28 Curiosidades da Ilha da Madeira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
28 Curiosidades da Ilha da Madeira

1. Placa africana

Apesar de ser território portugues, o arquipélago da Madeira situa-se na placa africana, no oceano Atlântico.

2. Pra lá de África

Fatalmente, fica mais próximo da África do que de Portugal. Mas a diferença é pouca, o litoral marroquino fica a cerca de 725km, enquanto o sul de Portugal fica a uns 850km da ilha. Um voo de Lisboa a Funchal, demora em média uma hora e meia.

3. Casablanca

O arquipelago da Madeira está quase à mesma latitude de Casablanca.

4. É um arquipelago e não uma Ilha

De origem vulcânica, é formado por:

A Madeira é um arquipélago e não penas uma ilha. É formado pela ilha da Madeira, ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas, e ainda pelas ilhas Selvagens.

  • Ilha da Madeira (740,7 km²) – Habitada;
  • Ilha de Porto Santo (42,5 km²) – Habitada;
  • Ilhas Desertas (14,2 km²) – três ilhas desabitadas, uma das quais é sazonalmente habitada;
  • Ilhas Selvagens (3,6 km²) – duas ilhas habitadas e 17 ilhéus desabitados.

5. Cidades

Durante centenas de anos, o Funchal foi a única cidade da Região Autónoma da Madeira, até que, entre finais do século XX e início do XXI, foram criadas outras 5 cidades: Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Santana e Vila Baleira, na ilha do Porto Santo.

6. Haja subida

O ponto mais alto de Portugal fica em uma ilha, mas é no arquipélago dos Açores. Mas a Madeira não ia decepcionar e abriga o terceiro, quarto e quinto pontos mais altos de Portugal. São eles: o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1818 m).

7. Fonte de renda

O turismo é o principal impulsionador e a maior fonte de receitas da economia madeirense. Outras fontes de rendimento da Madeira: Produção de banana para consumo regional e nacional, as flores e o afamado vinho da Madeira.

8. PIB

O PIB per capita da região da Madeira é o 2.º maior a seguir a Lisboa e acima da média de Portugal e da UE27.

9. Distrito ou…

A Madeira não é um distrito Portugues, e sim uma região autónoma da República Portuguesa desde 1976 e tem a Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) e o Governo Regional como órgãos de governo.

10. Civilizadas a mais tempo que o Brasil

As ilhas da Madeira e do Porto Santo foram descobertas oficialmente apenas em 1419, pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco.

11. Ilha Salvadora

A ilha de Porto Santo recebeu esse nome por salvar a tripulação de Zarco de um destino fatídico, depois de muitos dias à deriva pelo alto mar. Avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo. 

 12. A Madeira possui um clima eterna de primavera

Não costuma apresentar temperaturas extremas, com o clima sempre ameno.

13. Possui uma floresta que é Patrimônio Mundial pela UNESCO

A Floresta Laurissilva, que cobre 20% de seu território. Formada por árvores da família das lauráceas, que só existe na região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, mas o seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

14. É famoso pelas flores e frutas exóticas

Pois garante condições perfeitas para o cultivo de espécies nativas e outras trazidas de varios países ao redor do mundo e se adaptaram perfeitamente ao local. É possível provar frutas como o maracujá roxo e a anona, e ver vegetações com cores e aromas inesquecíveis.

15. Cristiano Ronaldo

Premiado cinco vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele não vive mais lá, mas possui ligações fortes com o lugar, tanto que o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome. O Funchal abriga também um hotel Pestana CR7 Funchal e também o Museu CR7 que reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador.

16. Dá pra ver golfinhos e baleias

Passear de barco é uma das atividades mais feitas pelos turistas na Madeira. O motivo principal são as vistas de tirar o fôlego, mas como bônus, é possível esbarrar no caminho com alguns golfinhos simpáticos.

17. Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

A Madeira não parece ser o local ideal para produzir vinhos, afinal, é um arquipélago perdido no meio do oceano e repleto de montanhas. Mas se tem uma coisa que os portugueses fazem bem, é vinho, seja no continente ou no meio do oceano. As primeiras castas foram introduzidas sob ordens do Infante D. Henrique, e os primeiros que vieram trouxeram sementes e tentaram cultivar até mesmo em lugares de difícil acesso. Assim nasceu um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho da Madeira. É tão importante que é reconhecido em várias partes do mundo, referido em obras literárias de Shakespeare, Tolstoi e Dostoiévski, e até na independência dos EUA, dia 4 de julho de 1776, a comemoração foi com um brinde de vinho da Madeira. Prove-o harmonizado com produtos locais.

18. O bordado criado na ilha é mundialmente reconhecido

No inicio da povoação as mulheres desenvolveram um tipo de bordado para peças de roupas e artigos de decoração, feito em tecidos de linho, algodão, organdi e seda. Os bordados começaram a ser exportados para Inglaterra por negociantes ingleses que moravam em Funchal, e assim o bordado ganhou o mundo e foi usado até por importantes grifes de moda nas passarelas.

19. A Madeira é famosa também pelo Réveillon

A festa da passagem de ano no Funchal é classificado como o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo”.

Os fogos foram crescendo conforme aumentava o número de cruzeiros que ali paravam para a virada do ano. Cresceu tanto que já deteve o recorde mundial do maior espetáculo pirotécnico do mundo pelo Guinness World Records em 2007 e manteve o título até 2012.

20. O melhor destino insular da Europa por 7 vezes

Simmmmm! A Madeira é campeã em vários quesitos e esse é mais um. A World Travel Awards elegeu a Ilha da Madeira como a melhor ilha para se visitar turisticamente em toda a Europa por SETE vezes, é basicamente ganhar o “Oscar do Turismo”. E olha que ela competia ocm ilhas super famosas como os Açores, as Baleares, Canárias, Malta, Creta, Sicília e Sardenha.

21. Gastronomia diferente

É a culinária portuguesa adaptada para focar nos frutos do mar, frutas nativas e peixes. Você não pode deixar de provar as lapas (um tipo de molusco), o Atum, o peixe-espada-preto, e também o Bolo do Caco e as espetadas que não são do mar mas são de aguar!

22. Existem 7 teleféricos só na Madeira

Com uma geografia de sobe e desce e repleta de montanhosa e escarpada, como uma das soluções para o transporte e acesso às regiões mais altas foram construídos diversos teleféricos na Madeira.

Cada um deles leva a um lugar especial, que deve ser visitado… Há teleférico que leva ao Fajã dos Padres – uma espécie de ilha dentro da ilha -, ao Jardim Botânico, à região chamada Monte e outros.

  • São eles:
  • Teleférico da Fajã dos Padres – Onde só se chega de barco ou de teleférico
  • Teleférico das Achadas da Cruz
  • Teleférico das Fajãs Cabo Girão “Rancho”
  • Teleférico do Garajau
  • Teleférico do Jardim Botânico
  • Teleférico do Monte
  • Teleférico da Rocha do Navio

23. Cabo Girão

O Cabo Girão é a falésia mais alta da Europa, e a segunda maior do mundo, com 589 metros. É um dos pontos turísticos mais visitados da ilha da Madeira. Foi batizado com esse nome pelos descobridores, pois marcou o fim do giro do primeiro dia de reconhecimento da costa marítima da Madeira.

24. Câmara de Lobo

É uma cidade de pescadores situada na costa sul da ilha. Recebeu este nome pois muitos lobos-marinhos habitavam a enseada e as grutas (câmaras) naquela parte da ilha. Atualmente a cidade é conhecida pela pesca do peixe-espada preto e pelas melhores espetadas (de carne) da Ilha. Os lobos-marinhos já não são vistos com frequência por ali, hoje em dia é possível vê-los na Reserva Natural das Ilhas Desertas.

25. Túneis

São mais de 150 túneis espalhados pela Ilha, que trouxeram modernidade e redução de custo de deslocamento. Acabou originando mais um apelido à Ilha – Queijo Suiço. O túnel entre o Faial e Santana é o maior do país, com 3168 metros, e o túnel entre Machico e Caniçal é o maior túnel duplo, com 2100 metros.

26. Bebidas típicas

Além da Coral, que é a cerveja produzida na Ilha, tem também o Brisa, que é um refrigerante também produzido na Ilha. Mas os drinks inventados pelos madeirenses também são curiosos.

O Nikita surgiu na década de 80 e combina cerveja, gelado e pedaços de ananás.

Já o Pé de Cabra mistura vinho seco, cerveja preta, chocolate em pó e um ovo. Tem também a Poncha, que já se acha por todo canto nos sabores limão, laranja e maracujá.

27. Expressões típicas

O sotaque madeirense é único, e você vai perceber isso quando estiver na ilha, mas o que poucos sabem é que existe um vocabulário específico.

Por exemplo, eles chamam as entradas (o vem antes do prato principal) de dentinhos; autocarro/ ônibus de horário; taxi é abelhinha, túnel é o furado, corrente de ar é viração, chamam batata de semilha e chuchu de pimpinela; utilizam um caralhinho (colher de pau) para mexer a poncha e cultivam nos poios, que são aqueles terraços ou socalcos.

Há inúmeras expressões e palavras novas a se descobrir na Madeira.

28. Bananas da Madeira

Existem 14 variedades de banana plantadas na Madeira, elas se caracterizam pelo intenso sabor, por serem pequeninas e cheias de qualidades nutricionais.

As bananeiras chegaram em na Madeira e nos Açores entre os séculos XV e XVI, vindas do sudeste Asiático. Atualmente são massivamente plantadas, chegando a comercializar dezenas de toneladas por ano.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »