Bangkok Chiang Mai e Chiang Rai Tailândia Roteiro Trips

Como ir de Bangkok à Chiang Mai – Trem ou avião

[su_wiloke_sc_company_website target=”_blank”]Se você está em duvidas de como ir de Bangkok pra Chiang Mai, nós vamos tentar te ajudar. Esse post explicará melhor como ir de trem, mas vamos te dar uma ajuda inicial pra decidir se deseja ir de outra forma.

Opções

:: Há, na verdade, 3 opções: Ônibus, Trem ou Avião – Sendo o primeiro o mais demorado e o último o mais rápido.

Faremos uns prós e contras de cada um pra te ajudar a decidir.

Ônibus

  • Prós: Preço
  • Contras: Conforto, tempo de viagem, insegurança.

Eu definitivamente não recomendo esse, então nem perdi tempo pesquisando como reservar. Além de demorar muito mais que o trem, é muito desconfortável e mais perigoso. A menos que você esteja morando, ou tenha tempo de sobra e dinheiro realmente contadinho, vá com as outras opções.

Trem noturno

  • Prós: Conforto, experiência, deslocamento noturno, substitui e economiza uma noite de hotel, praticidade de sair e chegar de uma estação dentro da cidade, não ter que despachar bagagem.
  • Contras: Tempo de deslocamento (12 horas, Porém é feito enquanto dorme), preço (às vezes é similar à avião), comida do trem (Não conte com ela).

Nós decidimos fazer esse trajeto de trem por todos os prós citados. Queríamos essa experiência e achamos que perderíamos muito menos tempo fazendo esse trajeto durante a noite do que tendo que nos deslocar até o aeroporto com antecedência, despachar bagagens, passar pela segurança e toda aquela burocracia que já sabemos, e acabar perdendo um dia que poderia ser conhecendo algum lugar.

Avião

  • Prós: Tempo de deslocamento
  • Contras: É longe da cidade, normalmente os vôos são de dia e te fazem perder um dia de passeio, preço.

Se você quer saber mais sobre as companhias aéreas disponíveis e como comprar os bilhetes, clique aqui.

Preciso comprar a passagem com antecedência?

  • Não, se for utilizar um bilhete de 3ª classe, como Bangkok, de ou para Kanchanaburi, Ayutthaya, Hua Hin ou Aranyaprathet, pois estes só são vendidos na estação no dia.
  • Não, mesmo para viagens de longa distância se quiser ficar flexível e estiver preparado para arriscar o horário ou a classe específica que deseja. As classes melhores costumam esgotar várias semanas antes dos períodos de férias tailandeses como o Ano Novo (30 de dezembro a 3 de janeiro) e Songkran (ano novo tailandês, geralmente 11-16 de abril). Com certeza, reserve com antecedência, se puder. A primeira classe costuma vender primeiro, já que geralmente há apenas um carro-cama de 1ª classe nos trens que os possuem.
  • Sim, reserve com antecedência se você quer ter certeza de um ingresso em uma classe específica em um trem específico e data para uma viagem de longa distância como Banguecoque para Chiang Mai. A reserva antecipada é essencial nos períodos de pico.Você pode deixar pra comprar lá, mas se você é daqueles que viaja com roteiro todo fechadinho, um imprevisto pode te bagunçar um pouco, então compre antes.

Como comprar as passagens de trem

A Thai Railways lançou reservas on-line em 2009, mas tornou-se “temporariamente indisponível” em setembro de 2010. Um sistema atualizado foi reintegrado em 2011, mas isso também foi interrompido em 2013. Em 2017 restabeleceram o site de compras.

Opção 1: Direto com a State Railways of Thailand

Em 2017, a State Railways of Thailand restabeleceu a reserva on-line através desse link (Clique aqui) com uma pequena taxa de 40thb na primeira classe e 30thb na segunda, super vale! Então diferente do que a maioria dos sites informam, há sim venda direta! \o/

Eles não deixam reservar antes de 60 dias da viagem, mas seja rápido, reservei com 59 dias de antecedência e peguei o ultimo assento de primeira classe disponível.

A SRT vende online apenas uma pequena proporção (uns 15%) de seus assentos e camas totais disponíveis. Se você ver um trem como esgotado, é possível que haja ainda lugares. Então se você tiver algum problema, use 12Go.Asia, já que ele acessa todos os assentos e beliches através de seus sistemas.

A vantagem de reservar direto na Thai Railways é que você imprime o ingresso direto e não precisa buscar em lugar nenhum ;)

Fizemos um post com o passo a passo dessa compra, clique aqui pra ver.

Opção 2: Pela 12go.asia .

Antecedência de 60 à 5 dias da data da viagem.

   

Cobram uma tarifa de reserva de 250 baht (US $ 7,50) e uma pequena taxa de pagamento do PayPal (3,4% + 11 baht). O preço que eles mostram para cada trem inclui a taxa de 250 bahts, mas não a taxa do PayPal.

Você pode optar por coletar seus ingressos de um dos vários pontos de coleta possíveis, pelo menos 60 minutos antes do seu trem sair, os dois principais para esse trajeto são:

  • Banguecoque:  o balcão de cobrança 12go.asia está no piso térreo do edifício DOB, em frente à estação Hualamphong, aberto das 10h-20h todos os dias. Não há taxa adicional para buscar aqui. Clique aqui para ver o edifício DOB ​​no Google Streetview .  Se você chegar na estação de metro (MRT) de Hualamphong, use a saída 1 e você verá o edifício DOB ​​apenas a 30 metros de distância. Ou saia da estação principal de Hualamphong e procure o prédio DOB ​​através da estrada à direita da linha de lojas.
  • Chiang Mai: você pode coletar os ingressos da recepção 24h do hotel Bossotel através da estrada da estação de Chiang Mai, taxa de 70 baht ou da sala de bagagem da estação por 150 taxa de baht.
  • Enviados para todo o mundo: Você pode optar por ter bilhetes postados em qualquer endereço em todo o mundo por correio expresso registrado. Isso custa cerca de 100 baht ($ 3) para endereços dentro da Tailândia ou 1.500 baht (US $ 43) para endereços em todo o mundo, incluindo a Europa, a América e a Austrália.

Opção 3: Agencias de viagens locais

Thailand Train Tickets faz o serviço de venda online pelo preço normal da tarifa mais uma comissão de 200 bath (Uns R$15).

Asia-discoveryRoyal ExclusiveTravel Connecxion também organizam bilhetes de trem para a Tailândia, o último cobrando uma taxa de 250 bahts por bilhete.

  • Entre no site da agência
  • Escolha o trem
  • Escolha o tipo de assento
  • Insira todos os seus dados
  • Seus dados serão enviados para uma central e em menos de 24h eles retornam um email com um link para fazer o pagamento com cartão de crédito.

Não há comprovantes, apenas aguarde que seus tíquetes estejam no seu hotel em Bangkok. Você também pode pegar na agência deles em Bangkok ou na própria estação, mas aí a taxa é um pouco mais cara.

Sim, a gente fica inseguro, mas a alternativa à isso é comprar na hora e arriscar não ter, ou não conseguir comprar na classe desejada e não dormir a noite toda.

Opção 4: Mande um email ([email protected]) pra Thai Railways com uma antecedência de 60 à 15 dias de sua data.

  • Informe a rota desejada
  • A data,
  • O número do trem,
  • O horário de partida,
  • A classe,
  • Se quer um trem comum ou sleeper
  • O número de tickets que você deseja comprar.

Essa opção geralmente funciona, mas muitas vezes é um processo lento à espera de uma resposta da Thai Railways. Algumas pessoas disseram que esperaram até um mês, então você precisa ser paciente. Eles cobram uma taxa de 200 Baht por reserva por e-mail.

Opção 5: Baolau

A agência é confiável e vende bilhetes de trem tailandeses através de uma conexão com o sistema de vendas on-line da State Railways of Thailand.

Você imprime seu próprio bilhete, então a entrega de bilhetes é simplificada, apenas esteja ciente de que apenas uma certa porcentagem de todos os lugares ou lugares em cada trem está disponível através do sistema online da SRT. Isso significa que trens ou aulas podem ser mostradas como esgotadas, quando, na verdade, alguns assentos ou beliches permanecem disponíveis, por isso vale a pena verificar 12go.asia, pois podem acessar todos os assentos e beliches.

Opção 6: Comprar bilhetes na estação

Todos os trens express de longa distância exigem uma reserva, que pode ser feita no dia da viagem ou até 60 dias de antecedência. Os trens locais da 3ª classe, como Bangkok-Ayutthaya ou Bangkok-Kanchanaburi, não requerem uma reserva, compre um bilhete da bilheteria e vá em frente.

Em Bangkok Hualamphong: Há um bilhete especial para estrangeiros, que deve ser adquirido em uma bilheteria especial para estrangeiros à esquerda da vitrine principal, aberta das 6h-20h todos os dias. É executado diretamente pelas Ferrovias do Estado da Tailândia, e a equipe fala inglês e aceitam cartões de crédito. Pegue o seu passaporte, já que agora é necessário comprar um bilhete.

Como escolher a classe

Os trens desse trajeto são divididos em 5 classes:

  • Primeira (Com ar condicionado): Cabines que podem ser trancadas com sua mala dentro. Incluem pequena pia e um espelho, além de um ponto de tomada.
    • Cabines para uma pessoa com uma porta para outra cabine.
    • Cabines com uma cama superior e uma inferior.
  • Segunda (Com ar): Fechada com cortina e as malas vão embaixo do assento. Dois assentos largos que viram uma cama larga e uma cama superior que é montada. Ponto de luz e energia para cada cama.
  • Segunda (Sem ar): Similar à anterior, porém sem ar.
  • Terceira (Com ar): Fechada com cortina e as malas vão embaixo do assento. Dois assentos largos que viram uma cama larga e uma cama superior que é montada. Ponto de luz e energia para cada cama.
  • Terceira (Com ar): Os assentos não viram camas, apenas reclinam um pouco, o que os torna bem desconfortáveis e com isso algumas pessoas acabam dormindo no chão do vagão.
  • Terceira (Sem ar): Bancos de madeira, definitivamente não vá nessa.

Para ver as imagens das duas cabines pra comparar, clique aqui.

Como verificar horários e tarifas do trem

Você pode verificar os horários dos trens na Tailândia no site oficial da Railways of Thailand. Mude para o inglês clicando na bandeira do Reino Unido, na parte superior direita. Role para baixo e clique em Horários e tarifas.

Pode ajudar a saber que a linha do norte significa a linha para Chiang Mai, a linha do sul significa a linha sul para Surat Thani e Hat Yai, também a linha para Kanchanaburi e o rio Kwai.

   

Dicas gerais

  • Os bilhetes são vendidos individualmente, então um bilhete compra uma cama. Os viajantes individuais irão compartilhar com outro passageiro do mesmo gênero, a menos que paguem pela única ocupação. Se você quer um compartimento inteiro de 2 lugares para duas pessoas, compre dois ingressos de primeira classe, selecionando uma cama superior e uma inferior, eles irão então reservar juntos em um compartimento.
  • Lembre-se de que você não pode embarcar no trem com o voucher de confirmação por e-mail, você precisa coletar o bilhete real antes de viajar, ou mandá-lo enviado se você não conseguir chegar a um ponto de coleta.
  • Antecedência: As reservas abrem 60 dias antes da partida, mas as reservas de e-mail só são aceitas mais de 15 dias antes da partida para dar-lhes tempo para responder. Se você tiver algum problema ou precisa fazer uma reserva com menos de 15 dias, mas mais de 7 dias antes da partida, tente usar 12Go.Asia como explicado acima .
  • Conforto: É oferecido cobertor, lençol e travesseiro e costumam ser limpos. Faz muito frio dentro do trem, então levem casaco.
  • Banheiros: Há dois banheiros por vagão, no final. Eles são diferentes pois um é de agachar e o outro é normal. No inicio são limpos, no final da viagem, não. Na primeira classe os banheiros tem chuveiro e a densidade de utilização é menor.
  • Comida: O restaurante não é bom, leve biscoitos ou lanches para a viagem. O trem faz paradas, que torna possível descer e comprar algo. Não conseguimos descobrir qual o código pra saber se a parada era curta ou longa, então fique atento aos sinais sonoros.
  • A arrumadeira prepara as camas muito rápido, fique perto para observa-las, faz parte da experiência.
  • As luzes ficam acesas durante a noite, então se você tem sono leve, é melhor levar uma máscara de dormir.
  • Bebidas: A venda e o consumo de álcool foram proibidos nas estações desde julho de 2014. Não é possível comprar cerveja de um fornecedor ou no carro do restaurante. Até agora, a maioria dos relatórios sugere que a proibição não está sendo aplicada para os passageiros que trazem bebidas, se você mantiver a cerveja fora da vista para beber na privacidade do sua própria cabine. Há relatos de um turista que teve a bolsa revistada e bebidas confiscadas.
  • Guarda-bagagens: Existem guarda-bagagens na estação de Banguecoque Hualamphong, Chiang Mai, Surat Thani, Ayutthaya e a maioria das outras principais estações tailandesas, onde você pode deixar sua bagagem por uma pequena taxa enquanto você explora a cidade.
  • Limites de bagagem: Oficialmente, cada passageiro é permitido uma mala grande e um item menor, embora isso não seja rigorosamente aplicado. Suas bolsas não serão pesadas, mas, em princípio, os limites de bagagem são 60Kg  para passageiros de 1ª classe, 40Kg para passageiros de 2ª classe e 30 Kg para passageiros de 3ª classe.
  • Excesso de bagagem: Itens grandes em excesso, como tacos de golfe ou malas adicionais podem ser transportados no carro de bagagem se você comprar um bilhete de carga.
  • Proteja suas malas: Tranque sua mala com um cadeado e prenda com outro cadeado em algum lugar, para evitar que levem. Coloque tudo de valor em uma mochila e mantenha à vista o tempo inteiro.
  • Seat61 possui um mapa interativo com informações sobre cada um dos trechos. A vantagem é que eles também informam tarifas e rotas de outros meios, como ferrys e ônibus. Já o 12go.asia é bom para informações sobre ônibus.

Ingrid5Cantos

Olá! Meu nome é Ingrid e sou apaixonada por viagens! O 5Cantos é um projeto de realização pessoal, não vivemos dele. Sou engenheira e trabalho como todo mundo, mas nas madrugadas escrevo umas dicas aqui. Queremos ajudar pessoas normais, como nós, a viajar sempre mais, otimizando o tempo e dinheiro. Viajar é possível, cola comigo!

LEAVE A COMMENT


 Hotéis: Reserve online com o Booking :: Reserve com Hotéis.com :: Clique aqui pra receber R$40 de bônus após a sua próxima reserva pelo Booking, clique e salve pra depois. :: Clique aqui pra ganhar um cupom de R$130 no Airbnb para sua primeira aventura :: Nas próximas férias, alugue uma casa no Alugue Temporada
 Câmbio: Melhor cotação do Rio de Janeiro, compra online simplificada. Use cupom de desconto '5cantos' na DG Cambio
 Ingresso antecipado: Fuja das filas e não perca tempo comprando seus ingressos antecipadamente pela Tiqets
 Transporte: Compare valor de aluguel de carro em todas as agências ao mesmo tempo pela RentalCars ou clicando aqui pela RentCars :: Cupom de desconto de R$10 para sua primeira viagem de Uber :: Cupom de desconto de R$15 na primeira viagem de Cabify
 Passagens aéreas: Submarino Viagens - A melhor comparadora online :: Latam Airlines com desconto