A Ilha da Madeira faz parte do arquipelago da Madeira, e é um território português localizado no meio do Oceano Atlântico.
Sabendo que é uma Ilha (e bem distante), não existem ligações terrestres com o continente para que seja possível chegar de carro ou ônibus.
Existem duas opções para chegar na Ilha:
Como chegar na Ilha da Madeira de Cruzeiro
Uma das formas de chegar à ilha é de barco, na verdade, o mais comum são cruzeiros que atracam no Porto do Funchal.
A Ilha da Madeira recebe muitos cruzeiros durante o ano, que costumam ficar por poucos dias e seguir viagem.
Como chegar na Ilha da Madeira de Avião
Essa é a forma mais rápida e comum para os que querem realmente passar uns dias na madeira, se hospedando na ilha e explorando cada cantinho.
A Ilha da Madeira costuma ter vôos diretos de várias capitais europeias, mas principamente vindo do Porto ou Lisboa.
O Aeroporto Internacional da Madeira se chama Cristiano Ronaldo, e fica localizado a 20 minutos do centro do Funchal.
Vindo de Lisboa o voo demora apenas uma hora e meia, e vindo do Porto demora quase duas horas.
Curiosidades sobre o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo
Criação e nome
O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo foi inaugurado a 7 de julho de 1964 com uma pista de 1 600 metros de extensão. Nessa altura não tinha esse nome, que recebeu a mudança apenas em 29 de março de 2017, quando o aeroporto deixou de se chamar Aeroporto Internacional da Madeira para Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.
Primeira ligação aérea
Apenas com a criação do aeroporto em 1964 que o arquipélago da Madeira ganhou novas ligações com o continente português, já que até então as viagens se faziam de barco.
Um dos mais perigosos do mundo
Fica o alerta aos medrosos: A pista do Aeroporto da Madeira é considerada uma das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido à alta turbulência sentida.
Devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para operações neste aeroporto e apenas pilotos com experiência em operações diurnas poderão realizar operações noturnas.
Mega Obra
A dificuldade não é apenas de pousar. A construção do Aeroporto foi uma obra reconhecida mundialmente como uma das mais difíceis de realizar devido à tipologia de terrenos e a orografia.
Inicialmente a pista tinha 1 600 metros de extensão, então entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1 800 metros.
Entretanto, o engenheiro civil António Segadães Tavares planejou uma nova ampliação da pista para 2 781 metros que foi inaugurada em 15 de Setembro do ano 2000. Foi um feito tão impressionante que António Segadães Tavares foi o primeiro português a ganhar o que seria o equivalente ao “Nobel” da Engenharia, com a ampliação do aeroporto da Madeira.
Atrativo Turistico
O aeroporto por si só é um atrativo turístico, pois a última expansão foi construída parcialmente em laje sobre o mar, ficando assentada em 180 pilares (repito: SOBRE O MAR!).
Acidente no aeroporto
Um dos motivadores das obras de expansão e melhorias no Aeroporto do Funchal foi o acidente de 19 de novembro de 1977, considera a maior tragédia da aviação em Portugal.
Um voo da TAP, que ligava Bruxelas ao Funchal, deslizou na pista após duas tentativas de pouso falhas em uma noite de mau tempo.
O avião ficou dividido em duas partes e se incendiou após cair numa praia a oeste do aeroporto, que ficava a 50 metros abaixo do aeroporto.
Após investigações foram apontados como fatores do acidente: Principalmente as condições climatéricas, um vasto lençol de água na pista provocou o fenómeno do “aquaplaning”, aliadas ao comprimento da pista e a falha humana.
Há um memorial feito em 2015 em honra das 131 vítimas mortais na zona onde o avião teve a sua explosão. É uma escultura confecionada com peças de avião em forma de árvore, com 131 “folhas” que parecem se desprender da árvore, representando as vítimas e há as 33 ainda conectadas à “arvore” que representam as sobreviventes.