Provar os ingredientes da Maia com o Projeto Malga

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Provar os ingredientes da Maia com o Projeto Malga

O Concelho da Maia é parte integrante do Douro Litoral, uma região em que a arte do bem cozinhar é famosa até no outro lado do Atlântico. Os maiatos possuem uma gastronomia que mesmo sendo requintada nos remete à casa, o que é um prato cheio para os amantes da boa mesa e nos faz colecionar momentos memoráveis.

A Câmara da Maia conhece melhor que qualquer entidade o potencial de suas terras, mas o seu objetivo é que você conheça também.

Pensando nisso, criou-se uma ponte entre a tradição e a inovação gastronômica com um projeto batizado de Malga. O projeto nos presenteia com uma boa porção de inspiração o que pode ser feito a partir de produtos locais de qualidade.

O objetivo do projeto é trazer ao conhecimento os saberes e sabores da Maia, divulgar a tradição e potencial gastronômico do concelho, evidenciando suas singularidades e os produtos que nascem e fazem parte daquelas terras.

O projeto foi dividido em uma série de eventos online, mas também em quatro momentos presenciais: Começar, Provar, Piquenicar e Bebericar.

Dinâmica e Ingredientes utilizados

Em cada evento foram convidados reconhecidos chefs, bartenders, e escolas de cozinha de destaque no cenário gastronômico de Portugal. Eles foram desafiados a preparar pratos surpreendentes a partir de um cabaz de produtos locais como hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos e vinho.

Os resultados foram receitas criativas e inovadoras, mas que ao mesmo tempo podem ser preparadas nas casas de todos nós, como caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos e sumos naturais.

Aos curiosos: Uma malga é um recipiente tradicional em Portugal, geralmente usado para o consumo de sopas ou líquidos. Toda tasca típica por aqui tem pelo menos uma malguinha dessa, que representa um pouquinho da tradição e cultura gastronômica de Portugal.

MOMENTO COMEÇAR

O primeiro evento presencial foi realizado na Quinta da Gruta.

A chef Teresa Mendes preparou um brunch, com ingredientes fresquinhos da Maia.

Deixamos o vídeo oficial do evento acima, para dar aquele gostinho e incentiva-los a experimentar os sabores da Maia.

E aqui tem as receitas desse evento para tentarem em casa. Cliquem nas imagens para ver melhor.

Chef Teresa Mendes, docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, especialista em Arte, Cultura e Alimentação e bolseira de investigação na área de Turismo Sustentável, autora de inúmeras recriações histórico gastronómicas e dinamizadora do projeto T Cooks, um projeto educativo de exploração e partilha de novos equilíbrios e novas formas de pensar os alimentos, onde os índices de satisfação estão a par com os de uma alimentação saudável, sustentável e inclusiva.

Aqui um pequeno videozinho com o que achamos do evento.

MOMENTO PROVAR

O segundo momento foi realizado na Quinta da Camposa, onde tivemos o prazer de acompanhar.

Foi dinamizado pela Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, uma doçura de pessoa, e que ao olha-la cozinhar já percebemos que os ingredientes principais são a paixão pelo que faz e por ensinar essa arte.

Ela nos confecionou vários pratos com produtos endógenos, como os nabos, as nabiças, os cogumelos e a abóbora.

Os pratos apresentados foram: o caldo de nabos, a fritada de cogumelos com queijo fresco, o creme de abóbora assada e lima, as papas de nabiça com poejo e uma deliciosa tigelada de sobremesa.

Além de provarmos os vinhos locais, a chef preparou também uma água aromatizada com ervas e citrinos que merece ganhar espaço nas suas tardes.

Provamos pratos que aparentavam ser simples, com ingredientes locais, mas que ao experimentar, foram uma explosão de sabores!

Saber exatamente os temperos e detalhes a mixar de forma não vulgar e surpreendente é definitvamente o super poder da Lígia.

Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, também responsável pelo Club Master Cook, autora de inúmeros trabalhos de criação de menús e desenvolvimento de ofertas gastronómicas locais.

MOMENTO PIQUENICAR

Em seguida foi realizado um piquenique no Parque de Avioso, sob a inspiração da Chef Lígia Santos novamente, que prepararou um lanche campestre.

O pratos preparados foram: folhados de frango do campo, uma tosta rústica com queijo fresco, quiche de cogumelos e cebola, sanduíche de pão doce, uma salada de rosbife com mostarda e mel, lidadores e um sumo de laranja, cenoura e gengibre.

Aqui há algumas imagens do evento.

Bebericar

O último momento será abrigado pelo Alojamento Local Rustic House, na freguesia de S. Pedro Fins. Esse evento será dinamizado pelo bartender Mário Valério, reconhecido e experiente especialista em bebidas e cocktails, em parceria com a querida Chef Lígia Santos.

Os dois prepararão um Informal Drink de fim de tarde, apenas com produtos das terras da Maia.

As bebidas servidas serão a sangria do campo, os cocktails da terra, um cremoso de mel e mirtilo, a água aromatizada, os sumos da horta, acompanhados de umas tostas de pão doce com ovos e presunto, um torricado com compota de cebola e cogumelos, uma bola de carne do campo, uma salada fresca com flores comestíveis e uma espetada de rabanada com morangos e mirtilos.


O projeto foi promovido pela Litoral Rural e a Câmara Municipal da Maia com o apoio da Cooperativa Agrícola da Maia, CRL e o Rancho Regional São Salvador de Folgosa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »