Não importa o quanto descobrimos sobre as famosas grandes pirâmides de Gizé no Egito, sempre parece haver um ar de mistério em torno dessas estruturas. Construído aproximadamente 4.500 anos atrás, essas relíquias maciças da era do Reino Antigo sobreviveram aparentemente a tudo.
A grande massa das pirâmides é surpreendente, a maior é de 480 pés de altura e é composta por 2,3 milhões de blocos de pedra. Até hoje, os cientistas ainda especulam sobre os métodos de construção usados pelos egípcios para construir essas antigas maravilhas arquitetônicas.
Como o faraó egípcio acreditava que eles se tornariam deuses na vida após a morte, eles criaram essas pirâmides como túneis ornamentados cheios de tudo o que eles precisam para prosperar no próximo mundo depois da morte.
A produção da primeira pirâmide foi iniciada pelo faraó Khufu por volta de 2550 aC. Seu filho, o Faraó Khafre, construiu a segunda pirâmide, ligeiramente menor, em torno de 2520 aC, além da esfinge emigmática de pedra calcária que se pensa em vigiar esta tumba. O terceiro templo foi construído em 2490 aC por Pharaoh Menkaure, e é significativamente menor do que as duas primeiras estruturas, mas possui um templo interior mais intrincado.
Dizem que essas estruturas deslumbrantes detêm os segredos dos antigos faraós egípcios. Enquanto os cientistas conseguiram descobrir muito sobre os diferentes quartos e câmaras dentro dessas pirâmides, ainda há dúvidas sem resposta. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre essas maravilhas antigas e misteriosas.
A Grande Pirâmide de Gizé é a última “maravilha” permanente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são as seguintes: A Grande Pirâmide de Gizé, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo Artemis em Éfeso, a Estátua de Zeus em Olimpia, o Mausoléu em Halicarnassus, Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.
Seis das sete dessas antigas estruturas foram destruídas por causas naturais, como terremotos ou por pilhagens humanas – exceto pela Grande Pirâmide de Gizé. Esta estrutura sobreviveu muito .
A Grande Pirâmide de Gizé foi a mais alta estrutura feita pelo homem na Terra por 3.871 anos.
Desde o seu tempo de construção até 1311, quando a Catedral de Lincoln na Inglaterra foi concluída, a Grande Pirâmide ficou mais alta do que qualquer outra estrutura artificial em todo o mundo. Hoje, o Burj Khalifa em Dubai é a estrutura artificial mais alta do mundo , ficando a 2,722 pés.
Pensa-se que cerca de 20 mil ou cerca de 100 mil trabalhadores estavam envolvidos na construção das pirâmides.
Essa suposição feita por historiadores e cientistas baseia-se em duas idéias: a primeira é que o historiador grego antigo Herodoto afirmou que a construção levou 20 anos e 100 mil homens, o que é crível porque esses trabalhadores agrícolas provavelmente só estavam construindo quando o rio Nilo inundou, deixando menos trabalho a ser feito nos campos e mais mãos prontas para a pirâmide.
No entanto, os arqueólogos já encontraram evidências no século 20 de que cerca de 20 mil trabalhadores poderiam ter permanentemente construído (e não sazonalmente) a Grande Pirâmide.
Já tentaram destruir
No século 12, o governante curdo al-Malek al-Aziz Othman ben Yusuf tentou destruir uma das pirâmides, mas apenas danificou com sucesso o menor, deixando um corte vertical na face norte.
Essa tentativa de destruição não teve êxito, já que a tarefa era muito grande (sem brincadeiras), provando ser incrivelmente caro e demorado. A pirâmide de Menkaure sofreu um corte profundo, mas está intacta até hoje.
A Teoria da Correlação de Orion
Introduzido em 1983 por Robert Bauval, esta teoria afirma que as três grandes pirâmides de Gizé estão posicionadas em alinhamento com as três estrelas principais da constelação do cinto de Orion – e que essa orientação foi intencional. Embora pareça possível, essa teoria recebeu uma boa quantidade de críticas e refutações.