Principais Festas de Chaves

Veja o índice desse artigo

Principais Festas de Chaves

Aqui estão as principais festas e romarias da cidade de Chaves, no norte de Portugal.

Festividades em honra de Nª Senhora das Graças

O Jardim Público de Chaves recebe as festividades em honra de Nª Senhora das Graças, no terceiro domingo do mês de setembro, que todos os anos atraem milhares de fiéis por devoção à padroeira e que enchem as ruas de flavienses e visitantes para ver a procissão.

O Município de Chaves e as Paróquias de Santa Maria Maior e Santa Maria Madalena, com o apoio das restantes Juntas de Freguesia e Paróquias do concelho, organizam estas festividades, que contam com a participação de cerca de meia centena de andores provenientes das várias freguesias.

O programa das comemorações contempla a celebração da Eucaristia, pelas 16h00, no Jardim Público, seguida de procissão com os Padroeiros das Paróquias do concelho e acompanhamento por Bandas Filarmónicas locais, até à Praça de Camões.

As festividades em honra de Nª Senhora das Graças são as maiores celebrações religiosas do concelho de Chaves e juntam todos os anos milhares de devotos oriundos de vários pontos da região e do país.


Festa dos Povos – Jogos Populares Aquae Flaviae

Festa dos Povos (agosto): 3 dias marcam o regresso de Chaves à Aquae Flaviae de Tito Flávio Vespusiano. A cidade traja a rigor e retrata episódios da azáfama diária dos aquiflavienses, contemplando todo os aspetos do seu quotidiano.

A cidade de Chaves regressa ao Império de Tito Flávio Vespasiano, com o mercado galaico-romano “Festa dos Povos em Aquae Flaviae” em Agosto.

Durante três dias decorrem as mais variadas atividades socioculturais, sendo o mercado galaico-romano palco principal para iguarias gastronómicas, manjares, festim de bebidas, saberes ancestrais, simulações bélicas (luta entre gladiadores, luta galhofa e jogo com varapaus), recriações mitológicas, interpretações musicais, bailados, circus maximus e cortejos.

São também representados os povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratarão o quotidiano de Aquae Flaviae.


Chaves em Festa

As Festas da Cidade de Chaves ocorrem no feriado municipal, a 8 de julho.

O Município  comemora o seu feriado municipal, lembrando uma data importante da sua história, quando a 8 de Julho de 1912 a cidade de Chaves foi palco de uma das mais importantes batalhas pela consolidação da República e derrota definitiva da Monarquia (infelizmente)

08 de julho | DIA DA CIDADE E DO MUNICÍPIO

PROGRAMA

CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA NACIONAL
Guarda de Honra pelas três corporações de Bombeiros do Concelho; Interpretação do “Hino Nacional” e “Marcha de Chaves” pela Banda Municipal Flaviense “Os Pardais” e Coral de Chaves, na Praça de Camões;

CERIMÓNIA DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS, no Largo de Infantaria 19 (junto ao Jardim da Torre de Menagem);

ROMAGEM AO CEMITÉRIO – Homenagem aos Combatentes;

 ESPETÁCULO PIROTÉCNICO.

Contempla ainda um programa cultural diversificado durante vários dias, que inclui inaugurações, espetáculos musicais entre outros.


Festival N2

Festival N2 em agosto traz à cidade um cartaz de música portuguesa de todas as vertentes ao Jardim Público de Chaves.


Feira de Todos os Santos de Chaves

Feira de Todos os Santos de Chaves (30  e 31 de outubro e feriado de 1 de Novembro) traz à cidade três dias de animação e um mercado com os produtos das colheitas da época.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Clique aqui pra fazer a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »