6 Truques para evitar extravio de bagagens

Extravio de bagagens Como evitar e Dicas extras sobre bagagens despachadas
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Matéria por Mariana Gambarini

Olá, depois de 10 anos trabalhando em companhias aéreas e auxiliando passageiros na recuperação de bagagens despachadas e extraviadas, vou compartilhar alguns truques que vão te previnir incidentes e se acontecer, como resolver da forma mais fácil possível.

Já fizemos pra vocês um check-list de bagagem pra você não esquecer nada, mas além disso, de bônus vamos deixar umas dicas extras para viajar com bagagem despachada.

Bagagens Extraviadas

Primeiro de tudo vamos falar sobre Bagagens Extraviadas.

Vocês não imaginam a quantidade de malas são perdidas ou extraviadas por dia. Felizmente muitas delas são localizadas e enviadas a seus passageiros, porém muitas podem não ser localizadas. Por isso seguem alguns truques para que seja mais facil passar por isso, caso aconteça com você.

+ Você pode se interessar: Novas Regras para Bagagens Despachadas

6 Truques para evitar extravio de bagagens

Agora vamos listar os 6 truques que vão te ajudar a não sofrer um extravio de bagagem.

1- Indentificação dentro das bagagens despachadas

Muitas malas podem perder a etiqueta e com isso a identificação fica mais dificil.

Por isso, essa é a primeira e mais importante dica. Coloque dentro da sua mala um papel com seu Telefone, Codigo de Reserva e Email.

Caso sua mala seja perdida, a Cia Aerea precisará abri-la, e ter um papel com suas informações tornará a localização mais facil.

2 – Fotografe o conteúdo das suas bagagens despachadas

Quando você abre com a Cia Aerea o Report de bagagem é muito importante que voce descreva os items da mala para localizarem com mais precisão.

Por exemplo, se a Cia acha uma bagagem preta perdida em Miami sem identificação e voce tem uma bagagem preta perdida em Miami, quando voce abre o processo indica que na sua mala tinha um tenis verde e uma blusa rosa, o aeroporto consegue buscar quem tem mala com essas descrições, assim sua mala será localizada com mais precisão.

+ Você pode se interessar: Porque você nunca deve colocar seu passaporte na sua bagagem de mão

3 – Olhe sempre a etiqueta antes de entregar suas bagagens despachadas

Tenha certeza que na etiqueta tem seu nome, seu localizador e seu codigo de reserva. Ajuda a diminuir a troca de malas por outros passageiros que pegam por engano, ou que sua mala vá para outro destino por algum erro.

4 – Guarde seu recibo de bagagens despachadas

Esse é o comprovante que a mala é sua, e além de tudo, do peso que ela foi entregue.

Já houveram várias notícias sobre tráfico de drogas, como essa aqui de que o que convenceu a Polícia Federal que tratava-se de passageiros inocentes é que a a mala encontrada tinha uma pesagem muito diferente do recibo que os passageiros guardaram. Há esquemas em que os próprios funcionários ingressam na área restrita do aeroporto e colocam drogas nas malas após elas terem sido despachadas, arrancando também as etiquetas. No destino, uma pessoa pega a mala com a droga.

Então muita atenção, nunca perca sua mala de vista. Fique sempre de olho e sempre próximo, segurando, não deixe próximo a bagagens estranhas. Despache o quanto antes e mantenha contigo o mínimo de volumes possíveis.

Se for possível, passe um papel filme (desses de cozinha mesmo) nas bagagens despachadas. Eu fiz isso na Ásia, carreguei um rolo de papel filme com medo de colocarem algo na minha mala (ALOKA), e sempre tirava foto dela sendo despachada com esse papel filme, se algo acontecesse e o papel filme fosse retirado, eu tinha provas de como ela foi despachada. Coloque lacre, cadeado e qualquer coisa que torne sua mala mais difícil de ser aberta do que a de outros. Se alguma mala for vítima de um golpe como esse, a sua será uma opção mais difícil.

5 – Abra o processo assim que não localizar suas bagagens despachadas

Sempre abra o processo assim que chegar no aeroporto e não encontrar sua bagagem despachada, isso evita mais atrasos e a Cia consegue ter mais controle sobre o incidente.

6 – Tenha na mala de mão pelo menos um troca de roupa para o destino

Se vou a praia levo na mala de mão pelo menos um biquini e mais uma troca de roupa, pro frio levo casaco e tambem uma troca de roupa. Mesmo que algumas Cias façam alguma compensação do tempo que você fica sem suas bagagens despachadas, é bom ter uma carta na manga para não perder tempo procurando roupas no destino.


Dica extra sobre embarque com as malas

SEMPRE procure no seu destino quais serão as formas de locomoção entre as cidades para que não acabe igual eu carregando a mala na mão porque a cidade não tinha pier! 👇🏻


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email