Valença é uma cidade super fofa, e seu ponto de interesse mais famoso é a sua Fortaleza, mas a cidade toda tem vários cantinhos que valem ser explorados com calma, o programa ideal pra quem busca um dia de paz e fuga da cidade.
Vou começar com uma curiosidade pra te instigar a conhecer mais Valença!
Foi lá que nasceu São Teotónio, o primeiro santo português, hoje padroeiro da Cidade, ele foi um dos principais aliados do então jovem Dom Afonso Henriques na altura em que este proclamou a independência de Portugal.
Mais uma curiosidade: o seu nome original era Contrasta até ao século XV, e só passou a ser Valença na segunda metade da centúria de Quatrocentos, por ordem de D. Afonso V.
O que vistar e conhecer em Valença:
- Fortaleza de Valença: A cidade de Valença encontra-se e menos de 3km. da Quinta, e é claro que uma visita à Fortaleza de Valença é praticamente obrigatória pra quem está nessa região.
- Muralhas de Valença: Na região da praça-forte é possível ver alguns vestígios do castelo medieval e suas muralhas que foram reforçadas no século XVII pra resistir à ameaça da pólvora e das tropas espanholas que estavam na margem oposta do Rio Minho. Repare que em alguns pontos da muralha há sinais da época românica e gótica. Valença sempre foi um importante ponto estratégico do território português e por isso hoje vemos o que restou da guerra com a vizinha Espanha e das Invasões Francesas do século XIX.
- Mosteiro De Sanfins: Tem ideia da idade dessa construção? Há suspeitas de que começou a ser contruida em 604 D.C. – imagina toda a história que ela não vivenciou! Aproveita pra observar bem um dos melhores exemplos da arquitetura Românica de Portugal. É uma construção tão importante (e há tanto tempo) que é monumento nacional desde 1910.
- Monte Do Faro: Quem tiver um tempo a mais, sugiro curtir nesse parque natural com zonas pra piquenique. Por aqui você vai encontrar um santuário, em devoção à Senhora do Faro, o Miradouro de Sant’Ana, que tem uma vista fabulosa sobre Valença e Tui com a ponte que as une e o também dá pra ver o rio Minho até à sua foz, em Caminha. Não deixe de ver também no monte: Capela de Sant’Ana; Castanheiro Secular; Cadeira do Bispo; Cabana do Pastor.
- Convento de Ganfei
- Igreja de Santa Maria dos Anjos (Igreja Matriz)
- Igreja de Santo Estevão
- Igreja da Misericórdia
- Igreja ou Capela do Bom Jesus
Mais lugares pra ver nas redondezas de Valença
- Tui: Se você ainda não se situou, eu devo te explicar que Valença faz fronteira com a Espanha, e logo com uma cidadezinha que vale muito visitar: Tui! Eu definitivamente recomendo que dê um pulinho na cidade, conheça seu centrinho histórico, visite a Igreja e se perca pelas ruelas.
- Vigo: Pra quem quer esticar um pouquinho mais, a grande cidade de Vigo fica há 30min de distância.
- Praia de Samil: Pra quem vem no verão, vale dar um pulinho na Praia de Samil também.
- Termas das Caldas de Monção: Outra sugestão nossa é que visitem as termas das Caldas de Monção que ficam a cerca de 18km de distância, lá é possível aliar a saúde ao lazer e convívio.
- Eco pista entre Monção e Valença: Aos que gostam de uma atividade físsica, não deixem de caminhar ou pedalar pela eco pista entre Monção e Valença onde será surpreendido pelas magníficas paisagens.
Alguns vilarejos e cidadezinhas ainda em Portugal, mas mais afastados, que também valem ser explorados são:
- Vila Nova de Cerveira – que fica a 16,5km de distância (Visite o mirador Porta do Céu, com as Portas do Espirito Santo, e vá também no Miradouro do Cervo com o Baloiço)
- Ponte de Lima – que fica a 40km de distância
- Vila Praia de Âncora – que fica a 43km de distância
Onde se hospedar em Valença
Nossa sugestão de onde se hospedar em Valença é um lugar que vai harmonizar bem toda a paz da cidade com o refúgio da natureza.
Nós sugerimos a Quinta dos Sobrais e aqui escrevemos um artigo inteiro dedicado a ela.
1 comentário em “O que fazer em Valença, Portugal”
Boas dicas. Viajarei esse ano e essas dicas vão ajudar muito.
Um bom resumo para os viajantes.
Parabens.