O que fazer no Porto Hoje – Eventos esse Mês

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
O que fazer no Porto Hoje – Eventos esse Mês

O Porto é aquele tipo de lugar onde você consegue passar um ano inteiro, saindo todos os dias pra se divertir, sem gastar sequer 1€ com entradas em eventos. Se você quiser saber o que fazer no Porto, é possível conhecer um novo lugar por dia, ver uma exposição ou um show e não pagar nada por isso.

Salve este Pin pra ver depois!

FEstas e eventos esse mês

O que acontece no Porto e redondezas nos próximos dias

Dias Fixos na semana

O que acontece no Porto em dias fixos da semana

Dias Fixos no mês

O que acontece no Porto em dias fixos da semana

Mês a Mês

O que acontece no Porto em cada mês

Eventos que acontecem anualmente no Porto

Dia de Reis

O Dia de Reis encerra as celebrações de Natal. A comida tradicional é o Bolo-rei. Dentro tem uma prenda e uma fava. Manda a tradição que aquele que encontrar a fava é coroado rei e torna-se responsável por fornecer o bolo do ano seguinte.

Queima das Fitas do Porto

A Queima das Fitas é um evento em que os principais protagonistas são os estudantes universitários. Durante uma semana no mês de Maio, o Porto é palco de concertos, serenatas, de um cortejo académico, ou seja, de diversas festividades que acabam por envolver toda a população. Esta é já mesmo considerada a segunda maior festa da cidade do Porto, a seguir à popular Festa de São João.

Festa do Senhor de Matosinhos

Esta festa é considerada um dos momentos mais altos das romarias não só do concelho, mas do país. A Festa do Senhor de Matosinhos é o evento indicado para quem procura viver a tradição religiosa do Porto e, mais propriamente, de Matosinhos. Durante três semanas há actividades lúdicas, culturais e desportivas e milhares de lâmpadas decoram a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, obra do arquitecto Nasoni.

Serralves em Festa

A Fundação de Serralves organiza 40 horas sem parar de espectáculos de dança, música, teatro  e exposições na sua propriedade. Neste evento participam artistas nacionais e internacionais, sendo o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa. Por aqui passam dezenas de milhares de visitantes de todas as idades.

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto acontece em Junho. É um evento enorme em torno dos livros com muitos peritos, autores, editores e livreiros. Antigamente tinha lugar no Pavilhão Rosa Mota no Palácio de Cristal mas agora ocorre na Baixa por ser mais central.

Festa de São João

Este é que é! Era isto que tanto esperava! É esta a única razão pela qual está a ler este guia. O Porto define-se pelo São João, uma noite de louca diversão. Passeie pelas ruas da cidade com uma cerveja numa mão e um martelo de plástico na outra e passe a noite a dar e levar marteladas enquanto durar a pontaria. São João é o santo padroeiro do Porto e a sua festa é uma altura de churrascadas e música nas ruas. A tradição de dar marteladas nas cabeças não tem limites e se se atrever até poderá martelar na cabeça de um polícia. Veja como o fazem os locais antes de experimentar. Tudo isto acontece na noite de 23 de Junho e culmina com um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício.

Regata dos Rabelos

Os Rabelos são barcos à vela de madeira que antigamente transportavam o vinho do Porto pelo Rio Douro abaixo. Todos os anos no final de Junho içam as velas de novo. Vários produtores de vinho patrocinam as competições com o nome dos seus vinhos pintado nas velas quadradas. A competição coincide com a Festa de São João.

NOS Primavera Sound

O NOS Primavera Sound é um festival de música que acontece, em Junho, no Parque da Cidade do Porto, o maior parque urbano do país, com 83 hectares. Por este festival, que dura três dias, já passaram vários artistas internacionais, como Caetano Veloso, Pixies, Interpol, Charles Bradley e The National.

São Pedro da Afurada

Esta festa acontece a 29 de Junho em honra a São Pedro, santo popular padroeiro dos pescadores. A festa na Afurada, em Vila Nova de Gaia, é muito movimentada, com fogo-de-artifício, arruadas, procissões e animação própria destas festas.

Grande Prémio do Porto

Esta corrida de rua de fórmula 1 é uma excelente altura para ver carros a passar acelerados junto ao Castelo do Queijo e o Parque da Cidade. Os condutores fazem o histórico circuito da Boavista em carros clássicos (circa 1960). Os veículos entram na competição em diferentes classes. O evento é semi-anual, pois ocorreram corridas em 1960, 2005, 2007, 2009 e 2013.

Meia Maratona do Porto

As maratonas acontecem em Outubro com a participação de muitos corredores nacionais e internacionais. Se acha que aguenta correr 42km em 6 horas dê corda às sapatilhas para dar uma extenuante volta à cidade.

Festival da Francesinha

Com o intuito de homenagear um dos ícones da cidade em termos de gastronomia, foi criado o Festival da Francesinha. Neste evento vários restaurantes juntam-se e dão a conhecer a forma como reinventam e apresentam esta iguaria do Porto.

Maratona do Porto

A Maratona do Porto acontece no mês de Novembro, com partida e chegada no Parque da Cidade do Porto. Nesta prova participam milhares de pessoas de vários pontos do mundo, sendo conhecida nacional e internacionalmente.

Feira do Artesanato do Porto

Esta feira de artesanato de Inverno mostra trabalhos de artesãos de todo o Portugal e alguns objectos estrangeiros. Acontece em meados de Dezembro com mais de uma centena de diferentes artistas a mostrar as suas criações.

Natal

Se visitar o Porto na altura do Natal verá que a cidade se transforma, ganhando mais cor, mais luz (com as iluminações de Natal) e mais animação de rua, com as tradicionais feiras e mercados de Natal. Nesta época, há monumentos do Centro Histórico do Porto que recebem decoração natalícia específica, como a Torre dos Clérigos e a Câmara Municipal do Porto.

Corrida de São Silvestre

Nos últimos dias de Dezembro, quase a mudar de ano, organiza-se no Porto a Corrida de São Silvestre que, todos os anos, acolhe milhares de participantes. A partida e a chegada é na Avenida dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto.

Passagem de Ano

Uma noite diferente é o que o espera se festejar a passagem de ano no Porto. O auge das comemorações acontece à entrada do ano novo, onde pode assistir, junto com milhares de pessoas, ao tradicional fogo-de-artifício na baixa do Porto.

Sabe de algum evento que não esteja aparecendo aqui? Me fala nos comentários ou envia pra [email protected]

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Autor desse artigo:

1 comentário em “O que fazer no Porto Hoje – Eventos esse Mês”

Deixe um comentário

Translate »