Aqui está um guia prático para os diferentes termos que você precisa saber como um blogueiro.
- Artigo/ Article: É o material que você escreve como blogueiro, o seu post, sua publicação, informação como texto e imagem. Certifique-se de fornecer seus artigos com uma data para que eles possam ser ordenados cronologicamente.
- Above the fold: O conteúdo de um blog que aparece sem rolar para baixo. Esta é a área mais impactante do seu site.
- Blacklist: Listas de URLs identificadas como URLs de spam e, portanto, eliminadas de comentários e trackbacks em um blog.
- Blinking: Um tipo de comportamento do usuário em que o visitante pula de blog para blog clicando nos links da página – geralmente links encontrados na barra lateral. Também chamado de b-linking ou b’linking.
- Blogsite: Um site que combina feeds de blogs de várias fontes diferentes, incluindo fontes que não são de blogs.
- CMS: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que permite criar e modificar facilmente o conteúdo.
- CSS: “Cascading Style Sheets” permite que você personalize o layout das páginas no seu CMS, sem ter que trabalhar no código
- Footer/ Rodapé: na parte inferior de um site geralmente há uma área de “rodapé”. Bom para informações legais, créditos e outras informações importantes.
- FTP: ‘File Transfer Protocol’ é usado para enviar seus arquivos para o servidor. Você precisa disso quando trabalha com um CMS.
- Header/ Cabeçalho: a parte superior do layout de um site, principalmente logotipos etc.
- Plug-in: um código de software que você pode “conectar” a outro aplicativo de software – daí o nome “plug-in”.
- RSS feed: um tipo de feed da Web que permite aos usuários acessar atualizações do conteúdo on-line em um formato padronizado e legível por computador. Esses feeds podem, por exemplo, permitir que um usuário acompanhe vários sites diferentes em um único agregador de notícias. Frequentemente usado no CMS.
- Sidebar/ Barra lateral: a área ao lado da área principal de uma página da web. Pode incluir elementos de publicidade ou navegação
- Spam: mensagens eletrônicas não solicitadas ou indesejadas, como propagandas
- Tags: uma palavra-chave ou termo atribuído a uma informação. Esse tipo de metadado ajuda a descrever um item e permite que ele seja encontrado novamente navegando ou pesquisando. As tags geralmente são escolhidas informalmente e pessoalmente pelo criador do item ou por seu visualizador. As tags são pesquisáveis e usadas para encontrar e organizar postagens de blog.
- Theme/ Tema: no WordPress, o termo “Tema” refere-se a um layout de site pré-criado usado para estilo de conteúdo automaticamente. Para blogueiros iniciantes, essa é uma boa maneira de configurar rapidamente seu site sem precisar de um amplo histórico de codificação.
- Widget: um recurso que facilita a adição de elementos do site, como calendários, banners ou outras funcionalidades úteis. Isso é usado pelos CMSs e também fornecido pela Booking.com.
- WordPress: uma ferramenta de criação de sites de código aberto, online, escrita em PHP. Conhecido por ser o mais fácil e mais poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo de blogs e sites hoje.
- WYSIWYG: uma abreviação de “O que você vê é o que você recebe”. Ele permite que um blogueiro veja como será o resultado final enquanto a interface ou documento está sendo criado. Programas populares de otimização, como Optimizely ou Visual Website Optimizer, permitem que blogueiros não técnicos otimizem seu site sem tocar no código.