1. Placa africana
Apesar de ser território portugues, o arquipélago da Madeira situa-se na placa africana, no oceano Atlântico.
2. Pra lá de África
Fatalmente, fica mais próximo da África do que de Portugal. Mas a diferença é pouca, o litoral marroquino fica a cerca de 725km, enquanto o sul de Portugal fica a uns 850km da ilha. Um voo de Lisboa a Funchal, demora em média uma hora e meia.
3. Casablanca
O arquipelago da Madeira está quase à mesma latitude de Casablanca.
4. É um arquipelago e não uma Ilha
De origem vulcânica, é formado por:
A Madeira é um arquipélago e não penas uma ilha. É formado pela ilha da Madeira, ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas, e ainda pelas ilhas Selvagens.
- Ilha da Madeira (740,7 km²) – Habitada;
- Ilha de Porto Santo (42,5 km²) – Habitada;
- Ilhas Desertas (14,2 km²) – três ilhas desabitadas, uma das quais é sazonalmente habitada;
- Ilhas Selvagens (3,6 km²) – duas ilhas habitadas e 17 ilhéus desabitados.
5. Cidades
Durante centenas de anos, o Funchal foi a única cidade da Região Autónoma da Madeira, até que, entre finais do século XX e início do XXI, foram criadas outras 5 cidades: Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Santana e Vila Baleira, na ilha do Porto Santo.
6. Haja subida
O ponto mais alto de Portugal fica em uma ilha, mas é no arquipélago dos Açores. Mas a Madeira não ia decepcionar e abriga o terceiro, quarto e quinto pontos mais altos de Portugal. São eles: o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1818 m).
7. Fonte de renda
O turismo é o principal impulsionador e a maior fonte de receitas da economia madeirense. Outras fontes de rendimento da Madeira: Produção de banana para consumo regional e nacional, as flores e o afamado vinho da Madeira.
8. PIB
O PIB per capita da região da Madeira é o 2.º maior a seguir a Lisboa e acima da média de Portugal e da UE27.
9. Distrito ou…
A Madeira não é um distrito Portugues, e sim uma região autónoma da República Portuguesa desde 1976 e tem a Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) e o Governo Regional como órgãos de governo.
10. Civilizadas a mais tempo que o Brasil
As ilhas da Madeira e do Porto Santo foram descobertas oficialmente apenas em 1419, pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco.
11. Ilha Salvadora
A ilha de Porto Santo recebeu esse nome por salvar a tripulação de Zarco de um destino fatídico, depois de muitos dias à deriva pelo alto mar. Avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo.
12. A Madeira possui um clima eterna de primavera
Não costuma apresentar temperaturas extremas, com o clima sempre ameno.
13. Possui uma floresta que é Patrimônio Mundial pela UNESCO
A Floresta Laurissilva, que cobre 20% de seu território. Formada por árvores da família das lauráceas, que só existe na região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, mas o seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.
14. É famoso pelas flores e frutas exóticas
Pois garante condições perfeitas para o cultivo de espécies nativas e outras trazidas de varios países ao redor do mundo e se adaptaram perfeitamente ao local. É possível provar frutas como o maracujá roxo e a anona, e ver vegetações com cores e aromas inesquecíveis.
15. Cristiano Ronaldo
Premiado cinco vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele não vive mais lá, mas possui ligações fortes com o lugar, tanto que o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome. O Funchal abriga também um hotel Pestana CR7 Funchal e também o Museu CR7 que reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador.
16. Dá pra ver golfinhos e baleias
Passear de barco é uma das atividades mais feitas pelos turistas na Madeira. O motivo principal são as vistas de tirar o fôlego, mas como bônus, é possível esbarrar no caminho com alguns golfinhos simpáticos.
17. Produz um dos vinhos mais famosos do mundo
A Madeira não parece ser o local ideal para produzir vinhos, afinal, é um arquipélago perdido no meio do oceano e repleto de montanhas. Mas se tem uma coisa que os portugueses fazem bem, é vinho, seja no continente ou no meio do oceano.
As primeiras castas foram introduzidas sob ordens do Infante D. Henrique, e os primeiros que vieram trouxeram sementes e tentaram cultivar até mesmo em lugares de difícil acesso. Assim nasceu um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho da Madeira.
É tão importante que é reconhecido em várias partes do mundo, referido em obras literárias de Shakespeare, Tolstoi e Dostoiévski, e até na independência dos EUA, dia 4 de julho de 1776, a comemoração foi com um brinde de vinho da Madeira. Prove-o harmonizado com produtos locais.
18. O bordado criado na ilha é mundialmente reconhecido
No inicio da povoação as mulheres desenvolveram um tipo de bordado para peças de roupas e artigos de decoração, feito em tecidos de linho, algodão, organdi e seda.
Os bordados começaram a ser exportados para Inglaterra por negociantes ingleses que moravam em Funchal, e assim o bordado ganhou o mundo e foi usado até por importantes grifes de moda nas passarelas.
19. A Madeira é famosa também pelo Réveillon
A festa da passagem de ano no Funchal é classificado como o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo”.
Os fogos foram crescendo conforme aumentava o número de cruzeiros que ali paravam para a virada do ano. Cresceu tanto que já deteve o recorde mundial do maior espetáculo pirotécnico do mundo pelo Guinness World Records em 2007 e manteve o título até 2012.
20. O melhor destino insular da Europa por 7 vezes
Simmmmm! A Madeira é campeã em vários quesitos e esse é mais um. A World Travel Awards elegeu a Ilha da Madeira como a melhor ilha para se visitar turisticamente em toda a Europa por SETE vezes, é basicamente ganhar o “Oscar do Turismo”.
E olha que ela competia ocm ilhas super famosas como os Açores, as Baleares, Canárias, Malta, Creta, Sicília e Sardenha.
21. Gastronomia diferente
É a culinária portuguesa adaptada para focar nos frutos do mar, frutas nativas e peixes. Você não pode deixar de provar as lapas (um tipo de molusco), o Atum, o peixe-espada-preto, e também o Bolo do Caco e as espetadas que não são do mar mas são de aguar!
22. Existem 7 teleféricos só na Madeira
Com uma geografia de sobe e desce e repleta de montanhosa e escarpada, como uma das soluções para o transporte e acesso às regiões mais altas foram construídos diversos teleféricos na Madeira.
Cada um deles leva a um lugar especial, que deve ser visitado… Há teleférico que leva ao Fajã dos Padres – uma espécie de ilha dentro da ilha -, ao Jardim Botânico, à região chamada Monte e outros.
- São eles:
- Teleférico da Fajã dos Padres – Onde só se chega de barco ou de teleférico
- Teleférico das Achadas da Cruz
- Teleférico das Fajãs Cabo Girão “Rancho”
- Teleférico do Garajau
- Teleférico do Jardim Botânico
- Teleférico do Monte
- Teleférico da Rocha do Navio
23. Cabo Girão
O Cabo Girão é a falésia mais alta da Europa, e a segunda maior do mundo, com 589 metros.
É um dos pontos turísticos mais visitados da ilha da Madeira. Foi batizado com esse nome pelos descobridores, pois marcou o fim do giro do primeiro dia de reconhecimento da costa marítima da Madeira.
24. Câmara de Lobo
É uma cidade de pescadores situada na costa sul da ilha. Recebeu este nome pois muitos lobos-marinhos habitavam a enseada e as grutas (câmaras) naquela parte da ilha. Atualmente a cidade é conhecida pela pesca do peixe-espada preto e pelas melhores espetadas (de carne) da Ilha.
Os lobos-marinhos já não são vistos com frequência por ali, hoje em dia é possível vê-los na Reserva Natural das Ilhas Desertas.
25. Túneis
São mais de 150 túneis espalhados pela Ilha, que trouxeram modernidade e redução de custo de deslocamento. Acabou originando mais um apelido à Ilha – Queijo Suiço.
O túnel entre o Faial e Santana é o maior do país, com 3168 metros, e o túnel entre Machico e Caniçal é o maior túnel duplo, com 2100 metros.
26. Bebidas típicas
Além da Coral, que é a cerveja produzida na Ilha, tem também o Brisa, que é um refrigerante também produzido na Ilha. Mas os drinks inventados pelos madeirenses também são curiosos.
O Nikita surgiu na década de 80 e combina cerveja, gelado e pedaços de ananás.
Já o Pé de Cabra mistura vinho seco, cerveja preta, chocolate em pó e um ovo. Tem também a Poncha, que já se acha por todo canto nos sabores limão, laranja e maracujá.
27. Expressões típicas
O sotaque madeirense é único, e você vai perceber isso quando estiver na ilha, mas o que poucos sabem é que existe um vocabulário específico.
Por exemplo, eles chamam as entradas (o vem antes do prato principal) de dentinhos; autocarro/ ônibus de horário; taxi é abelhinha, túnel é o furado, corrente de ar é viração, chamam batata de semilha e chuchu de pimpinela; utilizam um caralhinho (colher de pau) para mexer a poncha e cultivam nos poios, que são aqueles terraços ou socalcos.
Há inúmeras expressões e palavras novas a se descobrir na Madeira.
28. Bananas da Madeira
Existem 14 variedades de banana plantadas na Madeira, elas se caracterizam pelo intenso sabor, por serem pequeninas e cheias de qualidades nutricionais.
As bananeiras chegaram em na Madeira e nos Açores entre os séculos XV e XVI, vindas do sudeste Asiático. Atualmente são massivamente plantadas, chegando a comercializar dezenas de toneladas por ano.