Como Funciona transporte na europa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Como Funciona transporte na europa

Preparando aquela eurotrip e ficou na dúvida como funciona o transporte na Europa? Neste artigo falaremos sobre as formas de transporte na Europa, e daremos algumas dicas de locomoção pelo país.

TRANSPORTE NA EUROPA DE TREM

A forma mais comum de transporte na Europa é o trem. É seguro e muito confortável.

É possível rodar a Europa inteira usando o trem como meio de transporte. Ele é muito vantajoso caso seu roteiro inclua visitas a muitos países do continente. Em contrapartida, viagens longas de trem são desgastantes.

Agora, porque escolher o trem? As paisagens podem ser maravilhosas. Passar pelo interior de diversos países europeus, apreciar a vista de diversas colinas, montanhas e planícies.

Mas, talvez umas das maiores vantagens seja o Eurail Pass. Introduzido em 1959, dele fazem parte 35 companhias férreas europeias, permitindo comprar um ticket único para viajar entre 33 países europeus. As opções são diversas, é possível criar um itinerário gigantesco de viagem, usando diversos tipos de trem. Seja o famoso trem-bala, trens de viagem noturno e, até mesmo, opções bem luxuosas.

TRANSPORTE NA EUROPA DE ÔNIBUS

Nunca subestime os trechos rodoviários! Boas estradas e diversas opções.

Inclusive, muitos dos circuitos europeus comprados em agências de viagem são realizados de ônibus.

Com ônibus opção, seja de valor ou de trecho, não faltará. É possível realizar uma viagem bem econômica (sacrificando conforto). Bem como, uma viagem praticamente luxuosa. Viajando em um ônibus de leito gigantesco que possui Wi-fi.

Opções de compra de passagem também não faltam. Seja via website antes da viagem, ou no dia diretamente no guichê na rodoviária.

TRANSPORTE NA EUROPA DE CARRO

Querendo uma forma mais “pessoal” de transporte pela Europa? Alugando um carro você poderá conhecer muita coisa da forma que você quiser. Diversos dos países europeus basta usar a CNH brasileira, mas, sempre vale e tirar uma habilitação internacional.

O nome dela é Permissão Internacional para Dirigir (ou PID). Ela é tirada no DETRAN de sua cidade. A PID possui validade de 3 anos, é válida em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena de trânsito. Entretanto, fique atento, mesmo com ela é necessário levar sua CNH.

Fique atento também no local que você alugará seu carro. Para atravessar países, recomenda-se alugar um carro em grandes locadoras. Dessa forma, haverá diversas formas de deixar o carro no país de destino, mas saiba que há sempre um custo extra por entregar em um destino diferente da origem.

Porque escolher o carro como meio de transporte pela Europa? Liberdade.

Conhecer tudo o que você quiser, pelo tempo que quiser. Obviamente, em viagens de carro é necessário ter mais atenção em diversas coisas. Por exemplo, se for conhecer vinícolas você terá que se programar bem. Bem como, caso seja sua primeira vez no continente ou não saiba muito bem as línguas nos países a locomoção pode ser complicada.

TRANSPORTE NA EUROPA DE AVIÃO

Velocidade, conforto e segurança. Essa daqui é pra quem precisar “cobrir muito chão” em poucos dias.

É possível encontrar passagens aéreas baratas por todo continente europeu. Até mesmo sem procurar por promoções. Ela é a perfeita opção pra quem está com o itinerário apertado. Entretanto, alguns fatores devem ser levados em conta. Por exemplo, o tempo de deslocamento do hotel até ao aeroporto.

Bem como, tem que ser levado em consideração o tempo gasto no aeroporto. Por mais que o voo possa ser rápido. Ainda é necessário chegar antes no aeroporto, ter em mente o tempo de embarque etc. Às vezes, é possível que o rápido não seja tão rápido assim. Sendo assim, o avião compensa muito em trechos longos de viagem.

OUTRAS FORMAS DE TRANSPORTE NA EUROPA

Agora falaremos sobre as formas de transporte nas cidades da Europa.

Uma das grandes vantagens é que praticamente o continente inteiro tem ótima infraestrutura para acomodar turistas. Dessa forma, usar o transporte público não é uma dificuldade. Bem como, ainda há opções como Uber e até mesmo táxi.

Metrô

A principal forma de transporte de muitos cidadãos europeus. O metrô por lá é muito bem sinalizado e é difícil de ser perder. Tirando que há diversos aplicativos que podem te ajudar a pegar o trem certo.

Além disso, é muito barato e rápido. Caso fique muito tempo em uma única cidade, é possível comprar passes para usar durante vários dias.


Busão

O bom e velho busão tem em tudo que é canto do mundo. E como o metrô, o ônibus é uma ótima opção de transporte pra se usar no dia a dia na Europa. Em muitos dos países há boa sinalização e pontos para todos os locais da cidade.

Vale também mencionar as linhas próprias de turismo! Apesar delas geralmente terem um preço de passagem mais elevado; é garantia que com essa linha você conhecerá todos os pontos turísticos mais importantes da cidade.

Aplicativos

Por fim, os aplicativos mais usados! O próprio Uber é um ótimo meio de transporte na Europa, entretanto, não é o principal.

O MyTaxi é o mais usado. E, apesar do nome, não é somente táxis, mas diversos motoristas. Os valores das tarifas são baixos e é tudo muito seguro. Portanto, vale a pena baixar esse aplicativo quando estiver na Europa.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Vale sempre lembrar que viagens aos países do tratado de Schengen o seguro viagem é obrigatório. E mesmo se não fosse ele é muito recomendado. Veja mais sobre o tratado de Schengen clicando aqui.

Até mesmo porque as coberturas de um bom seguro viagem vão além de despesas médico-hospitalares. Eles também cobrem despesas em caso de atraso ou extravio de bagagem e também atraso de voo.

Por fim, é um investimento inteligente de ser fazer, que trará muita tranquilidade na sua viagem à Europa.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »