O que fazer em Valença, Portugal

Veja o índice desse artigo

O que fazer em Valença, Portugal

Valença é uma cidade super fofa, e seu ponto de interesse mais famoso é a sua Fortaleza, mas a cidade toda tem vários cantinhos que valem ser explorados com calma, o programa ideal pra quem busca um dia de paz e fuga da cidade.

Vou começar com uma curiosidade pra te instigar a conhecer mais Valença!

Foi lá que nasceu São Teotónio, o primeiro santo português, hoje padroeiro da Cidade, ele foi um dos principais aliados do então jovem Dom Afonso Henriques na altura em que este proclamou a independência de Portugal.

Mais uma curiosidade: o seu nome original era Contrasta até ao século XV, e só passou a ser Valença na segunda metade da centúria de Quatrocentos, por ordem de D. Afonso V.

O que vistar e conhecer em Valença:

  • Fortaleza de Valença: A cidade de Valença encontra-se e menos de 3km. da Quinta, e é claro que uma visita à Fortaleza de Valença é praticamente obrigatória pra quem está nessa região.
  • Muralhas de Valença: Na região da praça-forte é possível ver alguns vestígios do castelo medieval e suas muralhas que foram reforçadas no século XVII pra resistir à ameaça da pólvora e das tropas espanholas que estavam na margem oposta do Rio Minho. Repare que em alguns pontos da muralha há sinais da época românica e gótica. Valença sempre foi um importante ponto estratégico do território português e por isso hoje vemos o que restou da guerra com a vizinha Espanha e das Invasões Francesas do século XIX.
  • Mosteiro De Sanfins: Tem ideia da idade dessa construção? Há suspeitas de que começou a ser contruida em 604 D.C. – imagina toda a história que ela não vivenciou! Aproveita pra observar bem um dos melhores exemplos da arquitetura Românica de Portugal. É uma construção tão importante (e há tanto tempo) que é monumento nacional desde 1910.
  • Monte Do Faro: Quem tiver um tempo a mais, sugiro curtir nesse parque natural com zonas pra piquenique. Por aqui você vai encontrar um santuário, em devoção à Senhora do Faro, o Miradouro de Sant’Ana, que tem uma vista fabulosa sobre Valença e Tui com a ponte que as une e o também dá pra ver o rio Minho até à sua foz, em Caminha. Não deixe de ver também no monte: Capela de Sant’Ana; Castanheiro Secular; Cadeira do Bispo; Cabana do Pastor.
  • Convento de Ganfei
  • Igreja de Santa Maria dos Anjos (Igreja Matriz)
  • Igreja de Santo Estevão
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja ou Capela do Bom Jesus

Mais lugares pra ver nas redondezas de Valença

  • Tui: Se você ainda não se situou, eu devo te explicar que Valença faz fronteira com a Espanha, e logo com uma cidadezinha que vale muito visitar: Tui! Eu definitivamente recomendo que dê um pulinho na cidade, conheça seu centrinho histórico, visite a Igreja e se perca pelas ruelas.
  • Vigo: Pra quem quer esticar um pouquinho mais, a grande cidade de Vigo fica há 30min de distância.
  • Praia de Samil: Pra quem vem no verão, vale dar um pulinho na Praia de Samil também.
  • Termas das Caldas de Monção: Outra sugestão nossa é que visitem as termas das Caldas de Monção que ficam a cerca de 18km de distância, lá é possível aliar a saúde ao lazer e convívio.
  • Eco pista entre Monção e Valença: Aos que gostam de uma atividade físsica, não deixem de caminhar ou pedalar pela eco pista entre Monção e Valença onde será surpreendido pelas magníficas paisagens.

Alguns vilarejos e cidadezinhas ainda em Portugal, mas mais afastados, que também valem ser explorados são:

  • Vila Nova de Cerveira – que fica a 16,5km de distância (Visite o mirador Porta do Céu, com as Portas do Espirito Santo, e vá também no Miradouro do Cervo com o Baloiço)
  • Ponte de Lima – que fica a 40km de distância
  • Vila Praia de Âncora – que fica a 43km de distância

Onde se hospedar em Valença

Nossa sugestão de onde se hospedar em Valença é um lugar que vai harmonizar bem toda a paz da cidade com o refúgio da natureza.

Nós sugerimos a Quinta dos Sobrais e aqui escrevemos um artigo inteiro dedicado a ela.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Faça já a sua simulação abaixo e use o cupom: 5CANTOS 👇🏻

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

1 comentário em “O que fazer em Valença, Portugal”

Deixe um comentário

Translate »