Dicas da Chapada dos Veadeiros

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Dicas da Chapada dos Veadeiros

Antes de te dar Dicas da Chapada dos Veadeiros, queremos te situar geograficamente. A Chapada dos Veadeiros é uma região do estado de Goiás, e também nome de um parque nacional listado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, por ser uma região de preservação excepcional do Cerrado, um dos mais antigos e diversos ecossistemas tropicais do mundo.

Conhecido por abrigar fauna, flora e formações geológicas incríveis, o parque tem uma área com 65.515 hectares e se estende por 8 municípios.

A Chapada dos Veadeiros e seus mistérios

Pra quem gosta de um misticismo, a Chapada está localizada sobre uma imensa pedra única de cristal de quartzo e fica exatamente no Paralelo 14, um dos pontos altos do misticismo que gira em torno da Chapada dos Veadeiros.

Seus mistérios podem envolver o Machu Picchu e até fazer brotar cristais do solo. Veja aqui tudo que escrevemos sobre a Mística chapada dos Veadeiros.


Dicas da Chapada dos Veadeiros

Cidades de Suporte da chapada dos veadeiros

Já te contamos que a Chapada dos Veadeiros é uma região, mas quando falamos de viajar e conhecer a Chapada, estamos falando do parque nacional.

Uma das Dicas da Chapada dos Veadeiros é que para desbravar o parque, você pode usar de base algumas das cidades mais próximas, aqui listaremos as melhores.

Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso é a maior cidade da região e oferece muitas opções de hospedagem, com custo inferior ao município de São Jorge.

No município encontra-se o ponto mais alto do Planalto Central, o Pouso Alto com 1.676 metros de altura. É reconhecida por ser valioso santuário ecológico, fauna e flora típicas da vegetação predominante, o Cerrado. Considerada um patrimônio natural mundial pela UNESCO, atrai turistas do mundo inteiro, desde aqueles que buscam descanso em meio às belezas naturais e tranquilidade junto ao astral mágico que envolve a cidade, até os que estão atrás de aventuras em interação com a natureza.

São Jorge

Em São Jorge você sente mais o clima da chapada, é mais animado e os restaurantes são melhores. É a nossa sugestão de hospedagem, se couber no seu bolso. Aqui o movimento de turistas é muito maior, além disso o ambiente é ideal para entrar no clima da chapada. As ruas não são asfaltadas, os restaurantes e hospedagens são melhores que em Alto Paraíso, no entanto, os preços são um pouco mais caros por aqui.


Dicas da Chapada dos Veadeiros

Como chegar no Parque da Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso também abriga o município de São Jorge, a 36 km de distância. São Jorge é porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma antiga vila de garimpeiros do início do século XX que hoje tem como atividade principal o ecoturismo, uma alternativa ecológica e sustentável para os moradores da região.


Transporte e deslocamento na Chapada dos Veadeiros

Alugue um carro (RentCars e cotar pela RentalCars) no aeroporto internacional de Brasília e siga para Alto Paraíso. São 221km de distância, aproximadamente 3 horas de carro.

Uma das Dicas da Chapada dos Veadeiros é abastecer o carro em São João da Aliança, última cidade antes de Alto Paraíso (o combustível é mais barato).


Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

Ficamos na Pousada Casa das Rosas, um pouco afastada do centrinho (1.5 km), mas é uma das Dicas da Chapada dos Veadeiros de hospedagem. Os funcionários são todos solícitos.

Ficamos em uma suíte com varanda e rede (que foi ótimo nas tardes nos finais dos passeios) A pousada tem piscina, sauna e um café da manhã bem gostoso (eles fazem tapioca e ovos mexidos na hora) e geleias de frutas da região. – Clique aqui pra ver valores atualizados e disponibilidade.


Onde comer na Chapada dos Veadeiros

Como esse é sempre um tópico super importante pra gente, preferimos fazer um post exclusivo sobre onde comer na Chapada dos Veadeiros.


O que é o Cerrado

O cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km², corresponde a 23,92% do território brasileiro e é constituído principalmente por savanas. Ocupa a região do planalto central brasileiro, sendo que há grandes manchas desta fitofisionomia na região amazônica e algumas menores na Caatinga e na Mata Atlântica.

Seu clima é sazonal, apresentando duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco. O cerrado apresenta características variadas, indo desde campos limpos sem vegetação de árvores até cerradões cheios de árvores.

Veja mais sobre a Chapada dos Veadeiros, como roteiros, onde comer na Chapada dos Veadeiros, descubra se a chapada dos Veadeiros é mística e mais informações para planejar sua viagem.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »