Se tem um assunto que a gente entende e se empenha viajando, é gastronomia. Do lixo ao luxo, tentamos sempre testar todos níveis de restaurantes e principalmente comidas típicas de cada lugar. E hoje viemos recomendar uma das melhores hamburguerias do Rio de Janeiro.
Melhor do que a maioria que provamos no Brasil e até nos Estados Unidos.
Eles vão muito além do tradicional pão, carne e queijo. Se você quer provar um hambúrguer Gourmet de verdade, que te faz passear pelas texturas e sabores em cada mordida, não deixe de conhecer esse lugar.
- Onde fica: Rua Dona Eulália, 10 – Rancho Novo – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
- Instagram e Mensseger: @Usinaburger
- Telefone: (21) 3844-5212
Sobre o Usina
O Usina começou em Maio de 2016 quando os empresários Sérgio Sandes e Lucas Britto inspirados por uma visita à um evento com Foodtrucks, perceberam o quão apaixonados eram por comida e o potencial que juntos tinham de criar sanduiches diferentes.
A ideia inicial era uma cozinha que funcionasse em parceria com outros restaurantes, e que eles também pudessem cozinhar hambúrgueres de forma informal para os amigos, testando diferentes combinações e ingredientes.
Eles começaram com apenas uma chapa na calçada de um bar do amigo (Bar do Zeca), funcionando apenas às quintas, porém, mediante pedido de clientes começaram a expandir os dias de funcionamento para quintas e sábados e, por fim, quintas, sextas e sábados. Ainda cozinhando na calçada, fizeram alguns festivais e eventos – e continuam realizando até hoje – e na época vendiam de 60 à 120 burguers por dia em dias normais.
O negócio ficou sério quando uma loja vizinha ao Bar do Zeca ficou disponível e em 2017 eles deram o grande passo de realmente abrir as portas. Atualmente eles vendem mais de 3 mil burguers por mês (!!!) e o mais pedido é o Bacontime (Burger 180g, muçarela, fatias de bacon e barbecue artesanal de bacon), depois dele os que mais vendem são o Usina Cheddar, Trem arretado (Esse é o amor da minha vida) e Overbacon.
Na dúvida, se você gosta de doce e salgado junto, vai de trem arretado. No fim, não esqueça da sobremesa, a mais pedida é o Pudim na Lata. Os vegetarianos podem ir com fé, há opção pra vocês também (apesar de ser um desperdício não provar um blues desse).
Além dos sandubas que citei, eles tem outros de frango, salmão, pernil, e um especial (Especial mesmo!) por mês no ano de 2018 (Torcendo pra que seja eterno!)
A produção da casa é diária, tudo é feito fresquinho e ali mesmo, a batata é de verdade e todos os produtos são frescos, a carne é moída todo dia e nunca congelada, a maionese é artesanal e as sobremesas também. Apesar do foco ser hambúrguer, você vai encontrar cervejas puro malte da Eisenbahn e guaraná orgânico.
Hambúrgueres
Vocês viram que falei que o Usina vai muito além do basicão né? Isso porque os donos não sossegam e estão sempre testando receitas novas e trazendo ao público suas invenções deliciosas.
Já imaginou que seu hambúrguer pode levar ingredientes como: maionese de maracujá, couve frita, queijo brie ou quebra queixo de bacon?
Em 2018 eles adotaram como meta apresentar um burger novo por mês – Haja criatividade! E pra vocês terem ideia da criatividade dos caras, surgiu Burger de camarão com anéis de lula empanados na panko, teve também um com anéis de cebola empanados e molho de Jack Daniels, outro de linguiça suína artesanal com queijo minas padrão e molho pesto da casa no pão de parmesão e teve também um com queijo brie, geleia de pimenta e farofa de bacon – E sabe-se lá Deus o que mais virá!
Coleção Orgulho Iguaçuano
O Usina começou na cidade de Nova Iguaçu, a principal cidade da Baixada Fluminense. É a maior cidade da baixada, com o maior centro infraestruturado da região depois da capital do estado Rio de Janeiro, e Niterói. A cidade possui um ótimo centro comercial e financeiro, hotéis, mansões, shoppings e até um aeroporto pequeno.
Além da importância econômica, Nova Iguaçu é um notável centro turístico da Região Metropolitana. A Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Municipal configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que a Serra do Vulcão, com a prática de voo livre, é um relevante ponto de visitação. O patrimônio histórico é constituído pelas ruínas de Iguaçu Velho e da Fazenda São Bernardino.
Cientes da relevância histórica e ecológica da cidade, o Usina lançou em 2018 uma coleção chamada ‘Orgulho Iguaçuano’, para homenagear a cidade e fez um sucesso enorme. Foram lançados 4 copos que contam um pouquinho da história e que trazem um pedacinho da cidade: Praça do Skate, Terra dos Laranjais, Serra do Vulcão e Reserva do Tinguá.
:: Praça do Skate: A cidade recebeu a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina, que foi inaugurada em dezembro de 1976. A pista foi arquitetada pelo skatista Sergio Alexandre, que na época era presidente da Associação Skateboard Nova Iguaçu. No ano seguinte, em 1977, esta mesma pista recebeu o primeiro campeonato de skate em pista de concreto do Brasil. O formato deste evento serviu como base para o regulamento atual de competição, adotado até hoje.
:: Terra dos Laranjais: Relembra os anos 30 quando Nova iguaçu era a maior exportadora do fruto na América Latina, chamada de “Cidade Perfume”, porque as laranjeiras, em floração, perfumavam todo o roteiro das ferrovias. Seu auge da citricultura deu o nome de Capital da Laranja para NI até hoje.
:: Serra do Vulcão: que é um grande espaço para a prática de voo livre. A cidade faz parte do calendário oficial das competições de voo livre. A rampa localiza-se em altitude de 855 metros e proporciona uma vista deslumbrante da cidade e de todo o município.
:: Reserva do Tinguá: É a maior área de preservação da região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, uma unidade de proteção integral instituída pelo Governo Federal, e possui vários animais com risco de extinção, entre eles a Onça-parda, o Gavião-pomba e a Águia-cinzenta. Dentro da área de reserva ficam as ruínas da Fazenda de São Bernardino, uma das construções mais antigas e conhecidas de toda a cidade.
E você, já conhece o Usina? Qual seu burger preferido? Deixa seu comentário aí.