7 Dicas de como fazer Home Office com equilíbrio

como fazer home office
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Conseguir um bom equilíbrio entre vida profissional e trabalho enquanto trabalha em casa exige cuidadoso planejamento e planejamento.

Em 2020 vivemos uma experiência nova com o covid chinês, de repente uma grande parte dos trabalhadores se transformou em trabalhador remoto.

Independente da sua condição atual, se está ou não trabalhando de casa, se o seu trabalho permite o trabalho remoto você deveria se preparar e planejar para a possibilidade, e não esperar acontecer.

Aqui vão algumas dicas de quem já trabalha de home office há um tempo e que sabe bem as armadilhas que estão no caminho de quem tenta ser produtivo mesmo sentado no sofá, e ao mesmo tempo não quer se tornar um workaholic e sedentário.

1. Organize-se.

Mesmo que seu empregador não tenha dito nada sobre trabalhar em casa, isso pode mudar em um instante. 

Portanto, prepare-se agora para um longo período em casa, reunindo projetos e relatórios de trabalho – talvez escrevendo tarefas que você adia há meses – e certificando-se de poder acessá-los em casa. 

Se você precisar de um laptop comercial emprestado, tente prepara-lo desde agora e, se puder, leve-o para casa todas as noites após o trabalho, apenas por precaução. Se você ainda precisa imprimir algo no seu trabalho, compre tinta para impressora, resmas de papel e (muito) café extra.

2. Mantenha-se ativo.

Todos sabemos que sentar é o novo potencializador de câncer e que longas sessões de inatividade em uma mesa são ruins para seu corpo e sua mente. Portanto, pare de pensar que, para maximizar a produtividade, você precisa estar em sua mesa o dia todo. De fato, foi demonstrado que ficar em pé e caminhar por cinco minutos a cada hora durante a jornada de trabalho pode deixá-lo de bom humor, mantê-lo atualizado e até impedir que você faça um lanche desnecessariamente.

Existem muitos aplicativos para ajudar você a ser mais ativo, incluindo Mover no iOS, BreakTime Stand Up! – que atuam como cronômetros de intervalo de trabalho, mas você também pode definir um lembrete no telefone por 45 minutos. Uma mesa improvisada em pé também pode ajudar – basta encontrar um local em sua casa onde você possa acomodar um laptop confortavelmente enquanto estiver em pé.

Também é importante substituir o trajeto diário por exercícios em casa; mesmo um treino de cinco minutos na parte inferior do corpo pode realmente ajudar.

3. Separe o trabalho.

Ao verificar seus e-mails de trabalho tarde da noite você acha que surgiu uma pendência? Se você é um workaholic, você está prestes a descobrir o verdadeiro desafio de trabalhar em casa. Sem descobrir a estrutura e os limites, é tão fácil mesclar sua vida profissional e doméstica. Evite isso criando uma rotina e separando fisicamente o trabalho.

Por exemplo, não planeje trabalhar no sofá. Em vez disso, determine um espaço para trabalhar, longe dos espaços de lazer e da cozinha. Uma mesa no quarto, na parte de trás ou em outro cômodo é perfeita, de preferência em algum lugar em que você possa fechar a porta se compartilhar seu espaço com outras pessoas. Isso funciona nos dois sentidos, porque quando o seu dia de trabalho termina, você pode fechar a porta do seu trabalho e “ir para casa”.

É fácil? Não, eu trabalho em média 12h por dia, então aqui está um ponto em que preciso melhorar. 😅

+ Você pode se interessar também: Cupom de desconto em Chip pra viajar

4. Enxergue grande e na altura certa.

Embora você possa trabalhar com facilidade em um laptop de qualquer lugar, um dia inteiro, semana ou até um mês olhando para a tela, isso não favorece os músculos do pescoço. Portanto, se você tiver espaço e orçamento, pense em atualizar para um monitor de computador de tamanho decente para conectar seu laptop e colocar em uma altura ideal, diferente da altura do teclado que fica grudado as telas dos laptops.

Um monitor padrão de 32 polegadas é bom, mas se você não se importa de gastar mais, pode obter algo ideal para realizar várias tarefas, como o chamado “ultra amplo” (e até curvado) . Elas não são essenciais, mas, além de oferecerem muitas propriedades da tela, elas podem ser ajustadas para que a parte superior da tela fique ao seu nível dos olhos – a altura recomendada.

5. Coma bem, mas não com frequência.

Trabalhar em casa não é uma desculpa para comprar pizza. Se você estiver em casa sozinho, com pouca ou nenhuma estrutura, há uma tendência natural de aliviar o estresse comendo. Lanches são o inimigo número 1 para os trabalhadores domésticos, e um período gasto trabalhando em casa pode facilmente resultar em ganho de peso indesejado. 

Portanto, elimine de sua casa lanches açucarados e qualquer coisa que você possa tentar beliscar, nem compre-os no mercado. Se precisa de lanches, compre frutas e snacks saudáveis ou planeje sobreviver apenas com um almoço descontraído na frente da TV. Evite carboidratos para reduzir a queda na produtividade pós-almoço.

Aproveite o tempo extra para planejar e preparar aquela dieta com refeições caseiras.

6. Continue falando.

A comunicação é fundamental. Para impedir que qualquer sentimento de isolamento apareça, faça telefonemas e videochamadas, tanto para amigos quanto para colegas (para te forçar a não ficar só de pijama!).

No entanto, há outra maneira mais inesperada de continuar falando: ditado por voz. Além de ser um descanso aos dedos e ao teclado, falar alto no microfone do laptop interrompe um dia monótono.

Para usar o ditado por voz em um computador com Windows 10, pressione a tecla do logotipo do Windows + H; enquanto estiver no Mac, pressione a tecla Fn duas vezes.

As palavras que você fala começarão a aparecer no campo de texto de todos os documentos, emails e navegadores da web. No entanto, o índice de acerto é de apenas 95%, então revise tudo com muito cuidado.


7. Estabeleça metas diárias

Vamos deixar a meta aberta e depois dobrar a meta? JAMAIS! 😂

Se você é do tipo que tem sempre mil pendências e projetos martelando sua mente, essa dica é MUITO importante pra você.

Eu aprendi na dor, depois de passar meses me sentindo improdutiva na área profissional, improdutiva como dona de casa, improdutiva até na hora do lazer. Você já sentiu isso? (não conta pra ninguém, mas ainda tenho dificuldade com isso) É uma sensação constante de peso, de pressão, de que o mundo está correndo e você não está acompanhando.

Isso não quer dizer que você tem feito pouco, provavelmente você teve o seu dia lotado do começo ao fim, mas se você tem muitas pendencias e objetivos, é comum que você sempre foque no que ainda esta pendente e não no que já foi realizado. Então esse aqui será um exercício que te trará benefícios pscicológicos e também práticos.

Metas diárias! Coloque no papel quais são seus objetivos para aquele dia único, e se contenha nelas. Apareceu alguma nova pendencia? Adicione no dia se der, se não, escreva para os dias seguintes.

Fez algo a mais que nao estava na sua lista de pendencias de hoje? Não deixe de anotar mesmo depois de feito, ao final do dia olhe sua lista e veja tudo que fez e dê em você mesmo aquele tapinha nas costas de gratificaçao e pense: “Nossa, como fui produtivo hoje”, faz bem para sua mente!

Após isso, feche tudo e não pense mais no trabalho, pois suas metas do dia já foram concluídas. Se você conseguir estabelecer um limite de horário para cada tipo de tarefa – profissionais, caseiras e lazer – melhor ainda. Assim sua mente fica leve para focar apenas naquelas pendencias durante aquele período, e não ficar vagando pelas demais pendencias não feitas.


Trabalhar remotamente pode mudar a sua vida, mas para que seja positivamente, seja planejado e organizado. Você perceberá rapidamente o quanto pode ser produtivo se livrar das distrações dos colegas e do escritório, tanto que voltar ao escritório pode ser depois o maior desafio.

Essas são as dicas de quem sabe bem o que deve ser feito, mas já sendo uma workaholic desde que se conhece por gente, ainda tenta aplicar as melhores práticas até hoje.

Espero que tenha gostado e que ajude a planejar sua viagem rotina de trabalho.

Precisa de ideias do que fazer nas horas de lazer dentro de casa? Que tal essas aventuras de sofá como caminhar na muralha da china, um tour pela casa branca, visitar parques nacionais nos EUA, ou até se sentir em brinquedos da Disney.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email