Raramente os viajantes escolhem visitar Siem Reap como destino único. Normalmente estão de viagem marcada para Tailândia ou países próximos e decidem dar uma esticada em algum outro país próximo. Se você é um desses, já te adianto que sua lógica está certíssima!
Não é necessário mais de 3 dias para conhecer Siem Reap, a menos que queria realmente fazer uma viagem mais detalhada e imersiva. Nós ficamos 5 e confesso que achamos um pouco demais para quem tinha o objetivo de apenas visitar os templos e conhecer um pouco da cultura, mas caso você queira ficar mais do que 3 dias, no final do post tem umas indicações do que incluir pra preencher os dias.
Vou te passar um roteiro super otimizado pra aproveitar muito bem 3 dias inteiros por lá. Mas antes, aquele nosso mapa esperto.
Roteiro em Siem Reap de 3 dias
Já vou começar considerando que você já chegou, já passou pela imigração, pagou o visto, comprou o chip na chegada (Vê aqui como compra chip de internet lá) e já está alojado.
Se você ainda não definiu onde vai se hospedar, segura essa lista de indicações das melhores regiões e hotéis – Clica aqui pra ver.
Meninas: Lembrem de levar um lenço pra tapar os ombros nos templos. Mas não vá toda tapada, se não você vai derreter.
:: Dia 1: Pequeno circuito
Fechar com um tuk tuk o valor pra fazer todos esses pontos. Pagamos 15Usd pelo dia para nosso motorista. Mas negocie mesmo! O preço pode cair mais da metade.
- Comprar os ingressos dos parques no centro turístico: 62USD por pessoa o passe de 3 dias
- Passar pelos Portões em Ruinas
- Ta Prohm Kel: pequeno, com uma torrinha de arenito só, e costumava formar a capela de um dos hospitais do rei Jayavarman VII.
- Phnom Bakheng: Ou Bakheng Hill, um dos primeiros grandes templos construídos na região, com bela vista pra Angkor. Depois, entre pelo South Gate e continue até o monumental Bayon.
- Angkor Thom: A última capital do império Khmer que abriga o Bayon, Baphuon, o Terraço dos Elefantes, o Terraço do Rei Leper e Prah Palilay.
- Baphuon: uma representação simbólica do Monte Meru que fica 200m a noroeste do Bayon.
- Bayon: Templo das faces. Construído sob o governo de Jayavarman VII, é um templo budista com alguns elementos hinduístas. O mais marcante são os enormes rostos da Avalokiteshvara, uma das figuras mais populares do budismo – há 51 torres no Bayon, cada uma com quatro rostos.
- Terraço dos Elefantes: situado na Praça Real de Angkor Thom era usado para a realização de cerimônias públicas.
- Terraço do Rei Leper: a norte do Terraço dos Elefantes está a plataforma que abriga uma estátua nua, um dos mistérios de Angkor.
- Prah Palilay: templo dedicado ao budismo ao norte do Baphuon.
- Mangalartha
- Thommanon e Ta Keo:Impressionam, no local, o grau de conservação das ruínas, as belas torres pontiagudas e também os trabalhos artísticos em relevo das belas divindades femininas.
- Almoço em Ta Keo (Onde a maioria dos guias param, bem meia boca e não foi barato – 17 USD para dois. Sugiro levar lanches e não parar para almoçar)
- Ta Prohm: Templo do Tomb Raider. Fique com a sensação de explorar uma cidade perdida nesse templo tomado por raízes de árvores grossas, e engolido pela floresta. Erguido em 1186 em homenagem à mãe de Jayavarman VII, ele é cheio de torres, pequenos pátios e corredores apertados. Não deixe de conhecer a parte interna do templo budista dedicado à mãe do rei Jayavarman VII, onde o concreto e a natureza se “encaixam” perfeitamente.
- Banteay Kdei: Possui duas entradas de tão grande que é. Um antigo monastério budista de Jayavarman II ricamente decorado.
- Stah Srang: Do outro lado de Banteay Kdei. Um grande lago com uma plataforma que abriga esculturas de leões e serpentes.
- Angkor Wat: O mais famoso dos templos, cartão postal do Camboja. Sugiro fazer por último pra não pegar tão cheio. Às 16h40 já é um bom horário. O sol não se põe ali, mas a luz fica linda de todo jeito.
- Voltar para o hotel – tomar um banho, você estará desejando isso.
Noite
- Tome chopes de 0,50usd na PUB Street e prove spring roll cru
- Pegue um tuk tuk até a Fresh Fruit Factory e peça um Sorvete de manga com maracujá. (veja se ainda dá tempo)
- Na noite, vá no Le Tigre de Papier, Temple Bar ou qualquer outro barzinho da PUB
- Feche o dia comendo algum petisco e batendo perna no Night Market ou Jante no Café Indochine
:: Dia 2: Siem Reap – Grande circuito
Nesse dia pagamos 20usd de tuk tuk pra fazer tudo. No final demos mais 5usd de gorjeta.
- Baphuon
- Prasat Preah Palilay
- Preah Khan: Templo dedicado a Brahma, Buda, Shiva e Vishnu . Um dos projetos mais ambiciosos do Rei Jayavarman VII e também uma das construções mais significativas do império Khmer. Funcionou como uma grande universidade budista, onde atuaram mais de mil professores.
- Jayatataka/ Neak Pena: Ponte longa e templo com espelhos d’água
- Pre Rup: Templo dos elefantes nas quinas
- Banteay Kdei
- Terrace of the Elephantes
- Parada para Sucos e smooth no Bio LAB
- Hotel pra tomar um banho e sair
Noite
- Parada no King’s Road
- Chopes no Easy Speaking
- Janta no Try me
- Sorvete no Blue Pumpkin
- Massagem pra fechar o dia
:: Dia 3 – Templos afastados
Negociamos em 20usd também, pagamos 25 no final pois o menino era muito bonzinho.
- Bloom café: Prove os maravilhosos Cupcakes.
- Banteay Srei: Mais longe. Formado por três torres, rochas avermelhadas com desenhos 3D gravados e diversas divindades, que acredita-se terem sido talhadas por mulheres. O nome que significa ‘cidadela da mulher’.
- Museu das Land mines
- Phnom Bok: 17 km a leste de Angkor. Escadaria de 635 degraus. Suba com água e beba um coco na descida. Mas de boa, sei se vale a subida não, é escada pracarai! Tem uma vista estarrecedora para o Lago Tonle Sap e plantações de arroz, mas confesso que eu tava tão cansada que só quis sentar mesmo hahaha
- Banteay Samre Temple: Foi erguido no mesmo estilo de Angkor Wat. Vá nesse se sobrar tempo e fôlego.
- Volte e faça uma massagem de respeito no Lotus Dream SPA – 12usd corpo inteiro
Noite
- Janta no Slak Moan: Comer uma carne de canguru
- Old Market: Prove umas friturinhas, se não tiver de noite, volte de manhã que terá.
- Gelato Lab: Pra tomar um sorvete na melhor sorveteria da cidade
- Massagem
Dias de viagem para dias extras em Siem Reap
Se você se esgotar dos templos e quiser fazer outras coisas, sobrar tempo, tiver dias extras ou algo do tipo, seguem sugestões:
- Wat Preah Prom Rath e Wat preah an sang tuk: Templos dentro da cidade, rapidinhos de visitar.
- Angkor Silk Farm: Pra ver como se fabrica seda desde o nascimento das lagartas.
- Phare: O Circo do Camboja. Uma oportunidade de conhecer – e apoiar – um projeto social sério que transforma crianças e adolescentes carentes de Siem Reap em grandes artistas.
- Museu Nacional de Angkor: O lugar ideal para quem deseja conhecer a história do Império Khmer em detalhes – a civilização que dominou grande parte do Sudeste Asiático
- Kompong: Uma vila flutuante próxima a Siem Reap. Conhecer uma aldeia local e o lago Tonle Sap (a melhor época para a visita é de Julho a Setembro) conhecido como o Grande Lago do Camboja, passeio em barco para conhecer as ilhas flutuantes e a rotina de seus moradores.
- Chong Khneas: Outra cidade que flutua.
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂