como visitar Castelo Neuschwanstein

Castelo Neuschwanstein: Como Visitar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Castelo Neuschwanstein: Como Visitar

Quase na fronteira com a Áustria, com visão para os Alpes, pertinho da cidade de Fussen (uma cidadezinha que faz parte da rota romântica) região da Baviera, fica o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha, perto do vilarejo de Hohenschwangau, que também abriga outro castelo lindo.

O castelo é provavelmente uma das atrações mais fotografadas da Alemanha. Ele atrai 1,4 milhões de turistas por ano, umas 6 mil visitas por dia durante o verão e está entre os castelos mais bonitos do mundo, não é por menos que se tornou uma parada obrigatória para quem visita o sul da Alemanha ou está próximo pela Aústria.

Vou te dar mais uma razão pra visitar: Ele foi a inspiração para criação do castelo da Cinderela, no Magic Kingdom! Não é para menos que ele é chamado de castelo conto de fadas.

Mas vai por mim, eu já vi os dois, e se você já foi na Disney e ficou impressionado com o castelo, não vai querer deixar de ver esse.

Você também pode ver algumas dicas e informações gerais sobre o castelo, mais sobre a história do castelo ou algumas curiosidades.

História do Castelo Neuschwanstein

O castelo foi originalmente chamado de “Novo Castelo Hohenschwangau” até à morte do Rei Ludwing II , quando foi renomeado como Neuschwanstein. O nome Neuschwanstein significa “novo cisne de pedra” em alemão, que remete ao “cavaleiro do Cisne” da ópera de Richard Wagner, a qual o Rei era um grande fã.

Foram 17 anos de construção e o rei colocou na obra todo o dinheiro que tinha e o que não tinha, gerando uma dívida que não agradou nada a família real. Ludwig obteve um controverso diagnóstico de insanidade após decidir que jamais se casaria e desistir de seu noivado com a duquesa Sofia Carlota (irmã da imperatriz Sissi da Áustria). Ele adquiriu fama de excêntrico e de gastar descontroladamente. Daí veio o nome ‘Rei Louco’/ ‘Mad King’.

O castelo carrega uma história bem peculiar e cheia de curiosidades. O projeto majestoso previa 360 cômodos, porém sua construção foi interrompida após a morte de Ludwig II e nunca foi finalizada, com somente 14 das salas internas decoradas. O Neuschwanstein foi construído com a tecnologia mais avançada da época, onde até chão aquecido, toaletes automáticos e uma espécie de telefone existiam.

Veja aqui a história completa e algumas curiosidades sobre o castelo.

O que ver no Castelo Neuschwanstein

Entre as salas do castelo que podem ser visitadas estão o salão de festa, o quarto de Ludwig II, a cozinha, o hall onde ficaria o trono, mas não tem trono (rs), porém, ainda assim tem uma decoração que deixa qualquer um embasbacado, com dois andares, arcadas e quinze metros de altura, trem uma ornamentação ofuscante em azul e ouro.

Tem também o lugar onde o rei comia, sozinho, e onde havia uma mesa que funcionaria como elevador que descia até a cozinha onde a comida era servida para depois subir até o rei, pois dessa forma ele teria o mínimo de contato possível com outras pessoas.

Confesso que depois de nossa visita, a minha única pergunta era: Como ele conseguiu construir isso no alto da montanha, aos pés de um desfiladeiro, em circunstâncias naturais e técnicas tão difíceis?!

A visita ao Castelo Neuschwanstein

É possível fazer um bate e volta de Munique, que explico em detalhes no final deste post, mas se você puder, passe uma noite por ali, pra poder explorar a região e visitar outros castelos. 

Hohenschwangau é o vilarejo mais próximo do castelo e Fussen fica a apenas 10 minutos e tem mais opções de hotéis, restaurantes e atrações.


Onde comprar tickets Online para o Castelo Neuschwanstein

Os tickets podem ser comprados na hora, mas corre o risco de esgotar, quando eu fui, estava esgotado mesmo indo cedo, então recomendo que comprem online um tour ou faça uma reserva apenas dos ingressos online.

As visitas ao castelo só podem ser feitas nos tours guiados. Seu ingresso é válido para uma visita em um horário específico. No caso de chegada tardia, a participação no passeio não é mais possível. Chegue com antecedência pois o caminho para o castelo é um pouco longo, e pode ser necessário um tempo adicional para verificações de segurança.

Os visitantes que falam alemão e inglês são guiados pela equipe do Departamento do Palácio da Baviera, para todos os outros visitantes são oferecidos audios-guias.

Estão disponíveis nos seguintes idiomas: japonês, francês, espanhol, italiano, tcheco, esloveno, russo, polonês, chinês (mandarim), português, húngaro , Grego, holandês, coreano, tailandês, árabe e hebraico.

Se tiver um pouco mais de tempo, aproveite para conhecer outras duas atrações de Füssen: o palácio de Hohenschwangau e o Museu dos Reis da Baviera.


O Tour guiado do Castelo Neuschwanstein

Todos os passeios duram aproximadamente 30 minutos.

Fique de olho no painel com os números e quando chegar próximo de sua hora de visita, posicione-se na frente do castelo para entrar com o seu grupo. Entre quando aparecer seu horário no painel e vá seguindo os grupos.

Observação: não é permitido fazer fotos do interior de nenhum dos castelos, por isso você não viu nenhuma foto aqui.

Serão vários degraus de escada subindo pela torre para alcançar as salas decoradas. No fim da visita você pode comprar no Castle Shop os souvenirs tradicionais e lembrancinhas, livros sobre o rei “Louco” Ludwig II, a família real, castelos, biografias e PostCards 🙂

Dica: Terminada a visita ao castelo, não deixe de ir a Marienbrück, a ponte de onde se tem as melhores vistas do castelo. São 10 minutinhos de caminhada, que valem a pena. As tão famosas fotos do Neuschwanstein como essa aqui abaixo são tiradas da ponte Marienbrücke, uma vista de deixar qualquer um sem fôlego.

Se tiver viajando com seu amor, aproveite e coloque um cadeadinho na ponte.

Para descer, eu recomendo pegar o ônibus que fica ali do ladinho da ponte, mas se tiver disposição, vá a pé apreciando a natureza.

Seguindo até o final da rua principal do vilarejo de Hohenschwangau, passando o castelo de mesmo nome, fica um lindo lago com vistas de tirar o fôlego dos Alpes austríacos. Do alto de Neuschwanstein é possível vê-lo, mas as vistas lá embaixo conseguem ser ainda mais bonitas.

Vale no final do dia, sentar num dos bancos na sua margem e conferir a chegada do final de tarde.

Existem diversas trilhas ao redor de ambos os castelos então quem quiser conhecer a região com calma e mais detalhadamente a natureza da região, vale passar pelo menos uma noite em Fussen e não ficar somente no bate e volta de Munique.


Preços do Castelo Neuschwanstein

Visualize outras combinações e preços atuais clicando aqui.

  • Castelo de Neuschwanstein – 13 Euros para adultos, 12 Euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, crianças até 18 anos não pagam.
  • King’s Ticket – Dois castelos (Hohenschwangau + Neuschwanstein) – 25 Euros para adultos, 23 Euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, crianças até 18 anos não pagam.

Horários da Bilheteria do Castelo Neuschwanstein

Vale reforçar que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas.

Então se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas depois, se encontrar. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

  • De abril a 15 de outubro: das 7h30 às 17h
  • De 16 de outubro a março: das 8h30 às 15h.

Horários de funcionamento do Castelo Neuschwanstein

  • De abril a 15 de outubro: das 9:00 às 18:00 de
  • 16 de outubro a março: das 10:00 às 16:00
  • Aberto todos os dias, exceto 1º de janeiro e 24, 25 e 31 de dezembro

Não há compra de tickets diretamente no castelo, portanto antes de subir, compre seu ticket no Ticket Center de Hohenschwangau. Dados atualizados aqui.


Como subir ao Castelo Neuschwanstein

ee34144783

Há 3 opções: a pé, de ônibus ou de charrete.

Minha sugestão é que paguem transporte pra subir e na descida façam à pé pra curtir o caminho.

A pé

Aí está uma opção que eu não recomendo, pois estando lá em cima você já vai andar bastante e subir muitas escadas. São mais ou menos 30 minutos de caminhada, sempre subindo. Se for no verão então, a subida é cruel. Mas se quiser e tiver disposição, é só seguir as placas.

Ônibus

Custava 1.80 euros para subir e 1 Euro para descer.

São mais 10 minutos de caminhada até a entrada no castelo, não recomendável para quem tem dificuldades de locomoção. Os ônibus não funcionam se estiver nevando ou com gelo na estrada.

Carruagem

Em frente ao Hotel Mueller, a subida de carruagem custa 6 Euros e 3 Euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Do ponto de parada há ainda uma pequena subida de uns 300 metros até o castelo. É melhor evitar essa se o seu tempo for curto, pois demora e na maioria das vezes há uma fila enorme.

Foi o meio que usamos, mas confesso que morro de pena dos cavalos, mas acabei me distraindo um pouco com a simpatia do cocheiro, que ficou tentando me ensinar a pronunciar corretamente Neuschwanstein da partida até lá em cima. Confesso que até hoje ainda é um desafio (rs).

Como Ir de Munique ao Castelo Neuschwanstein

O bate-volta desde Munique é tranquilo, muita gente costuma fazer, mas conte em perder o dia inteiro com isso. São duas horas de trem até Füssen, mais o ônibus até a bilheteria mais a subida até o castelo.

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Bayern Ticket, que custa 29 euros para até 5 pessoas viajando juntas (ou 20 euros para viajante solo).

De carro

De carro, dá 125 km, que o Via Michelin calcula serem percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

Para chegar ao vilarejo, coloque no Google Maps ou GPS, esse endereço marcado no link (Alpseestraße 27), que é onde você pode parar o carro pagando em média 5 euros. Não é possível subir até o castelo de carro, seu carro pode ser multado.

De Trem

São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau. Na estação de Munique ou online, compre um ticket no Bahn de München (Munique) para a estação de Füssen. Observem os horários, pois alguns são diretos e outros exigem troca de trem.

Use o Bayern Ticket, um passe para trens regionais e transporte público nas cidades da Bavária (isso inclui Munique, Fussen, por isso que vale tão a pena) por todo o dia.

O valor do Bayern Ticket é de 23 euros para 1 passageiro e adiciona-se 5 euros para cada pessoa do grupo adicionada, máximo de 5. Jovens com menos de 15 anos acompanhados de um adulto não pagam. De segunda a sexta, é valido das 9h da manhã até às 3h da madrugada do dia seguinte. Aos finais de semana vale das 0h até às 3h da manhã do dia seguinte.

Pra comprar online apenas o ticket normal, entre aqui.

O BayernTicket não vale a pena pela internet, porque a entrega é pelo correio. Então você pode passar no Reisezentrum da estação (que é onde ficam os guichês operados por gente) e pedir o seu BayernTicket para o dia tal (pode ser para o mesmo dia também). Vai custar 1 euro a mais do que nas máquinas. Ou caso prefira ou não tenha guichês humanos por perto, compre pelas máquinas seguindo esses passos:

  1. Selecione “All offers”.
  2. Selecione “Leisure and special offers.”
  3. Selecione “Bavaria Ticket, other Bavaria offers” e depois o tipo de passe que você quer: Bavaria-Ticket (grupo) ou Bavaria-Ticket Single (solo).
  4. Selecione o dia e aperte em “Next”.
  5. Veja se está tudo certo com os dados do passe e aperte em “Pay”.
  6. Então você insere o seu cartão de crédito no lugar apropriado e pronto.
  7. Escreva o nome de pelo menos um dos integrantes do grupo no cartão; é bom para o fiscal não encher o saco.

É bom lembrar que o seu Bayern Ticket será válido para o grupo inteiro até as 3 da manhã do dia seguinte — incluindo aí todo transporte público em Munique de que você venha a precisar (metrô/U-Bahn, trem/S-Bahn, bondes,ônibus).

No trem, procure no painel o número da plataforma do trem para Füssen. O trajeto inclui o trem até Fussen e de lá um ônibus até Hohenschwangau para ficar a poucos passos dos castelos.

Informações Úteis

Para mais informações sobre o castelo, visite o site oficial clicando aqui 🙂

Veja aqui também mais sobre a história do castelo e algumas curiosidades.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »