Bronzeamento Artificial – Tudo que você precisa saber antes de fazer

Bronzeamento Artificial
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Além do resultado estético o bronzeamento artificial estimula a absorção de vitamina D, espanta a depressão, diminui fungos e bactérias, e traz muitos outros benefícios.

Feito da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta.

Antes de ser portuguesa, eu sou brasileira! Com orgulho imenso do nosso Sol e da minha cor!

E exatamente por essa paixão, quando eu morava em São Paulo descobri as sessões de bronzeamento. Sou da área da saúde e é claro que certifiquei-me de todas as particularidades antes de fazer, e quero compartilhar com vocês.


Bronzeamento artificial é seguro?

Quando procuramos informações na internet sobre o tema, muitos acabam ficando preocupados, impressionados e até desistem de conhecer mais sobre o assunto porque na maior parte das pesquisas esse procedimento sempre está associado ao risco de câncer de pele.

Mas calma! Não é bem assim!

É um assunto delicado porque existe um imenso desconhecimento do tema e no passado por essa falta de conhecimento e de controle, o bronzeamento já foi causa de problemas sérios de saúde, haja vista que no Brasil já chegou a ser um procedimento proibido pela Anvisa.

De novo: CALMA!!!


Bronzeamento Artificial

A forma certa de fazer bronzeamento

O ponto pra tudo na vida é EQUILIBRIO! E trouxe esse assunto no CincoCantos, justamente por isso! Ao realizar o bronzeamento da forma correta, com profissionais qualificados não existe motivo para ter qualquer receio.

Vocês sabiam que, sendo realizado em equipamento correto e da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta? Pois é verdade!

Um bronzeamento que indico são aqueles realizados em camas solares de alta pressão, que filtram os raios UV-B e utilizam apenas os raios UV-A no processo de bronze, garantindo um resultado semelhante à exposição ao Sol das 8 às 10 horas da manhã.


Benefícios do bronzeamento artificial

O bronzeamento é a melhor opção para quem deseja ter uma pele bonita, saudável e com aparência natural durante o ano inteiro.

A técnica garante uma pele bronzeada e ainda evita os prejuízos causados pela exposição direta ao Sol, como as vermelhidões, o aspecto descascado e as queimaduras.

São vários os benefícios do bronzeamento para a saúde, quando feito de forma correta:

  • Estimula a absorção de vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos;
  • Produz serotonina, que espanta a depressão;
  • Melhora a autoestima;
  • Aumenta a libido;
  • Relaxa;
  • Diminui fungos e bactérias;
  • Minimiza as dores musculares;
  • E é claro, deixa a pele com um lindo bronzeado.

Bronzeamento Artificial

Nossas recomendações para o bronzeamento artificial saudável

Para adquirir um bronzeamento artificial seguro e duradouro, não esqueça dessas dicas.

Mínimo de sessões: É recomendado fazer no mínimo 3 sessões para adquirir um bronzeamento duradouro, sendo que as sessões de bronze duram 30 minutos: 15 minutos de frente 15 de costas.

Acompanhamento qualificado: Vale lembrar que antes de iniciar sua sessão é importante ter o suporte de um profissional qualificado para que ele avalie seu tipo de pele e quais são as condições indicadas para você. Desse modo seu procedimento será realizado com segurança e sem dúvida você ficará feliz com o resultado.

Preparação: Outro fato para lembrar que, no meu ponto de vista, acaba por ser ainda mais importante que o bronzeamento em si, são os cuidados que precisamos ter antes (como rotina de vida), durante e após o procedimento.

Vale seguir uma rotina de vida com hábitos saudáveis pois assim, constantemente, todo o organismo estará pronto para receber da melhor forma possível os benefícios do bronze.

+ Você pode se interessar também: Cupom de desconto em Chip pra viajar

De dentro pra fora

  1. Hidrate-se: A pele é constituída de células e as células precisam de água. Sua pele pode ficar ressecada, repuxando e descamando se não receber uma quantia de água adequada. Na verdade, uma das principais razões do envelhecimento da pele é que ela perde a capacidade de reter a umidade. Beba pelo menos oito copos de água por dia para garantir que a pele obtenha uma hidratação suficiente. Porém, como o bronzeamento pode desidratá-la, é melhor aumentar o consumo de líquidos nesses dias.
  2. Coma chocolate amargo: O cacau, além de hidratar a pele, contém flavonoides, um antioxidante poderoso. Os antioxidantes diminuem o dano causado pelos radicais livres que se formam quando a pele é exposta à radiação ultravioleta.
  3. Consuma frutas ricas em polifenóis: Uvas, maçãs, peras e frutas vermelhas contêm quantias altas de polifenóis que, por sua vez, têm propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que ajudam a proteger a pele dos efeitos da radiação UV.
  4. Faça macarrão com molho de tomate ou peça uma pizza: O tomate contém licopeno, uma substância que protege a pele dos danos causados pela radiação UV. O molho de tomate contem uma grande quantidade de licopeno, o que quer dizer que até mesmo a pizza pode ser uma fonte rica.
  5. Mastigue sementes de girassol: Elas são ricas em vitamina E, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação UV.
  6. Tome chá verde: O chá verde contém polifenóis com propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que, portanto, protegem a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta.

De fora pra dentro

O oposto também deve ser feito: Hidratar sua pele de fora pra dentro. São cuidados que devemos ter durante e após a realização das sessões pois vão ajudar a manter sua pele íntegra e saudável!

  1. Considere a ideia de “pular um banho”: Não! Não estou falando para você sair suando da sua sessão e não tomar banho no dia, isso é impossível! Sugiro apenas para dar um tempo para seu corpo entender o que houve durante a sessão. A produção de melanina estimulada pela luz UV-A não é interrompida pelo banho, mas estudos mostram que tomar banho e aplicar hidratante não tem o mesmo efeito do que aplicar somente o hidratante. Ou seja, após sua sessão de bronzeamento artificial, é recomendado se secar, usar um hidratante ou um pós sol e esperar de 8h a 12h do fim da sessão pra tomar banho. Assim garantimos que sua pele não será agredida, que seu corpo teve tempo de entender o estímulo de melanina que sofreu.
  2. Nos próximos banhos vale lembrar dos seguintes cuidados (principalmente no primeiro banho após cada sessão):
    • Tomar um banho morno ou frio, jamais quente.
    • Diminuir o tempo no chuveiro. Um banho muito longo remove os óleos naturais da pele.
    • Evitar o sabonete no corpo todo, aplicá-lo apenas em regiões específicas e fundamentais, como virilha, axilas e pés. O sabonete remove os óleos da pele.
    • Secar-se dando batidinhas com a toalha para que reste um pouco de umidade na pele. Ao esfregar a pele com a toalha você a está agredindo. Cuide-se com carinho!
  3. Aplique o hidratante: O produto ajuda a reconstruir a camada fina de lipídios que protege a pele da perda de água. Qualquer hidratante serve, mas tente usar um com ácido hialurônico, Aloe Vera ou com vitamina A. Nas farmácias, mercados e sites existem produtos chamados de pós-sol, os quais normalmente apresentam efeito calmante para pele e contém Aloe Vera. Essa classe de produto acaba sendo grande aliado dos amantes de bronze. Aplique o produto logo após sair do chuveiro e continue a aplicar sempre que sentir sua pele ressecada. Um dos segredos de uma pele jovem e linda é a hidratação.
  4. NUNCA utilize óleo bronzeador durante sua sessão: Normalmente as clínicas irão te orientar sobre o que pode e o que não pode ser utilizado na pele durante a sessão. Óleos bronzeadores estimulam de modo exagerado o bronzeamento da pele, e quando utilizados em sessões de bronzeamento podem causar lesões graves, pois é como se estivéssemos fritando algo. Produtos como aceleradores de bronze não causam qualquer problema, inclusive, essas informações sempre estão descritas em seus rótulos e bulas.
  5. Se você for branquinha ou tiver uma pele sensível, uma dica de ouro é levar um borrifador contendo água mineral ou água filtrada para te fazer companhia durante sua sessão. É algo simples, refrescante e muito divertido. Durante todo tempo é aconselhado que você borrife essa água por todo seu corpo. Assim não vai sentir um calor tão intenso e providenciará maior umidade para sua pele, evitando vermelhidões e desconforto.
  6. Proteja a pele ao sair. A regra sobre o uso do protetor solar jamais deve ser esquecida. Abuse do protetor solar pois ele acaba por ser um grande aliado diário na manutenção do seu bronze.  

Bronzeamento Artificial
Equipamento usado na Clínica New Sun

Onde é seguro fazer Bronzeamento artificial

Sendo no Brasil, em Portugal ou em outros países da Europa, como França, Alemanha e Holanda, existem locais especializados em bronzeamento, com profissionais qualificados e equipamentos adequados.

A minha dica é: se você gosta de manter sua cor, de se bronzear e vai optar por esse procedimento, faça de forma consciente e pesquise sobre o lugar que fará seu bronzeamento. Seguindo essas dicas, seguramente você não terá problemas e alcançará uma cor maravilhosa!

Nossas indicações no Porto

Em breve testaremos locais para indica-los. Somente indicaremos após verificação in loco.

Bônus: Nossa Indicação em São Paulo

Onde já testamos e aprovamos


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições, deixa nos comentários ai no final 🙂

Nossas Referencias para esse artigo

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “Bronzeamento Artificial – Tudo que você precisa saber antes de fazer”

Deixe um comentário

Antes de ir embora...
Que tal um 'até logo'?
Faça como outros viajantes e não perca nenhuma oportunidade!

Receba gratuitamente nossas dicas e descontos no seu email!