Provar os ingredientes da Maia com o Projeto Malga

Veja o índice desse artigo

Provar os ingredientes da Maia com o Projeto Malga

O Concelho da Maia é parte integrante do Douro Litoral, uma região em que a arte do bem cozinhar é famosa até no outro lado do Atlântico. Os maiatos possuem uma gastronomia que mesmo sendo requintada nos remete à casa, o que é um prato cheio para os amantes da boa mesa e nos faz colecionar momentos memoráveis.

A Câmara da Maia conhece melhor que qualquer entidade o potencial de suas terras, mas o seu objetivo é que você conheça também.

Pensando nisso, criou-se uma ponte entre a tradição e a inovação gastronômica com um projeto batizado de Malga. O projeto nos presenteia com uma boa porção de inspiração o que pode ser feito a partir de produtos locais de qualidade.

O objetivo do projeto é trazer ao conhecimento os saberes e sabores da Maia, divulgar a tradição e potencial gastronômico do concelho, evidenciando suas singularidades e os produtos que nascem e fazem parte daquelas terras.

O projeto foi dividido em uma série de eventos online, mas também em quatro momentos presenciais: Começar, Provar, Piquenicar e Bebericar.

Dinâmica e Ingredientes utilizados

Em cada evento foram convidados reconhecidos chefs, bartenders, e escolas de cozinha de destaque no cenário gastronômico de Portugal. Eles foram desafiados a preparar pratos surpreendentes a partir de um cabaz de produtos locais como hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos e vinho.

Os resultados foram receitas criativas e inovadoras, mas que ao mesmo tempo podem ser preparadas nas casas de todos nós, como caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos e sumos naturais.

Aos curiosos: Uma malga é um recipiente tradicional em Portugal, geralmente usado para o consumo de sopas ou líquidos. Toda tasca típica por aqui tem pelo menos uma malguinha dessa, que representa um pouquinho da tradição e cultura gastronômica de Portugal.

MOMENTO COMEÇAR

O primeiro evento presencial foi realizado na Quinta da Gruta.

A chef Teresa Mendes preparou um brunch, com ingredientes fresquinhos da Maia.

Deixamos o vídeo oficial do evento acima, para dar aquele gostinho e incentiva-los a experimentar os sabores da Maia.

E aqui tem as receitas desse evento para tentarem em casa. Cliquem nas imagens para ver melhor.

Chef Teresa Mendes, docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, especialista em Arte, Cultura e Alimentação e bolseira de investigação na área de Turismo Sustentável, autora de inúmeras recriações histórico gastronómicas e dinamizadora do projeto T Cooks, um projeto educativo de exploração e partilha de novos equilíbrios e novas formas de pensar os alimentos, onde os índices de satisfação estão a par com os de uma alimentação saudável, sustentável e inclusiva.

Aqui um pequeno videozinho com o que achamos do evento.

MOMENTO PROVAR

O segundo momento foi realizado na Quinta da Camposa, onde tivemos o prazer de acompanhar.

Foi dinamizado pela Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, uma doçura de pessoa, e que ao olha-la cozinhar já percebemos que os ingredientes principais são a paixão pelo que faz e por ensinar essa arte.

Ela nos confecionou vários pratos com produtos endógenos, como os nabos, as nabiças, os cogumelos e a abóbora.

Os pratos apresentados foram: o caldo de nabos, a fritada de cogumelos com queijo fresco, o creme de abóbora assada e lima, as papas de nabiça com poejo e uma deliciosa tigelada de sobremesa.

Além de provarmos os vinhos locais, a chef preparou também uma água aromatizada com ervas e citrinos que merece ganhar espaço nas suas tardes.

Provamos pratos que aparentavam ser simples, com ingredientes locais, mas que ao experimentar, foram uma explosão de sabores!

Saber exatamente os temperos e detalhes a mixar de forma não vulgar e surpreendente é definitvamente o super poder da Lígia.

Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, também responsável pelo Club Master Cook, autora de inúmeros trabalhos de criação de menús e desenvolvimento de ofertas gastronómicas locais.

MOMENTO PIQUENICAR

Em seguida foi realizado um piquenique no Parque de Avioso, sob a inspiração da Chef Lígia Santos novamente, que prepararou um lanche campestre.

O pratos preparados foram: folhados de frango do campo, uma tosta rústica com queijo fresco, quiche de cogumelos e cebola, sanduíche de pão doce, uma salada de rosbife com mostarda e mel, lidadores e um sumo de laranja, cenoura e gengibre.

Aqui há algumas imagens do evento.

Bebericar

O último momento será abrigado pelo Alojamento Local Rustic House, na freguesia de S. Pedro Fins. Esse evento será dinamizado pelo bartender Mário Valério, reconhecido e experiente especialista em bebidas e cocktails, em parceria com a querida Chef Lígia Santos.

Os dois prepararão um Informal Drink de fim de tarde, apenas com produtos das terras da Maia.

As bebidas servidas serão a sangria do campo, os cocktails da terra, um cremoso de mel e mirtilo, a água aromatizada, os sumos da horta, acompanhados de umas tostas de pão doce com ovos e presunto, um torricado com compota de cebola e cogumelos, uma bola de carne do campo, uma salada fresca com flores comestíveis e uma espetada de rabanada com morangos e mirtilos.


O projeto foi promovido pela Litoral Rural e a Câmara Municipal da Maia com o apoio da Cooperativa Agrícola da Maia, CRL e o Rancho Regional São Salvador de Folgosa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Clique aqui pra fazer a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »