A Austrália é um prato cheio para quem busca boas experiências gastronômicas. Descubra aqui o que comer e beber na Austrália de típico, desde os pratos mais caseirinhos aos doces típicos.
Toda gastronomia típica de um destino desempenha um papel importante na cultura do seu povo, e eles nos contam quais são os frutos mais abundantes daquela terra, qual o clima daquela região e até mesmo suas crenças.
Pra não perder a viagem e provar tudo que a Austrália tem de melhor em gastronomia, fizemos aquela listinha pá-pum do que buscar lá de comidas típicas.
O país apresenta uma gastronomia mundial, pois ao longo do tempo incorporou pratos, usos e costumes de populações provenientes dos mais diversos lugares. Para acompanhar os pratos dos cinco cantos do mundo, a Austrália conta com ótimos vinhos, a uva mais difundida é a shiraz (ou syrah).
- Vegemite – uma pasta que se come com pão ou torradas. Feita de extrato de levedura, livre de gorduras e uma fonte de vitamina B e acido fólico.
- Damper – o pão típico do bush australiano. A massa é tradicionalmente assada sobre brasas ardentes de uma fogueira ao ar livre. O pão icônico é popular entre os Australianos indígenas e usado para ajudar trabalhadores, campistas e colonos para sobreviver na selva.
- Macadâmia – uma das maiores exportações da Austrália. Utilizada em saladas, doces e sorvetes.
- Ostras – circundados por oceanos, eles aprendenram muito bem a aproveitar os frutos do mar, em particular as ostras.
- Meat Pie – torta de carne que se assemelha com uma empada grande. Super tradicional. Estima-se que os 24 milhões de australianos comem até 300 milhões de tortas de carne por ano. Local em Sydney: Harry’s Cafe de Wheels, prove também com pasta de ervilha por cima.
- Hurricane’s Grill & Bar Steakhouse – o mais próximo de um Outback (Que não é australiano e sim americano), tem as costelinhas de porco e boi-no local, o hábito é comer com as mãos.
- Churrasco Australiano – eles colocam qualquer coisa no grelhador – desde hambúrgeres, mariscos e salsicha australiana. Colocam vegetais ou salada, fatias de pão e por cima ketchup ou molho BBQ.
- Galinha Parmigiana – Ou “galinha parma”. Costeleta de galinha coberta de fiambre, molho napoli e “a slab of melted cheese?”. É normalmente servido com batatas fritas ou salada e é mais apreciado num “pub”.
- Palitos de Caranguejo – Nem sempre contêm caranguejo mas todos os outros tipos de peixe. Um Snack delicioso.
- Barramundi – Ou perca-gigante, é o peixe mais popular na Austrália, que é encontrado tanto em água salgada quanto em doce. De carne macia e delicada, pode ser frito, cozido, grelhado ou posto no churrasco.
- Carne de Canguru – É possível comer bife de canguru, hambúrguer, salsicha ou apreciar a experiência ao come-lo num guizado ou em uma pizza.
- Carne de crocodilo – Apreciada há muito tempo na Austrália, à principio pelos aborígenes e aos poucos toda a população acabou se fascinando pelo seu sabor.
- Hambúrgueres – Eles colocam beterraba e isso os torna mais saudáveis, apesar disso, são considerados um dos melhores do mundo.
- Rolls – Snack para todas as horas. “Chiko Rolls” são a versão a Australiana de rolls chineses, porém preenchidos com carne, cevada, couve e arroz. Há também os de Queijo e bacon e os de salsicha.
- Lamingtons – bolos esponjosos em forma de cubo com uma camada de cobertura de chocolate e coco raspada, o “Bolo Nacional da Australia”. Dia 21 de Junho é o dia Nacional de Lamington.
- Fish and Chips – Peixe frito com batata frita.
- Uva Shiraz – uva introduzida na Austrália no século XIX, encontrou clima e terreno ideal para produção em alta qualidade. Hoje a produção vitivinícola australiana ocupa a posição de destaque no panorama mundial.
- Biscoitos Anzac – Hoje, eles são comidos pacificamente durante a hora do chá e para comemorar o dia ANZAC a 25 de Abril. Mas originalmente foram feitos por esposas do corpo do exército da Austrália e Nova Zelândia (ANZACs) durante a primeira Guerra. Eles eram enviados para as linhas da frente ou vendidas para angariar dinheiro para os esforços da guerra.
- Pavloka – Anna Pavlova, uma bailarina Russa de 1920, foi a inspiração para esta deliciosa sobremesa: um bolo merengue, coberto por fruta e chantili.
- Durian – Ou Durião, com casca super grossa e recoberta de espinhos, essa fruta possui um cheiro putrefato que contamina todo o ambiente, porém, se você não se intimidar com esses obstáculos, descobrirá uma polpa de sabor adocicado encantador.
- Tim Tam – o biscoito recheado com chá ou leite; você morde as laterais do biscoito e o faz de canudo para tomar a bebida. Os australianos comem 45 milhões de pacotes de Tim Tam por ano – a fábrica de “Tim Tam” fica em Sidney, onde são produzidos 3.000 biscoitos a cada minuto.
Dicas Gerais:
– Todos os restaurantes servem água gratuitamente na Austrália;
– Não é hábito deixar gorjetas, nem os famosos 10% costumeiramente cobrados no Brasil.
– Em muitos restaurantes, especialmente os informais, costuma-se fazer o pedido e pagamento no caixa. Ao realizar o pagamento, você recebe uma plaquinha indicativa para que seu pedido seja entregue onde você escolher para sentar.