O que fazer em Toulouse, França

Veja o índice desse artigo

O que fazer em Toulouse, França

Procurando as melhores coisas para fazer em Toulouse?

Então esse artigo é para você! Se você está visitando para um fim de semana, passando um semestre na universidade ou parando durante uma viagem, você encontrará muitas ideias de coisas para fazer em Toulouse!

Toulouse é uma parada essencial no coração do sudoeste da França. Toulouse é a quarta maior cidade da França, localizada no sudoeste francês a “cidade rosa” tem várias atrações e é uma cidade ainda desconhecida da massa turística.

Outrora a capital dos visigodos e agora a capital da indústria aeroespacial, Toulouse convida-o a explorar os seus 2000 anos de história. Aqui uma basílica romana, ali uma mansão discreta com uma porta imponente, mais adiante num edifício industrial convertido, uma fachada com uma espantosa decoração em terracota, o murmúrio de uma fonte, um pátio escondido…Deixe-se guiar por bairros que misturam história e modernidade.

Toulouse deve seu apelido de ‘Ville Rose’ ao uso do tijolo. Listado como um artesanato local, no sul em torno de Toulouse, fez parte do patrimônio local desde a Antiguidade até os dias atuais. Veste as fachadas com cores quentes, dos rosas suaves aos laranjas mais extravagantes.

Finalmente, para não perder nada da riqueza cultural da cidade, visite seus museus e explore as notáveis ​​coleções de arte clássica e medieval, bem como obras contemporâneas.


Principais atrações em Toulouse

Vamos começar este artigo descobrindo os marcos mais famosos de Toulouse.

Nesta primeira seção, contamos tudo o que você precisa saber sobre os melhores lugares para visitar em Toulouse

Le Capitole

Le Capitole é o nome dado à Câmara Municipal de Toulouse.

Está localizado no coração do centro da cidade, na Place du Capitole.

É conhecida como a praça principal de Toulouse, onde tudo acontece. Tudo gravita em torno desta praça e é um ponto de encontro popular para os habitantes locais.

A praça em si é muito bonita. Você pode ver algumas cruzes occitanas no chão, restaurantes de luxo ao redor e, mais importante, a bela fachada do Capitólio.

Le Capitole é a prefeitura e é praticamente para Toulouse o que a Torre Eiffel é para Paris. A maioria dos cafés e restaurantes ao redor são caros, mas há lugares mais baratos nas ruas adjacentes. Você também pode visitar a Salle des Illustres dentro do Capitólio, que tem uma coleção de pinturas do século XIX.

A construção do Capitólio levou mais de 200 anos. Sua soberba fachada foi construída em 1750 e levou mais de 10 anos para ver a luz do dia. É um dos monumentos tombados como patrimônio histórico.

Esta é uma das prefeituras mais bonitas que você pode encontrar na França. É absolutamente lindo, seja por fora ou por dentro. O Capitólio tem sido usado como prefeitura desde o século XII . É o lar de belas salas e pinturas históricas. Há até mesmo enormes afrescos nos tetos.

Este é o edifício emblemático da Ville Rose: em frente à Place du Capitole desde o século XVIII, abriga a prefeitura e o Théâtre du Capitole. Pode ser atravessado através do pátio Henri-IV atrás do portão central.

As salas de estado estão alinhadas no primeiro andar, incluindo a soberba Salle des Illustres, uma vasta galeria de espelhos cujas pinturas remontam à história de Toulouse.

Nem todo mundo sabe, mas dá para entrar no Capitole gratuitamente. A prefeitura da cidade é uma das mais lindas da França, num prédio de estilo neoclássico com uma escadaria majestosa e um teto que conta um pouco da história da cidade.

  • COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é Capitole (linha A). O existe está localizado perto do Calabouço, logo atrás da praça. Caminhe até a Rue Lafayette (1 min) e você estará lá.
  • INGRESSO: Gratuito

Basilique Saint-Sernin

Localizada na Place St Sernin, entre o Capitólio e Jeanne d’Arc, a Basilique Saint-Sernin é com certeza a igreja mais bonita da cidade.

St Sernin foi construído durante o século XI. É a maior basílica românica da França e da Europa, razão pela qual foi listada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Construída em honra de São Saturnino, mártir do ano 250, rapidamente se tornou um dos maiores locais de peregrinação de todos os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Sob sua torre sineira octogonal, você descobrirá uma imensa nave abobadada, bem como uma cripta que contém inúmeras relíquias. Entre eles estão os de São Sernin, bispo e mártir do século III, a quem a basílica deve o seu nome.

Do lado de fora, você poderá desfrutar de uma bela fachada barroca com altas torres pontiagudas. Por dentro, também não decepciona.

Você encontrará alguns vitrais incrivelmente bem preservados , bem como uma impressionante nave de 21 metros de altura com abóbadas impressionantes.

A Basílica de Saint-Sernin é uma das maiores igrejas românicas preservadas da Europa. Também classificado como monumento histórico, é uma das mais belas visitas gratuitas que se podem fazer em Toulouse.

Basílica é gratuita e abre todos os dias.

  • COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é Capitole (linha A). O existe está localizado perto do Calabouço, logo atrás da praça. Caminhe até a Rue Lafayette (1 min) e você estará lá.
  • INGRESSO: Gratuito

Couvent des Jacobins

Localizado entre o Capitólio e Saint-Pierre, o Couvent des Jacobins é um dos marcos mais famosos de Toulouse.

Este mosteiro medieval no centro da cidade é de longe um dos melhores lugares para visitar em Toulouse.

A igreja jacobina, considerada uma das mais belas igrejas dominicanas da Europa, tem 80 metros de comprimento e 20 metros de largura. Um espaço incrível cheio de história.

Ao chegar lá, você descobrirá um edifício muito impressionante. Do lado de fora, parece bastante austero e, embora grande, ainda não revela sua verdadeira beleza.

Depois de entrar na igreja, você começará a descobrir a beleza dela. Você pode passear pela igreja e admirar os belos vitrais e colunas.

A característica mais notável que certamente surpreenderá os visitantes é a abóbada única em forma de palmeira. A igreja, de nave dupla com decoração pintada e soberbos vitrais, abriga também as relíquias de São Tomás de Aquino. 

A Palmeira é na verdade um pilar gigante de 28m de altura localizado dentro da Igreja dos Jacobinos. Essa característica arquitetônica já parecia assustadoramente alta, mas a adição de um espelho abaixo dá a ilusão de estar suspensa no espaço e faz você se sentir como se estivesse prestes a despencar do topo da abóbada.

Assim que entrar, você entrará no claustro. É absolutamente deslumbrante! As abóbadas são notáveis, assim como o jardim. Quanto ao claustro do convento, uma ilha de tranquilidade dentro da cidade, recebe regularmente concertos e exposições.

Existem também duas capelas que pode visitar (capela da Virgem e capela de Saint-Antonin).

Por fim, você também encontrará uma sala apresentando as roupas tradicionais e exemplos de jantares que teriam durante a Idade Média.

  • COMO CHEGAR: As estações de metrô mais próximas são Capitole e Esquirol (linha A). Ambos estão à mesma distância (aproximadamente). De lá, é uma caminhada fácil de 5 minutos.
  • INGRESSO: Embora parte da visita seja paga, o acesso ao salão principal do convento jacobino é gratuito. 

O Hotel d’Assézat – Fundação Bemberg

Durante o Renascimento, a cidade, enriquecida com o comércio de pastel, testemunhou a criação de muitos edifícios suntuosos, incluindo o Hôtel d’Assézat.bv

O suntuoso pátio de honra serve de pano de fundo a duas fachadas marcadas por antigas colunas ligadas por uma torre de escada. Nicolas Bachelier, o arquiteto, trabalhou para muitas famílias de Toulouse. O edifício foi legado à cidade de Toulouse em 1895 e abriga academias e sociedades eruditas, incluindo o Jeux Floraux fundado em 1323.

Toulouse era uma cidade mercantil e é conhecida por seus belos Hôtels Particulier s. Embora você possa encontrá-los por toda a cidade, é muito raro você visitar algum.

Eles pertencem a proprietários particulares e você geralmente não consegue ver além do portão. Se você estiver com sorte, passará enquanto estiver aberto e poderá dar uma olhada na quadra, mas isso é tudo o que você pode conseguir.

O Hôtel d’Assézat é um dos mais belos Hôtel Particulier (mansão da cidade) em Toulouse.

O Hôtel d’Assézat pode ser visitado todos os dias! Está localizado no Esquirol e é um ótimo exemplo de mansões opulentas da Era do Renascimento.

Foi construído no século 16 e é absolutamente lindo até hoje.

O hotel está particularmente bem conservado, o que é bastante incomum. Como você pode imaginar, essas propriedades são incrivelmente caras para manter, então a maioria dessas mansões não está no melhor estado. Este não é o caso aqui.

Foi comprada pela cidade de Toulouse nos anos 80 e foi totalmente restaurada. Atualmente abriga a Fundação Bemberg e está aberta ao público.

Melhor de todos? É grátis!

Embora muitos visitantes (e até moradores locais) o ignorem, é um erro que você não deveria cometer. Este é um excelente exemplo da glória do Capitólio de Toulouse.

COMO CHEGAR: Você pode facilmente caminhar até lá (2 minutos) da estação de metrô Esquirol (linha A).


The Canal du Midi

Vários canais atravessam a cidade: o Canal du Midi, o Canal de Brienne e o Canal Lateral Garonne. 

Amplamente utilizado no passado e hoje, o Canal du Midi é um componente essencial da cidade de Toulouse. Facilita muito a navegação entre o mar e o oceano. Muitas vezes você verá barcos ou barcaças navegando nele.

O Canal du Midi é um dos marcos mais importantes do sudoeste da França. Ele vai de Toulouse até o mar Mediterrâneo.

Construída no reinado de Luís XIV por Pierre-Paul Riquet e concluída no século XIX com a adição do Canal Lateral de Garonne, permitindo que os barcos chegassem ao Atlântico, esta hidrovia pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, mas também pode ser explorada por barco.

Ao todo, o canal tem 240 km de comprimento, e ainda é considerada uma das maiores obras de construção da época. Inicialmente fazia parte do projeto maior que visava conectar o Mediterrâneo ao Oceano Atlântico.

Listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, atualmente, o canal não é usado para nenhum propósito comercial, além de hotelaria e turismo.

Em Toulouse, você pode encontrar o canal du midi no lado norte do centro da cidade. É muito fácil chegar lá a pé.

O canal fica bem em frente à principal estação de trem, Matabiau. Você encontrará algum caminho de caminhada ao lado.

Outra maneira de aproveitar o canal é participando de um cruzeiro! Isso é realmente uma coisa super divertida de se fazer em Toulouse.

As margens do Canal du Midi oferecem a possibilidade de longas caminhadas, ou porque não de bicicleta! O trecho principal entre Toulouse e Marseillan tem 241 quilômetros de extensão. 

A empresa Les Bateaux Toulousains está organizando um jogo de fuga de piratas no canal du midi. É uma boa diversão.

Eles também oferecem vários cruzeiros no Canal.

Dica extra: Você ganha um bom desconto se adquirir o Toulouse City Card. 1 cruzeiro comprado = 1 grátis.

Dica de segurança: Infelizmente, o Canal Du Midi nem sempre é o melhor e mais seguro lugar de Toulouse. Algumas porções são melhores que outras. Se você quiser desfrutar de um belo passeio, deve seguir o caminho de Matabiau até o Porto Saint-Sauveur. É uma parte legal!


As margens do rio Garona

La Daurade é o passeio localizado nas margens do rio Garonne.

Uma das mais belas vistas da cidade apresenta a Pont Neuf, o Hôtel-Dieu Saint-Jacques, a cúpula de La Grave e o rio Garonne.

É o lugar favorito dos moradores no verão. Durante o dia pode passear pelo cais ou simplesmente deitar-se e ler um livro.

À noite, é o lugar perfeito para um piquenique.

Basta tomar algumas bebidas e comida e ir para lá. Você verá, será uma grande noite. 

Passeios ou banhos de sol: no coração da cidade, você pode desfrutar das margens do rio, principalmente ao longo da Promenade Henri-Martin e na Place de la Daurade.

A vista de La Daurade é particularmente bonita, pois você verá as duas pontes, a cúpula da capela do hospital La Grave e a roda gigante.

Se você estiver visitando no inverno, também deve ver todos os barcos-restaurante com as luzes acesas na água. É muito linda.

Se você conseguir chegar antes do pôr do sol, a experiência será ainda mais mágica. É um dos melhores pontos de pôr do sol da cidade!

Por fim, se você gosta de descobrir joias escondidas, dirija-se aos Pêcheurs de Sable. É um bar bonitinho localizado no cais.

Eles não têm espaços internos e é por isso que é particularmente popular no verão. Costumava ser um necrotério, o que o torna um lugar bastante intrigante (embora a maioria dos moradores nem saiba disso).

Seja qual for a estação, a paisagem e o ambiente são sempre muito agradáveis. E se você quiser adicionar um toque de magia a tudo isso, escolha o final do dia. Você vai se surpreender com a beleza do pôr do sol que este lugar pode lhe oferecer!

Dica extra: Há um delicioso restaurante libanês nas proximidades. Chama-se Chez nous Le s Libanais. Se você quiser obter alguma comida, que será um excelente lugar.

Alternativamente, você também pode obter algumas empañadas argentinas para levar de El Chivito na Rue des Blanchers.

COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é a Equirol (linha A). Demora 5 minutos a pé para chegar lá da estação.


Cité de l’espace

Toulouse é famosa por suas conexões com a indústria espacial e aeronáutica.

É lá que você encontra a sede da Airbus, além de diversos fabricantes de peças para naves espaciais, satélites e aviões.

Por esta razão, foi decidido há algumas décadas criar um parque temático inteiramente dedicado ao Espaço que combinasse atividades divertidas e educativas.

Este parque de diversões é chamado de cité de l’espace e está localizado no lado leste da cidade.

É um ótimo lugar para se visitar, especialmente se você estiver procurando o que fazer em Toulouse com crianças.

Há atividades em 3D, salas de exposições e uma réplica do Ariane 5, foguete lançado da estação espacial francesa na Guiana.

Dica extra: O transporte público está incluído e ilimitado com o Toulouse Card.

  • TAXA DE ENTRADA: Certifique -se de reservar seus ingressos com antecedência para evitar qualquer decepção. – Clique aqui para ver os preços.
  • COMO CHEGAR: Leva cerca de 40 minutos para chegar à Cité de l’Espace do centro da cidade de transporte público. Para fazer isso, você pode pegar o ônibus L8 ou 23 de Jean Jaurès. Haverá uma caminhada de 5 minutos para chegar à entrada. Alternativamente, você pode pegar o metrô (linha A) para Jolimont e pegar o ônibus 37 que o levará até lá.


Saint-Pierre

Saint-Pierre é um dos bairros mais animados de Toulouse.

Está localizado na margem direita do rio Garonne e é conhecido por sua bela ponte e seus bares.

A Pont Saint-Pierre (Ponte de São Pedro) liga a Place Saint-Pierre ao Hospice de la Grave (essa é a cúpula que você pode ver) e o bairro de Saint-Cyprien.

Embora a primeira ponte neste local tenha sido construída no século 19, esta é uma versão muito mais recente. Foi reconstruída em 1987 e apresenta uma bela estrutura metálica.

Pintada de azul, é uma ponte particularmente bonita, mas a melhor coisa é que você pode ter vistas maravilhosas daqui.

Existem caminhos pedonais de cada lado para que possa atravessar sempre que quiser. É um ótimo local para apreciar as vistas da cúpula de La Grave, o rio Garonne e o Daurade.

Outro excelente motivo para visitar Saint-Pierre são os bares.

A Place Saint-Pierre abriga alguns dos melhores e mais emblemáticos bares de Toulouse. Entre eles, você encontrará La Couleur de la Culotte (sim, isso significa a cor da sua calcinha), Chez Tonton , le bar basque e Le Saint Des Seins .

Estas são todas excelentes opções se você quiser tomar uma bebida à noite. É um ótimo lugar para começar. Muitos moradores começam a noite em St-Pierre e depois seguem para La Daurade, Esquirol ou Jean Jaurès.

Dica extra: St Pierre é particularmente apreciado pelos estudantes em Toulouse. Como os estudantes tendem a sair às quintas-feiras, esse é um dia em que você pode esperar que este lugar esteja ocupado. Se você quiser evitar as multidões, não venha na quinta-feira. Se pelo contrário gosta da ideia de festejar, será a altura perfeita da semana para visitar.

Nova ponte

A Pont Neuf é a ponte localizada entre Esquirol e Saint-Cyprien.

Apesar de se chamar Pont Neuf, que significa Ponte Nova em francês, na verdade é a ponte mais antiga da cidade.

Curiosidade: Curiosamente, é bastante comum que a ‘nova ponte’ nas cidades francesas seja realmente muito antiga. Esse também é o caso em Paris, por exemplo.

Foi construído durante o século XVI. A ideia partiu dos Capitólios (os ricos comerciantes de Toulouse), mas na verdade foi concretizada mais tarde por Francisco I, o rei da França na época.

A ponte foi inaugurada em 1659 pelo rei mais famoso que a França já teve, Luís XIV.

Ao contrário da Pont Saint-Pierre, esta é toda de pedra e tem um estilo que combina mais com o resto da cidade. Existem sete belos arcos que realmente o tornam belo.

Da Pont Neuf, você verá belas vistas sobre o rio Garonne, o hospice de la grave e a roda gigante.

Dica extra: A Pont Neuf também é particularmente bonita à noite, pois é toda iluminada. O melhor local para admirá-lo é a Promenade Henry Martin, que vai do Esquirol ao Daurade.

Musée Saint-Raymond

Localizado bem ao lado da Basílica Saint-Sernin, o Musée Saint-Raymond é um excelente lugar para visitar em Toulouse se você tiver interesse em história ou arqueologia.

Este museu arqueológico foi construído no local onde estava localizada a necrópole de Toulouse.

No interior, você pode encontrar uma incrível coleção de artefatos e itens que datam dos tempos gauleses e romanos.

Existem dois pisos onde pode descobrir as coleções, bem como uma gruta com um verdadeiro sítio arqueológico.

Embora não seja tão popular quanto os outros museus mencionados neste artigo, o museu Saint-Raymond é realmente interessante e se você quiser aprender sobre a antiga Toulouse, esse é o lugar perfeito para isso.

TAXA DE ENTRADA: Há uma taxa de entrada de € 5 para visitar o museu. Se você tiver o Toulouse City Card , você irá de graça.

Prairie des Filtres

A Prairie des Filtres está localizada na outra margem esquerda do rio Garonne.

É um dos melhores lugares em Toulouse para fazer um piquenique. Os moradores adoram este lugar, especialmente no verão!

Há campos de vôlei de praia e você poderá desfrutar de uma bela vista do rio.

Em junho, também recebe um incrível festival caribenho, o Rio Loco.

É um ótimo lugar para conferir se você quiser parar em algum lugar com um take-away e quiser descobrir joias escondidas e os favoritos dos moradores locais.


Saint-Cyprien

Localizado do outro lado do rio Garonne, em comparação com o centro, Saint-Cyprien é muitas vezes esquecido pelos visitantes, mas um dos bairros favoritos dos moradores.

É autêntico e tipicamente Toulousain. É também um dos bairros mais antigos da cidade e aqui pode encontrar muitos locais históricos.

O Faubourg Saint-Cyprien existe desde o século XII.

Você pode encontrar um portão histórico ( la Porte de Saint-Cyprien) ao lado da estação de metrô. Isso costumava marcar a entrada da cidade.

Curiosidade: o portão costumava ser guardado por gansos. Eles eram tão barulhentos que agiam como um alarme quando as pessoas se aproximavam.

Saint-Cyprien é conhecida por sua cultura cosmopolita. Você encontrará todos os tipos de lojas e restaurantes locais de várias origens.

Pubs ingleses, bares de tapas espanhóis, lojas africanas… há um pouco de tudo aqui e é isso que torna este bairro tão agradável e único.


Correr ou andar de bicicleta no parque des Argoulets

Localizado no norte de Toulouse, o parque des Argoulets é um parque muito grande onde você pode desfrutar de caminhadas e passeios de bicicleta.

Bem maior do que qualquer outro parque no centro da cidade, é perfeito para passar uma tarde esportiva.


Compras na Rue Saint Rome e Rue Alsace Lorraine

Existem duas principais ruas comerciais em Toulouse: Rue St Rome e Rue Alsace Lorraine. Ambos são completamente diferentes, mas ao mesmo tempo tão complementares.

A Rue St Rome é a tradicional rua comercial, está localizada no antigo bairro judeu e vai do Capitole ao Esquirol.

A rua é pequena e as lojas também. É o exemplo perfeito de uma rua típica de Toulousaine: charmosa, estreita e rosa!

No entanto, como também é a rua mais popular de Toulouse, pode ficar muito lotada. A Rue Alsace Lorraine é o oposto.

Localizada a apenas 5 minutos a pé da rue St Rome, esta rua paralela vai de Jeanne d’Arc a Esquirol.

A rua é longa e larga, as lojas são principalmente redes e maiores.

É uma versão muito mais moderna das ruas comerciais. Você também encontrará muitas lojas entre essas duas ruas.

As lojas de luxo estão localizadas nas pequenas ruas perto da Rue Alsace Lorraine, no bairro de St George.

Toda a área é muito animada e o local perfeito para fazer compras .

Não fique pensando em nenhum deles, basta ir até a estação de metrô Capitole e pegar de lá. Dê um passeio, as melhores lojas estão escondidas nas ruas estreitas!

Museum de Toulouse

Este museu de história natural foi o primeiro na Europa a abrir uma galeria sobre os tempos pré-históricos, e sua coleção é surpreendentemente grande. A entrada é gratuita todo primeiro domingo do mês.

Localizado em Carmes, junto aos Jardins des Plantes, o museu de Toulouse é um museu de história natural.

É um dos melhores museus de Toulouse e a atividade perfeita se você estiver procurando o que fazer em Toulouse com crianças.

Foi fundada no século 18 por um naturalista, Philippe-Isodore Picot de Lapeyrouse. Atualmente, a coleção conta com mais de 2,5 milhões de itens!

É muito interativo e bem configurado. Você descobrirá muito sobre vulcões, mamíferos, peixes e muito mais!

O Museu de Toulouse inclui uma exposição permanente, uma exposição temporária e os jardins botânicos.

A melhor maneira de visitar o Museu é começar por explorar a exposição permanente, depois descer as escadas até à entrada e pode dirigir-se à exposição temporária. Se você tomar seu tempo, levará entre 2 e 3 horas para explorar, mas é claro que você pode optar por ficar mais ou menos. Você decide!

As exposições temporárias podem tratar de uma variedade de temas, então você nunca sabe bem o que vai encontrar, mas para você ter uma ideia, aqui estão alguns dos temas anteriores: bruxaria, floresta amazônica, jardinagem…

Essas exposições costumam ser muito bem feitas. Eles são interessantes, mas também divertidos de descobrir, pois o museu sempre faz o possível para incluir vários itens e animações interativas (vídeos, jogos…).

A coleção temporária é muito menor que a permanente. 30 minutos a 1 hora geralmente são suficientes para ver tudo.

Quando terminar com esses dois, saia para descobrir os jardins botânicos. São bem pequeninos, mas muito bonitos! É muito agradável passear por estes jardins e só as pessoas que visitam o Museu o podem fazer!

Se estiver com fome ou quiser tomar um café, há também um café com esplanada.

  • TAXA DE ENTRADA: A entrada custa 7 euros para a exposição permanente ou temporária. 9 euros para ambas as exposições e 3 euros para os jardins. Se você receber o Toulouse City Card , poderá ir de graça (para ambas as exposições!)
  • COMO CHEGAR: As estações de metrô mais próximas são Carmes e Palais de Justice. Ambos estão na linha B. De qualquer um deles, são cerca de 5 a 7 minutos a pé. Há também um ponto de ônibus bem em frente à entrada do museu. Chama-se Jardin Royal e você pode chegar lá com o ônibus 31.

Jardins des Plantes

Jardins des Plantes é outro parque muito agradável em Toulouse. Antigo jardim botânico, atualmente é um enorme parque com 3 jardins. Fundado em 1794 , era originalmente um local de estudo e prática para estudantes de botânica.

Atravessada por um bonito riacho habitado por cisnes e patos, tem também uma cascata e um bonito chafariz. Há também playgrounds para crianças e passeios de pônei ! Um bom momento para compartilhar sozinho ou com a família, e de graça!

Este parque está ligado ao Museu de Toulouse e tem muitos animais de livre circulação, incluindo tartarugas, galos, galinhas, patos e cisnes. Se você tiver sorte, um dos dois pavões pode te fazer uma visita.

Está localizado em Carmes e pode ser um óptimo local para passear depois de visitar o Museu.

Se você quiser parar para tomar um café, também pode fazê-lo, pois existem alguns quiosques que servem café e lanches.

Curiosidade: o jardim foi criado inicialmente para que estudantes de medicina pudessem cultivar plantas medicinais. É por isso que é chamado de jardim de plantas.

Dos Jardins des Plantes, você pode chegar facilmente a dois outros belos jardins em Toulouse: o Grand Rond e o Jardin Royal.

Existem alguns caminhos e pontes que facilitam a visita dos pedestres aos três jardins de uma só vez.

COMO CHEGAR: Existe uma paragem de autocarros em frente ao jardim onde param os autocarros 44 e L7. Você também pode pegar o metrô para Carmes ou Palais de Justice (linha B) e caminhar 10 minutos para chegar ao jardim.


Musée Les Abattoirs

Musée Les Abattoirs é um museu de arte moderna e contemporânea localizado em St Cyprien, na margem esquerda do rio Garonne.

É um ótimo lugar para visitar se você gosta de arte e pontos turísticos incomuns. Você pode ter certeza de encontrar peças muito pouco convencionais aqui.

Não há realmente exposições permanentes. O museu recebe exposições temporárias o tempo todo.

Eles mudam a cada dois meses.

Curiosidade: Les Abattoirs em francês significa matadouro, que é uma escolha bastante interessante de nome. Como você pode imaginar, este não é o uso atual do edifício, mas é o que costumava ser. O nome foi mantido para destacar esse pano de fundo histórico.

O museu também está localizado no Jardim Raymond VI. Este é um parque pequeno, mas fofo em Toulouse. Certifique-se de ir lá para um passeio, pois é muito agradável. As vistas também são incríveis, pois você pode ver o rio e a cúpula da capela do hospital La Grave.

Endereço: 76 Allées Charles de Fitte 31300 Toulouse

COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é St Cyprien. De lá, você terá uma caminhada de 10 minutos até a estrada principal. Se você estiver perto de St Pierre ou La Daurade, também pode chegar a pé, basta atravessar a Pont Saint-Pierre (ponte) e seguir pela Promenade Dr Charles Rose.

TAXA DE ENTRADA: Há uma taxa de entrada de 8 euros para o museu, exceto no primeiro domingo do mês (todos os museus nacionais são gratuitos na França no primeiro domingo do mês). É também uma das atrações incluídas no Toulouse City Card .

Também é importante notar que o museu oferece visitas guiadas às exposições às quartas e domingos por € 1 extra.


Parque Compans Caffarelli

Compans Caffarelli é conhecido como o “distrito de negócios” de Toulouse.

Como Toulouse é uma cidade relativamente pequena, o distrito comercial é uma palavra superestimada , mas é mais ou menos um equivalente menor de La Défense em Paris.

Você encontrará muitos prédios com escritórios e escolas aqui, mas também é um lugar muito agradável para se visitar.

É conhecido principalmente pelos habitantes locais pelo seu fantástico parque (apenas a 2 minutos a pé da estação de metro).

Se quiser fazer uma pausa da cidade e dar um passeio, será um excelente local para o fazer. Você também pode pegar um sanduíche para viagem nas proximidades e fazer um piquenique no parque.

Dica extra: Se quiser comer um sanduíche, vá ao L’Atelier du Pain. É uma pequena boulangerie localizada do outro lado da avenida. Eles têm ótimas fórmulas de almoço com sanduíches e bebidas. A maioria dos moradores que trabalham na área vão lá para almoçar. Tente evitar ir ao meio-dia, pois pode ficar muito ocupado.

  • COMO CHEGAR: A melhor maneira de chegar a Compans é de metrô. É uma das principais paradas da linha B. Da estação de metrô, são apenas 2 minutos a pé. Alternativamente, você pode pegar o ônibus 41, L1.

Jardins Japoneses

Localizado no meio do Parque Compans Caffarelli, os Jardins Japoneses são um dos mais belos jardins de Toulouse.

É bastante inesperado ver esse tipo de jardim na França. Foi criado em 1981 , é composto por uma grande diversidade de plantas , mas também por trabalhos fotográficos expostos sob um bonito caramanchão.

Você encontrará um pavilhão de chá, uma lagoa com carpas, uma bonita ponte vermelha que liga as duas partes do jardim e oferece-lhe uma paisagem tão bela como exótica. 

Tudo foi feito para que pareça bonito e relaxante.

A entrada para este parque é, obviamente, gratuita.

Dica extra: É melhor ir de manhã ou à tarde durante a semana. Dessa forma, você evitará todos os trabalhadores que costumam vir aqui para almoçar.

  • COMO CHEGAR: Apanhe o metro (linha B), autocarro 41 ou L1 para Compans Caffarelli. Caminhe alguns minutos até o parque e depois pegue o caminho diagonal da entrada em direção à Place Alphonse Jourdain e você encontrará a entrada do Jardin Japonais.
  • GRATUITO

Visite a Catedral de Toulouse, Catedral de St. Etienne

Localizada no coração da cidade, entre François Verdier e Les Carmes, a Catedral de St. Etienne é composta por dois estilos arquitetônicos diferentes (romano e gótico) porque a construção começou no século XIII e não foi concluída até o século XVII. 

Na verdade, deu o seu nome a todo o distrito, e ao longo dos anos, partes dele foram continuamente demolidas e reconstruídas, o que é ainda mais perceptível no interior, onde uma seção parece bastante abandonada, enquanto o portal oeste possui um incrível retábulo e altar-mor, com um órgão muito legal também.

A sua torre sineira do século XVI contém 17 sinos sagrados e 3 sinos de relojoeiro . É além do monumento de Toulouse que contém mais sinos do tempo, que datam de antes da Revolução. Uma visita gratuita a fazer em Toulouse e a não perder!


Aeroscopia

Toulouse é uma cidade que vive muito em torno da aviação, a fábrica da Airbus fica na cidade e é possível visitá-la e ver um pouco de perto como é o processo de fabricação de um avião.

Este museu da aviação foi construído no mesmo local em que o Airbus A380 foi concluído. Aqui você pode admirar aeronaves comerciais e militares e aprender os bastidores da indústria, bem como escalar dentro de certas embarcações.

No Museu Aéroscopia é possível ver dezenas de modelos de avião de pertinho, e até mesmo entrar em alguns deles.


La Halle de la Machine

Longe de ser um museu com exposições estáticas, chegando mais próximo de uma performance de rua do que de uma exposição permanente, a visita à Halle de La Machine convida a viajar pelos contos e lendas destas extraordinárias máquinas. Desde a menor que pode ser segurada na mão até a maior que pode pesar várias toneladas, cada máquina conta uma história e move-se pela sua identidade.

Os comédiens-machinistes, chamados “os verdadeiros maquinistas”, dão vida a todas essas criaturas, contando sua própria lenda e história para cada uma.

O Minotauro, que o público pôde descobrir durante a excepcional ópera urbana Le Gardien du temple, é a peça central desta coleção, o emblema da Halle de La Machine. Todos os dias, ele poderá percorrer a antiga pista da Aéropostale com 50 pessoas em seu templo para uma viagem de cerca de 30 minutos. Ao seu lado, a grande aranha abre as pernas para acompanhá-lo com, nas costas, uma dúzia de pessoas.

  • INGRESSOS: Adultos a partir de 9,5€ | De 13 a 17 anos ou estudantes a partir de 7€ | De 6 a 12 anos ou estudantes a partir de 5€ | Quem tem o Tourisme Pass paga só 7€

Melhores coisas para fazer em Toulouse para quem gosta de comida

Bebidas e comida em François Verdier

François Verdier é o bairro mais subestimado de Toulouse, mas ainda assim é um lugar tão agradável.

A Place Du Puy é uma praça linda, lar de um belo local de música, La Halle aux grains.

François Verdier também tem muitos pequenos restaurantes e bares, muito locais e acolhedores.

Se você quiser tomar uma bebida ou comer algo, a Rue Riquet será o melhor lugar. Os locais gostam particularmente do Petit London, Delicatessen e Burger’N’Co.

Pegando comida na Rue du Taur

Rue du Taur vai do Capitólio à Basílica de Saint Sernin.

Está cheio de pequenos restaurantes e é sempre uma boa opção para pegar comida. É o primeiro porto de escala local para comida.

Você vai encontrar um monte de creperias e vários restaurantes franceses.

Tomando um café na Place St George

St George está localizado no centro histórico de Toulouse.

É um bairro bastante rico e os edifícios são muito bonitos.

A Place St George está repleta de bares com grandes esplanadas. Eles são o lugar perfeito para desfrutar de um café em um dia ensolarado.

Comer em um barco no Canal du Midi

Como a maioria dos barcos do Canal du Midi não está mais navegando, alguns deles foram transformados em restaurantes.

Se quiser uma experiência única, pode ir jantar num barco no Canal du Midi.

Bebendo no Esquirol

Esquirol é o lugar perfeito para tomar uma bebida à noite . É muito animado e internacional.

Você encontrará todos os tipos de bares, incluindo bares dançantes espanhóis, pubs ingleses e pequenos bares de vinho típicos franceses.

Você vai gostar de sentar no terraço de um bar, tomar um pouco de vinho e queijo e conversar. Se você quiser dançar, encontrará alguns bares latinos em Esquirol.

Confira o Borriquito Loco, La Tantina de Burgos e L’Eldorado.

Clubes em Jean Jaures

Se você quer ir à balada em Toulouse, Jean Jaures é o lugar certo! A maioria dos clubes e bares de dança estão localizados lá.

Você pode começar pela Rue Pery, onde você encontrará clubes e locais de música, como o Snapper Rock ou o Connexion. Você pode tentar em cada pequena rua você sempre encontrará alguns bares e clubes.

Se você quer um bar dançante, o Café Pop é sempre uma boa opção.

Toulouse é uma cidade animada e sempre uma boa diversão.

Estas 18 coisas para fazer em Toulouse devem dar-lhe uma boa ideia do que é esta cidade francesa.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.

Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? Ou reserve pelo Hoteis.com e ganhe diárias gratuitas a cada dez. E não esqueça de fazer um seguro viagem, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.

Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet pra usar viajando.

Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Clique aqui pra fazer a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Sobre mim
Author picture

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »