Krabi e Railay: Onde ficar – Melhores bairros, regiões e hotéis pra se hospedar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Krabi é uma província costeira do mar Andaman, e é enoooooorme, então fique ligado pra não pegar em áreas distantes só por estar escrito que é em Krabi.

+ Para participar de grupos de whatsapp da Tailândia, clique aqui pra solicitar a inclusão.

Krabi é um ponto de estadia para quem quer ir as ilhas mais famosas do país, assim como Phuket. Porém Krabi é uma cidade um pouco mais organizada, acolhedora e barata.

:: Clique aqui pra ver também as melhores regiões e hotéis pra se hospedar em Bangkok, Chiang Mai, Phi Phi e Phuket.

Melhores Regiões

Há três regiões principais para hospedagem de turistas em Krabi:

:: Krabi Town: A principal cidade da província, apesar de ser pequena. Para encontrar hotéis em Krabi Town clique aqui.

:: Ao Nang Beach: Uma região grande que abrange uma das praias mais famosa da região. Para encontrar hotéis em Ao Nang (Krabi) clique aqui.

:: Railay Beach: A região da praia mais famosa, rodeada por paredões rochosos, e acesso apenas por via marítima. Para encontrar hotéis em Railay Beach (Krabi) clique aqui.

Esses locais não são próximos e possuem características diferentes. A escolha fará toda a diferença na sua viagem. Leia abaixo para definir qual local será melhor para o que você espera.

Agora que você já entendeu onde cada uma fica, vamos te falar um pouco mais de cada lugar pra você decidir qual é melhor pra você. Depois te falaremos dos portos disponíveis, pois eles podem pesar na escolha de sua localização.


Krabi Town

Krabi Town é a maior cidade da Província de Krabi. Mas, isso não quer dizer que seja uma cidade grande, possui apenas 52 mil habitantes e ares de cidade do interior.

:: Prós:

  • É a cidade mais próxima do Aeroporto Internacional de Krabi (12 km)
  • Possui o principal porto da província de Krabi que vai a Phi Phi a 4 km da parte turística.

:: Contras:

  • É o centro comercial da região, a parte turística fica um pouco mais afastada.
  • É o lugar menos turístico das três opções. Fica movimentado na alta temporada, com risco de encontrar hotéis e restaurantes fechados e cidade meio fantasma na baixa temporada.
  • A cidade não possui praia.
  • É uma cidade litorânea, porém todo o seu litoral é usado como porto e píeres para barcos de turistas e pescadores.

Recomendado pra quem está apenas de passagem ou quer um lugar pra esperar o barco ou o avião.


Ao Nang Beach

Foto da galeria desta acomodação
Ibis Styles

+ Você pode se interessar também: Cupom de desconto em Chip pra viajar

Principal local de hospedagem na província de Krabi, mas cuidado pra não pegar afastado, pois se você buscar apenas por Ao Nang, aparecerá toda a área que marquei de vermelho no mapa. A área que você deve buscar é próxima a praia, na dúvida, clica aqui que já vai te mandar pra pesquisa certa.

Ao Nang fica a 26 km do Aeroporto Internacional de Krabi e possui um porto para ir a Phi Phi; mas o porto de Krabi Town que fica a 20 km, possui mais horários de barcos.

:: Prós:

  • Cidade pequena, bonita e limpa.
  • Sempre movimentada e com vida.
  • Há muitas opções de bares e restaurantes, ótima infraestrutura.
  • Há várias opções de agências de turismo e hotéis que torna possível pesquisar e negociar valores, pagando menos do que em Railay.
  • Possui preços mais baixos comparado com Railay.
  • Parte turística é nova e possui calçadas largas e bem cuidadas.
  • Possui uma praia legal e a mais próxima de Krabi Town.
  • Preparada pra receber turistas.
  • Possui porto com algumas opções pra Phi Phi.
  • Phra Nang Beach, é uma praia ao lado de Ao Nang e está entre as 25 melhores praias da Ásia.
  • Acesso é feito via terrestre e os ferries possuem serviço de buscar no hotel de graça. (Leia no meu post sobre como chegar nas ilhas)

:: Contras:

  • Cheia de vendedores insistentes.
  • Longe do porto de Krabi Town.
  • A praia Railay vizinha é mais bonita, a de Ao Nang é feinha mesmo.
  • Muitos turistas.
  • Depende de barco pra ir nas praias bonitas e eles trabalham de 9h às 18h, então não tem como chegar mais cedo pra pegar as praias vazias.

Aconselhamos pra quem quer preços melhores, vida noturna e urbana, liberdade pra andar na cidade e fazer passeios de barco, pois é mais fácil que em Railay que só chega de barco.

Sugestões de Hotéis por Ao Nang Beach

Nossa escolha: Phranang Place: R$132 a diária por casal – 3 estrelas com ótima localização na rua principal e bom preço.


Railay Beach

Railay Beach, também chamada de Rai Leh, é o lugar com a praia mais bonita. Apesar de possuir acesos somente por mar, não é uma ilha e sim uma península dividida em Railay West e Railay East.

:: Prós:

  • Considerada uma das praias mais bonitas da Tailândia.
  • Muitos barcos fazem o passeio até lá, porém estando hospedado você desfruta mais da praia com a comodidade de proximidade do hotel.
  • Há muitas atividades que podem ser feitas durante o dia, como escalada e passeio de caiaque.
  • Esta ao lado de Phra Nang Cave Beach, uma das praias mais bonitas da região.
  • Acesso às praias de Railay West e Phra Nang Cave antes das 9h e depois das 18h

:: Contras:

  • A opção mais cara.
  • É uma praia pequena.
  • Só é possível chegar pelo mar pois é cercada por montanhas, então você precisará pagar barco todas as vezes que quiser sair, ir em Railay em um restaurante, bar, etc. De Ao Nang são 10 minutos e de Krabi Town 30 minutos de Long Tail Boat.
  • Barcos regulares funcionam das 9h às 18h, fora desse horário terá que contratar um barco privativo.
  • Não há muitas opções de hotéis e eles são mais caros que Ao Nang, assim como os restaurantes.
  • Não há porto, os barcos todos saem de dentro do mar. Então se você comprar passagem pra Phi Phi saindo daí com malas, saiba que elas podem molhar, e vá preparado para molhar as pernas toda vez que quiser sair da praia para um restaurante ou bar em Ao Nang.

Aconselhável pra quem quer curtir praia apenas e tem um dinheiro sobrando. Se você não pretende se locomover muito e quer uma praia paradisíaca, esse é o seu lugar. Bom pra quem procura um lugar mais calmo e aconchegante e queira curtir mais o dia e não fazer muito à noite. Se você está buscando apenas uma base para ir pra Phi Phi, essa talvez não seja a melhor escolha, pela ausencia de cais e dificuldade de deslocamento.

Sugestões de Hotéis por Railay Beach


Portos

Se você vai dar uma passada rápida por aqui e depois pegar o barco, vale te informar onde ficam os portos. As saídas para Phi Phi são dos seguintes portos:

Porto Krabi Town

Klong Jilad Pier – Saídas às 9h, 10:30, 13:30 e 15h

Klong Jilad Pier é o principal cais de Krabi e ponto de conexão para as ilhas próximas de Andaman, como Phuket, Phi Phi e Lanta. É bem mantido pelo município local da cidade de Krabi e fica perto de uma floresta de manguezais. Daqui é onde saem mais barcos, e se você não pretende comprar o ticket antecipadamente, aqui é mais garantido de conseguir na hora por possuir maior oferta.

À chegada, você verá o parque de estacionamento do cais e um edifício do terminal onde você pode fazer o check-in. As áreas de espera são cobertas e há alguns pequenos vendedores de lanches. Quando a sua balsa chegar, você precisará dar uma curta caminhada até o final do cais com suas malas, embora não seja muito longe.

Endereço: Tha-Ruea, Klong Jilad Road, Tambon Saithai, Muang, Krabi, 81000

Porto Ao Nang

Nopparat Thara Pier – Saídas às 9:30

Nopparat Thara Pier é um pequeno cais encontrado ao oeste da Praia Nopparat Thara em Ao Nang. O cais é o ponto de chegada principal do Ao Nang em barco. É relativamente pequeno, mas o cais também atua como o centro para os ferries que viajam para e para as magníficas ilhas e penínsulas vizinhas. Os moradores locais conhecem bem o cais, então apenas diga o nome e os taxis locais e os motoristas de ônibus chegarão lá.

Nopparat Thara Beach fica do outro lado de um pequeno rio. Muitos cidadãos do Ao Nang adoram se reunir lá para desfrutar de um piquenique e um jogo tailandês quando o sol não está muito quente. Há também alguns pequenos restaurantes e barracas de comida à beira da praia. Se você tiver tempo, dê uma olhada!

Endereço: Nopparat Thara Pier, Moo 3, Muang, Krabi

Porto Railay

Railay Bay – Saídas às 9:45

O ponto de embarque e retirada em Railay é West Railay Bay, que fica em frente ao resort do Sand Sea (alta temporada – entre novembro-abril) e o ponto de embarque e entrega na East Railay Bay, que está em frente ao resort tropical Sunrise (baixa temporada – entre maio e outubro). É muito fácil encontrar, e 30 minutos antes de qualquer partida programada, você verá outros viajantes reunidos no mesmo ponto. Railay não é uma ilha, mas uma península de Krabi que você só pode chegar de barco devido às montanhas de calcário e às falésias no meio.

O único se não aqui é a dificuldade de chegar, pois somente os barcos longtails de estilo tailandês podem trazê-lo. Não há nenhum cais, nenhum concreto, apenas a areia branca e mar turquesa para que seus pés se afundem enquanto você embarca e desembarca dos barcos.

Endereço: Railay Bay, Krabi.



Booking.com

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

3 comentários em “Krabi e Railay: Onde ficar – Melhores bairros, regiões e hotéis pra se hospedar”

  1. Oi Ingrid, adorei seu post mas ainda tenho duvidas!! Sou casada, tenho dois filhos de 19 e 22 anos que faço de tudo para que gostem ainda de viajar conosco. Amamos viajar em familia!! E agora inventei de ir a Asia e estou totalmente perdida!! Pois gosto de planejar minhas viagens lendo muito sobre os locais mas a Asia esta me deixando de cabelo em pe, KKK!
    Sou super chata com hotéis, gostamos de conforto, muita limpeza e ótimas localizações!!
    Estamos chegando em Krabi dia 20/01 e saindo para Ko Phi Phi dia 23/01. Qual o melhor lugar para ficar?? E retorno tbm para mais uma noite para voltar a Bangkoc.
    Estava olhando o Beyond resort e o The Relican Residence, mas estou achando q vai ficar muito contra mao para ir a PhiPhi e depois retornar ao aeroporto. O que voce sugere??
    Te aguardo! Agradeço a força!

    Responder
    • Oii Carla!
      A melhor localização é o mais próximo da praia em Ao Nang, mas isso faz ir encarecendo também. Eu não aconselho ficar em Railay não, pois achei limitado de opção e estrutura.
      O Beyond Resort e o Relican Residence possuem uma boa estrutura, mas realmente é muuuuuuito longe de Ao Nang, e isso pode dificultar na logística, pois os ingressos de barco as vezes incluem van de translado, mas só pega quem fica ali em Ao Nang, distante assim eu acho que eles não pegariam, você teria que fechar um translado à parte. Além disso, os long tails pra railay e outros lugares saem de Ao Nang e desse resort até Ao Nang, são 20 minutos de carro.
      Se vc estiver pensando em curtir o resort, pode ser uma boa opção, mas se pensa em incluir passeios por lá, talvez encareça um pouco.
      Olha essa seleção aqui pra ver se algo te agrada, coloquei os confortáveis na região de Ao Nang – Clica aqui pra ver.

      Responder

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email