No alto da Cordilheira dos Andes fica a cidadela sagrada, que foi “descoberta” em 1911 por um professor de Yale chamado Hiram Bingham.
Ele foi levado à cidade antiga, que foi construída em torno da década de 1450, por um menino local e ficou compreensivelmente atordoada pela beleza e grandeza do site abandonado.
Na edição de abril de 1913 da National Geographic, Bingham compartilhou a existência de Machu Picchu com o mundo moderno. Desde então o espetacular sítio arqueológico atraiu visitantes, pesquisadores e exploradores de todo o mundo determinados a desvendar o mistério do sitio.
A cidade agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO, mas os cientistas estão estudando o retiro sagrado da montanha há décadas, e ainda assim existem muitos segredos sobre Machu Picchu e as pessoas que o construíram.
Antes de começar a sua aventura peruana, listamos 10 segredos desse lugar sagrado.
Leia mais artigos sobre o Peru e o Machu Picchu clicando aqui.
Não era pra ter sido descoberta
Na época do abandono da cidade, em 1532, apenas 100 anos após a sua construção, os Incas estavam preocupados que os espanhóis encontrassem sua cidade e a saqueassem. Eles queimaram a floresta ao sair, de modo que o re-crescimento esconderia as trilhas da montanha. O plano funcionou e os espanhóis nunca descobriram Machu Picchu, que ficou escondida sobre a vegetação até Hiram Bingham a visitar em 1911.
Bingham descobriu a cidade errada
De acordo com a National Geographic, que financiou algumas das explorações posteriores de Bingham, quando o explorador foi levado para Machu Picchu, ele achou que havia descoberto uma cidade diferente. Bingham acreditava que seus guias locais o levaram à chamada Cidade Perdida dos Incas, Vilcabamba, a fortaleza Inca onde os governantes travaram uma longa batalha contra os conquistadores espanhóis. Demorou 50 anos de discussão até Bingham ter sido provado errado, por um explorador chamado Gene Savoy, que em 1964 provou que a verdadeira cidade perdida do Inca era Espiritu Pampa, a oeste de Machu Picchu.
Bingham pensou que Machu Picchu era o lar de um grupo de mulheres chamadas ‘Virgens do Sol’
O explorador pode ter sido bom em pagar guias de trilhas, mas ele não tinha idéia do que ele descobriu. Bingham não só acreditava que tinha descoberto Vilcabama, mas também acreditava que Machu Picchu era o mítico Tampu-tocco, local de nascimento dos antepassados Incas. Sua teoria era que Machu Picchu era um convento sagrado cheio de mulheres escolhidas conhecidas como “virgens do sol” e presidido por sacerdotes que adoravam o deus do sol. Esta deliciosa teoria acabou, infelizmente, por não ser verdade .
Machu Picchu pode ter sido um destino de férias
De acordo com um grupo de arqueólogos, Machu Picchu foi construído como um retiro para a família real. Pesquisas conduzidas por John Rowe, Richard Burger e Lucy Salazar revelam que o governante Inca Pachacuti Inca Yupanqui (quem provavelmente construiu Machu Picchu), idealizou a cidade como um lugar pacífico para se afastar da agitação da cidade em Cuzco . Machu Picchu era basicamente uma fuga para colina.
Há uma boa chance de uma cidade incrivelmente diversificada
O especialista andino da civilização, Brian Bauer, disse à National Geographic que há uma grande evidência arqueológica de que os incas não eram as únicas pessoas a viver em Machu Picchu. Enquanto a aldeia não tinha um mercado, os arqueólogos descobriram cerâmicas de pessoas da região, indicando que pessoas de diferentes origens viviam – ou pelo menos passavam – na cidade.
Os Incas eram mestres em construção
A estrutura maciça de Machu Picchu foi construída sem usar rodas, ferramentas de ferro ou mesmo argamassa. Em vez disso, de acordo com a National Geographic , as rochas foram cortadas para encaixar perfeitamente, usando um método chamado “alvenaria de ashlar”. Foi uma estratégia inteligente. O Peru é propenso a terremotos e a falta de argamassa ajudou as estruturas a permanecerem em pé apesar do fato de que Machu Picchu foi construído em duas linhas de falhas.
Grande parte da infraestrutura da cidade está escondida
Enquanto a majestosa cidade de montanha atravessa o vale circundante, muitas das maravilhas arquitetônicas da cidade são subterrâneas. De acordo com a notícia da Austrália, 60% da construção inca é velada sob as colinas em terraços como parte da rede de paredes de fundação e sistemas de drenagem que serpenteiam sob a cidade.
Existem pelo menos dois templos ocultos
O Templo da Lua e a Caverna do Sol não são fáceis de achar. Mas visitar o Templo da Lua requer escalar uma escada por uma hora até o lado da montanha de Huayna Picchu, de acordo com a notícia . No topo é um pequeno, mas deslumbrante templo construído na parede do penhasco. Intimachay, ou a “Caverna do Sol”, está escondida abaixo do lugar principal de Machu Picchu, o que faz com que muitos turistas tenham saudades. A caverna foi um espaço sagrado, que pode ter sido projetado para aproveitar ao máximo o sol nascente durante o solstício de dezembro como parte do ritual invernal Inca, Capac Raymi.
Pode ter sido parte de uma rota de peregrinação
Enquanto os primeiros exploradores pensavam que Machu Picchu era uma cidadela isolada, os arqueólogos modernos acreditavam que o sitio fazia parte de uma antiga rota de peregrinação. Infelizmente, devido à chegada dos espanhóis, a trilha de peregrinação nunca foi concluída, de acordo com a National Geographic. Enquanto os motivos da rota ficaram perdidos no passado, o arqueólogo astronômico Giulio Magli acredita que a viagem a Machu Picchu pode ter sido relacionada aos primeiros Incas que viajaram do Lago Titicaca.
Ainda existem descobertas arqueológicas feitas em Machu Picchu
Em 2014, o explorador francês Thierry Jamin encontrou uma porta anteriormente descoberta em Machu Picchu, que ele acredita que detém a câmara de enterro real de Pachacuti Inca Yupanqui, o governante inca que construiu Machu Picchu. O governo peruano, no entanto, não o deixará abrir a câmara, pois isso poderia causar danos irreparáveis ao sitio.
Outros posts sobre o Peru que podem te ajudar:
:: 10 motivos para conhecer o Peru
:: Peru: Sugestão de Roteiro 11 dias
:: Peru: Levar Dólar ou Real – Troco aqui ou lá?
:: Peru: Onde trocar o dinheiro – Melhores cotações
:: Como comprar ingresso para o Machu Picchu sem intermediários
:: Cusco: Onde ficar – Melhores bairros, regiões e hotéis pra se hospedar
:: Cusco: Quanto custam os passeios aos sítios
:: Como evitar o mal de altitude: Soroche
:: 10 segredos de Machu Picchu que você não sabia
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂