O que fazer no Porto Hoje – Eventos esse Mês

Porto paiinel carmo portugal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

O Porto é aquele tipo de lugar onde você consegue passar um ano inteiro, saindo todos os dias pra se divertir, sem gastar sequer 1€ com entradas em eventos. Se você quiser saber o que fazer no Porto, é possível conhecer um novo lugar por dia, ver uma exposição ou um show e não pagar nada por isso.

FEstas e eventos esse mês

O que acontece no Porto e redondezas nos próximos dias

Dias Fixos na semana

O que acontece no Porto em dias fixos da semana

Dias Fixos no mês

O que acontece no Porto em dias fixos da semana

Mês a Mês

O que acontece no Porto em cada mês

Eventos que acontecem anualmente no Porto

Dia de Reis

O Dia de Reis encerra as celebrações de Natal. A comida tradicional é o Bolo-rei. Dentro tem uma prenda e uma fava. Manda a tradição que aquele que encontrar a fava é coroado rei e torna-se responsável por fornecer o bolo do ano seguinte.

Queima das Fitas do Porto

A Queima das Fitas é um evento em que os principais protagonistas são os estudantes universitários. Durante uma semana no mês de Maio, o Porto é palco de concertos, serenatas, de um cortejo académico, ou seja, de diversas festividades que acabam por envolver toda a população. Esta é já mesmo considerada a segunda maior festa da cidade do Porto, a seguir à popular Festa de São João.

Festa do Senhor de Matosinhos

Esta festa é considerada um dos momentos mais altos das romarias não só do concelho, mas do país. A Festa do Senhor de Matosinhos é o evento indicado para quem procura viver a tradição religiosa do Porto e, mais propriamente, de Matosinhos. Durante três semanas há actividades lúdicas, culturais e desportivas e milhares de lâmpadas decoram a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, obra do arquitecto Nasoni.

Serralves em Festa

A Fundação de Serralves organiza 40 horas sem parar de espectáculos de dança, música, teatro  e exposições na sua propriedade. Neste evento participam artistas nacionais e internacionais, sendo o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa. Por aqui passam dezenas de milhares de visitantes de todas as idades.

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto acontece em Junho. É um evento enorme em torno dos livros com muitos peritos, autores, editores e livreiros. Antigamente tinha lugar no Pavilhão Rosa Mota no Palácio de Cristal mas agora ocorre na Baixa por ser mais central.

Festa de São João

Este é que é! Era isto que tanto esperava! É esta a única razão pela qual está a ler este guia. O Porto define-se pelo São João, uma noite de louca diversão. Passeie pelas ruas da cidade com uma cerveja numa mão e um martelo de plástico na outra e passe a noite a dar e levar marteladas enquanto durar a pontaria. São João é o santo padroeiro do Porto e a sua festa é uma altura de churrascadas e música nas ruas. A tradição de dar marteladas nas cabeças não tem limites e se se atrever até poderá martelar na cabeça de um polícia. Veja como o fazem os locais antes de experimentar. Tudo isto acontece na noite de 23 de Junho e culmina com um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício.

Regata dos Rabelos

Os Rabelos são barcos à vela de madeira que antigamente transportavam o vinho do Porto pelo Rio Douro abaixo. Todos os anos no final de Junho içam as velas de novo. Vários produtores de vinho patrocinam as competições com o nome dos seus vinhos pintado nas velas quadradas. A competição coincide com a Festa de São João.

NOS Primavera Sound

O NOS Primavera Sound é um festival de música que acontece, em Junho, no Parque da Cidade do Porto, o maior parque urbano do país, com 83 hectares. Por este festival, que dura três dias, já passaram vários artistas internacionais, como Caetano Veloso, Pixies, Interpol, Charles Bradley e The National.

São Pedro da Afurada

Esta festa acontece a 29 de Junho em honra a São Pedro, santo popular padroeiro dos pescadores. A festa na Afurada, em Vila Nova de Gaia, é muito movimentada, com fogo-de-artifício, arruadas, procissões e animação própria destas festas.

Grande Prémio do Porto

Esta corrida de rua de fórmula 1 é uma excelente altura para ver carros a passar acelerados junto ao Castelo do Queijo e o Parque da Cidade. Os condutores fazem o histórico circuito da Boavista em carros clássicos (circa 1960). Os veículos entram na competição em diferentes classes. O evento é semi-anual, pois ocorreram corridas em 1960, 2005, 2007, 2009 e 2013.

Meia Maratona do Porto

As maratonas acontecem em Outubro com a participação de muitos corredores nacionais e internacionais. Se acha que aguenta correr 42km em 6 horas dê corda às sapatilhas para dar uma extenuante volta à cidade.

Festival da Francesinha

Com o intuito de homenagear um dos ícones da cidade em termos de gastronomia, foi criado o Festival da Francesinha. Neste evento vários restaurantes juntam-se e dão a conhecer a forma como reinventam e apresentam esta iguaria do Porto.

Maratona do Porto

A Maratona do Porto acontece no mês de Novembro, com partida e chegada no Parque da Cidade do Porto. Nesta prova participam milhares de pessoas de vários pontos do mundo, sendo conhecida nacional e internacionalmente.

Feira do Artesanato do Porto

Esta feira de artesanato de Inverno mostra trabalhos de artesãos de todo o Portugal e alguns objectos estrangeiros. Acontece em meados de Dezembro com mais de uma centena de diferentes artistas a mostrar as suas criações.

Natal

Se visitar o Porto na altura do Natal verá que a cidade se transforma, ganhando mais cor, mais luz (com as iluminações de Natal) e mais animação de rua, com as tradicionais feiras e mercados de Natal. Nesta época, há monumentos do Centro Histórico do Porto que recebem decoração natalícia específica, como a Torre dos Clérigos e a Câmara Municipal do Porto.

Corrida de São Silvestre

Nos últimos dias de Dezembro, quase a mudar de ano, organiza-se no Porto a Corrida de São Silvestre que, todos os anos, acolhe milhares de participantes. A partida e a chegada é na Avenida dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto.

Passagem de Ano

Uma noite diferente é o que o espera se festejar a passagem de ano no Porto. O auge das comemorações acontece à entrada do ano novo, onde pode assistir, junto com milhares de pessoas, ao tradicional fogo-de-artifício na baixa do Porto.

Sabe de algum evento que não esteja aparecendo aqui? Me fala nos comentários ou envia pra [email protected]

Planeje sua viagem conosco

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “O que fazer no Porto Hoje – Eventos esse Mês”

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email