A American Airlines é uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Em 15 de abril de 1926, Charles Lindbergh pilotou o primeiro voo da American Airlines, em que transportava correspondência americana, da cidade de St. Louis, no Missouri, até Chicago, em Illinois.
Após 8 anos operando as rotas postais, a companhia aérea começou a se transformar no que é hoje. O fundador da American C.R. Smith trabalhou com Donald Douglas para criar o DC-3: uma aeronave que mudou todo o setor aéreo ao fazer dos passageiros a fonte de receitas (em vez das correspondências).
Atualmente ela tem uma frota de mais de 600 aviões e faz parte da aliança oneworld®, que é um grupo formado por algumas das maiores companhias aéreas do mundo. Trazemos hoje o relato de uma viagem de Miami ao Rio de Janeiro na primeira classe. Conheça um pouco do que a AA oferece aos passageiros de sua First Class!
Desde já pedimos desculpas pela qualidade das fotos, estava muito escuro, tirei as fotos pelo celular e não dava pra estabilizar, afinal, estávamos em um avião (rs), então já imaginem…
Sala VIP
A American Airlines tem as salas VIP nos aeroportos, que chamam Admirals Club, porém como temos Priority Pass e ele é aceito em quase todas as salas VIP’s, fomos para a sala mais próxima do portão de embarque, a Club America – Business & First Class lounge. Depois vamos fazer um post só de salas Vip’s pelo mundo (Spoiler: A melhor até hoje, foi em Guarulhos, mas as novas do Galeão prometem!)
Salas VIP são sempre muito agradáveis, você pode carregar seus aparelhos eletrônicos, usar a internet, beber o que quiser, petiscar algumas comidinhas quentes e frias no buffet e ainda usar um banheiro muito melhor do que os do aeroporto.
Algumas também disponibilizam computadores com acesso à internet, impressoras e chuveiros. É sempre bom pra matar o tempo, principalmente quando você pega uma espera de 5h como nós pegamos. (Algumas tem limite de horário de entrada, em geral, duas horas antes do embarque, mas essa não, nem me pediram o cartão de embarque)
Embarque
Normalmente na sala mesmo eles anunciam a hora que começa o embarque, pra que você não tenha que ir muito antes.
O avião estava lotado, apenas 6 assentos na econômica vazios, executiva completa e primeira classe também. Não tivemos que esperar muito, pois a first embarca primeiro. O compartimento para guardar malas é enorme e individual para cada assento, tem até mais de um por assento, então não há preocupações se as malas de mão vão caber dessa vez!
Sobre o assento
Há um vídeo explicativo na tela individual sobre todas as funções do assento. Com ele descobrimos que a divisão central das cadeiras poderia ser recolhida, e algumas outras funcionalidades que apenas olhando não é possível descobrir. A quantidade de filmes e séries disponíveis é realmente boa, não tem como se entediar.
No apoio de braço esquerdo estava o joystick do entretenimento de bordo, e no direito estava o controle de posição do assento.
O assento não tem tomada e nem porta USB então se você quiser carregar algum dispositivo é só solicitar a comissária que ela te empresta um adaptador.
É possível girar a poltrona 180 graus, assim você pode ficar de frente para o passageiro do seu lado e inclusive utilizar a mesa lateral para jantar de frente para a sua companhia. Mas se você não conhecer a pessoa do seu lado, você pode utilizar a mesa frontal e principal, enooorme. E é claro, a poltrona deita e vira uma cama pra você dormir como se estivesse em casa, pode se esticar que cabe! Os apoios de braço descem pra que fique mais espaçoso também.
A configuração 1-2-1 que pegamos é ótima, o espaço era perfeito e os vários porta-trecos eram surpreendentes, uma disposição das poltronas que garantem conforto e privacidade durante o voo.
Recursos adicionais disponíveis:
|
|
Brindes
Quem viaja de primeira classe ganha pijamas, pantufas, kit de amenidades e vários outros mimos. Além dos edredons especiais, travesseiro, fones de ouvido exclusivos da AA – Bose® QuietComfort® 3 Acoustic Noise Cancelling®
O Kit de Cuidados Pessoais é um capítulo à parte, pelo menos pra mim, que adoro esses mimos. Veio creme hidratante para o rosto, para as mãos, um protetor labial, um tubo de pasta de dentes, uma escova de dentes com tampa protetora, antisséptico bucal, meias grossas, máscaras para dormir, capa para o fone de ouvido, protetor auricular, lenços, caneta e outras coisas, além do estojo com zíper – lindo!
Na foto não saiu tudo que vem, porque só lembrei de tirar foto escrevendo esse post, então parte já tinha sido usado e até o que aparece na foto já estava fora das embalagens originais.
Serviço
Assim que você chega você já encontra na mesa do lado da poltrona uma garrafa de água, o kit de cuidados pessoais, o cardápio com todas as opções de refeições e bebidas do vôo em inglês e português e um fone Bose noise cancelling, que faz o barulho do avião praticamente sumir (Que é claro, é recolhido antes de pousar). No assento fica o edredom e um travesseiro tamanho grande.
Eram 16 assentos na primeira classe e 2 atendentes diretas e mais um de suporte preparando as refeições. Haviam também 2 banheiros disponíveis apenas para a primeira classe, enquanto na econômica são uns 6 ou no máximo 8 banheiros para 200 pessoas.
Após bolsas acomodadas e já sentado, mas ainda com avião no chão, é servido champanhe, suco, e algumas bebidas especiais.
Após isso, eles passam oferecendo toalhas quentes, entregando os pijamas, pantufas e depois perguntando qual será a opção escolhida pra entrada, jantar e sobremesa. Após tudo anotado, eles te perguntam se você deseja ser acordado para o café da manhã ou não.
Após decolar, o serviço começa.
Nuts salgadinhas e torradas de aperitivo para acompanhar a bebida escolhida. Para beber, há uma carta de vinhos, Whisky, sucos, cervejas, etc.
Durante todo o serviço os comissários completam sua bebida.
Logo em seguida, trouxeram as entradas…
Pedimos o Salmão com coentro e o Carpacio de cogumelo:
Durante a refeição, eles passavam sempre oferecendo pãozinho quentinho…
Era possível pedir sopa e salada, ou apenas uma das duas, pedimos uma de cada, pra poder experimentar.
Diferentemente da econômica, eles não te apressam pra comer, esperam você acabar ou sinalizar que acabou para recolher o que sobrou.
PS: Destaque para o fofo saleiro mini que eles colocam na mesa:
Após as entradas, os pratos principais, pato e cordeiro, havia ainda a opção de Halibut ou Risoto:
Após essa comilança toda, ainda tinha a sobremesa, mas pedimos apenas uma das 4 opções pois não aguentávamos mais. Escolhemos o sundae da Ben&Jerry, mas tinha opção de Cheese plate, Bolo de abacaxi e Bolo Mousse 4 estações. O sundae veio cheio de calda de chocolate quente, nozes e chantili, tudo que você tem direito como um viajante de primeira classe:
Nada de pratos ou copos de plástico, eram vários talheres e adereços, mesa forrada com toalha branca, taças, guardanapos de pano. A sensação é de estar em um ótimo restaurante e não dentro de um avião.
Depois de comer tanto, confesso que nem liguei a TV e nem coloquei o pijama que ganhamos, esticamos a cama e dormimos até a hora do café. E depois de horas ótimas de sono, fomos acordados uma hora antes do pouso para tomar o café da manhã. A comissária veio abrir a minha mesa e trazer a refeição: omelete, frutas, pães, suco e café com leite.
Haviam duas opções, a tigela de frutas frestas com granola e iogurte grego, ou o quiche lorraine. Pedimos o quiche, que também veio com frutas:
E por fim um mimozinho antes de sair do avião: uma caixa com dois bombons maravilhosos!
Os passageiros de primeira classe saem primeiro, chegando antes na fila da imigração. As malas também saem primeiro, pois possuem uma etiqueta de Priority.
Nossa avaliação
Consultamos o valor cheio de um vôo ida e volta deste que fizemos, e custava 44mil reais na época (2016). Por mais que seja uma experiência inesquecível, em nossa humilde opinião, é só pra quem não tem mais com o que gastar o dinheiro. Mas se você tiver a oportunidade de fazer um upgrade com pontos, ou pagar (apenas) um pouco mais por essa experiência, faça! Vai ser o melhor vôo da sua vida.
Já viajamos pela AA de econômica também e infelizmente ela está distante da qualidade de serviço ofertada por nossas empresas nacionais como LATAM <3 e Azul. Mas tratando-se de primeira classe, não temos como achar nada pra criticar, mostramos aqui tudo que é oferecido, mas o que mais nos surpreendeu foi a tripulação.
O atendimento, a atenção dos atendentes e como eram prestativos, estava claro que eles estavam fazendo de tudo pra tornar aquele trajeto muito mais que uma viagem. Com certeza, eles fizeram a diferença. Eles nos ofereceram de tuuudo, inclusive pra tirar foto nossa, e é claaaaaro que aceitamos!
Concluímos que independente de classe, o avião pode até não ser dos melhores, não ter o melhor espaço pra pernas e não ter os filmes em lançamento pra te distrair, mas se o serviço é bom e de qualidade, o cliente acaba saindo surpreendido e satisfeito.
A parte triste agora é continuar a voar de econômica! rsrsrs
Nosso agradecimento infinito à nossa amiga e viajante Mariana Gambarini, sem ela, essa viagem não teria acontecido! =*
Se tiver alguma dúvida, curiosidade, contribuição ou sugestão, escreve pra gente aqui nos comentários. Nós vamos adorar!
4 comentários em “Como é viajar de Primeira Classe na American Airlines”
Definitivamente não é First Class, é Business! Amenity Kit é Business e acentos são Business.
Mesmo assim, a primeira classe dos voos internacionais, operados pelas cia americanas, não difere tanto da business, e é muito normal as pessoas confundirem ; )
Oii Carol! Bom, se era Business, nesse vôo então não tinha First, pois essa era a zona mais exclusiva e tinha uma intermediária que também reclinava os assentos, mas não era tão boa quanto essa.
De qualquer forma, em nossos bilhetes informava First, mas pode ter sido algum erro deles. Conseguimos stand-by por amigos que trabalham na cia e também nos confirmaram que essa era first, mas eles podem estar enganados e vc certa 🙂
Depois dessa fizemos mais alguns vôos de First, de Business e de econômica e vimos a diferença entre elas, mas pode ser que estejamos equivocados também 🙂
Isto é a primeira classe?
Estranho, visto que são apenas 02 fileiras e, na sua última foto, constam ao menos 03 fileiras.
Não seria classe executiva?
A primeira classe são apenas 08 assentos e só nas rotas DFW e JFK
Essa foto ai é da primeira classe sim, mas foi em 2016, as disposições agora estão diferentes, eles estão reduzindo cada vez mais.
Classe executiva deles eu nunca testei, só a primeira nos trechos GIG > MIA / LIS > PHL e uns outros internos que já não me lembro ao certo rs