Rio de Janeiro: Como usar o BRT


Se você vai vistar o Rio, saiba usar o BRT à seu favor. Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit) Na prática, representa um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem para os passageiros.
O BRT passa por 3 linhas atualmente (2018): a Transoeste, a Transcarioca e a Transolímpica
:: Transoeste: É o primeiro corredor em operação na cidade do Rio com 62 estações e quatro terminais (Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico). Ele liga a Barra da Tijuca, Santa Cruz, Campo Grande, Paciência e Lote Zero, onde o BRT integra com a linha 4 do metrô, no terminal Jardim Oceânico.
:: Transcarioca: Liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Nas estações Madureira Manaceia e Olaria, o BRT é integrado com trem da Supervia e em Vicente de Carvalho faz integração com a linha 2 do Metrô.
:: Transolímpica: Com 18 estações e três terminais (Recreio, Centro Olímpico e Sulacap).


Linhas alimentadoras

As linhas alimentadoras funcionam como um complemento do sistema, fazendo a ligação entre um bairro e uma estação do BRT Rio. São ônibus comuns, com identidade visual própria, que param em pontos de ônibus convencionais.


Como saber como chegar

O usuário pode escolher a forma que mais lhe convém para se deslocar dentro dos corredores do BRT Rio. Ele pode combinar os diferentes serviços, de modo a ter uma viagem mais rápida ou mais confortável. Planeje sua viagem direto no site do BRT clicando aqui.

Ir ou voltar do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão)

O BRT Rio conta com o serviço semidireto Galeão x Alvorada, que funciona ininterruptamente todos os dias da semana, com estação no terminal 2 do aeroporto internacional Tom Jobim, e paradas no Terminal do Fundão e nas estações Vicente de Carvalho (integração com o metrô) e Madureira Manaceia (integração com o trem). Quem não possui o Bilhete Único Carioca, pode adquiri-lo nas bilheterias no interior do aeroporto.

Como adquirir o cartão RioCard

Para usar o BRT e transportes publicos no RJ, você deverá adquirir um cartão RioCard nas Estações e terminais do BRT, Internet, ou Loja RioCard.
O RioCard oferece diversos tipos de cartão, de acordo com a sua necessidade: Bilhete Único Intermunicipal, Bilhete Único Carioca, RioCard Expresso e Bilhete Único Carioca Universitário. Nas bilheterias do BRT você pode adquirir seu cartão BUC. Para utilizá-lo é necessário carregar o valor equivalente a uma passagem de ônibus municipal. Confira no site outros pontos de venda clicando aqui.


Como recarregar

Você pode fazer a recarga do seu RioCard nas lojas RioCard, Estações e Terminais, Lojas da RioCard, Pontos credenciados, Internet. Verifique no site o local mais perto de você clicando aqui.
Exija sempre o seu comprovante de recarga.


Horário de funcionamento

As estações podem funcionar 24h ou em horários variados, que podem ser de 4h às 23h, 4h à 1h, 5h às 23h e 5h à 1h. Para conhecer o horário de funcionamento de uma estação, faça uma consulta na seção Estações do site. Repare, no entanto, que o horário de funcionamento das bilheterias não é igual ao das estações.

Deixe um comentário


Me ajuda a manter o blog atualizado e gratuito? :)

Reserve seus serviços como hotéis, carros e seguros pelos links e banners do Blog. Assim você nos ajuda com uma pequena comissão para manutenção do Blog e não paga NADA a mais por isso!


Use Cupons de Desconto

Uma seleção de cupons de desconto que vão te ajudar a economizar na sua viagem. Clica aqui pra conferir!

Contrate seu Seguro

Com a melhor cobertura pelo melhor preço. Além de obrigatório pra muitos lugares, viajar tranquilo transforma a sua viagem. Clique aqui e simule com desconto.

Reserve um Hotel

Com o maior site de reservas do mundo, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Clique aqui e veja as promoções

Alugue um carro

Tenha liberdade e flexibilidade a preços que vão te surpreender. Clica aqui pra conferir com os melhores comparadores do mercado: RentalCars, RentCars ou Discover Car Hire!