Belize: Great Blue Hole – um dos mistérios mais lindos do mundo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Há um ponto no oceano que parece um portal para outro mundo.
Great Blue Hole, a cerca de 70 km ao largo do continente de Belize, é um sumidouro gigante perto do centro de Lighthouse Reef.
O círculo gigantesco, com cerca de 318 metros de diâmetro e 124 meetros de profundidade, foi formado após uma série de eventos glaciais, quando os níveis do mar eram muito mais baixos do que são hoje.
O lugar ficou famoso por Jacques Cousteau, que mapeou a profundidade do buraco. Ele declarou que é um dos cinco principais locais de mergulho do mundo. Todos os anos, os mergulhadores migram para os recifes para explorar suas águas cristalinas e descobrir as muitas variedades de peixes tropicais e vida marinha que vivem lá, incluindo o tubarão-recife do Caribe. Passeios de um dia para o buraco são atrações populares para turistas em Belize.

O Lighthouse Reef é um dos únicos quatro verdadeiros atóis* de coral no hemisfério ocidental, três dos quais situados ao largo da costa de Belize.
* Ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebrados, constituindo em seu interior uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da Crosta.

No entanto, o Great Blue Hole não é um mergulho fácil, e mergulhadores sem experiência não devem tentar. O buraco em si é muito escuro e é um empate para os mergulhadores que querem ter um vislumbre das antigas estalactites da área, em vez de plantas e animais coloridos.
O buraco também faz parte do Sistema de Reserva da Barreira de Corais de Belize, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO devido ao seu significado científico e histórico.
Se você é um mergulhador experiente, as profundezas escuras são uma visão impressionante de se ver, e o recife ao redor é uma maravilha natural. E não se preocupe, você não vai cair em um universo paralelo – embora certamente pareça.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Você também pode se interessar por esses artigos

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email