Como chegar na Ilha da Madeira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Como chegar na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira faz parte do arquipelago da Madeira, e é um território português localizado no meio do Oceano Atlântico.

Sabendo que é uma Ilha (e bem distante), não existem ligações terrestres com o continente para que seja possível chegar de carro ou ônibus.

Existem duas opções para chegar na Ilha:

Como chegar na Ilha da Madeira de Cruzeiro

Uma das formas de chegar à ilha é de barco, na verdade, o mais comum são cruzeiros que atracam no Porto do Funchal.

A Ilha da Madeira recebe muitos cruzeiros durante o ano, que costumam ficar por poucos dias e seguir viagem.

Como chegar na Ilha da Madeira de Avião

Essa é a forma mais rápida e comum para os que querem realmente passar uns dias na madeira, se hospedando na ilha e explorando cada cantinho.

A Ilha da Madeira costuma ter vôos diretos de várias capitais europeias, mas principamente vindo do Porto ou Lisboa.

O Aeroporto Internacional da Madeira se chama Cristiano Ronaldo, e fica localizado a 20 minutos do centro do Funchal.

Vindo de Lisboa o voo demora apenas uma hora e meia, e vindo do Porto demora quase duas horas.

Curiosidades sobre o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo

Criação e nome

O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo foi inaugurado a 7 de julho de 1964 com uma pista de 1 600 metros de extensão. Nessa altura não tinha esse nome, que recebeu a mudança apenas em 29 de março de 2017, quando o aeroporto deixou de se chamar Aeroporto Internacional da Madeira para Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.

Primeira ligação aérea

Apenas com a criação do aeroporto em 1964 que o arquipélago da Madeira ganhou novas ligações com o continente português, já que até então as viagens se faziam de barco.

Um dos mais perigosos do mundo

Fica o alerta aos medrosos: A pista do Aeroporto da Madeira é considerada uma das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido à alta turbulência sentida.

Devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para operações neste aeroporto e apenas pilotos com experiência em operações diurnas poderão realizar operações noturnas.

Mega Obra

A dificuldade não é apenas de pousar. A construção do Aeroporto foi uma obra reconhecida mundialmente como uma das mais difíceis de realizar devido à tipologia de terrenos e a orografia. 

Inicialmente a pista tinha 1 600 metros de extensão, então entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1 800 metros.

Entretanto, o engenheiro civil António Segadães Tavares planejou uma nova ampliação da pista para 2 781 metros que foi inaugurada em 15 de Setembro do ano 2000. Foi um feito tão impressionante que António Segadães Tavares foi o primeiro português a ganhar o que seria o equivalente ao “Nobel” da Engenharia, com a ampliação do aeroporto da Madeira.

Atrativo Turistico

O aeroporto por si só é um atrativo turístico, pois a última expansão foi construída parcialmente em laje sobre o mar, ficando assentada em 180 pilares (repito: SOBRE O MAR!).

Acidente no aeroporto

Um dos motivadores das obras de expansão e melhorias no Aeroporto do Funchal foi o acidente de 19 de novembro de 1977, considera a maior tragédia da aviação em Portugal.

Um voo da TAP, que ligava Bruxelas ao Funchal, deslizou na pista após duas tentativas de pouso falhas em uma noite de mau tempo.

O avião ficou dividido em duas partes e se incendiou após cair numa praia a oeste do aeroporto, que ficava a 50 metros abaixo do aeroporto.

Após investigações foram apontados como fatores do acidente: Principalmente as condições climatéricas, um vasto lençol de água na pista provocou o fenómeno do “aquaplaning”, aliadas ao comprimento da pista e a falha humana.

Há um memorial feito em 2015 em honra das 131 vítimas mortais na zona onde o avião teve a sua explosão. É uma escultura confecionada com peças de avião em forma de árvore, com 131 “folhas” que parecem se desprender da árvore, representando as vítimas e há as 33 ainda conectadas à “arvore” que representam as sobreviventes.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »