Zanzibar, a ilha tropical da costa da Tanzânia, é um destino turístico incrível, conhecido por suas águas de azul cristalino, praias de areia branca, mergulho incrível, labirinto como mercados de especiarias e história fascinante, Zanzibar é tipicamente prioridade de quem visita a África Oriental.
Embora seja uma ilha, Zanzibar atraiu um fluxo constante de viajantes por tanto tempo que permitiu facilitar todo o acesso à essa ilha exuberante no Oceano Índico.
Saindo do Brasil, não há vôo direto, mas alguns que fazem paradas em outros países na África e depois te levam direto para Zanzibar sem troca de aviões. A Ethiopian tem saídas de SP com uma paradinha pra reabastecer em Lomé e depois uma parada em Addis Abeba com troca de aeronave para se encaminhar para Tanzânia, onde faz uma paradinha em Kilimanjaro (Parada pra quem quer fazer Safari), e depois direto para a ilha de Zanzibar. É possível comprar a ida com destino à Kilimanjaro e volta de Zanzibar pelo mesmo valor que a ida e volta de um único lugar.
Vindo outros locais que não seja o Brasil, há voos diretos de muitos destinos internacionais. A maioria dos viajantes, no entanto, voam direto para Dar es Salaam e pegam um dos inúmeros voos diários do Oceano Índico para Zanzibar. É possível ficar em Dar es Salaam e fazer um passeio agradabilíssimo de ferry até a ilha.
O jeito mais popular e fácil de chegar lá já estando na Tanzânia, é partir de Dar es Salaam, a cidade costeira ao sul de Zanzibar. Há duas opções, via Ferry e via aéreo. O porto no centro de Dar tem balsas saindo diariamente que chegam diretamente em Stone Town, cidade principal de Zanzibar.
Se quiser saber como chegar na Tanzânia e mais dicas de cias baratas, a gente conta aqui.
Voos de Dar Es Salaam para Zanzibar
Um vôo de Dar Es Salaam para Zanzibar é um pouco mais caro que a balsa, mas você vai chegar muito rápido e sem ter que lidar com mar agitado.
De ponto negativo, você terá que chegar antes pra embarcar, despachar bagagem, ir pra longe, passar por toda aquela segurança, etc.
Aqui estão as principais companhias aéreas para pesquisar e encontrar os melhores preços:
Tempo médio de voo: 15 Minutos
Custo: cerca de 40 – 60 USD
Nota: Às vezes, visitar o escritório da companhia aérea em Dar Es Salaam pode render melhores preços, mas você corre o risco de não conseguir vaga e estragar todo seu roteiro. Se seu roteiro é completamente flexivel e você não se importa em perder tempo com buracracias durante a viagem, pode arriscar pra comprar lá.
Chegando no Aeroporto Internacional de Zanzibar
O Aeroporto Internacional de Zanzibar é pequeno e localizado a poucos quilômetros do principal centro da cidade de Stone Town. A maneira mais fácil de chegar a Stone Town é pegar um táxi oficial que cobra uma taxa normal de 10 USD.
Ferry de Dar Es Salaam para Zanzibar
Para chegar a Zanzibar de Dar Es Salaam de ferry, é melhor comprar reservar seu bilhete de ferry com antecedência, especialmente na alta temporada. Pelo site só será possível reservar, o pagamento deverá ser feito direto no ponto de troca.
Existem duas principais companhias de ferry que oferecem serviços de ferry rápido de Dar Es Salaam para Zanzibar: Azam Marine Coastal Ferries e Fast Ferries. Estas duas empresas trabalham em parceria e possuem valores e preços similares, então não escolha pela companhia e sim pelo horário que mais te atende. Pelo que entendi, ambas você reserva pelo site da Azam Marine, basta escolher o horário.
Há uma série de opções de barco para escolher, incluindo a Sea Star, Sea Bus, Sea Express, eo Kilimanjaro, dependendo do tempo que você deseja partir. Todas as balsas são ótimas opções, no entanto, se você tiver uma chance, pegue o novo barco Kilimanjaro por Azam Marine. O deck superior é sombreado, as cadeiras são confortáveis, e há ainda beanbags para lounge!
A estação de ferry de Dar fica na beira rio, na rua Sokoine Dr.
Sugiro que confiram no site oficial os valores e horários, caso haja alguma alteração.
- Tempo de viagem: 2- 3 Horas
- Horários de partida e chegada vindo de Dar es Salaam:
- 07:00 – 09:00 (Azam)
- 09:30 – 11:30 (Azam)
- 12:30 – 14:30 (Azam)
- 14:15 – 16:15
- 15:30 – 18:00 (Azam)
- 19:45 – 05:00
- Horários de partida e chegada vindo de Zanzibar
- 07:00 – 09:00 (Azam)
- 09:30 – 11:30 (Azam)
- 12:30 – 14:30 (Azam)
- 15:30 – 17:45 (Azam)
- Custo: cerca de 35 USD – 50 USD para não residentes
Os preços dos ingressos variam dependendo da classe que você escolher, e dependendo da antecedência da compra, eles te posicionam nas plataformas e quanto mais em cima você comprar, será mais provável de te colocarem em um setor mais aglomerado e corre o risco de não conseguir assento para a viagem de 2 horas.
O mar pode ser severo, e geralmente é pior retornando de Zanzibar a Dar. Se você está propenso a doença do mar, você pode querer considerar ir de avião. Estar na cabine superior é o pior lugar para enjoos. Os bilhetes da econômica são os mais baratos e ficam na parte externa, onde há mais circulação de ar que ajuda a aliviar a náusea.
A parte ruim é não poder comprar bilhetes on-line antes do tempo, você pode apenas reservar seus lugares com antecedência no site Azam, mas você ainda tem que chegar ao terminal de ferry antes do tempo para trocar os seus bilhetes, pelo menos um dia de antecedência é o melhor.
Peça seu hotel para providenciar um táxi para levá-lo para o porto e deixá-lo na frente de Azam Marítimo balsas. É importante não comprar qualquer ingresso na rua, ou segui-los para onde eles dizem que o escritório Azam é, pode ser arriscado.
Existem várias companhias de ferry ilegítimas que têm a reputação de serem menos seguras. O porto de ferry pode ser agitado com muitas pessoas tentando convencê-lo onde ir e o que comprar, mas certifique-se de que você só vá para o escritório com o grande Azam azul no topo.
Dicas adicionais úteis:
- Chegue pelo menos 30 minutos antes de sua balsa partir.
- Consumo e transporte de bebidas alcoólicas é altamente restrito.
- Nenhuma política de reembolso na data ou hora de viagem perdida.
- Em caso de cancelamento, o escritório deve ser informado 2 Horas antes da partida.
- Há um snack-bar no deck de primeira classe que vende lanches e bebidas não alcoólicas.
- Você deve trazer seu passaporte e cartão de febre amarela.
- Bagagem permitida é de 25 Kgs por pessoa. Qualquer adicional será exigível.
- O ferry é geralmente seguro, mas é melhor manter suas malas com você em todos os momentos.
- Reservas on-line não são consideradas confirmadas até que um pagamento tenha sido feito
- Não são aceitos pagamentos com cartão de crédito
- Passageiros estrangeiros são obrigados a pagar os seus bilhetes em dólares dos Estados Unidos. No entanto, aceitam pagamentos em Libra esterlina do Reino Unido e Euro. Todas as outras moedas não são aceitáveis.
Pode parecer confuso no início, mas tomar o ferry para Zanzibar é um processo incrivelmente simples e rápido, e mais barato do que um avião. Depois de fazer uma vez, você perceberá que não é nenhum problema esperar na balsa, e ela tornará até mais completo o seu passeio para esta ilha paradisíaca!
Chegando no porto de Zanzibar via ferry
Chegando ao ferry em Zanzibar, você terá que passar pela imigração e, em seguida, sair do porto oficial. Haverá uma multidão esperando para pechinchar com você e levá-lo para várias opções de hotéis em Stone Town.
Se você não estiver interessado, é muito fácil caminhar para chegar a principal área de Stone Town. Vire à direita na estrada fora do terminal, caminhe por cerca de 1 km e em breve você vai chegar no coração de Stone Town.
Como foi a sua experiência nessa balsa?
Mais Dicas sobre a Tanzânia
Leia nossos outros artigos sobre a Tanzânia, para ver todos, clique aqui
:: Informações gerais sobre a Tanzânia
:: Quanto custa conhecer a Tanzânia
:: Quando ir para a Tanzânia
:: Como conseguir o visto
:: Como chegar e se deslocar na Tanzânia
:: O roteiro perfeito em 9 dias na Tanzânia
:: O que fazer na Tanzânia
:: Como escolher e reservar um Safári na Tanzânia
:: Como escolher onde fazer um Safári (Parques Nacionais)
:: Como chegar em Zanzibar
:: O que Comer em Zanzibar
:: Melhores praias de Zanzibar
2 comentários em “Zanzibar: Como chegar”
Obrigada pelo POST. Estou em Zâmbia sigo pra Tanzânia terca feira de trem. Quero muito conhecer esse pais e depois Quenia. Sou aposentada e estou viajando sozinha há dois anos. Aqui na África estou há 4 meses.
Josefaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Você virou minha ídolo! Quero ser igual você quando crescer!!! *-*
Se precisar de qualquer ajuda sobre a Tanzânia, me escreve que te ajudo. Segura meu whatsapp ai: +55 21 9 6471 1706