África Arusha Tanzânia Todos (África) Roteiro Trips

Tanzânia: Como escolher onde fazer o safári/ Parques Nacionais

[su_wiloke_sc_company_website target=”_blank”]

Se você quer fazer um safári na Tanzânia e está na dúvida de onde, nós vamos te ajudar.

Os parques mais famosos ficam ao Norte do país (Serengeti, Ngorongoro, Tangire e Lake Manyara). O ponto de partida para os Tours é a cidade de Arusha, onde há mais de 450 agências que oferecem safáris.

São 15 parques espalhados pela Tanzânia, mas fizemos uma lista com os mais famosos e visitados, pra te ajudar a escolher quais entraram na sua lista.


Nossa escolha

Nós fizemos safari no TarangireNgorongoro Crater, nos hospedamos em Manyara e conhecemos uma tribo Masai. Super recomendamos esses dois primeiros locais, cheios de vida, com vegetação completamente diferente. Mas se só puder escolher um, vá na cratera, vc verá muita diversidade e muito próximo, se quiser ver elefantes, vá no Tarangire. Só aconselho o Serengeti se você tiver com tempo e grana sobrando, porque é bastante tempo dirigindo dentro da reserva pra conseguir visualizar alguns animais, mas tem mais probabilidade de ver um leão (Nós vimos na Cratera as fêmeas).


Parque Nacional Serengeti

O Serengeti é um dos parques da África reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco e o parque mais famoso da Tanzânia, e um dos melhores da África pra se fazer um Safari. Entre maio e junho inicia-se a estação seca e a migração dos Wild Beasts começa. Gnus, zebras e gazelas migram procurando água e melhores pastos, então é possível ver aqueles grupos enormes dessas gracinhas.

Entre seus 13 mil quilômetros quadrados, entre a Tanzânia e o Quênia, será possível encontrar os ‘Big Five’. Sempre que você ser ‘Big Five game’ ou simplesmente ‘Big Five’, saiba que estão se referindo aos cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem e não os maiores como muitos deduzem. Os big five estão entre os mamíferos selvagens mais perigosos do mundo, note que o leopardo encontra-se na lista e o hipopótamo não. O grupo consiste do leão, do elefante africano, do búfalo-africano, do leopardo e do rinoceronte.

Mas ali também será possível avistar circulando livremente sobre suas terras outras espécies de elefantes, hipopótamos, zebras, antílopes, guepardos, hienas e macacos, além de aves de rapina de várias espécies.

É um dos lugares mais incríveis do mundo para se observar a vida selvagem. Se você tiver tempo e dinheiro sobrando, fique pelo menos uma semana por aqui. Serengeti, na língua da tribo dos masais significa “imensas planícies”, pois são quase 15 mil quilômetros de planícies, savanas arborizadas e bosques. O Parque abriga mais de 35 espécies de grandes mamíferos além de mais de 500 espécies de pássaros.

Nossa avaliação é que vale apenas se tiver tempo sobrando, pois os animais não ficam concentrados como na cratera, a vegetação é espalhada e faz com que eles estejam mais dificilmente próximos.


Reserva Ngorongoro / Norongo Crater

Nossa preferida, cheia de vida, você estará cercado por animais o tempo todo. Vá nessa, a primeira opção, sem duvida.

A imensa cratera vulcânica de vinte quilômetros de diâmetro também faz parte do Serengeti National Park. Situado a 2.286 metros de altitude que abriga uma grande variedade de fauna, elefantes, gnus, zebras, búfalos, rinocerontes, leões de juba negra, pelicanos e muito outros animais. Ngorongoro é um dos safáris mais procurados na Tanzânia, em função de suas paisagens incríveis e sua densidade de animais, que é uma das maiores do mundo.

Uma borda de uma imensa cratera circular de quase 20 km de diâmetro. No centro, um lago fornece água aos habitantes do lugar. Cerca de 25 mil mamíferos selvagens consideram Ngorongoro como morada e dezenas de espécies de mamíferos proliferaram.. Há dois ou três milhões de anos, o vulcão teria explodido e seu cone colapsado sobre si mesmo e a caldeira criada acabou formando um ecossistema particular. É a maior e mais completa caldeira existente no mundo, cercada por paredes quase intactas do antigo vulcão.


Parque Tarangire

Encontrem a árvore do Rei Leão:

Inclusive, sugiro fortemente que assistam rei leão novamente antes de ir, vocês se sentirão visitando o Simba. Esse aqui é o segundo mais importante que você deve vistar, principalmente se quer ver elefantes e girafas.

O Tarangire é um dos menores parques no País, mas a sua fartura de animais não decepciona. Se você for conhecer entre junho a outubro verá mais animais ainda, pois eles vão em busca de água que só o rio Tarangire tem a oferecer nessa época, pois é a única fonte de água permanente na área. A área é cheia de baobás, que em seus troncos armazenam muita água e atingem até 25 metros de altura, vivendo centenas de anos. Eles servem de alimento aos Elefantes que surgem em bandos nessa época, cheio de filhotinhos. Por ser tão importante aos grandões, o Baobá é a árvore símbolo da África. No Tarangire, a vegetação é encantadora e repleta de tons dourados e troncos retorcidos.

Há mirantes e espaço para piquenique, mas tome cuidado com os macacos de cara preta e pelo amarelado, que naturalmente pulam na mesa e roubam a comida, principalmente se for frango. Eles roubaram nosso sanduíche, são uma gangue, um te distrai de um lado e o outro rouba pelo outro, engraçadíssimo! Olha o ladrãozinho aí!


Parque Nacional do Lago Manyara

Sabe as fotos de leões deitados nos troncos das árvores? Há uma grande probabilidade que tenham sido tiradas aqui, em cima das acácias. É raro que você consiga ver uma cena dessa, mas isso só acontece em poucos parques da Tanzânia, e esse é um deles.

O Lake Manyara fica entre Arusha e o Serengeti. As distâncias entre os parques são bem grandes, e por já estar no caminho, muitas agências de safári já incluem o parque no pacote, fazendo a viagem ser menos cansativa.

Ele fica a apenas 70 quilômetros do Tarangire, mas a mudança de paisagem é enorme. Ao invés dos grandes baobás e campo árido, você encontrará águas subterrâneas que proporcionam uma mata abundante, fechada, com porte de floresta tropical.

   

Há uma lagoa conhecida como “piscina dos hipopótamos”, onde vários hipopótamos preguiçosos dormem com a cabeça apoiada na traseira do companheiro da frente. Além dos fofinhos, é comum aparecerem elefantes, zebras e macacos, muitos macacos.


Parque Nacional Do Kilimanjaro

Abriga o vulcão mais alto da África, o Kilimanjaro, composto por três vulcões adormecidos, o Kibo com 5.895 metros de altitude, o Mawenzi com 5.149 m, e o Shira de 3.962 m. O parque é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Parque Nacional do Cráter Ngurdoto Arusha

Um dos menores do país que concentra um grande número de animais. Localizado a 32 quilômetros de Arusha.


Parque Nacional Gombe Stream

O famoso parque de 52 quilômetros quadrados cenário de vários documentários da National Geographic Society.


Parque Nacional Mahale Mountains

Abriga uma das maiores colônias de chimpanzés da Tanzânia.


Parque Nacional Mikumi

Localizado na província Morogoro, este parque possui 1.300 quilômetros quadrados e pode ser considerado “a África selvagem”, pois abriga leões, gnus, zebras, búfalos, elefantes e hipopótamos. . O acesso a ele é difícil, distante das principais estradas. Possui planícies abertas e alagadas pelo Rio Mkata, com pântanos, sua principal característica. Fechado por árvores, colinas e montanhas, vale no mínimo 2 dias de visita. Ali você encontrará os “big five”.


Reserva Nacional Mkomazi

Abriga leopardos e os cães selvagens, além de uma grande variedade de aves.


Parque Nacional Mahale

Também localizado na província de Morogoro, é um dos parques nacionais mais remotos e um dos mais bonitos da Tanzânia. A única maneira de explorá-lo é a pé e seu grande destaque são os chimpanzés.


Parque Nacional De Ruaha

Também está na província de Morogoro, e é um menos explorados da Tanzânia e totalmente intocado, apesar de ser o segundo maior do país. Um paraíso para os observadores de pássaros graças às 350 espécies que ali vivem, e suas aves e baobás são vistos em abundância, além de crocodilos, leões e hipopótamos. Tudo isso em meio a um entorno natural onde o rio flui através de espetaculares cânions e majestosas árvores.


Reserva Nacional Selous

Possui quase 55 mil quilômetros quadrados. Destaque para a vegetação de miombo cujas árvores são resistentes ao fogo. Além disso, têm uma quantidade abundante de animais.


Com a palavra, os guias:

Quando estávamos pesquisando pacotes de safari, entramos em contato com muuuitas agencias, hoteis, guias, etc. Em resumo, o que a maioria nos falou:

Quando questionados sobre um safari curto e locais a que poderiam ser mais proveitosos:

“Tarangire is better than lake manyara” – O parque Tarangire é melhor que o Lake Manyara, para os que querem ficar por perto, mas estão na dúvida de qual dos dois conhecer.

Quando questionados sobre o Serengeti, se realmente é muito melhor, se é o melhor parque e se vale pagar tão mais caro pra conhece-lo (É mais distante de Arusha e tem que passar por dentro de Ngorongoro pagando mais uma taxa e ficando mais caro).

“Serengeti has a big name. But if it’s Wildlife/nature you are seeking, Tarangire and ngorongoro is even better” – Enfim, o Serengeti é o mais famoso, mas na opinião de alguns, não o melhor. É o mais caro, com certeza, e se você sonha em conhecê-lo e pagaria qualquer preço por isso, vai com tudo. Mas se o seu orçamento está apertado e seu objetivo é fazer um safari legítimo, com bastante vida selvagem a ser observada, talvez o Ngorongoro seja sua melhor alternativa.


Custos e taxas dos parques

Conseguimos descobrir os custos para fazer um safari em alguns parques. Antes de escolherem de vez o seu parque, considere que esses valores são repassados aos clientes nos pacotes com as operadoras de turismo, e se virem algum valor muito abaixo, corre que é cilada!

  • Serengeti: Taxa pra entrar é USD 60 por pessoa por 24 horas lá.
  • Ngorongoro: Taxa para entrar ou apenas passar também é USD 60 por pesso. Então se você vai só no Serengeti, tem que pagar essa taxa por estar passando por lá, pois é caminho, tanto na ida quanto na volta. Fora a taxa por pessoa, paga-se mais USD 125 por pessoa no veículo pra entrar na cratera.

A maioria dos valores e preços de tudo que for pago no safari, ainda tem um acréscimo de 18% de imposto.

Agora que você já tem uma ideia dos parques, vamos às nossas dicas de qual agencia para safári escolher nesse post aqui (Clique aqui).

 

   

Ingrid5Cantos

Olá! Meu nome é Ingrid e sou apaixonada por viagens! O 5Cantos é um projeto de realização pessoal, não vivemos dele. Sou engenheira e trabalho como todo mundo, mas nas madrugadas escrevo umas dicas aqui. Queremos ajudar pessoas normais, como nós, a viajar sempre mais, otimizando o tempo e dinheiro. Viajar é possível, cola comigo!

LEAVE A COMMENT


 Hotéis: Reserve online com o Booking :: Reserve com Hotéis.com :: Clique aqui pra receber R$40 de bônus após a sua próxima reserva pelo Booking, clique e salve pra depois. :: Clique aqui pra ganhar um cupom de R$130 no Airbnb para sua primeira aventura :: Nas próximas férias, alugue uma casa no Alugue Temporada
 Câmbio: Melhor cotação do Rio de Janeiro, compra online simplificada. Use cupom de desconto '5cantos' na DG Cambio
 Ingresso antecipado: Fuja das filas e não perca tempo comprando seus ingressos antecipadamente pela Tiqets
 Transporte: Compare valor de aluguel de carro em todas as agências ao mesmo tempo pela RentalCars ou clicando aqui pela RentCars :: Cupom de desconto de R$10 para sua primeira viagem de Uber :: Cupom de desconto de R$15 na primeira viagem de Cabify
 Passagens aéreas: Submarino Viagens - A melhor comparadora online :: Latam Airlines com desconto