Por que você nunca deve colocar seu passaporte em sua bagagem de mão

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Ao passar pela segurança do aeroporto, a maioria das pessoas chegam com o passaporte e o mantém até o portão. Mas há um erro de novato que muitos viajantes cometem ao embarcar no avião: colocar seus passaportes em sua bagagem de mão, aquela que a gente guarda no bagageiro superior, com limite de 10kg.

Porque é um problema colocar seu passaporte em sua bagagem de mão

Há uma razão importante pela qual esse método é um problema: em voos completamente cheios, as companhias aéreas podem tentar agilizar o processo de embarque, pedindo aos passageiros que despachem suas malas mesmo já estando dentro do avião. Alguns passageiros com malas maiores podem ser forçados a deixar suas malas na entrada do avião para liberar espaço nos compartimentos superiores.

Como funciona na RyanAir

Em 2018 na Europa, a companhia aérea de baixo custo Ryanair introduziu uma nova regra de bagagem, que anteriormente permitia duas malas de mão grátis por passageiro.

Muitos clientes estavam aproveitando a [política antiga], e acabava que não havia espaço suficiente na cabine para o volume de malas de mão, que por sua vez causava atrasos no embarque e no voo. 

Agora eles reduziram o valor da bagagem despachada, incentivando a troca da bagagem de mão pelo despacho, e reduziram a gratuidade pra uma bagagem de mão em tamanho maior que anterior.

A Ryanair espera que a nova política “incentive mais clientes a despacharem as malas e reduzir o número de clientes com duas malas nos portões de embarque.

Casos Reais

Mas voltando ao assunto passaporte no lugar errado: Não importa o motivo, os viajantes estão deixando seus passaportes em suas bagagens de mão e se colocando em situações difíceis em seus destinos.


Nem todo aeroporto está equipado para devolver sua bagagem despachada no portão de destino. 

Às vezes, você só poderá recuperá-la no carrossel de bagagens depois do controle de passaporte – para a qual obviamente você precisa de um passaporte para passar.

“Eu tive que esperar atrás da fila na mesa até que um amigo me trouxe meu passaporte. Eu não sei como teria feito de outra maneira”, disse um viajante que foi separado de seu passaporte ao The Telegraph . 

“As companhias aéreas deveriam dizer-lhe para manter seu passaporte com você quando levar sua bolsa.” – Mas se elas não dizem, nós dizemos: Mantenha sempre em sua bolsa pessoal, aquela que fica debaixo da cadeira.

Os passageiros nesta situação ficam completamente dependentes da boa vontade dos funcionários das companhias aéreas, do aeroporto e dos oficiais de controle de fronteiras.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

1 comentário em “Por que você nunca deve colocar seu passaporte em sua bagagem de mão”

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email