O que comer no Uruguai: Comidas Típicas

Chivito uruguai uruguaio 1
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

A gente já fez pra vocês um roteirinho esperto do que fazer em seis dias pelo Uruguai, mas não podia faltar meu assunto preferido – O que não deixar de provar, O que comer no Uruguai!

Vamos a nossa lista sem blá blá blá?

O que comer no Uruguai – Comidas típicas

Milanesas

Você vai achar em praticamente todos os lugares do Uruguai, e apesar de não ser tão diferente pra nós, é um prato super típico do país. Os pratos mais incrementados podem acompanhar ovos, salada, presunto, bacon, e principalmente batata frita.

Chivito

Um dos pratos mais famosos, é um lanche, um sanduíche que leva filé, salada, bacon, presunto, queijo e ovos, e muita batata frita. Uma bomba calórica que pode ser encontrada em 99 a cada 100 bares e restaurantes que você encontrar.

Pancho

É parecido com o nosso cachorro quente e pode ser bem incrementado em alguns lugares. Tradicionalmente leva só maionese e ketchup, e a salsicha é grelhada e não cozida como no Brasil. A salsicha costuma ser sempre maior que o pão.

Empanadas

Famosa em vários países da América do Sul, também são típicas no Uruguai. É possível encontrar com recheios variados e até doces.

Assado ou parrilla

O Uruguai é famoso pela carne, e é claro que o resultado seria um churrasco de primeira. Lá eles chamam de assado e são servidos nas Parrillas, que são as churrascarias.

Eles servem os cortes tradicionais, mas se você quer provar algo típico mesmo, aventure-se e você prove são os miúdos feitos no churrasco – chinclulines (tripas), riñones (rins), molleja (uma glândula do pescoço). Eu provei e gostei de quase todos.

A grande diferença que podemos notar do churrasco uruguaio para o gaúcho é que o Rio Grande do Sul assa pedaços inteiros sobre o fogo de carvão ou lenha, e usa mais espeto. No Uruguai eles cortam mais a carne e assam em grades (que possui o nome parrilla, dai a origem do parrillada) sobre brasas de lenha.

COmer uma parrillada é quase um evento, tente sentar perto pra ver o churrasco sendo feito.

Sugestões de lugares pra comer uma boa parrillada:

  • La Pulpería, em Punta Carretas: Frequentado por locais, boa comida e a preço justo.
  • La Otra, em Pocitos: Mais central, não é pega turista e possui boas carnes.

Té completo

É um costume Uruguaio o chá completo, que é como um café da manhã estilo Hotel, com sucos, pães, geléias e outros quitutes que variam de estabelecimento pra estabelecimento.

Separe uma tarde pra relaxar e passar por essa experiência.

Outros

  • Pizzas retangulares;
  • Nhoque e outras massas,
  • Chajá – Um Bolinho de pêssego e baunilha tradicional.
  • Scones – Um pãozinho com manteiga típico.

O que beber no Uruguai – Bebidas Típicas

Medio y Medio e Assado

Clássica, típica e fácil de achar – mas nada barata. É uma mistura de vinho branco seco e espumante.

Mate

Semelhante ao nosso mate gaúcho, mas a erva é um pouco mais amarga e é servida numa cuia menor.

Experimentar o mate uruguaio é uma forma de entender um pouco a cultura e tradiçao deles. Se você gosta e tem costume de tomar, é possível levar uma cuia e bomba tradicional.

Além de ajudar a aquecer, apreciar a bebida é também uma forma de entender um pouco mais da cultura da região. Vale a pena adquirir cuia e bomba, ainda que fique de enfeite na prateleira depois.

VINHO DE TANNAT

É a uva mais famosa na região. Não deixe de provar uns vinhos que você só consegue provar no país pois muitos nem sobram pra exportar.

Cervejas

As mais famosas são a Patrícia, Zillertal e Norteña. A Mastra é uma das artesanais mais fáceis de achar.


Doces e Sobremesas

Dulce de leche

O Doce de leite uruguaio é super famoso, e é claro, tudo que foram inventando a partir dele.

As marcas mais famosas nacionais são a Conaprole e a Lapataia. Mas sugiro que você prove as mais desconhecidas e locais também, podem te surpreender.

Você pode provar os sorvetes de doce de leite – se não virar diabético aqui, não vira mais! Haha – As gelaterias de rede e famosas vendem, mas sugiro buscar a La Cigale ou a Arlecchino.

Alfajor

Eu falei do tudo mais que foi inventado com o doce de leite, né? Então! O alfajor é um imperdível no Uruguai. Sei que muitos acabam achando que o argentino é melhor por talvez ser mais famoso, mas confesso que foi aqui que comi os melhores.

Procure os da marca Minas, fora os que mais gostei, a massa era leve e não eram nada enjoativos, trouxe uma mala cheia deles e descartei todos os Havannas!

Medialuna

Como um croissant francês, mas um pouco mais adocicadas. Você vai encontrar fresquinhas em qualquer café.


Dicas extras sobre comer no Uruguai

Tamanho das porções: Em geral, os pratos e porções são exagerados. Se você costuma comer pouco, avalie dividir o prato principal e comer mais uma entrada ou petisco.

Los cubiertos: No Uruguai, é muito comum a prática de cobrança de los cubiertos. Pra você que não faz ideia do que se trata, como nós não sabíamos, é uma taxa de arrumação da mesa – PASMEM. Não é couvert não, é taxa de arrumação da louça, toalha da mesa e tudo que envolve esse trabalho. O pagamento do Cubiertos é obrigatório, e é uma taxa diferente da propina.

Propina: A propina é a gorjeta do garçom, a taxa de serviço (No Brasil costuma ser 10%, nos EUA 20% e por aí vai). No Uruguai essa taxa de serviço é facultativa, diferente dos cubiertos.

Desconto de IVA: Use seu cartão de crédito, débito, ou pré-pago internacional para pagar as refeições, porque o governo uruguaio devolve 22% do valor gasto, que é referente ao IVA. Mas não esqueça que esse desconto acaba sendo um pouco reduzido pela cobrança de IOF de 6,38% que incide sobre todas as compras internacionais em cartão, e também tem o câmbio aplicado pelo banco que pode ser um pouco superior ao valor trocado nas casas de câmbio. Ainda assim, mesmo com IOF e câmbio desfavorecido, pagar com cartão internacional vale a pena pois o desconto supera.

Cartões aceitos: Em muitos lugares do Uruguai, os estabelecimentos só aceitam cartão de bandeira Visa. Se você estiver usando cartão para ganhar desconto de IVA, avalie se o estabelecimento aceita sua bandeira antes de entrar. Para o desconto do IVA você pode usar qualquer bandeira, pois estará elegível para a devolução, com a única diferença que usando o Visa o desconto é feito na hora, e usando Mastercard o estorno só aparece no futuro, na fatura.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Planeje sua viagem conosco

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email