O que saber sobre Malta antes de ir

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

O que saber sobre Malta antes de ir

Malta fica no Sul da Europa, no Mar Mediterrâneo. É um país pequenino, insular, um arquipelago constituído por onze ilhas, sendo três delas habitadas – Malta, a maior; Gozo – segunda maior; e Comino, bem pequenino. Existem outras ilhas: Cominotto, Filfla, St. Paul’s Islands e Manoel Island – que são desabitadas e menores.

É o quinto menor país da Europa, e o décimo menor país do mundo. As maiores cidades da ilha de Malta são Valletta, Sliema e St. Julian’s.

Distâncias

93 km ao sul da ilha da Sicília (Itália), 288 km a nordeste da Tunísia (África), 1826 km a leste de Gibraltar e 1510 quilômetros a oeste de Alexandria.

Quem já mandou em Malta

O território já passou pelo poder dos Fenícios, quando dominavam o comércio do Mediterrâneo e fundaram Cartago, capital de uma república marítima muito poderosa. Depois passou pelo poder dos Gregos, depois os Romanos, dos Árabes – que deram o nome atual – dos Cavaleiros Cruzados e finalmente dos britânicos.

Os Cavaleiros Hospitalários governaram Malta por 250 anos, até Napoleão expulsa-los da ilha. Nesses 250 anos eles modelaram as cidades e de Malta com construções importantes e urbanização. Essas são as principais heranças dos Cavaleiros que você verá nas ilhas: Catedral de São João, o Forte de São Telmo, o Palácio do Grão-Mestre e o Teatro Manoel.

Sofreram domínio britânico por 120 anos, passou a ser independente do Reino Unido em 1964. Por isso dirigem na mão inglesa e possuem o inglês como lingua co-oficial além do maltês. Se tornou uma República apenas em 2004, quando também virou membro da União Europeia.

Religião de Malta

Malta é o país mais religioso da Europa, são mais de 350 igrejas, quase uma por dia do ano. Apenas 1% não acredita em Deus e a religião oficial é o catolicismo. Pra você ter ideia, o Divórcio só foi aprovado em 2011. São Paulo passou por Malta nos anos 60, e foi responsável pela conversão de seu governador e da adotaçao do cristianismo como religião oficial.

Economia de Malta

Malta produz apenas 20% das reservas alimentares que consome, tem recursos de água potável limitados e nenhuma fonte de energia doméstica. É uma economia de dependência externa e de importações, sendo que a manufatura eletrônica e têxtil, além do turismo são as suas principais fontes de rendimento.

Moeda e Fuso

A moeda adotada é o euro.

O fuso horário de Malta é GMT + 1. Ou seja, 4 horas a mais que no Brasil e 1 hora a mais que em Portugal. Do último domingo de março ao último de outubro a diferença relativa ao GMT é de + 2:00 horas.

Vistos e Vacinas em Malta

Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar em Malta porém é necessário a apresentação do passaporte válido e a passagem de ida e volta no momento do desembarque no país.

Os cidadãos da União Européia não precisam de visto para Malta durante estadias inferiores à 90 dias. Apresente apenas a carteira de identidade do país ou o passaporte com prazo de validade para entrar em Malta.

Não há obrigatoriedade de vacina, mas o Certificado internacional de vacinação para a Febre Amarela é obrigatório para viajantes com pelo menos 9 meses de idade provenientes ou em trânsito >12 horas no aeroporto de países com Febre Amarela.

Verifique se seu passaporte está com prazo de validade longo, o ideal é que o prazo de vencimento seja de alguns meses depois de sua volta.

Outros documentos e formas de identificação poderão ser solicitados, como: passagem de ida e volta, documento de comprovação que dispõe que você tem recursos financeiros suficientes para poder financiar a sua estadia, carteira de vacinação com vacina de febre amarela (tomar a vacina, pelo menos 10 dias antes do embarque), comprovante de seguro de saúde, entre outros.

Carteiras de estudante universitário; aposentados ou deficientes físicos poderão ter descontos especiais em muitas instituições culturais ou no transporte público.

Eletricidade e tomadas

As tomadas de Malta têm três pinos (tipo G), por causa da influência britânica. Leve um adaptador para seus aparelhos elétricos. Caso esqueça, peça no hotel, eles podem te ajudar. Os aparelhos elétricos funcionam com uma voltagem de 240 volts.

Cartão de desconto para turista

Heritage Malta Multisite Pass: É o passe turístico oficial, com validade de 30 dias. Inclui entrada em 22 atrações turísticas. Os preços são diferentes para adultos, crianças, reformados e estudantes. Veja aqui o site oficial para comprar.

Transporte em Malta

Aconselhamos alugar carro, mas caso queira se deslocar de transporte publico, existem alguns bilhetes especiais. Veja aqui tudo sobre transporte em Malta.

Horário do comércio

A maioria das lojas funciona de segunda à sábado, de 9h às 13h, e depois de 16h até as 19h. Se for em zonas mais turísticas algumas fecham às 22h.

Feriados em Malta

  • 10 de fevereiro: Naufrágio de São Paulo.
  • 31 de março: Dia da Liberdade.
  • 7 de junho: Comemoração do 7 de junho.
  • 29 de junho: Festa de São Pedro e São Paulo-Imnarja.
  • 15 de agosto: Festa de Santa Maria (Assunção).
  • 8 de setembro: Dia da Vitória.
  • 21 de setembro: Dia da Independência.
  • 8 de dezembro: Festa da Imaculada Conceição.
  • 13 de dezembro: Dia da República.

Postos de turismo

Os principais ficam no terminal de cruzeiros Valletta Cruise Port em Valletta Waterfront, no Aeroporto Internacional de Malta, em City Gate Arcade 1, em La Valeta e na Torre dello Standardo (Mdina). Mas há também um em Marsaxlokk.

Telefones úteis

Emergências, ambulâncias, polícia e bombeiros: 112. Polícia Central: 212224001. Assistência em viagem: 21242222 ou 21433333. Em caso de acidente: 21320202. Táxis: 21823017. Posto principal de Turismo (City Gate Arcade 1, en La Valeta): 227747.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »