: Roteiro de 4 dias em Santiago do Chile
:: Providencia
Considerado por muitos o centro novo de Santiago. Localizado na região central de Santiago, queridinho dos turistas, fique nos arredores das estações de metrô Pedro de Valdívia, Los Leones e Tobalaba, para chegar desça em alguma dessas estações de metrô ou na Manuel Montt.
- Pontos turísticos: Costanera Center, Parque de las Esculturas e restaurantes ótimos. Possui uma avenida famosa com belos prédios e paisagismo, a Avenida Vitacura.
- Pontos Positivos: Sofisticado, muitas estações de metrô, seguro, limpo e cheia de restaurantes.
- Pontos Negativos: Restaurantes e hotéis caros.
- Melhores hotéis:
- $: Aji Hostel, Ibis Santiago Providência, Boutique Reyall, WE Hotel, Eurotel Providencia e Meridiano Sur Petit, Apart Santiago Padre Mariano, Premium Tours & Lodging Providencia, Studio Suite Diego de Velasquez.
- $$: Carménére Boutique Hotel, Casa Sur boutique, Hotel Solace, Torremayor Providencia, Vilafranca Petit, CasaDeTodos, B&B Boutique, Martber, NDL Apart, Departamentos Orly
- $$$: Hotel Boutique le Reve, Brizen Apart – Manuel Montt, Appartamento Manuel Montt, Solace Santiago, Hotel Boutique Le Reve.
- Para ver todas as opções todas opções em Providencia, clique aqui
+ Você pode se interessar por: Santiago – Como ir do aeroporto para a cidade
:: Vitacura e Las Condes
Essa é a região onde a classe média e alta moram. São separados pela avenida Costanera Norte, e Vitacura é a mais rica das duas.
- Pontos turísticos: Lojas famosas, restaurantes chiques e parques.
- Pontos Positivos: Hotéis sofisticados e modernos.
- Pontos Negativos: Afastados das atrações turísticas principais. Não tem estações de metrô ou pontos turístico relevantes.
- Melhores hotéis:
+ Você pode se interessar por: Onde comer em Santiago – Melhores restaurantes, bares e lanchonetes
:: Centro de Santiago
Eu sei que escrevi quatro, e essa teoricamente é a quinta, mas ela está aqui mesmo não sendo uma das melhores regiões. O centro não é o ideal, não é glamuroso, não é tão agradável, mas tem suas vantagens.
A maioria das atrações turísticas estão por aqui, como a Plaza de Armas, o Palacio de La Moneda, o Mercado Municipal.
É uma área bem comercial, cheia de prédios históricos, mas também é um residencial. Entre o rio Mapocho e a Alameda é a região onde Santiago começou, em volta da Plaza de Armas.
Não é o melhor lugar pra se hospedar caso pretenda bater perna de noite, pois não fica nada aberto, mas muitos ficam (Nós ficamos por 2x já) e se você desejar, escolha locais próximos à estação de metro, pra facilitar o deslocamento.
- Pontos turísticos: Plaza de Armas, Catedral de Santiago, Museu Historico Nacional, a Prefeitura, o Edifício do Correio Central, Palacio de La Moneda, Mercado Municipal, Museo Chileno de Arte Precolombino, Casa Colorada, que abriga o Museu de Santiago e Congresso Nacional do Chile.
- Pontos positivos: Próximo dos pontos turísticos, zona histórica, prático.
- Pontos Negativos: Morto à noite, é antigo, não tão agradável, caótico, sujo, não tão aconchegante e tumultuado.
- Indicação de hotéis:
- $: Hotel Panamericano, RQ Santiago, Gloria, VRSuite, Apart Hotel RQ City Center, Nb Rent Home, Neblon Suites Kreutzberger, Vadigi Eirl Santo Domingo.
- $$: Hotel Gran Palace, Capital Apart Hotel, Departamento en Santiago Centro, Apartamento Catedral, Hotel Ismael 312, Casanoble Hotel Boutique,
- Casa Zañartu, Hotel Panamericano ou Hotel Plaza San Francisco.
- $$$: Hotel Patio Yungay, Comic Dreams Downtown, Hotel the Singular
- Para ver todas as opções no centro de Santiago, clique aqui.
Apesar de não muito recomendado, as duas vezes que fomos pra Santiago, ficamos no centro.
A primeira ficamos sem carro e realmente não foi muito bom, mas a segunda estávamos de carro e te confesso que não fez diferença nenhuma à noite, ou seja, aproveitamos do mesmo jeito, pois não ficávamos à pé mesmo.
Escolhi esse local somente pelo preço dos hotéis, essa zona era muuuito mais barata.
+ Você pode se interessar por: Opções de Passeios Bate-Volta em Santiago do Chile
Eu tinha me prometido que não ia mencionar aqui o último hotel que ficamos, pois eu já aluguei sabendo que era muito simples e antigo, mas optei mesmo assim pois as alternativas eram muito mais caras.
Tenho que confessar que me surpreendi, e apesar dos quartos serem realmente antigos, com aquelas roupas de cama antigas e banheiros antigos, o serviço era bom, café da manhã honesto e tivemos tudo que se precisa em um hotel – Com estacionamento grátis pra quem é Genius no Booking.
No dia que tiramos pra bater perna no centro, fizemos tudo à pé, pois era muito perto. Após utilizado resolvi colocar aqui como opção pra quem quer economizar uns trocados e não liga de não ter luxo, fica a dica: Sahara Inn – Média de R$160 a diária por casal.
Bairros menores
:: Paris-Londres
Um micro-bairro entre o Palacio de La Moneda e a entrada do Cerro Santa Lucia, no trecho mais movimentado. Composto por duas ruas, a Calle Paris e a Calle Londres, daí o nome.
- Pontos turísticos: Instituto O’Higginiano, ex-prédio do Partido Socialista Chileno.
- Pontos Positivos: Próximo a Bernardo O’Higgins e estações de metrô. Com opções de cafés e lanchonete.
- Hotéis recomendados: Hotel Fundador, Hotel Paris Londres
+ Você pode se interessar por: Santiago: Quando ir, melhores épocas e clima
:: Barrio Brasil
A alguns quarteirões a oeste da Plaza de Armas, estilo boêmio, de jovens descolados.
- Pontos turísticos: bares universitários, discotecas, Plaza Brasil, Campus de Universidades privadas
- Pontos Positivos: Próximo do Terminal de Ônibus ‘los Heroes’ e do Terminal ‘San Borja’.
- Pontos Negativos: Lado oposto à rota turística. Não muito perto dos principais pontos turísticos.
- Melhores hotéis: Happy House Hostel, Guest House Mery, Erasmo Escala, Matildas Hotel Boutique.
+ Você pode se interessar por: Chile – Como chegar e o que fazer em Cajon del Maipo e Embalse El Yeso de carro
:: El Golf
- Pontos Positivos: Há restaurantes famosos e de rede como e Applebees e Starbucks
- Pontos turísticos: Shopping Parque Arauco
- Para ver todas as opções todas opções em El Golf, clique aqui
NÃO recomendados
:: Recoleta e Patronato
Ficam próximas ao bairro Bellavista, mas não é muito turístico, então colocamos como aviso pra evitar essa região para hospedagem.
- Pontos turísticos: Comércio na Avenida Patronato, Mercado de frutas e gerais La Vega Central, Cemitério General com chilenos famosos enterrados.
- Pontos Positivos: Encontra-se lojas e restaurantes asiáticos, palestinos e de outros países latinos.
- Pontos Negativos: Dominadas por imigrantes, há grande comércio de produtos falsificados. Não é um bairro turístico, então não é o melhor lugar pra se hospedar.
:: Rodoviárias
Evite regiões próximas às rodoviárias, pois são cheias de comércio de rua durante o dia e deserto de noite.
Independentemente do bairro ou do hotel que você escolha, procure ficar em uma acomodação que tenha fácil acesso ao metrô da cidade, porque dessa forma você poderá se deslocar com mais facilidade.
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂
1 comentário em “Santiago do Chile: Onde ficar – Melhores bairros, regiões e hotéis pra se hospedar”
Que show!!!! Adorei as dicas, com certeza vou utiliza-las pra mim!!! 🙂 Obrigada!!!