Roteiro Braga

Braga: Roteiro de um dia – Por Priscila Barbeitos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Braga: Roteiro de um dia – Por Priscila Barbeitos

Se você planeja uma viagem pra Braga, aqui diremos o que não pode deixar de conhecer.

Mais uma opção para um “bate-volta” que merece ser feito! O passeio até Braga também pode ser feito de carro ou de transporte coletivo e vale a pena por não ser caro, ser perto do Porto (± 39km) e ter muitas atrações lindas para visitar!


Roteiro de um dia em Braga

Abaixo tem um roteiro que com os pontos turísticos que não podem ficar de fora do passeio!

Veja aqui uma lista com tudo que tem pra ver por Braga de mais importante.

Praça da República
  • Comece pela Praça da República, onde fica o Convento e Basílica dos Congregados e a Igreja da Senhora A Branca. Nela ainda têm dois cafés tradicionalmente famosos: Vianna e o Astoria.
  • Caminhe até o chafariz da praça, que fica Igreja da Lapa, dali é possível ver o Topo do Castelo de Braga (destruido no século XX).
  • A esquerda, fica a Avenida Liberdade e o Posto de Turismo – sempre é muito válido dar uma paradinha e pegar um mapa da cidade. O pessoal é imenso simpático e tem o maior prazer em explicar os principais pontos.
  • Siga na Rua do Souto (rua fechada, apenas comércio), vá até o Jardim de Santa Bárbara (pausa para um… Uauuuuuu e muitas fotos!) e o Paço Arquiepsicopal (belo jardim numa ala medieval, do século XIV e XV).
  • Retorne para a Rua do Souto, para ver as construções do outro lado no Largo do Paço, no centro fica o Chafariz do Castelo (tem forma de castelo e uma imagem feminina no topo, é de 1723). Um dos prédios do paço é a reitoria da Universidade do Minho, fica aberto para visitação. Também faz parte do Paço a Biblioteca Pública de Braga, logo na entrada tem vários painéis de azulejos. Do outro lado está a Câmara Municipal. Seguindo em frente, chegamos na Praça Conde de Agrolongo, destaque para a Igreja do Pópulo, Lar Conde de Agrolongo e Convento do Salvador.
  • Sé da Braga, igreja conhecida como Santa Maria de Braga, edifício católico mais antigo do país. Para entrar é cobrado uma taxa simbólica mas o claustro e área externa têm visitação gratuita.
  • Arco da Porta Nova (construída em 1773), do outro lado do arco, se entra o Campo das Hortas. Por ali também está o Jardim da Casados Biscainhos e o Museu dos Biscainhos (focado em artes decorativas do século XVII ao XIX), entrada gratuita.
  • Vale ainda circular pelo Largo de Santa Cruz, Igreja de Santa Cruz (construida no século XVII) e a Igreja do Hospital de São Marcos.
  • Siga pelo Palácio do Raio (todo azul, construido no século XVII), hoje funciona o Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga.
  • Saia do centro e siga para o ponto mais fotografado de Braga, o Santuário Bom Jesus do Monte, com sua escadaria em zigue- zague que forma uma vista lindíssima para quem abaixo está. Ele fica no alto da Colina, e pra chegar lá você pode ir a pé, mas é beeem cansativo. O ideal é ir de carro, uber ou de funicular.
  • Santuário de Nossa Senhora do Sameiro – traz milhões de peregrinos, perdendo apenas pra Fátima e Mãe Soberana). Ponto mais alto de Braga. É realmente maravilhoso! É possível chegar de carro, autocarro e a pé.
santuario de nossa senhora do Sameiro Braga
Santuario de Nossa Senhora do Sameiro em Braga
Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »