A receita de pão de queijo perfeita depende do gosto pessoal. Tem quem goste bem durinho ou aerado por dentro, e quem prefira um recheio mais puxa puxa. Pra gente, a receita de pão de queijo perfeita vai te dar um resultado crocante por fora e macio por dentro.
O pão de queijo faz parte da vida do brasileiro e a gente só entende o quão nosso ele é quando a gente vai morar fora do Brasil e não se depara com a mesma fartura dele em todos os lugares.
Além de um lanchinho delicioso, o pão de queijo pode levar apenas ingredientes saudáveis, se tornando o snack perfeito pra quem quer escapar do glúten, do açúcar, da farinha e dos ultra processados.
Existem muitas receitas de pão de queijo, a base das receitas não muda muito, mas cada ingrediente tem uma função e usar mais ou menos de cada um pode trazer um resultado bem diferente, e isso que vamos explicar depois da receita.
Receita de Pão de Queijo Caseiro
Receita – Pão de Queijo Caseiro
Esta receita de pão de queijo é a nossa favorita.
- TEMPO DE PREPARO: 40 mins
- COZIMENTO: 30 mins
- TEMPO TOTAL: 1 hr 10 mins
INGREDIENTES
- 1 xícara polvilho doce
- 2 xícara polvilho azedo
- 3 xícaras queijo ralado – ou mais. Eu uso muito mais porque queijo pra mim nunca é demais. (O ideal é queijo meia cura, mas já fiz com mussarela e outros e deu certo)
- 1 ½ xícara água
- ¼ xícara de azeite (Pode usar óleo também que funciona, mas se quer comer sem culpa, o azeite é melhor)
- 2 ovos grandes ou 3 ovos pequenos
- 2 colheres de chá sal
INSTRUÇÕES
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Coloque a água e o azeite para ferver em uma panela.
- Misture os polvilhos doce, azedo e o sal em uma tigeja grande.
- Quando a mistura de água e azeite ferver, escalde o polvilho, ou seja, vá despejando o líquido quente aos poucos por cima da mistura de polvilhos. Mexa bem com uma espátula até que tenha absorvido todo o líquido.
- Espere a mistura amornar antes de continuar a próxima etapa, assim os ovos não cozinham e o queijo não derrete no calor.
- Quando a mistura estiver morna, adicione o queijo já ralado e misture bem.
- Adicione os ovos e bata a massa até que tenha incorporado todos os ingredientes. Já usei a batedeira e funcionou bem.
- Você pode moldar os pães de queijos na mão, fazendo bolinhas, mas lembre-se de passar um azeite na mão antes. A minha forma preferida é com a colher de sorvete, pois é bem rápido e mais fácil se a massa estiver muito mole.
- Quando eu faço em casa, eu já faço umas duas ou três receitas para deixar congelado no freezer e ir comendo durante a semana aos poucos. Então eu costumo colocar em uma bandeja com um pouco de espaço entre as bolas e cologar no freezer um pouco até que fique duro, depois eu tiro e coloco em sacos. Se colocar em saco com ele sem congelar vai virar um bolão enorme e não vai conseguir separar as porções depois.
- Se já quiser assar uns na hora, vá colocando as bolinhas em uma assadeira com um bom espaço entre elas ou use uma forma de muffin.
- Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min ou até dourar. Se colocar na airfryer é bem mais rápido e gasta menos luz. A minha é daquelas inteligentes e eu já deixo um pouco de noite e programo pra assar antes de acordar, assim já acordo com pão de queijo quentinho.
- Sirva bem quentinho.
Dicas extras
- Para assar pão de queijo, é essencial que o forno esteja pré-aquecido, caso contrário eles ficam murchos e com a casca mole.
- Para congelar o pão de queijo, leve a assadeira com bolinhas de massa para o freezer, quando congelarem transfira para um saco plástico. Pode ser armazenado por até 3 meses. Para assar, coloque os pães de queijo em uma assadeira e leve direto ao forno já pré-aquecido.
A química para pão de queijo personalizado – Ingredientes base para fazer pão de queijo caseiro
Como falamos lá em cima, o pão de queijo perfeito depende do gosto de cada um. Sendo assim, acho válido explicar qual a função de cada ingrediente na receita, para assim você ir testando ajustes para chegar no pão de queijo que agrade mais o seu paladar.
Polvilhos (fécula de mandioca)
O polvilho é o amido extraído da mandioca (macaxeira, aipim).
Existem dois tipos de polvilho: o doce e o azedo. O polvilho azedo passa por um processo de fermentação que o torna mais ácido.
Os dois tipos funcionam para fazer pão de queijo, mas cada um traz um resultado final diferente em textura e consistência.
- Polvilho azedo: Faz a massa crescer, ficar mais aerada, crocante e seca.
- Polvilho doce: Faz a massa ficar mais densa e macia – Então se você achar que pela receita, o pão ficou muito macio por dentro, use menos polvilho doce.
Na receita nós misturamos os dois pra ter o crocante por fora e o macio por dentro.
Queijo
O melhor queijo para ser utilizado é um meia-cura de qualidade (preferencialmente feito com leite cru, tipo da região do Serro, Canastra, Araxá), mas quem mora fora do Brasil tem que se adaptar com o que tiver disponível. Aqui em Portugal eu costumo usar mozarela/ muçarela/ mussarela/ mozzarella mesmo, já compro um sacão ralado no Lidl.
No fim, funciona bem com qualquer queijo que seja duro o suficiente para ralar.
- Queijos mais molhados: Vale explicar que quanto mais água e/ou gordura o queijo tiver, mais denso ficará o pão de queijo.
- Queijos mais secos: Já com queijos mais secos como o parmesão, vale colocar mais ovo ou gordura para deixar a massa homogênea. Por outro lado, adicionar uma parte de parmesão traz um sabor bem intenso.
Gordura
A massa precisa de um pouco de gordura para ajudar na retenção de umidade, que interfere na textura.
- Quanto mais gordura: mais macio, mas o excesso pode deixar o pão de queijo muito pesado.
- Quanto menos gordura: Mais rígido ficará
O mais utilizado é o óleo, mas eu uso azeite e funciona bem também, além de ser muito mais saudável. Outras opções são manteiga, banha de porco ou outras gorduras naturais.
Água ou leite
É necessário um líquido para dissolver a massa e ajudar a gordura a gelatinizar o polvilho quando fizer o ascaldamento.
O leite costuma deixar a massa mais mole que a água e mais difícil de trabalhar.
Ovo
Age como emulsificante, ou seja, promove a emulsão entre dois ingredientes que não se misturariam sem ele (água e óleo, por exemplo), e faz a mistura ficar mais homogênea.
No caso do pão de queijo ele tem alguns efeitos extra como estrutura-lo, porque funciona como um agente espumante, ajuda na coloração e fornece proteínas, vitaminas e minerais.
Sal
Aos fãs de Sal, é indispensável. Eu uso mais que o dobro do que recomendo aqui porque acho que realmente faz muita diferença em realçar o sabor.
Se o queijo que escolher pra usar já for bem salgado, regule a quantidade adicionada.
Escaldar ou não escaldar o polvilho?
Muitas receitas mais modernas e mais simples não realizam essa etapa, mas se você pretende um resultado melhor, vale a pena escaldar.
Ao escaldar o amido gelatiniza e melhora a digestibilidade, além de deixar o pão mais aerado.
Dá pra fazer essa receita na mão ou na batedeira, e ao misturar os dois tipos de polvilhos (azedo e doce), você vai obter um pão de queijo crocante por fora e macio por dentro.
Sugerimos que faça a primeira vez conforme a receita e depois vá ajustando os ingredientes conforme o seu gosto, porque agora você já sabe pra que serve cada um e o efeito que cada um tem no resultado final, então faça as adaptações que quiser.
Faça como eu, congele as bolinhas e tenha pão de queijo caseiro sempre em poucos minutos.