Rio de Janeiro: Como usar o BRT

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Rio de Janeiro: Como usar o BRT


Se você vai vistar o Rio, saiba usar o BRT à seu favor. Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit) Na prática, representa um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem para os passageiros.
O BRT passa por 3 linhas atualmente (2018): a Transoeste, a Transcarioca e a Transolímpica
:: Transoeste: É o primeiro corredor em operação na cidade do Rio com 62 estações e quatro terminais (Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico). Ele liga a Barra da Tijuca, Santa Cruz, Campo Grande, Paciência e Lote Zero, onde o BRT integra com a linha 4 do metrô, no terminal Jardim Oceânico.
:: Transcarioca: Liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Nas estações Madureira Manaceia e Olaria, o BRT é integrado com trem da Supervia e em Vicente de Carvalho faz integração com a linha 2 do Metrô.
:: Transolímpica: Com 18 estações e três terminais (Recreio, Centro Olímpico e Sulacap).


Linhas alimentadoras

As linhas alimentadoras funcionam como um complemento do sistema, fazendo a ligação entre um bairro e uma estação do BRT Rio. São ônibus comuns, com identidade visual própria, que param em pontos de ônibus convencionais.


Como saber como chegar

O usuário pode escolher a forma que mais lhe convém para se deslocar dentro dos corredores do BRT Rio. Ele pode combinar os diferentes serviços, de modo a ter uma viagem mais rápida ou mais confortável. Planeje sua viagem direto no site do BRT clicando aqui.

Ir ou voltar do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão)

O BRT Rio conta com o serviço semidireto Galeão x Alvorada, que funciona ininterruptamente todos os dias da semana, com estação no terminal 2 do aeroporto internacional Tom Jobim, e paradas no Terminal do Fundão e nas estações Vicente de Carvalho (integração com o metrô) e Madureira Manaceia (integração com o trem). Quem não possui o Bilhete Único Carioca, pode adquiri-lo nas bilheterias no interior do aeroporto.

Como adquirir o cartão RioCard

Para usar o BRT e transportes publicos no RJ, você deverá adquirir um cartão RioCard nas Estações e terminais do BRT, Internet, ou Loja RioCard.
O RioCard oferece diversos tipos de cartão, de acordo com a sua necessidade: Bilhete Único Intermunicipal, Bilhete Único Carioca, RioCard Expresso e Bilhete Único Carioca Universitário. Nas bilheterias do BRT você pode adquirir seu cartão BUC. Para utilizá-lo é necessário carregar o valor equivalente a uma passagem de ônibus municipal. Confira no site outros pontos de venda clicando aqui.


Como recarregar

Você pode fazer a recarga do seu RioCard nas lojas RioCard, Estações e Terminais, Lojas da RioCard, Pontos credenciados, Internet. Verifique no site o local mais perto de você clicando aqui.
Exija sempre o seu comprovante de recarga.


Horário de funcionamento

As estações podem funcionar 24h ou em horários variados, que podem ser de 4h às 23h, 4h à 1h, 5h às 23h e 5h à 1h. Para conhecer o horário de funcionamento de uma estação, faça uma consulta na seção Estações do site. Repare, no entanto, que o horário de funcionamento das bilheterias não é igual ao das estações.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »