Curiosidades sobre Ceuta

Veja o índice desse artigo

Curiosidades sobre Ceuta

Conhecida como a “pérola do Mediterrâneo”, situada no norte da África, esta cidade espanhola tem a peculiaridade de reunir quatro culturas e combinar com equilíbrio as tradições cristã, muçulmana, hebreia e hindu. O resultado esperado são várias curiosidades sobre esse lugar acolhedor e dinâmico chamado Ceuta.

Veja tudo que escrevemos sobre Ceuta e como visita-la clicando aqui.

Curiosidades sobre Ceuta

  1. Ceuta possui o menor nível de poluição da Espanha.
  2. Possui o único fosso de água salgada navegável do mundo
  3. Possui o segundo maior porto da Espanha para o tráfego de passageiros.
  4. Está entre dois mares, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo
  5. Possui um microclima de temperaturas amenas que não passam dos 32º de máxima.
  6. A população é composta sobretudo de cristãos e muçulmanos, havendo também uma comunidade judaica e uma pequena comunidade hindu. 
  7. Está entre dois continentes, Europa e África.
  8. Ceuta torna possível a Espanha ter uma fronteira terrestre com o Marrocos.
  9. Pra chegar lá vindo da Europa você atravessará o famoso Estreito de Gibraltar.
  10. Possui edifícios militares de todas as épocas.
  11. Abriga um dos centros desportivos mais movimentados no Mediterrâneo.
  12. Abriga as maiores esculturas de bronze da mitologia clássica do mundo.
  13. Ceuta já foi Portugal: Ceuta foi conquistada pelos portugueses em 1415 governados pelo rei Juan I de Portugal. A cidade foi reconhecida como portuguesa pelo Tratado de Alcáçovas e pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1578 na batalha de Alcazarquivir o rei Sebastião I de Portugal morreu deixando o trono de Portugal sem descendentes e então em 1580 Filipe II de Espanha é reconhecido como Rei de Portugal, unindo a Península Ibérica num único reino. Ceuta junta-se à Espanha em 1580, jurando fidelidade à coroa espanhola. Esta união entre Espanha e Portugal durou sessenta anos, até que em dezembro de 1640 o duque de Bragança se revoltou e proclamou-se Rei de Portugal. Assim começou uma guerra entre Espanha e Portugal. Em 1641 os habitantes de Ceuta confrontam o seu governador, D. Francisco de Almeyda, favorável ao duque de Bragança e proclamam a sua adesão ao rei Filipe IV de Espanha (Esse fato é questionado por muitos historiadores também). A guerra entre Espanha e Portugal terminou em 1668, com o Tratado de Paz de Lisboa, que reconheceu a independência do Reino Português e o seu domínio sobre todos os territórios ultramarinos que anteriormente possuía, com exceção de Ceuta, que permaneceu em mãos espanholas.
  14. A cidade decidiu manter a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português.
  15. Depois de 80 anos sem ser visitada por qualquer monarca espanhol, os reis espanhóis Juan Carlos e Sofia fizeram uma visita oficial a Ceuta a 5 de novembro de 2007.
  16. O idioma oficial e mais usado é o castelhano, mas a população muçulmana também fala árabe, numa variante exclusivamente oral denominada dariŷa (árabe marroquino), a qual não é reconhecida oficialmente.
  17. A Conferência Islâmica (57 estados membros), a União Africana (54 estados membros) e a Liga Árabe (23 estados membros) consideram Ceuta território marroquino.
  18. O único meio de transporte de passageiros autorizado a passar a fronteira entre Ceuta e Marrocos é o automóvel privado, embora também se possa cruzar a fronteira a pé.
  19. A influência portuguesa se faz sentir na arquitetura, nos brasões e na devoção a Nossa Senhora de África.
  20. Na estação de São Bento, na cidade do Porto, em Portugal, existe um enorme painel de azulejo sobre a conquista de Ceuta. Isto se deve porque a maioria das embarcações usadas na expedição saíram dos estaleiros da região.

Veja todas as fotos que capturamos em Ceuta.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.

Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? Ou reserve pelo Hoteis.com e ganhe diárias gratuitas a cada dez. E não esqueça de fazer um seguro viagem, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.

Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet pra usar viajando.

Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Clique aqui pra fazer a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Sobre mim
Author picture

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »