Além do resultado estético o bronzeamento artificial estimula a absorção de vitamina D, espanta a depressão, diminui fungos e bactérias, e traz muitos outros benefícios.
Feito da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta.
Antes de ser portuguesa, eu sou brasileira! Com orgulho imenso do nosso Sol e da minha cor!
E exatamente por essa paixão, quando eu morava em São Paulo descobri as sessões de bronzeamento. Sou da área da saúde e é claro que certifiquei-me de todas as particularidades antes de fazer, e quero compartilhar com vocês.
Bronzeamento artificial é seguro?
Quando procuramos informações na internet sobre o tema, muitos acabam ficando preocupados, impressionados e até desistem de conhecer mais sobre o assunto porque na maior parte das pesquisas esse procedimento sempre está associado ao risco de câncer de pele.
Mas calma! Não é bem assim!
É um assunto delicado porque existe um imenso desconhecimento do tema e no passado por essa falta de conhecimento e de controle, o bronzeamento já foi causa de problemas sérios de saúde, haja vista que no Brasil já chegou a ser um procedimento proibido pela Anvisa.
De novo: CALMA!!!
A forma certa de fazer bronzeamento
O ponto pra tudo na vida é EQUILIBRIO! E trouxe esse assunto no CincoCantos, justamente por isso! Ao realizar o bronzeamento da forma correta, com profissionais qualificados não existe motivo para ter qualquer receio.
Vocês sabiam que, sendo realizado em equipamento correto e da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta? Pois é verdade!
Um bronzeamento que indico são aqueles realizados em camas solares de alta pressão, que filtram os raios UV-B e utilizam apenas os raios UV-A no processo de bronze, garantindo um resultado semelhante à exposição ao Sol das 8 às 10 horas da manhã.
Benefícios do bronzeamento artificial
O bronzeamento é a melhor opção para quem deseja ter uma pele bonita, saudável e com aparência natural durante o ano inteiro.
A técnica garante uma pele bronzeada e ainda evita os prejuízos causados pela exposição direta ao Sol, como as vermelhidões, o aspecto descascado e as queimaduras.
São vários os benefícios do bronzeamento para a saúde, quando feito de forma correta:
- Estimula a absorção de vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos;
- Produz serotonina, que espanta a depressão;
- Melhora a autoestima;
- Aumenta a libido;
- Relaxa;
- Diminui fungos e bactérias;
- Minimiza as dores musculares;
- E é claro, deixa a pele com um lindo bronzeado.
Nossas recomendações para o bronzeamento artificial saudável
Para adquirir um bronzeamento artificial seguro e duradouro, não esqueça dessas dicas.
Mínimo de sessões: É recomendado fazer no mínimo 3 sessões para adquirir um bronzeamento duradouro, sendo que as sessões de bronze duram 30 minutos: 15 minutos de frente 15 de costas.
Acompanhamento qualificado: Vale lembrar que antes de iniciar sua sessão é importante ter o suporte de um profissional qualificado para que ele avalie seu tipo de pele e quais são as condições indicadas para você. Desse modo seu procedimento será realizado com segurança e sem dúvida você ficará feliz com o resultado.
Preparação: Outro fato para lembrar que, no meu ponto de vista, acaba por ser ainda mais importante que o bronzeamento em si, são os cuidados que precisamos ter antes (como rotina de vida), durante e após o procedimento.
Vale seguir uma rotina de vida com hábitos saudáveis pois assim, constantemente, todo o organismo estará pronto para receber da melhor forma possível os benefícios do bronze.
De dentro pra fora
- Hidrate-se: A pele é constituída de células e as células precisam de água. Sua pele pode ficar ressecada, repuxando e descamando se não receber uma quantia de água adequada. Na verdade, uma das principais razões do envelhecimento da pele é que ela perde a capacidade de reter a umidade. Beba pelo menos oito copos de água por dia para garantir que a pele obtenha uma hidratação suficiente. Porém, como o bronzeamento pode desidratá-la, é melhor aumentar o consumo de líquidos nesses dias.
- Coma chocolate amargo: O cacau, além de hidratar a pele, contém flavonoides, um antioxidante poderoso. Os antioxidantes diminuem o dano causado pelos radicais livres que se formam quando a pele é exposta à radiação ultravioleta.
- Consuma frutas ricas em polifenóis: Uvas, maçãs, peras e frutas vermelhas contêm quantias altas de polifenóis que, por sua vez, têm propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que ajudam a proteger a pele dos efeitos da radiação UV.
- Faça macarrão com molho de tomate ou peça uma pizza: O tomate contém licopeno, uma substância que protege a pele dos danos causados pela radiação UV. O molho de tomate contem uma grande quantidade de licopeno, o que quer dizer que até mesmo a pizza pode ser uma fonte rica.
- Mastigue sementes de girassol: Elas são ricas em vitamina E, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação UV.
- Tome chá verde: O chá verde contém polifenóis com propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que, portanto, protegem a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta.
De fora pra dentro
O oposto também deve ser feito: Hidratar sua pele de fora pra dentro. São cuidados que devemos ter durante e após a realização das sessões pois vão ajudar a manter sua pele íntegra e saudável!
- Considere a ideia de “pular um banho”: Não! Não estou falando para você sair suando da sua sessão e não tomar banho no dia, isso é impossível! Sugiro apenas para dar um tempo para seu corpo entender o que houve durante a sessão. A produção de melanina estimulada pela luz UV-A não é interrompida pelo banho, mas estudos mostram que tomar banho e aplicar hidratante não tem o mesmo efeito do que aplicar somente o hidratante. Ou seja, após sua sessão de bronzeamento artificial, é recomendado se secar, usar um hidratante ou um pós sol e esperar de 8h a 12h do fim da sessão pra tomar banho. Assim garantimos que sua pele não será agredida, que seu corpo teve tempo de entender o estímulo de melanina que sofreu.
- Nos próximos banhos vale lembrar dos seguintes cuidados (principalmente no primeiro banho após cada sessão):
- Tomar um banho morno ou frio, jamais quente.
- Diminuir o tempo no chuveiro. Um banho muito longo remove os óleos naturais da pele.
- Evitar o sabonete no corpo todo, aplicá-lo apenas em regiões específicas e fundamentais, como virilha, axilas e pés. O sabonete remove os óleos da pele.
- Secar-se dando batidinhas com a toalha para que reste um pouco de umidade na pele. Ao esfregar a pele com a toalha você a está agredindo. Cuide-se com carinho!
- Aplique o hidratante: O produto ajuda a reconstruir a camada fina de lipídios que protege a pele da perda de água. Qualquer hidratante serve, mas tente usar um com ácido hialurônico, Aloe Vera ou com vitamina A. Nas farmácias, mercados e sites existem produtos chamados de pós-sol, os quais normalmente apresentam efeito calmante para pele e contém Aloe Vera. Essa classe de produto acaba sendo grande aliado dos amantes de bronze. Aplique o produto logo após sair do chuveiro e continue a aplicar sempre que sentir sua pele ressecada. Um dos segredos de uma pele jovem e linda é a hidratação.
- NUNCA utilize óleo bronzeador durante sua sessão: Normalmente as clínicas irão te orientar sobre o que pode e o que não pode ser utilizado na pele durante a sessão. Óleos bronzeadores estimulam de modo exagerado o bronzeamento da pele, e quando utilizados em sessões de bronzeamento podem causar lesões graves, pois é como se estivéssemos fritando algo. Produtos como aceleradores de bronze não causam qualquer problema, inclusive, essas informações sempre estão descritas em seus rótulos e bulas.
- Se você for branquinha ou tiver uma pele sensível, uma dica de ouro é levar um borrifador contendo água mineral ou água filtrada para te fazer companhia durante sua sessão. É algo simples, refrescante e muito divertido. Durante todo tempo é aconselhado que você borrife essa água por todo seu corpo. Assim não vai sentir um calor tão intenso e providenciará maior umidade para sua pele, evitando vermelhidões e desconforto.
- Proteja a pele ao sair. A regra sobre o uso do protetor solar jamais deve ser esquecida. Abuse do protetor solar pois ele acaba por ser um grande aliado diário na manutenção do seu bronze.
Onde é seguro fazer Bronzeamento artificial
Sendo no Brasil, em Portugal ou em outros países da Europa, como França, Alemanha e Holanda, existem locais especializados em bronzeamento, com profissionais qualificados e equipamentos adequados.
A minha dica é: se você gosta de manter sua cor, de se bronzear e vai optar por esse procedimento, faça de forma consciente e pesquise sobre o lugar que fará seu bronzeamento. Seguindo essas dicas, seguramente você não terá problemas e alcançará uma cor maravilhosa!
Nossas indicações no Porto
Em breve testaremos locais para indica-los. Somente indicaremos após verificação in loco.
Bônus: Nossa Indicação em São Paulo
Onde já testamos e aprovamos
- Clínica New Sun – Vila Mariana – São Paulo
- Rua França Pinto, 955 – Vila Mariana – São Paulo/SP
- Site oficial
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂
Nossas Referencias para esse artigo
- National Institute on Aging
- Charles Chiang, M.D.* and Lawrence F. Eichenfield, M.D. – Quantitative assessment of combination bathing and/or moisturizing regimens on skin hydration in atopic dermatitis.
- Mayoclinic
- Eleni Papakonstantinou, Michael Roth, and George Karakiulakis Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging
- Pavicic T1, Gauglitz GG, Lersch P, Schwach-Abdellaoui K, Malle B, Korting HC, Farwick M.: Efficacy of cream-based novel formulations of hyaluronic acid of different molecular weights in anti-wrinkle treatment.
- How to Choose the Best Moisturizer for You – By Laura McMullen
14 comentários em “Bronzeamento Artificial – Tudo que você precisa saber antes de fazer”
Oi, gostei muito do artigo, e dos comentários, tenho uma pergunta, vcs fazem esfoliação no corpo?
Olá, Elisabete!
Nós não temos clinica, apenas sugerimos as que estão no artigo.
Fala com eles ou com outra de confiança perto da sua casa, é possível que façam.
Te desejamos sorte 🙂
Amei as dicas… mas tenho uma dúvida: é necessário um intervalo entre as sessões (tipo, 1 semana, 15 dias)?
Adorei aprender mais sobre bronzeamento artificial!
ADOREI O SEU POST
Uma aula, pois quando penso em câmera de bronzeamento tenho medo de tanto que somos estimulados a fugir do sol..
Eu tinha a mesma sensação! Depois de pesquisar mais que fui entender que como a maioria das coisas da vida, a moderação e como se faz é essencial 🙂
Gostei das informações. Foram bem didáticas. Obrigada!!!
Adorei esse artigo. Muito Bom.
Não imaginava que tinham tantos benefícios.
Hoje temos camas com leds e estimulador de colagenos .
Ótimo pra quem mora onde não tem tanto Sol.
Curioso esse assunto!
Uma aula de Bronzeamento!