O que fazer no Porto – Eventos esse Mês

O que fazer no Porto – Eventos esse Mês

Antes de tudo, salve esse post nos teus atalhos do telemóvel ou do computador. Vou atualizar sempre com os próximos eventos, então quando estiver sem idéia do que fazer, cola aqui. Sabe de algum evento que não esteja aqui? Me fala nos comentários ou envia pra [email protected]

O Porto é aquele tipo de lugar onde você consegue passar um ano inteiro, saindo todos os dias pra se divertir, sem gastar sequer 1€ com entradas em eventos. Se você quiser saber o que fazer no Porto, é possível conhecer um novo lugar por dia, ver uma exposição ou um show e não pagar nada por isso.

Sempre fizemos a nossa lista de o que fazer no Porto e decidimos dividir com vocês, pra oferecer-vos também opções de lazer gratuitas (ou quase), e idéias pra tirá-los de casa.

O Porto é lindo e um dia sequer que esteja aqui sem aproveitá-lo, é um desperdício. Essa lista será atualizada com freqüência e espero que te ajude. Se você gostar, compartilha com mais gente, assim a gente incentiva que mais eventos como esses aconteçam, e me incentiva a continuar alimentando essa pesquisa pública, porque dá um trabalhão! Rsrs

- Dias Fixos -

O que acontece no Porto em dias fixos da semana

  • Todo dia
  • Todo Domingo
  • Toda Segunda
  • Toda Quinta

Todo Dia - O que acontece todo dia no Porto

Órgão nos Clérigos - Todo dia ao meio dia tem concerto de órgão na Igreja dos Clérigos, é só chegar, tomar um lugar e ouvir 🙂

Jardins da cidade - Sem ideia do que fazer? Os jardins estão sempre disponíveis. Leve sua garrafa de vinho, uns copos de casa e assista a um pôr do sol no Jardim do Morro, Palácio de Cristal, ou no Jardim das Virtudes. Esses são nossos preferidos, mas há muitos outros mais.

Centro Interpretativo do Património da Afurada – É gratuito e funciona de Segunda a Domingo, de 10h às 12:30 e de 13:30 às 18h. Na Afurada, é possível visitar esse centro que fica onde funcionavam os armazéns de peixe. Foi criado pra preservar e relembrar tradições da freguesia e da sua população, visto que algumas já estavam se perdendo ao longo dos anos. Lá você vai conhecer a história das mulheres da Afurada, ver barcos de pesca de madeira em miniatura, ver como se faz a manutenção das redes, e outras informações sobre a vila.

TODO DOMINGO - O QUE FAZER NO PORTO

Museu Nacional Soares dos Reis – É grátis todos os domingos e feriados até as 14h. Um dos mais completos e o mais antigo de Portugal, fundado em 1833 na Guerra Civil, para abrigar os bens confiscados para os antigos mosteiros e conventos do Porto. Tem um jardim de camélia e o antigo velódromo Rainha D. Amélia nos fundos.

Museu Militar do Porto – possui uma coleção de miniaturas de soldados, coleções dedicadas a história militar portuguesa, um pavilhão de armas, e vários outros itens de guerra. É grátis todos os domingos de manhã de 10h à 12:30.

TODA SEGUNDA - O QUE FAZER NO PORTO

Feira de Espinho - Em Espinho, distrito do Porto, acontece a maior feira semanal da Península Ibérica todas as Segundas-Feiras, durante todo o ano (com exceção dos feriados) das 7 às 19 horas. É este tipo de lugares que nos põe em contato direto com os locais. Leve dinheiro, pois a maioria não aceita cartão e os caixas próximos ficam esgotados de tanta gente a levantar dinheiro. Como Chegar: Saindo de Campanhã, pegue o comboio da Linha de Aveiro e saia em Espinho, na décima parada. Ande 750m à pé até a Rua 24 e você já estará na feira.

TODA QUINTA - O QUE FAZER NO PORTO

Show de Jazz no restaurante do Mercado Hard Club: Em parceria com a Escola Ssuperior de Música e Artes do Espetaculo (ESMAE). Toda semana diferentes alunos se apresentam para o público presente. É possível jantar no local ou pedir apenas umas bebidas.

  • 1ª Sábado
  • 1º Domingo
  • 2º Domingo
  • 3º Domingo
  • 1ª Quinta

TODo 1ª SÁBADO DO MÊS - O QUE FAZER NO PORTO

Sábados no Parque - As atividades não ocorrem se chover

| 10:00h - Anilhagem de Aves Selvagens (1º e 3º sábado do mês

| 22:00h - 23:30h - Observações astronómicas (1º sábado de cada mês)

Todos os primeiros sábados de cada mês, com exceção de agosto, os visitantes são convidados a participar num programa especial que consiste em ateliers, conversas e visitas guiadas ao percurso de descoberta da natureza do Parque. É a oportunidade ideal para colocar todas as perguntas que quiser. Quem desejar pode assistir à atividade de Anilhagem de Aves Selvagens que ocorre duas vezes por mês no Parque.

  • Local: Parque Biológico de Gaia  4430-681 Avintes  
  • Telefone: 22 787 81 20  
  • E-mail: [email protected]   

TODO 1º DOMINGO - O QUE FAZER NO PORTO

Museus grátis para residentes: Entre eles a Casa de Serralves.

Domingos em FormaRealiza-se duas vezes por mês. As manhãs têm início com um aquecimento e alongamentos no Pavilhão Municipal do Lagarteiro, seguidos de caminhadas e exercício físico ao ar livre, pelo Parque Oriental da Cidade do Porto. Todas as atividades serão planeadas e orientadas por profissionais de educação física. Nos dias das sessões, a PortoLazer disponibiliza transporte gratuito de autocarro entre a Estação Ferroviária de Campanhã e o local, nos seguintes horários: Estação-Pavilhão: 09h20 e 09h50; Pavilhão-Estação: 11h00.

  • Quando: Realiza-se duas vezes por mês, sempre no primeiro e no terceiro domingos de cada mês, entre as 10 e as 11 horas.
  • OndePavilhão Municipal do Lagarteiro e Parque Oriental da Cidade do Porto
  • Quanto: A participação é sempre gratuita e não é necessário efetuar inscrição. Aos interessados basta comparecer no pavilhão com roupa e calçado confortável.

TODO 2º DOMINGO - O QUE FAZER NO PORTO

Galeria da Biodiversidade – Grátis todo segundo domingo, das 10h às 13h. Os miúdos costumam adorar. Tem o esqueleto de uma baleia azul já na entrada que apareceu na costa de Leça da Palmeira. Nas salas há vários exercícios interativos que passam pela física, química e história.

TODO 3º DOMINGO - O QUE FAZER NO PORTO

Domingos em FormaRealiza-se duas vezes por mês. As manhãs têm início com um aquecimento e alongamentos no Pavilhão Municipal do Lagarteiro, seguidos de caminhadas e exercício físico ao ar livre, pelo Parque Oriental da Cidade do Porto. Todas as atividades serão planeadas e orientadas por profissionais de educação física. Nos dias das sessões, a PortoLazer disponibiliza transporte gratuito de autocarro entre a Estação Ferroviária de Campanhã e o local, nos seguintes horários: Estação-Pavilhão: 09h20 e 09h50; Pavilhão-Estação: 11h00.

  • Quando: Realiza-se duas vezes por mês, sempre no primeiro e no terceiro domingos de cada mês, entre as 10 e as 11 horas.
  • OndePavilhão Municipal do Lagarteiro e Parque Oriental da Cidade do Porto
  • Quanto: A participação é sempre gratuita e não é necessário efetuar inscrição. Aos interessados basta comparecer no pavilhão com roupa e calçado confortável.

TODA 1ª QUINTA-FEIRA DO MÊS - O QUE FAZER NO PORTO

Selina - Há fado grátis em um dos jardins mais lindos do Porto. Costuma começar àsa 22h, mas se quer sentar perto, chegue antes. Costuma acontecer dentro da sala ao lado dos banheiros, e não na zona aberta.

- Novembro -

O que acontece no Porto esse mês

Esse mês inteiro no Porto

Estar Vivo é o Contrário de Estar Morto: A Galeria Municipal do Porto inaugura a 5 de outubro a exposição “Estar Vivo é o Contrário de Estar Morto”. A exposição reúne um conjunto de obras performativas, pictóricas e fílmicas que propõem uma reflexão sobre a relação do ser humano com o meio natural e um questionamento sobre o estado de vulnerabilidade de todos os seres vivos no contexto de diversas dinâmicas contemporâneas. Entre “o absurdo e o comum, o verosímil e o inverosímil”, a exposição aborda estas problemáticas através de um conjunto diverso de práticas artísticas.
O projeto expositivo especula sobre as barreiras da relação entre o humano e o não-humano, nomeadamente através de “processos de reinterpretação de subjetividades e de reconfiguração do direito à existência”.

  • Quando: De 5 de outubro a 17 de novembro
    • De terça-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas
    • Domingo entre as 14 e as 16 horas.
  • Onde: Galeria Municipal do Porto
  • Quanto: Entrada Livre

A exposição fotográfica “Porto Sentido”, que tem como protagonistas moradores de bairros municipais do Porto, estará patente até ao final do ano no Gabinete do Inquilino Municipal, situado nas instalações da Domus Social, na Rua Monte dos Burgos. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8,30 e as 17,30 horas.

  • Horário: Das 08:30h até 17:30h
  • Local: Domus Social, Rua Monte dos Burgos

“Millennials – Design do Novo Milénio” é o nome da exposição da Porto Design Biennale que se vai instalar, em meados de setembro e durante dois meses, na Galeria Municipal. Faz parte do vasto programa da PDB’ 2019, iniciativa que vai decorrer nas cidades do Porto e Matosinhos.

A exposição incide sobre projetos e processos de trabalho dos designers millennials (nascidos entre a década de 1980 e a década de 1990), refletindo sobre o que pode caracterizar e diferenciar uma geração de designers que é formada e se integra no mercado de trabalho em circunstâncias profundamente novas.
 
Com curadoria de José Bártolo, que assume ainda a função de curador-geral da Porto Design Biennale, a exposição “Millennials ? Design do Novo Milénio” fica na Galeria Municipal do Porto de 19 de setembro até 17 de novembro. 

O Porto recebe a exposição “Um século e tanto: 130 anos da National Geographic”, a partir de 18 de outubro. A mostra inédita em Portugal que celebra mais de um século de história de uma das mais icónicas organizações do mundo.

A exposição, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), inclui um extenso leque de fotografias, mapas, vídeos e outros objetos da história da National Geographic Society (NGS), bem como da exploração portuguesa, que dão a conhecer a importância da investigação e exploração nas diversas áreas da ciência e tecnologia.
 
Organizada em nove secções, ao longo das quais os visitantes podem conhecer melhor os primeiros anos da NGS, o seu presente e futuro e a sua missão, a exposição dá a descobrir a extraordinária história da instituição também através do que é a sua imagem de marca – a imagem. Neste caso, trata-se de uma seleção de imagens e também de objetos do seu museu em Washington D.C., a que se juntam 200 capas das edições internacional e nacional da revista, ilustrando momentos emblemáticos dos séculos XIX, XX e XXI.
 
“Um século e tanto: 130 anos da National Geographic” debruça-se também sobre o passado e o presente da exploração e investigação nacionais, mostrando fotografias, ilustrações, mapas e objetos das coleções do MHNC-UP e de entidades parceiras, como a Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu de Marinha e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa, que expressam como a nossa curiosidade nos tem levado a embarcar em grandes aventuras.
 
Em destaque, estão o “Padrão de Santo Agostinho”, colocado por Diogo Cão em 1483 no Cabo de Santo Agostinho (atualmente Cabo de Santa Maria), a sul de Benguela (Angola), aguarelas e ilustrações representativas da desafiante expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira ao sertão brasileiro, realizada entre 1785 e 1794, instrumentos utilizados durante a expedição científica conduzida por Hermenegildo Brito Capelo e Roberto Ivens ao interior de África em 1877, cadernos de campo, imagens, relatórios e espécimes de herbário relativos à expedição científica à Serra da Estrela, realizada em 1881, e ainda exemplares de mamíferos, répteis e aves recolhidos por Francisco Newton durante a sua expedição zoológica a Angola entre 1903 e 1905.
 
A exploração portuguesa que se realiza nos dias de hoje estará também representada, nomeadamente através das histórias protagonizadas por três bolseiros National Geographic portugueses que estão a desenvolver projetos-chave em áreas tão diversas como a arqueologia, ecologia e conservação da natureza.
 
  • Até quando: Até 19 de julho de 2020 
  • Onde: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (edifício da Reitoria)
  • Quando: De terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.
  • Bilhetes: adulto – €9, reduzido (crianças com mais de 5 anos, estudantes, seniores com mais de 65 anos) – €4, familiar – €23

“harder . better . faster . stronger” é um título que, ao contrário do cliché fotográfico, condensa em si mil imagens. Não é um lema ou, sequer, uma obrigatoriedade mas é uma constatação sobre a vida ou, melhor, sobre o que a Ginástica nos ensina sobre a vida e que, nestas “mil imagens”, o Luis Mateus tão brilhante e maravilhosamente captou. Estas fotografias são a essência da vida. E são, por isso, a essência da Ginástica.

É a primeira vez que estas fotografias estão reunidas numa exposição. Estas imagens resultam de uma seleção entre vários trabalhos de Alexey Belyanchev, um conhecido fotojornalista moscovita. O autor teve oportunidade de se encontrar com líderes de diversos países, estrelas mundiais dos negócios, da cultura e do desporto. Trabalhou em zonas de conflito militares tais como Palestina, Jugoslávia, Kosovo, Chechénia. Fez parte do pool de imprensa do primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin. Foi testemunha do encontro histórico entre o Papa Francisco e o Patriarca da Rússia, Kyrill. (…)

 

Uma exposição de homenagem pelo seu centenário (1919-2019), que pretende apresentar objetos, cartazes históricos e contemporâneos, através de obras e atores significantes. Simultaneamente pretende estabelecer uma reflexão sobre a linguagem identitária que marcou o design na escola alemã Bauhaus (1919-1933), através de um olhar crítico sobre a sua dimensão no contexto atual. Uma narrativa que associa objetos históricos e contemporâneos, através de soluções inovadoras para a construção do Design no novo milénio.

Cada dia

Souto de Moura: Memória, Projetos e Obras

É o nome da exposição que foi inaugurada ao final do dia de ontem na Casa da Arquitectura e que tem um programa de acesso gratuito neste primeiro fim de semana. Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, esta é uma exposição que apresenta um olhar transversal sobre 40 anos de produção arquitetónica a partir do acervo depositado por Souto de Moura na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. A inauguração reuniu uma série de personalidades, mas a Casa da Artquitectura preparou um programa de acesso gratuito neste fim de semana, que inclui música, visitas guiadas, debates, lançamento de livros e atividades do serviço educativo. “Souto de Moura: Memória, Projetos e Obras” está dividida em dois espaços: na Nave, onde estão 34 projetos já finalizados, e na Galeria da Casa, um ambiente que visa reproduzir “a atmosfera do escritório do arquiteto” e onde estão seis projetos em curso. Conferências, debates, concertos e visitas guiadas integram o programa da exposição, que fica patente até setembro do próximo ano e é visitável de terça a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas e aos sábados, domingos e feriados entre as 10 e as 19 horas.

Domingos em Forma

O próximo domingo, dia 17 de novembro, é o terceiro do mês, por isso, há exercícios físicos no Pavilhão do Lagarteiro. Caso o clima o permita, e como é habitual, à atividade em interior segue-se uma caminhada e mais exercícios pelo Parque Oriental do Porto, espaço que foi recentemente renovado e viu duplicada a sua extensão. Duas vezes por mês, o Domingos em Forma junta um grupo entusiasmado e heterogéneo. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição, basta comparecer com roupa e calçado confortável.

Há transporte gratuito de autocarro entre a Estação Ferroviária de Porto-Campanhã e o local:
• Estação-Pavilhão: 09h20 e 09h50;
• Pavilhão-Estação: 11h00.
Todas as atividades do Domingos em Forma são planeadas e orientadas por profissionais de educação física.

Corrida da Pantera

Conversas sob as Estrelas em Sítios Improváveis com Joel Cleto

O ciclo Conversa sob as Estrelas procura dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.

  • Os primórdios de Siza Vieira: 17 Novembro | 18h | Sea Porto Hotel em Matosinhos
  • Nos 190 anos da execução de Bernardo Brito e Cunha e dos “Mártires da Liberdade”: 24 Novembro | 21h30 | Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos

50 anos | Missões Tripuladas à Lua [ciclo]

50 anos depois da Humanidade ter saído do seu berço, ainda faltarão alguns para que volte a aventurar-se por outras paragens. A celebração do cinquentenário da chegada da Humanidade ao mais próximo astro do nosso Sistema Solar, levanta-nos ainda muitas questões sobre as nossas aspirações, sonhos e o modo como olhamos para nós e para o nosso planeta, simultaneamente, berço e casa.

Para assinalar a data, da primeira e das restantes missões tripuladas à Lua, criou-se um programa “comum” entre a U. Porto, a Casa Comum, o Planetário do Porto, o IA e a Humanidade, contemplando:
1. um ciclo de sete sessões, com datas a coincidirem exatamente 50 anos após as datas das seis missões com alunagens concretizadas
2. um modelo tridimensional da Lua (com 2,8 m de diâmetro) suspensa na entrada principal do edifício da Reitoria.

Mais informação: http://planetario.up.pt/50AnosApollo
Consultar programa www.planetario.up.pt/50AnosApollo11
ENTRADA GRATUITA

Um Objeto e seus Discursos por Semana: Com uma abordagem descontraída, embora rigorosa, o calendário começa no renovado Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e, até 14 de dezembro, percorrerá exclusivamente museus. Núcleos e coleções de arte e ciência, mais ou menos conhecidos, formulam assim convite à redescoberta dos seus segredos, ao debate de objetos museológicos e simultaneamente ideias, valores e sabores, cruzando convidados dos quadrantes sociais e dos saberes mais diversos – da engenharia à fotografia, passando pela escultura, pela saúde ou pela fé.

  • Horário: Das 18:00h até 19:00h
  • Local: Porto

Conversas sob as Estrelas em Sítios Improváveis com Joel Cleto

O ciclo Conversa sob as Estrelas procura dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.

  • Nos 190 anos da execução de Bernardo Brito e Cunha e dos “Mártires da Liberdade”: 24 Novembro | 21h30 | Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos

Um Objeto e seus Discursos por Semana: Com uma abordagem descontraída, embora rigorosa, o calendário começa no renovado Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e, até 14 de dezembro, percorrerá exclusivamente museus. Núcleos e coleções de arte e ciência, mais ou menos conhecidos, formulam assim convite à redescoberta dos seus segredos, ao debate de objetos museológicos e simultaneamente ideias, valores e sabores, cruzando convidados dos quadrantes sociais e dos saberes mais diversos – da engenharia à fotografia, passando pela escultura, pela saúde ou pela fé.

  • Horário: Das 18:00h até 19:00h
  • Local: Porto

- dezembro -

O que acontece no Porto esse mês

Esse mês inteiro no Porto

Esta feira de artesanato de Inverno mostra trabalhos de artesãos de todo o Portugal e alguns objectos estrangeiros. Acontece em meados de Dezembro com mais de uma centena de diferentes artistas a mostrar as suas criações.

Se visitar o Porto na altura do Natal verá que a cidade se transforma, ganhando mais cor, mais luz (com as iluminações de Natal) e mais animação de rua, com as tradicionais feiras e mercados de Natal. Nesta época, há monumentos do Centro Histórico do Porto que recebem decoração natalícia específica, como a Torre dos Clérigos e a Câmara Municipal do Porto.

Nos últimos dias de Dezembro, quase a mudar de ano, organiza-se no Porto a Corrida de São Silvestre que, todos os anos, acolhe milhares de participantes. A partida e a chegada é na Avenida dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto.

Cada dia

Harlem Gospel Choir – Porto: O Harlem Gospel Choir, talvez o mais famoso grupo de gospel do mundo neste momento. Este ano, o grupo homenageia um dos mais geniais artistas dos nossos tempos – Prince! Este grupo, que já cantou ao lado de ou para gente tão importante como Nelson Mandela, o papa João Paulo II, Paul McCartney, Diana Ross, U2 ou Gorillaz, entre tantos outros, tem quase três décadas de história, percurso relevante que lhes permitiu colecionar muitos sucessos que agora se traduzem num envolvente espetáculo, capaz de elevar os espíritos e de inundar de paz qualquer plateia.

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 06/12 | 21h30 | Mira Forum : Luis Lapa & Pé de Cabra (PT) – 
– 07/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz : Trio João (PT) 
– 07/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz : Puzzle (PT) 
– 08/12 | 22h30 | Sala Porta-Jazz : Hot Five Downtown North Camels Large Ensemble (PT) 
– 09/12 | 22h30 |  Embaixada do Porto: WIZ (PT, FR, ES) 
– 10/12 | 22h30 | Café Concerto da ESMAE : Filipe Teixeira Trio “Tao” (PT) 
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)
 

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 07/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz : Trio João (PT) 
– 07/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz : Puzzle (PT) 
– 08/12 | 22h30 | Sala Porta-Jazz : Hot Five Downtown North Camels Large Ensemble (PT) 
– 09/12 | 22h30 |  Embaixada do Porto: WIZ (PT, FR, ES) 
– 10/12 | 22h30 | Café Concerto da ESMAE : Filipe Teixeira Trio “Tao” (PT) 
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)
 

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 08/12 | 22h30 | Sala Porta-Jazz : Hot Five Downtown North Camels Large Ensemble (PT) 
– 09/12 | 22h30 |  Embaixada do Porto: WIZ (PT, FR, ES) 
– 10/12 | 22h30 | Café Concerto da ESMAE : Filipe Teixeira Trio “Tao” (PT) 
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)
 

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 09/12 | 22h30 |  Embaixada do Porto: WIZ (PT, FR, ES) 
– 10/12 | 22h30 | Café Concerto da ESMAE : Filipe Teixeira Trio “Tao” (PT) 
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)
 

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 10/12 | 22h30 | Café Concerto da ESMAE : Filipe Teixeira Trio “Tao” (PT) 
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 11/12 | 22h30 | Ferro Bar – Sexteto Mário Santos “bloco A6” (PT, ES) 
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Mais Perto das Estrelas

“Mais perto das Estrelas” é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
Às 21h00 o público é convidado a assistir a uma breve demonstração no interior da cúpula do Planetário digital, onde poderão ver o céu da própria noite. No final da demonstração, se as condições meteorológicas o permitirem, o público deslocar-se-á para o exterior do edifício, onde terá lugar uma observação astronómica com telescópio.

A atividade é sempre acompanhada e comentada por especialistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), que mostram o céu dentro e fora da cúpula, comentam as mais recentes descobertas na área da Astronomia e respondem às perguntas dos participantes.
O “Mais Perto das Estrelas” é um evento gratuito, de inscrição obrigatória, mas limitado aos lugares disponíveis.
Só se realiza se as condições meteorológicas o permitirem.

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 12/12 | 22h30 | Hot Five Uptown – Galip “Cale” (PT,ES) 
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 13/12 | 22h30 | Passos Manuel – Curadoria do Katowice JazzArt Festival Aladdin Killers (PL)
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 14/12 | 19h00 | Sala Porta-Jazz – Paula Sousa (PT) 
– 14/12 | 22h00 | Sala Porta-Jazz – Ohad Talmor Trio (USA) 
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Ciclo Clubedo

De 6 a 15 de dezembro, a associação Porta-Jazz apresenta o ciclo Clubedo, em vários locais da cidade.

A juntar aos concertos de sábado na sua sede, a associação Porta-Jazz promove entre 6 e 15 de dezembro o Clubedo, um ciclo de concertos em várias salas icónicas da cidade. Apresentado como uma “romaria jazz”, o evento reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais num mesmo contexto. 

A mostra convida o público à descoberta do jazz e dos espaços portuenses em que este género musical habita, num percurso estendido ao longo de dez dias. O programa inclui doze concertos,  um lançamento de um novo álbum, colaborações inéditas e regressos aguardados, e ainda um encontro de escolas e uma oficina. 

O Clubedo inicia o caminho rumo ao principal eventual anual da associação, o Festival Porta-Jazz, que tem a sua décima edição apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Municipal do Porto.
 
PROGRAMA
– 15/12 | Sala Porta-Jazz – Encontro de Escolas (oficina e concerto)

Passagem de Ano: No Porto está já tudo preparado para a chegada do novo ano. Miguel Araújo e Tiago Nacarato são os nomes confirmados para a Passagem de Ano 2019/2020. A Avenida dos Aliados será, como habitualmente, o palco de todas as celebrações, numa festa que volta a combinar música, fogo de artifício e muita animação até de madrugada.

O primeiro a pisar o palco será o portuense Tiago Nacarato, a partir das 22,30 horas, em estreia a solo na maior “sala” da cidade. Após o tradicional espetáculo piromusical, lançado a partir do edifício da Câmara Municipal do Porto, à meia-noite em ponto, será a vez de Miguel Araújo sair à avenida para o primeiro grande concerto de 2020. A festa prosseguirá depois, madrugada dentro, com a dupla Radiola, que junta os DJ Gonçalo Mendonça e Francisco Aires Pereira, dois dos maiores dinamizadores da “movida” da cidade.

Recorde-se que, há um ano, a Avenida dos Aliados registou a sua maior enchente de sempre, juntando mais de 200 mil pessoas na maior de Passagem de Ano do país.

🎉 PROGRAMA 🎉

  • 22h30 – Concerto de Tiago Nacarato
  • 23h55 – Contagem decrescente
  • 00h00 – Espetáculo de fogo de artifício
  • 00h20 – Concerto de Miguel Araújo
  • 02h00 – DJ set de Radiola

Deixe um comentário


Me ajuda a manter o blog atualizado e gratuito? :)

Reserve seus serviços como hotéis, carros e seguros pelos links e banners do Blog. Assim você nos ajuda com uma pequena comissão para manutenção do Blog e não paga NADA a mais por isso!


Use Cupons de Desconto

Uma seleção de cupons de desconto que vão te ajudar a economizar na sua viagem. Clica aqui pra conferir!

Contrate seu Seguro

Com a melhor cobertura pelo melhor preço. Além de obrigatório pra muitos lugares, viajar tranquilo transforma a sua viagem. Clique aqui e simule com desconto.

Reserve um Hotel

Com o maior site de reservas do mundo, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Clique aqui e veja as promoções

Alugue um carro

Tenha liberdade e flexibilidade a preços que vão te surpreender. Clica aqui pra conferir com os melhores comparadores do mercado: RentalCars, RentCars ou Discover Car Hire!