Havaí: Vocabulário básico do turista para ir além do Aloha

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Havaí: Vocabulário básico do turista para ir além do Aloha

Você não encontrará muitos destinos nos EUA mais bonitos do que o Havaí, que é conhecido por suas montanhas exuberantes, vulcões ativos e praias relaxantes.

Mas além de apenas ver os pontos turísticos, uma das melhores maneiras de celebrar a cultura havaiana é falar a língua. Experimentando algumas dessas frases em sua próxima viagem, você pode se tornar parte do crescente movimento de revitalização dessa língua ameaçada. Sim, é fato: O havaiano estava à beira de desaparecer.

Mesmo sendo uma das três línguas oficiais do estado, o havaiano foi oficialmente proibido nas escolas depois que o reino foi derrubado no final do século XIX. Como resultado, o número de falantes diminuiu drasticamente. Mas nos últimos 50 anos, um renascimento do idioma havaiano varreu o estado, e está lentamente trazendo de volta a língua tradicional.

“Tentar falar a língua é como celebrar uma nova vida com ela”, disse Bryson Kainoa Embernate. Embernate é o fundador da Halau ‘Ōlelo , uma escola de idiomas havaiana on-line que ensina estudantes em todo o mundo.

“Mesmo em sua própria terra, a língua havaiana é tão estranha”, disse ele. Ele sugere que você surpreenda os moradores locais com suas novas habilidades linguísticas quando você estiver por lá. “Os melhores lugares para falar são os lugares menos esperados”, disse ele. “Se você estiver indo para um mercado, experimente.”

Nem todo mundo que você encontra em suas férias fala a língua, mas aqueles que o fazem podem ser agradavelmente surpreendidos por você estar dando uma chance ao havaiano. Portanto, antes de começar a arrumar suas malas, memorize um punhado dessas úteis frases havaianas.


Palavras havaianas básicas

:: Aloha

E suas variações. Mesmo que você freqüentemente ouça aloha usado como uma saudação, também é um modo de vida. “Aloha é sobre reconhecer tempo, espaço e relacionamento dentro de sua comunidade”, disse Embernate. Você pode usar aloha para enviar gentileza, intenções positivas e respeito aos outros. Em sua viagem, você pode se familiarizar com o aloha usando-o em quatro diferentes horários do dia.

  • Aloha kakahiaka: Pronunciado a-lo-ha kah-kah-hee-yah-kah – Use esta frase para dizer bom dia.
  • Aloha awakea: Pronunciado a-loh-ha av-ah-kay-ah – Você deve usar essa variação de aloha quando é final da manhã. É aproximadamente traduzido como “bom meio-dia”.
  • Aloha ‘auinalā: Pronunciado a-loh-ha ah-wee-na-lah – Tente isso quando quiser dizer boa tarde.
  • Aloha ahiahi: Pronunciado a-loh-ha a-hee-yah-hee – Este significa boa noite. Assista sua pronúncia porque “ahi” significa atum. Você pode evitar o constrangimento de dizer “atum atum” usando algo chamado “y-glide” no meio da palavra. Em vez de dizer “a-hee a-hee”, pronuncie como “a-hee-yah-hee”.

:: Lū’au

Pronunciado loo-ah-oo – Com sorte, você vai experimentar a maravilha de um lū’au em sua viagem. Este evento é muito mais do que uma festa que inclui dança de hula.

A palavra lū’au em si refere-se às folhas da planta taro, que tem grande importância na cultura havaiana. É quase obrigatório encontrar taro em mais do que alguns pratos durante esta celebração.

:: Mahalo

Pronunciada mah-hah-loh – Mahalo significa obrigado.

Aparece em muitas portas de lixeiras, então muitos turistas acham que significa lixo. Não!

Seja ainda mais específico com o seu mahalo adicionando algumas palavras extras. Mahalo nui (pronuncia-se mah-hah-loh noo-ee) significa “Muito obrigado”. E se você realmente apreciar algo, você pode dizer Mahalo nui loa (pronuncia-mah-hah loh noo-ee loh-wah), que significa mais ou menos um “Muito obrigado mesmo” (Foi o mais próximo que consegui traduzir haha)

:: Wahine

Pronunciado vah-hee-neh – Procurando pelo banheiro das mulheres? Esta palavra estará na porta.

:: Kāne

Pronunciado kah-neh – Esta palavra aparecerá na porta do banheiro dos homens.


Frases havaianas comuns

:: ‘A’ole pilikia

Pronunciado ah-oh-leh pee-lee-kee-yah – Use esta frase se alguém lhe agradecer. Significa “de nada“.

:: A ‘o ia !

Pronunciado ah-oy-yah – Torça pelo seu melhor amigo se ele ou ela se levantar para fazer a hula ou exclame isso quando alguém finalmente pegar uma onda durante uma aula de surf. É como dizer “Você consegue!”… “Vai lá!” … “Manda ver!”

:: Hui !

Pronunciado hoo-wee – Há uma maneira educada de dizer “ei você”.

:: E kala mai

Pronunciado eh kah-lah mah-yee – Derrame sua bebida ou esbarrar em alguém na multidão? Você pode usar essa frase para se desculpar ou dizer que me desculpe.


Provérbios havaianos úteis para os viajantes

:: Ma uka

Pronunciado mah-oo-kah – As pessoas usam maka como um termo direcional que significa “terra firme”.

:: Ma kai

Pronunciado mah-kie-yee – Ma kai é o oposto de ma uka e significa “em direção ao mar”. Convide as pessoas para pegar uma bebida com você “no boathouse ma kai” durante a sua viagem.

:: Um hui hou

Pronunciado ah-hoo-wee-ho-oo-uu – Esta frase significa “até nos encontrarmos novamente”.


E aí, aprendeu? Gostou? Conta pra gente nos comentários 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

2 comentários em “Havaí: Vocabulário básico do turista para ir além do Aloha”

Deixe um comentário

Translate »