Tanzânia: Como chegar e se deslocar
África Arusha Dar es Salaam Nordeste: Kiwengwa, Uroa, Pongwe, Pwani Mchangani, Matemwe e Kigomani Norte: Nungwi & Kendwa Stone Town Sudeste: Jambiani, Paje, Bwejuu, Dongwe e Michamvi Tanzânia Todos (África) Tips

Tanzânia: Como chegar e se deslocar

A Tanzânia fica na costa leste do continente africano. O país é muito conhecido por ser um dos melhores destinos para fazer safári na África. Mas a Tanzânia também oferece praias lindas como as de Zanzibar e também a montanha mais alta de todo continente, o monte Kilimanjaro.

Como chegar

Saindo do Brasil, não há vôo direto, mas alguns que fazem paradas em outros países na África e depois te levam direto para Zanzibar sem troca de aviões.

Geralmente, a opção mais barata e também melhor, será via África do Sul. O número de vôos entre Brasil e África do Sul aumentaram, as empresas que fazem o trecho são South African e a Latam.

A Ethiopian tem saídas de SP com uma paradinha pra reabastecer em Lomé e depois uma parada em Addis Abeba com troca de aeronave para se encaminhar para Tanzânia, onde faz uma paradinha em Kilimanjaro (Parada pra quem quer fazer Safári), e depois direto para a ilha de Zanzibar. É possível comprar a ida com destino à Kilimanjaro e volta de Zanzibar pelo mesmo valor que a ida e volta de um único lugar.

Saindo de São Paulo, a Cia. Aérea South African Airways voa até a capital do Quênia, Nairobi, onde você pode fazer a travessia da fronteira entre os dois países na cidade de Namanga. Nesse voo há uma escala na cidade sul africana de Johanesburgo, onde é possível continuar por via terrestre até a Tanzânia, ou pegar outro voo.

Você também pode tentar comprar o voo separado, do Brasil para Joanesburgo e outro separado para Tanzânia.

Em Joanesburgo existem empresas do tipo low-cost, como a FlyMango e a FastJet, que oferecem vôos diretos para os principais aeroportos da Tanzânia, que são os de Zanzibar, Dar Es Salam, Arusha e Kilimanjaro. Vale ter atenção na franquia de bagagem aqui pra não ter uma surpresa nesses vôos e acabar saindo mais caro.

Vindo outros locais que não seja o Brasil, há voos diretos de muitos destinos internacionais. A maioria dos viajantes, no entanto, voam direto para Dar es Salaam e pegam um dos inúmeros voos diários do Oceano Índico para Zanzibar. É possível ficar em Dar es Salaam e fazer um passeio agradabilíssimo de ferry até a ilha.

Veja aqui como chegar em Zanzibar.

Como se deslocar dentro do país

Avião

As estradas da Tanzânia não são muito boas e independente da distância, o tempo pra chegar pode ser imprevisível. Por isso, a melhor opção é fazer de avião. O problema é que mesmo os vôos sendo curtos, em média 1 hora, custam em torno de 300 dólares, pois são feitos por avião pequenos, do tipo mono ou bi motor. Mas não se desanime, nós achamos o caminho mais curto e barato!

Esqueça as dicas que já leu na internet sobre voar na Tanzânia. Todas que li, indicavam aviões praticamente particulares e é claro, caríssimos. Aqui estamos falando de como tornar sua viagem viável, e te sugerindo um voo de mais de mil reais de uma canto para o outro do país eu não estarei ajudando.

Há low-cost no país e é possível usa-lá pra conseguir conhecer as diversas partes do país sem perder horas em um ônibus ou sem gastar absurdos. As empresas mais em conta que achei pra voar pela Tanzânia, foram as seguintes:

  • FastJet – A mais barata. Atenção na compra de franquia de bagagem, eles cobram por unidade de mala com limite de peso por cada uma, então se acha que vai ultrapassar, compre mais uma franquia de bagagem antecipadamente, sai mais barato que pagar por quilo excedente. Na época que consultei (2017), a passagem de Kilimanjaro para Dar es Salaam (Aeroporto), Tanzânia (DAR) saia por $30, mas $10 por bagagem, que ainda assim saia muito mais barato que qualquer concorrente. Utilizamos essa pra voar e pagamos $94.12 para os dois com duas bagagens, bem melhor que os $500 que qualquer outra empresa indicada pelos blogs te cobraria.
  • Air Tanzania – Essa é cia nacional também, até sua logo é inspirada no monte Kilimanjaro. Não tão barata quanto a anterior, o mesmo trecho aqui ficou por $75 mais taxas, mas ainda assim, um preção, super viável. Se na FastJet não tiver passagem barata pra data que você precisa, esse é um ótimo plano B.
  • Precision Air – Essa ficou $85 para o mesmo trecho, mas operava vôos saindo de Arusha também, o que pode te reduzir um translado de volta para o aeroporto de Kilimanjaro, caso esteja fazendo um safari.
  • Kenya Airways – Não é a mais barata pra voar internamente, mas é uma empresa internacional operando no país e possui os mesmos padrões internacionais. A franquia de bagagem nessa já vem incluida, mas para o mesmo trecho que cotei na FastJet, aqui ficou por $313, melhor pagar por fora pela bagagem né? rsrs

Dirigindo na Tanzânia

Visitantes podem dirigir usando sua carteira de motorista internacional. Usa-se a “mão inglesa”, ou seja, dirige-se pelo lado esquerdo da rua e a ultrapassagem é feita pela direita. As distâncias são medidas em quilômetros e o combustível usado é gasolina ou diesel. As condições das estradas são variáveis e podem ser muito pobres em áreas remotas. Dirigir à noite na maioria das áreas não é aconselhável.

Não aconselhamos alugar carro na Tanzânia, principalmente na Ilha de Zanzibar. Não foi uma, nem duas, nem três vezes que fomos parados por policiais, vimos os motoristas serem extorquidos, e N outras situações que podem te complicar durante essa viagem. Pra evitar momentos de estresse, aconselhamos usar Uber nas cidades e taxis e vans na ilha.

Deixe um comentário ou pergunta